Colunas 5.1 Antigas, 3 cores. Ligar TV

steel

Power Member
Boa tarde ,

Comprei uma TV LG 32w5500. Querualigar as minhas antigas coluna1 ? s 5.1. Acontece que a TV não tem ligação.
Alguem se existe algum adaptador para esta situação ? e qual?



Mais uma pergunta será que a minha tv Suporta 5.1?
 
Boa tarde ,

Comprei uma TV LG 32w5500. Querualigar as minhas antigas coluna1 ? s 5.1. Acontece que a TV não tem ligação.
Alguem se existe algum adaptador para esta situação ? e qual?



Mais uma pergunta será que a minha tv Suporta 5.1?

a tv sozinha não faz 5.1, os 5.1 só comsegues com um home cinema proprio para tal ou com um pre-amplificador e ligar lá as colunas ao mesmo, as tv's são stereo, e tens duas saidas rca para ligar a um pré amplificador...
 
a tv sozinha não faz 5.1, os 5.1 só comsegues com um home cinema proprio para tal ou com um pre-amplificador e ligar lá as colunas ao mesmo, as tv's são stereo, e tens duas saidas rca para ligar a um pré amplificador...

Eu tenho um subwoofer que é onde ligo as colunas... agora o problema é que não consigo ligar o subwoofer á TV devido a este ter uma ligação de 3 fios que é verde, laranja e preto não consigo ligar isto a TV. ( estes fios servem para ligar as placas de som (antigas, não sei se continua assim) dos computadores por exemplo) Queria saber se existe algum "transformador" ? .

A
 
Eu tenho um subwoofer que é onde ligo as colunas... agora o problema é que não consigo ligar o subwoofer á TV devido a este ter uma ligação de 3 fios que é verde, laranja e preto não consigo ligar isto a TV. ( estes fios servem para ligar as placas de som (antigas, não sei se continua assim) dos computadores por exemplo) Queria saber se existe algum "transformador" ? .

A

simplesmente, esse sistema é para pc e não para tv logo não te serve para nada, para o usares, tinhas de comprar um pré amplificador e converter as fichas jack para rca para poder liga-las ao amplificador...

portanto esquece isso para a tv não serve...

queres som na tv, tens de investir num sistema home cinema proprio para o efeito...
 
Não é nada disso, colunas mais antigas com ligação com componentes, vermelho, branco e amarelo.
Ligas o vermelho e branco, para som e imagem na parte de trás do lcd ou led. Provavelmente o sistema trás um adaptador, com três fios, verde amarelo e vermelho se não me engano, no outro lado tem duas entradas, vermelho e branco e deixas de fora o amarelo.
E pronto já está.
 
Que confusão que para aí vai bianas...Jasus. As colunas nem sequer têm o "vermelho/branco/amarelo" que dizes, nem outra coisa seria de esperar, pois não faz qualquer sentido terem uma entrada RCA amarela que é usada para vídeo composto(!). Só tem verde(frontal)/laranja(central/sw)/preto(surround), que correspondem às saídas 5.1 duma placa de som de um PC, como referiu e bem o touromelga.
Quanto muito pode ligar a entrada verde à saída de fones (jack 3.5'') e teria um 2.1 (eventualmente um 5.1 simulado, se as colunas o permitirem).

Ligas o vermelho e branco, para som e imagem na parte de trás do lcd ou led.
"E imagem"? Qual imagem? A imagem têm-na na TV, e os cabos vermelho e branco são para o som estereo (um para cada canal). Já agora, e se for um plasma já não dá, só funciona com "lcd ou led"?
 
As colunas que tenho são 5.1 Inspire, são estas: http://pt.creative.com/corporate/pressroom/releases/detail.asp?rtype=4&ref=11155 ,foi comprado em 2002 para o computador na altura até comprei uma placa de som.

A led LGLW5500 trouxe um adaptador para vermelho, branco e amarelo mas estes não ligam no verde, laranja e preto do subwoofer. A tv não tem nada que ligue no subwoofer, o encaixe dos verde, laranja e preto são maiores que os da TV... resumindo os buracos da tv são mt pequenos para encaixar os do subwoofer.
será que existe alguma coisa que adapte isto ? queria dar uso a estas colunas...

liquid_shadow referes-te exactamente as colunas que tenho. Será que existe alguma coisa que permita a ligação desta, a TVs das mais recentes?

É que os encaixe (cabos) do subwoofer são maiores que os da TV.
 
Última edição pelo moderador:
Ok, verde, preto, amarelo, que por sua vez liga a um adaptador que do outro lado tem duas saídas, vermelho e branco, para o som estéreo.
Que leva o branco e vermelho ao Lcd/Led.
È isto que eu tenho montado, desculpa.
Pode não ser o 5.1 puro, mas que dá, dá.
 
pois exacto a minha televisão tem esse vermelho e branco para o audio e o amarelo para o video. Mas compras-te esse transformador a parte, estou certo?

porque os que vem com a televisão, digamos que transforma o audio Optico em 3 fios. Um que é ( vermelho, branco e amarelo) e outro (vermelho, preto e verde).

O teu subwoofer é verde, preto e laranja ?
 
Tens o verde, preto e laraja, certo? Esses ligam a um adaptador que tem do outro lado duas saidas, onde ligas os componentes vermelho e branco, deixas de fora o amarelo.
Que do outro lado do cabo tens o vermelho, branco e marelo,certo?
Por sua vez ligas o vermelho e branco ao Lcd/Led, deixando uma vez mais de fora o amarelo, certo?
Ou seja para além do adaptador tens de ter os componentes, o "tal" cabo vermelho, branco e amarelo a de um lado a mesma coisa do outro, são seis ligações ao todo. Três duas para o adaptador e outras duas ao televisor, ficando sempre de fora o amarelo. Não consigo explicar melhor que isto. Se não tens o adaptador compra na worten é barato, ou *****, dizes que tens só colunas e não leitor, senão ligavas por scart ou hdmi.
Boa sorte.
 
Ou então liga o cabo verde das colunas ao jack 3.5'' dos fones, se a TV tiver...Foi o que fiz para ligar umas Creative 4.1 antigas que tinha (não tinha surround, como é óbvio).
 
olha se vi bem o dia grama desse kit que tens, simplesmente a box desse kit dá para ligar, entrada de audio vindo de jack 3.5, coaxial, optico, logo só precisas de arranjar um cabo destes:
images


ligar as RCA a saida de audio da tv e a jack 3.5 a entrada de audio da box das colunas e já tens audio, simples...

diagrama das tuas colunas:
120898_1303653925_191937695_1-fotos-de-colunas-creative-i.thumb.jpg

120898_62_1284042386.jpg
 
Viva ,

Muito Obrigado pela paciência e a vossa ajuda. Hoje foi a worten, perguntei se teriam algum cabo que numa ponta tivesse ligação verde, preto e laranja do outro lado o vermelho e o branco para ligar a tv.

Mas pelo que o individuo disse, não existe. Mas vou continuar a procurar pelo que voces dizem existe, Acredito que tenha mm de exitir pois mt pessoal teria interesse em usar este sistema. Pois mts como, eu, a uns anos compraram 5.1 para computadores... tem de haver um solução para isto. Até com a possibilidade de usar o surround, bianas. Se encontrar transmitirei aqui no forum.
 
Depois de saber quais são as colunas e de ver que têm um descodificador com entrada digital óptica e coaxial, não vejo mesmo qual é o problema e o porquê de tanta complicação com jacks e adapatadores. A solução não podia ser mais simples e directa: amigo, apenas precisa dum cabo digital coaxial ou óptico. No caso da sua tv é necessário um cabo óptico visto que é essa a entrada disponível. De resto, ligue os satélites ao subwoofer, os jacks verde, laranja e preto do descodificador ao subwoofer e a alimentação do subwoofer e do descodificador, tal e qual como se apresenta no esquemático acima.

Com esta ligação única pode ouvir fontes stereo e Dolby Digital consoante a fonte reproduzida. Tome atenção também às definições da saída óptica nos menus da tv que podem não ser adequadas e não passar, por exemplo, o sinal Dolby Digital intacto.

O resto já deve saber. Se quiser som quadrofónico a partir duma fonte stereo, selecciona a opção "Dolby PL" no comando para activar a função Dolby Pro Logic.
Se mais tarde usar as colunas com um media player que suporte outros formatos de som como DTS ou os novos formatos HD e se este media player os descodificar, converte-os no formato PCM que também é passado pelo descodificador às colunas.

Espero que tenha ficado tudo esclarecido
 
Obrigado james_LX, por ser ter sido minucioso na explicação.
Estava a olhar para o esquema apresentado pelo touromelga e julgava esquisito pois não tenho um dos aparelhos apresentados na imagem.
Decido investigar e cheguei a conclusão que as colunas que tenho são as Creative inspire 5.1 5300.
que são estas: http://www.techspot.com/reviews/hardware/inspire5300/ . pelas explicações do james_lx chego a conclusão que a única coisa que preciso é desse tal "descodificador" que as minhas não tem e o cabo digital coaxial ou óptico. Será possível adquirir esse aparelho isoladamente ? Obrigado
 
Adquirir duvido porque já é um modelo que não se vende há muito tempo e também o subwoofer não deve ter saída para alimentar esse tal descodificador. Como é a ligação do subwoofer ao comando do volume? Talvez até desse, talvez não.

A única solução à vista seria comprar uma engenhoca que convertesse óptico para os 3 jacks de que necessita. E aqui põe-se a questão: será que valerá a pena para o que esse conversor deverá custar? Se calhar até custa mais que as colunas. E para isso deve haver colunas 5.1 novas ou usadas a bom preço e com entrada digital óptica ou coaxial.
 
Última edição:
Não existira nenhum fio que converta os 3 jacks para optica ou para o vermelho e branco? Segundo a explicação do bianas terá isso mas não usufrui de sond surrund. Isso seria uma boa solução. Vou ver se encontro o tal descodificador. É que não tenho mm vontade nenhuma de comprar mais "tralha" aqui para casa. queria mesmo dar uso as colunas que até então até estavam ocupar espaço :D
 
Back
Topo