Ubuntu: como fazer "reset" ao perfil de utilizador após terminar sessão (resolvido)

news_js

Power Member
Olá!

Alguém sabe como, em Ubuntu, fazer desaparecer todas as alterações de um perfil de utilizador após o fecho de sessão, de forma a ficar bem configurado para o próximo início de sessão? Já testei a aplicação "Sabayon", mas já não é atualizada há muto, e nas últimas versões do Ubunto crasha a torto e a direito, impedindo a sua utilização. Obrigado.
 
Última edição:
Retira os direitos de alteração dos ficheiros em /home/NOMEDEUTILIZADOR. Assim o utilizador não poderá sequer alterar o que quer que seja.

Podes usar o comando chmod para esse efeito:

Código:
chmod -R u-w /home/NOMEDEUTILIZADOR

Se só quiseres que o utilizador não altere a configuração mas possa guardar/apagar ficheiros, faz o seguinte:

Código:
chmod -R u-w /home/NOMEDEUTILIZADOR/.*
 
Retira os direitos de alteração dos ficheiros em /home/NOMEDEUTILIZADOR. Assim o utilizador não poderá sequer alterar o que quer que seja.

Podes usar o comando chmod para esse efeito:

Código:
chmod -R u-w /home/NOMEDEUTILIZADOR

Se só quiseres que o utilizador não altere a configuração mas possa guardar/apagar ficheiros, faz o seguinte:

Código:
chmod -R u-w /home/NOMEDEUTILIZADOR/.*

Ora vamos a ver se percebo,

-R para se aplicar a pastas e subpastas.

u-w impede a escrita ao dono dos ficheiros e pastas.

Mas não percebo o significado de « .* ». Podias explicar? Obrigado.
 
Na pasta home há ficheiros e pastas ocultas, os nomes destes começam por um ponto '.' Como quero que o comando abranja todos os ficheiros começados com '.' (ou seja, os ocultos), ponho um '*' à frente do ponto.

Esclarecido? :)
 
Na pasta home há ficheiros e pastas ocultas, os nomes destes começam por um ponto '.' Como quero que o comando abranja todos os ficheiros começados com '.' (ou seja, os ocultos), ponho um '*' à frente do ponto.

Esclarecido? :)

Ou seja, os ficheiros de configuração são os ficheiros ocultos e o comando aplica-se apenas a esses, certo?

A esse comando posso acrescentar "chmod 555 /home/utilizador/Desktop", para impedir gravar alguma coisa no ambiente de trabalho, e "chmod 744 /usr/bin/gnome-appearance-properties", para impedir modificar a imagem de fundo. Com isto tudo creio que tenho a solução encontrada.
 
Bom, a solução não funciona, pois a dá uma série de erros no logon do utilizador.

Entretando sugeriram-me usar o programa Rsync. Para tal bastaria criar uma pasta com o perfil de reserva e a cada logon ou logoff executava-se um comando rsync copiando para a pasta /home/utilizador o conteúdo da pasta com o perfil de reserva.

Até agora pensei no seguinte:

sudo mkdir /home/backup

sudo cp -r -p /home/utilizador/ /home/backup (-p para preservar a propriedade dos ficheiros e pastas, caso contrário ficava a root como proprietário e não o utilizador)

Então ficava com /home/backup/utilizador

Quanto ao Rsync, pensei neste comando:

rsync -q -r --delete /home/backup/utilizador/ /home/utilizador/

Está correto? Onde é que o coloco? Em ".profile"? (Mas .profile vai ser copiado, não faz mal?)

Com isto também me sugiu um problema: o utilizador pode navegar até /home/backup/utilizador e apagar ficheiros e pastas, uma vez que é o proprietário.

Estou confuso com a propriedade. Fiz bem em inicialmente fazer "cp -r -p /home/utilizador/ /home/backup"? Sem o "-p" o dono passaria a ser o root. Se o dono fosse o root, o utilizador já não poderia apagar esses ficheiros na pasta de reserva. Mas ao copiá-los para a pasta /home/utilizador/ deviam voltar a ser da propriedade do utilizador. É isto possível? Como se faz?

Obrigado.
 
Última edição:
Aqui fica solução para memória futura:

Em Caixa Mágica 16, depois de ter tudo instalado e a conta "utilizador" bem configurada:

sudo chmod 744 /usr/bin/gnome-appearance-properties

sudo su
/usr/bin/rsync -a --delete /home/utilizador /root/

gedit /etc/rc.local

Escrever no ficheiro rc.local o seguinte comando:

/usr/bin/rsync -a --delete /root/utilizador/ /home/utilizador/

Gravar e sair.

Basta reiniciar a máquina e já está.

A partir de agora, a cada arranque, é colocado um perfil limpinho e bem configurado para o utilizador "utilizador".
 
Back
Topo