Quanto gasta 1 pc por mes?

ZeCaToNe

Power Member
Visto k aderi recentemente ao sacanço, preciso de ter o pc sempre ligado mas o meu cota ta-me sp a chatear k gasta muita luz.....

Com 1 fonte de 460w a trabalhar 24H por dia, alguem sabe kt gasta isto(€) de eletricidade por mes?
 
Não interessa se a tua fonte é de 460w ou de 10000000000000w, porque não vai estar a trabalhar sempre no máximo.

Só fornece a energia necessária que o PC pede á fonte, e deve andar pelos 100 a 200w num pc normal sem neons e essas mariquices.

Eu tenho o meu ligado há 4 anos e a conta da luz mal se mexeu. Nem deram pela diferença cá em casa :)
 
O pior é o monitor, mas se maior parte é para sacar não tens que te preocupar muito, mesmo assim optei por um TFT consome muito menos e a carteira e a vista agradecem isto no caso de utilizares muito o pc.
 
Essa conversão de kVA (Kilo VoltAmperes) para kW depende da eficiência da transformação de energia... se não houver transformadores penso que o KVA seja igual ao KW, mas como estamos a falar de PSU's isso já não é assim tao linear mas podes usar uma aproximação tipo:

O rendimento da PSU é de 65 % ( pior caso ) ou seja ela consome aproximadamente 0.7 kVA
( 0.7 * 0.65 =~ 0.46 kW = 460 W ) isto com a fonte carregadinha.

Fazendo continhas fica 700 VA ( sempre em full load rotfl ) * 24 * 7 *4 = 470400 VA*mês no máximo * a tarifa da EDP não sei qto é

So contei com o pc, falta o monitor

-Corrijam-me se tiver dito uma bacorada :)


Cumprimentos
 
nas tarifas da edp o preço ta por KW/h.

de VA nao percebo nada, inda n cheguei la... faltam ags anos? de xtudo


edit: as minhas contas:

460w*60*60=1.656.000W/h = 1.656KW/h

1.656*24*7*4 = 1.112.832KW num mes



agora, nao sei pq mas acho isto um numero, cm hei d dzr, exagerado :lol:



edit 2: a tarifa simples da edp sao 0,0988 euros por KW/h


ou seja, 0.0988*1656=163eur para ter o pc ligado uma hora e eu sou um urso do arelho


alguem q resolva isto antes q eu jabarde isto td :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

ps: :005:

[[]]
 
Última edição:
BlueSp33d3r disse:
nas tarifas da edp o preço ta por KW/h.

de VA nao percebo nada, inda n cheguei la... faltam ags anos? de xtudo


edit: as minhas contas:

460w*60*60=1.656.000W/h = 1.656KW/h

1.656*24*7*4 = 1.112.832KW num mes



agora, nao sei pq mas acho isto um numero, cm hei d dzr, exagerado :lol:



edit 2: a tarifa simples da edp sao 0,0988 euros por KW/h


ou seja, 0.0988*1656=163eur para ter o pc ligado uma hora e eu sou um urso do arelho


alguem q resolva isto antes q eu jabarde isto td :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

ps: :005:

[[]]


Tou a ver k es bom em contas. O misterio continua por resolver
 
Forgotten disse:
O pior é o monitor, mas se maior parte é para sacar não tens que te preocupar muito, mesmo assim optei por um TFT consome muito menos e a carteira e a vista agradecem isto no caso de utilizares muito o pc.


é so tirares a opçao de stand by e hibernate (alguem usa isto ? :002: ) e por o monitor a desligar em 1 mnt..depois saca o que quiseres,24h por dia ...o meu tá sempre a foldar nem me lembro á quanto tempo nao o desligo..nao se nota nada no consumo--»PODES ACREDITAR. (mostra este post ao cota e diz lhe que eu trabalho na EDP) :x2:
 
Última edição:
_freelancer_ disse:



tchi. tens q m ensinar essa

edit: e so escrever akilo no search?! omfg :P

em relaçao ao simulador ja la tinha ido ms n percebi nd, ms dp fui ota vex e entendi td. ando a gastar cerca de 22.eur p mes com uma fonte de 450, se tivesse sp ligado gastava 35eur. ainda e puxadito
 
Última edição:
BlueSp33d3r disse:
tchi. tens q m ensinar essa

edit: e so escrever akilo no search?! omfg :P

em relaçao ao simulador ja la tinha ido ms n percebi nd, ms dp fui ota vex e entendi td. ando a gastar cerca de 22.eur p mes com uma fonte de 450, se tivesse sp ligado gastava 35eur. ainda e puxadito
Sim ... basta escreveres e o Google resolve contas, converte entre medidas, moedas etc...

Experimenta escrever: 100 usd in euros ou 100 kg in pounds ... as possibilidades são infinitas ;)

Atenção que se calhar esse simulador considera que a fonte está a debitar sempre os 450W o que não é verdade... :)
 
_freelancer_ disse:
Sim ... basta escreveres e o Google resolve contas, converte entre medidas, moedas etc...

Experimenta escrever: 100 usd in euros ou 100 kg in pounds ... as possibilidades são infinitas ;)

Atenção que se calhar esse simulador considera que a fonte está a debitar sempre os 450W o que não é verdade... :)


cada vez me gusta mas googlar :lol:

isso do simulador debita logo uma certa quantidade na potencia. nao sei se o q debita e a potencia dissipada ou e uma "media" do gasto de um pc normal ou as duas coisas. so sei q na minha fonte de 450w ele so faz as contas com uns 270. passa por la e experimenta. e rapido e n custa nd

[[]]
 
Segundo a simulação com 2 pc's ligados a maior parte do dia gasto mais de 50€...a conta anda sp nos 40€..n percebo então.

E pelo q parece um pc entao nao gasta assim tão pouco, simulando apenas com um pc dá um consumo de 25€/mês e estando ligado 22 horas por dia.
 
BlueSpeeder aquele valor que calculaste não é o preço do KW numa hora mas sim do mes inteiro
mas acho que os 460 *60 *60 tão mal

Os 460W são o que a fonte gasta numa hora em full load ( assumindo que a fonte é perfeita e converte a energia sem perdas nenhumas )

Por isso é só: 0.46kW *0.0988 =~ 0.04545 €hora
*24 *7 *4 =~ 30.55 €mês

PC em idle podemos por a fonte a comer 300W = 0.3kW *0.0988 =~ 0.03 €hora
*24 *7 *4 =~ 22.68 €mês

Fazendo a média dos dois valores (50% full + 50% idle) fica 26.62 €mês


Queq acham?
Arranjem masé uma pinça amperimétrica pa tirar as duvidas


Cumprimentos
 
Back
Topo