Qual o Smartfone que navega com GPS sem necessitar ligar à internet?

lmcadete

Membro
Boas amigos,

Estou interessado comprar um smartfone com o Android e que navegue com GPS sem ter que ligar à internet, ou seja, consiga navegar com GPS sem recorrer ao A-GPS, bem como possuir uma boa recepção dos satélites.

Quais os equiapmentos que me aconselham?
 
Pois, era isso mesmo que eu percisava de saber, um smartfone com antena integrada e com uma boa sensibilidade de captação.

Quais é que vocês me aconselham?
 
Última edição:
Pois, era isso mesmo que eu percisava de saber, um smartfone com antena integrada e com uma boa sensibilidade de captação.

Quais é que vocês me aconselham?

Como ja foi dito, qualquer smartphone tem GPS logo aconselhamos qualquer smartphone Android. Preenche o inquerito.

Atençao, que em Android para utilizares somente o GPS tens de comprar um programa de GPS tipo Ndrive ou CoPilot.
 
Boas amigos,

Estou interessado comprar um smartfone com o Android e que navegue com GPS sem ter que ligar à internet, ou seja, consiga navegar com GPS sem recorrer ao A-GPS, bem como possuir uma boa recepção dos satélites.

Quais os equiapmentos que me aconselham?

O sistema GPS apenas te indica a tua posição, o que tu queres é um software que a partir do resultado do GPS "pinta" a tua posição num mapa.

O software que pretendes depende do nível de detalhe e se precisas de rotas (i.e., o software dizer como chegar do ponto A ao ponto B). Se não precisas de rotas, tens o mapdroyd que é totalmente gratuito. Se precisas de rotas tens o software que já foi referido.
 
tivemos a falar disto na thread do Xperia Neo na semana passada..

os programas de GPS que aconselho é o Navigon (completo e interessante) e o Ndrive que é mais usado por cá pela nossa terra já que é nacional tambem. outra boas opçoes é o iGO e o Copilot 8.0.

quanto ao recetor, muitos telemoveis ate de gama baixa o tem de origem, como por exemplo o que eu conheco é o gio que tem, o X5 deve ter de certeza, agora se uns sao mais rapidos que outros nao sei dizer, posso é afirmar que no Neo é muito rapido a localizar por exemplo, entre 1 a 2 segundos, e passa em tuneis e pontes sem problema, outra coisa que tambem reparei que mesmo com o tempo com muitas nuvens este funciona as mil maravilhas:) agora nao sei dizer nenhuma desvantagem significativa e incomodativa.
 
Tanto quanto julgo saber nenhum smartphone Android traz de origem software GPS gratuito que permita fazer download gratuito dos mapas e fazer uso deles sem ligação à internet.
Isso significa que para além do smartphone Android é preciso sempre comprar o software e os mapas GPS.
A solução de navegação de origem que a esmagadora maioria dos smartphones Android traz é o Google Maps / Navigation que implica uma ligação à net para ir fazendo download do mapa à medida que se vai navegando.
Julgo que a única marca que traz de origem uma solução completa de navegação GPS com mapas gratuitos offline neste momento é a Nokia (que traz o Nokia Maps com mapas Navteq) mas a Nokia não comercializa smartphones Android.
Antigamente a Garmin também tinha um telefone com GPS offline incluído que era o nuvifone, mas entretanto também abandonou o mercado.
 
Exactamente, Catacang. Apenas acrescentar que são vários os tlms Nokia que têm licença vitalícia de navegação com o Ovi Maps (que usa, a meu ver, os melhores mapas - Navteq).
 
A Google tambem traz Maps gratis com turn-by-turn navigation e tambem é a borla, precisas é de net para se fazer o download dos mapas ondemand, que diga-se de passagem nao gasta praticamente nada, ainda hoje com plano 10mb diarios fiz 30km com GPS e ainda tenho 7.3mb para gastar. Para mim nao ha nada melhor, supera mesma a Nokia porque eu tive um 5800 com Nokia Maps e sem ligaçao a net primeiro que apanha-se sinal era 10 minutos e mais dificil ainda era mante-lo, portanto por um lado é bom maps offline por outro é chato de manter e apanhar sinal porque nao é tao rapido e simples como A-GPS.

Agora ou se opta por um Nokia ou se gasta algum num software para GPS, pessoalmente a opçao mais sensata é ter um plano de dados mesmo de 5€ e usar o Google Maps, mais rapido e intuitivo e ate hoje sempre me indicou tudo com uma precisao exemplar ao contrario do Ndrive que a nivel de telemoveis foi para mim os 9€ mais mal gastos (estupidamente nao ficamos com os mapas agregados a conta mas ao IMEI e actualizaçoes é pagantes, louvo o projecto por ser Portugues mas voltar a usar Ndrive... nao obrigado).
 
(que usa, a meu ver, os melhores mapas - Navteq).

Sim, de facto, na minha experiência, os mapas Navteq (Nokia) são bastante melhores que os mapas TeleAtlas (Google).
Eu moro em Braga, numa das zonas mais densamente habitadas da cidade. A rua em questão existe há algumas dezenas de anos.
Vamos ver como está no Nokia Maps (maps.nokia.com):
nokiamaps.png

E agora no Google Maps (maps.google.com):
googlemaps.png

Pois é, o mapa correcto é o do Nokia Maps, no da Google há duas ruas que inexplicavelmente não existem...
 
Última edição:
Sim, de facto, na minha experiência, os mapas Navteq (Nokia) são bastante melhores que os mapas TeleAtlas (Google).
Eu moro em Braga, numa das zonas mais densamente habitadas da cidade. A rua em questão existe há algumas dezenas de anos.
Vamos ver como está no Nokia Maps (maps.nokia.com):
nokiamaps.png

E agora no Google Maps (maps.google.com):
googlemaps.png

Pois é, o mapa correcto é o do Nokia Maps, no da Google há duas ruas que inexplicavelmente não existem...


Nao sei como é as actualizaçoes no maps.google.com, mas verifica se isso acontece no Google Maps do aparelho, este sempre deve estar mais actualizado. Por acaso nao tenho boas referencias no mapas da Navteq, ando diariamente com um Peugeot 307 com um sistema de navegaçao com estes mapas, actualizados o ano passado, e ele nao detecta algumas ruas ao pe da minha casa que existe a 50 anos.
 
Nao sei como é as actualizaçoes no maps.google.com, mas verifica se isso acontece no Google Maps do aparelho, este sempre deve estar mais actualizado.

Claro que já verifiquei no Google Maps do SGS, aliás, até foi por lá que descobri que as ruas não existiam na Google, o que foi uma surpresa porque no Nokia 5800 que tive antes sempre estiveram lá ;)
De resto, a rua aparece em todos os aparelhos que tiverem mapas Navteq, ou seja, Nokia Maps, Bing Maps e Yahoo! Maps.
No caso da Google os mapas na minha zona são TeleAtlas e estão significativamente mais incompletos.
Claro que noutras zonas provavelmente pode passar-se o contrário :)
 
por acaso sou mais navteq que teleatlas, existem a mais tempo e acho os mapas mais limpos (daí usar navigon em vez do ndrive), mas ambos tem os seus pros e contras, é tudo uma questao de gostos no final.
 
Obrigado amigos pela vossa ajuda em esclarecer as minhas dúvidas.

Devo acrescentar que o A-GPS é muito bom e bonito aqui no território nacional porque quando viajamos para fora de Portugal e se utiliza a navegação A-GPS a conta do telefone fica muito cara.
Eu sempre me habituei a utilizar o meu velhinho HTC com o Tom Tom e navegava na perfeição sem gastar tusto, independentemente dos mapas o sistema de GPS clássico é sempre vantajoso, desde que se tenha um bom equipamento na captação do sinal satélite.
O A-GPS foi um negócio que os operadores de telemóveis inventaram para nos sacar mais dinheiro.

Por isso eu ando a procurar uma boa máquina para fazer tudo o que preciso e navegar com GPS offline.

Alguem tem algum feedback dos Sony Ericsson? Gosto dos modelos Xperia Neo ou Active, alguém já os testou?

Obrigado
Cadete
 
Obrigado amigos pela vossa ajuda em esclarecer as minhas dúvidas.

Devo acrescentar que o A-GPS é muito bom e bonito aqui no território nacional porque quando viajamos para fora de Portugal e se utiliza a navegação A-GPS a conta do telefone fica muito cara.
Eu sempre me habituei a utilizar o meu velhinho HTC com o Tom Tom e navegava na perfeição sem gastar tusto, independentemente dos mapas o sistema de GPS clássico é sempre vantajoso, desde que se tenha um bom equipamento na captação do sinal satélite.
O A-GPS foi um negócio que os operadores de telemóveis inventaram para nos sacar mais dinheiro.

Por isso eu ando a procurar uma boa máquina para fazer tudo o que preciso e navegar com GPS offline.

Alguem tem algum feedback dos Sony Ericsson? Gosto dos modelos Xperia Neo ou Active, alguém já os testou?

Obrigado
Cadete

O A-GPS é tudo menos para as operadoras sacaram dinheiro, ja dei o exemplo de quanto gasta o Google Maps, para alem disso compara depois apanhares satelites com A-GPS e sem A-GPS.

Quanto aos aparelhos, o Neo tem melhores specs devido a ter um ecra maior e melhor camara, se queres aparelhos resistentes e com boas specs tens o Motorola Defy a 279€ na ***** salvo erro. Se nao o Neo é uma boa compra, depende onde compres ve tambem o Arc S na TMN que ainda consegue ser uma melhor compra, esta a 299€ na operadora.
 
Obrigado amigos pela vossa ajuda em esclarecer as minhas dúvidas.

Devo acrescentar que o A-GPS é muito bom e bonito aqui no território nacional porque quando viajamos para fora de Portugal e se utiliza a navegação A-GPS a conta do telefone fica muito cara.
Eu sempre me habituei a utilizar o meu velhinho HTC com o Tom Tom e navegava na perfeição sem gastar tusto, independentemente dos mapas o sistema de GPS clássico é sempre vantajoso, desde que se tenha um bom equipamento na captação do sinal satélite.
O A-GPS foi um negócio que os operadores de telemóveis inventaram para nos sacar mais dinheiro.

Por isso eu ando a procurar uma boa máquina para fazer tudo o que preciso e navegar com GPS offline.


Alguem tem algum feedback dos Sony Ericsson? Gosto dos modelos Xperia Neo ou Active, alguém já os testou?

Obrigado
Cadete

eu falei em cima que tinha um Neo, e que uso GPS:) e que é bom a captar sinal, e como o drifter disse, tem ja um ecrã bem aceitavel (3.7'), de momento nao tenho nenhuma queixa que te pudesse por a trás com este telemovel, e ja vai fazer quase 2 meses que o tenho;)
nao acho que o xperia active seje uma boa compra, e se procuras usar o GPS considero o ecrã deste muito pequeno, para tal.
 
eu falei em cima que tinha um Neo, e que uso GPS:) e que é bom a captar sinal, e como o drifter disse, tem ja um ecrã bem aceitavel (3.7'), de momento nao tenho nenhuma queixa que te pudesse por a trás com este telemovel, e ja vai fazer quase 2 meses que o tenho;)
nao acho que o xperia active seje uma boa compra, e se procuras usar o GPS considero o ecrã deste muito pequeno, para tal.

Exacto, o GPS requer sempre um ecra minimamente grande, menos de 3.5 acho pequeno para se usar o GPS num carro por exemplo.
 
Back
Topo