Análise: Urbanears Plattan

Anarcho

Power Member
Análise aos Urbanears Plattan


urbanears-plattan-headphones.jpg


Venho aqui fazer uma pequena análise a estes headphones que na minha opinião merecem ser conhecidos.

Background e objectivo da compra:

Devido aos meus anteriores AKG K430 terem rebentado o cabo junto ao jack de 3.5mm, andei à procura de algo que não fosse caro, tivesse algum nivel de isolamento e com uma qualidade sonora que não compremetesse.
Na altura, para substituir os AKG achei os Creative EP630 na amazon por apenas GBP8.5, o que na minha opinião seria uma boa compra. De facto foi, porém não me habituei aos IEMs por não achar que fossem tão confortaveis como headphones urbanos, pelo que depois de um par de meses andei à procura de uns headsets novos.
Como por vezes encontra-se sem esperar algo que seja uma agradável surpresa, depois de andar a ouvir Bose/Denon/Marshall e por ai fora, encontrei estes no concessionário da Apple dentro do Selfridges em Londres.
Sou algo exigente em relação a phones, não por terem qualidades super-audiofilas-do-espaço, mas porque têm que me soar bem e conseguir ouvir com os tons que gosto as musicas que tenho sempre no Atrix. Dá jeito também serem fechados e que não ande a emprestar o som aos outros commuters. Não quero que andem a pensar mal dos Portugueses.

E na minha opinião, estes phones preencheram todos os requisitos.

Aspecto geral:

Um dos grande sproblemas de headphones que são desenhados para usar no dia a dia nos transportes é o aspecto deles. Os beats são phones que soam bem, porém em termos de aspecto, é um pouco dificil ser mais ghetto que aquilo. Talvez os frogs ou os skullcandy sejam mais pirosos.
Mas... estes headphones têm um look excelente!




São extremamente discretos e confortáveis. Há em várias cores, mas como não gosto de dar nas vistas optei pelos pretos.
A nivel de detalhes. o cabo é envolvido num cordão tal e qual como no rato G5 da logitech o que lhe dá uma resistencia superior. A nivel de conforto, para mim são mais confortáveis que os K430 devido ao arco estar alcochoado. As almofadas são confortáveis com uma imitação de pele.

E dobram-se para arrumação



O som:

Antes de mais devo confessar que em termos de terminologia audiofila não sei muito. Irei tentar traduzir o que oiço em palavras.
Aqui está os specs tirados do site:

[h=2]Audio[/h]
  • 40 mm handmade drivers
  • Frequency Response 20Hz-20kHz
  • Impedance 60Ω
  • Sensitivity 115dB
  • Max Input Power 40mW
product-spec-diagram-plattan.png


Em qualquer headphone que oiço para comprar há um conjunto de musicas que oiço sempre para ter termo de comparação:

Blackfield - Epidemic
DreamTheater - Learning to live
Iron Maiden - Paschendale
[h=1][/h]Um dos grandes objectivos que tenho a ouvir musica é ter uma separação de instrumentos e evitar que as bandas de frequencias se encavalitem umas em cima das outras de modo que a bateria seja sempre perceptivel sem passar por cima do baixo, ou que a voz do LaBrie ou do Bruce não passem por cima da(s) guitarra(s). Há muitos phones que fazem isso (os EP630 fazem isso nos baixos por exemplo) e por muito boas reviews que tenham e sejam todos XPTO, são logo postos de lado.

A primeira audição que tive com os Plattan deu para notar que os baixos são bastante potentes em comparação com os HD555, mas são muito controlados. A razão para o caso deverá ser que estes phones devem ter sido construidos para ouvir DnB, hip-hop e dubstep.
Os médios são fidedignos sem grande diferença para os HD555, talvez melhores que os K430.
Onde perdem os Plattan é sem duvida nos agudos. Tanto nos K430 ou nos HD555 os agudos parecem que têm mais definição e parece que "dão" mais qualquer coisa na gama de frequencias. É algo subtil, mas a diferença nota-se.
O palco é aberto com uma boa separação de instrumentos. São melhores que os K430 e piores que os HD555.

As audições foram feitas num iPod 4G 32GB do concessionario da Apple, no meu Motorola Atrix 16GB (que é o meu player) e num Samsung Galaxy S 2.

Conclusão e pensamentos:

Se é que já não se aborreceram e fecharam esta análise, fica aqui o resto dos meus pensamentos.

Na minha opinião são excelentes phones pelo aspecto, sonoridade geral, qualidade de construção (que na minha opinião é excelente), pelo conforto e o melhor de tudo é o preço: Foram 50 Libras na loja! Arranja-se a 38Libras na amazon!
Estou a falar de uns headsets, que na minha opinião são melhores que os K430 (que custam 70euros) e talvez melhores que os K450 que são 100 euros.

Se estão à procura de uns phones para usar nos transportes, com uns baixos porreiros e resistentes, penso que estes phones devem ser levados em consideração.

1689_3d8b731022-product_ue2.jpg
 
Aquele roll-off a partir de 4kHz chateia-me. Mas se não forem caros acho que valeria a pena comprar quanto mais que não fosse para transplantar um driver por exemplo de uns PortaPro (se bem que deveria soar mal).
 
Fiquei espantadíssimo com os comentários do autor da análise, já que este tipo de auscultadores tem má reputação (e pelos Skullcandys e Wescs que já ouvi e assumo serem semelhantes aos Urbanears, é completamente merecida), mas o gráfico ainda fez dar o benefício da dúvida.

Mas fui agora ao site da Headroom por causa do outro thread e reparei nisto:
1GiQ6.png

Depois reparei que o gráfico na análise vem do site do fabricante! Pois não admira que seja falso. Aqui a comparação com os K81, que são de tipo semelhante, e que manifestamente têm poucos agudos...
 
Última edição:
Um update, ouvi-os ontem na ***** e.... bass presente onde não devia de estar e agudos muito recessed. É normal que agradem para quem quer puntz puntz, mas para mais que isso, penso que não.
 
Comprei uns há cerca de 1 mês por 35 libras e para o propósito - andar com eles na rua e transported, na chuva de Edimburgo durante períodos não superiores a 1h - servem perfeitamente. Mando-os para dentro do saco e não me preocupo com eles. Quando berrarem, berram. Uso-os ligados a um iPhone6.
Estou satisfeito com a compra. Em casa, tenho uns Sennheiser HD555 ligados a um amp. No trabalho, uns CAL! que não troco por nada deste mundo. Na rua, os Urbanears vão dando para as despesas... quando morrerem, ou compro outros (se arranjar um bom negócio) ou vou para outra coisa meio descartável.

P.S. - A minha miuda comprou uns verdes por 12 libras numa promo num supermercado (e sim, são os Plattan). Ainda me dá na mona e ainda vou lá buscar uns amarelos só porque estão baratuchos e servem para as curvas.
 
Última edição:
Back
Topo