Receptor TDT DION DTT1582

romano

Power Member
EDITADO em 07/07/12

Este é o receptor distribuido pela PT para os seus clientes. Eu adquiri dois por 35€.
Já que muito provavelmente muita gente vai ter esse descodificador em casa lembrei-me de abrir um tópico especificamente para ele.


Características deste descodificador:
  • Descodificação de vídeo MPEG2 e MPEG4/H.264, com total compatibilidade DVB.
  • Pesquisa Automática e Manual de canais.
  • Lista personalizada de programas de TV e Rádio.
  • Guia TV (EPG) com programação até 7 dias.
  • Teletexto.
  • Legendas e áudio multi-idioma.
  • Controlo Parental
  • Ligações: Antena In, Loop OUT, HDMI, TV Scart,S/Pdif e USB 2.0.
  • Leitura de formatos multimédia: AVI, MPEG, MKV, DIVX, MP4, JPEG, MP3 E WAV.
  • Gravação de porta USB 2.0.
  • Baixo consumo energético




Dos testes que já fiz devo dizer que por 17.50€ (paguei 35€ por dois) o receptor é muito bom.

RECEPTOR TDT -A recepção TDT é muito boa e não há freezes. O menu é claro e intuitivo. Como receptor TDT nada a dizer.

GRAVAÇÃO - A função de gravação é muito boa e funciona 5*. Ele cria automaticamente uma pasta na pen.
Grava uma média de 1Gb por hora. Cria vários ficheiros de 524Mb (mais ou menos 24 minutos) com extensão *.mts. Os que tem estensão mts1, mts2 etc deve-se mudar a extensão para .mts. Qualquer leitor tipo VLC lê isso na boa. Para quem quer unir ou converter pode usar o freemake video converter que faz isso na boa e de forma muito simples.
Alguém informou numa mensagem de que formatando a pen em NTFS obtemos apenas uma ficheiro facilitando assim o processo.

Suporta discos NTFS e tem uma funcionalidade que permite formatar em fat32 ou ntfs

Como leitor multimédia:

VÍDEO - Experimentei Avi (xvid,divx), mkv, mp4, mpeg sem qualquer problema. Experimentei 720p e 1080p, tudo ok e sem freeze. Não lê WMS, RM,RMVB. Não leu a maioria dos ficheiros MOV que tinha aqui.

Um defeito, que na minha opinião é relevante (e em certa medida decepcionante) é o corte que faz. Corresponde à cerca de 10%. Isso, claro na minha TV, acredito que noutras poderá ser diferente mas pelas mensagens deixadas aqui, parece que corta a imagem em todas as TV. Na imagem em baixo o corte que o aparelho faz na minha TV está a amarelo:

corteimagem.png



ÁUDIO - Sem grandes problemas. Não lê DTS.
O aparelho faz um ligeiro zumbido em stanby. A troca de cabo pode resolver o problema.
Alguns referem um zumbido em funcionamento que é sobretudo devido ao volume do som da TV estar mais alto do que o do aparelho.

LEGENDAS - Lê legendas srt sem problema. Surpreendemente existe a possibilidade de mudar o tamanho, o fundo e a cor das legendas, o que não é nada habitual em aparelhos desta gama. No entanto, no meu caso, a posição das legendas é muito em baixo ficando a segunda linha sempre cortada. Só quando opto pelo tamanho mais pequeno é que consigo ver as legendas todas, mas para mim é demasiado pequeno. Como não existe a funcionalidade de alterar a posição fico sem legendas, o que é uma pena.
As fotos foram tiradas num TV led recente, mas testei numa TV antiga com scart e o resultado é o mesmo:

diondtt1582legpequena.png
diondtt1582legnormal.png

diondtt1582leggrande.png


O Hetmen sugeriu numa mensagem deixada neste tópico uma boa forma de contornar este problema das legendas unido a legenda ao filme numa conversão onde se perde apenas 3 a 5 minutos. Mais informação AQUI.
Carregando duas vezes no botão subs acedemos a um menu que permite escolher a legenda desejada (obrigado pela dica "olha que gajo!")

CONSUMO: Em standby - 0W em funcionamento - 4W Foram medidos por mim, em stanby o medidor indicava 0W porque provavelmente era um valor muito pequeno.

SITE DO FABRICANTE: LINK

DICAS

  • Para ver a informação da potência e qualidade do sinal é só carregar 2x na tecla INFO em qualquer canal
  • Parece que existe um lote com defeito na entrada e saida coaxial (onde liga o cabo da antena). Se tiverem problemas de recepção tentem trocar o cabo da antena para o out, eventualmente será preciso um adaptador já que um é macho e o outro fêmea. Esta troca resolveu o problema de muitos.
Em resumo trata-se de um receptor barato com características muito interessantes, espero é que apareça rapidamente uma actualização ao firmware de forma a corrigir a posição das legendas e já agora do corte da imagem. Pelo preço que paguei, recomendo.

Se houver novidades tentarei actualizar o tópico. No entretanto aguardo comentários e as vossas análises.
 
Última edição:
Obrigado pelo teste, precisava mesmo saber isso, e as legendas serem cortadas é mesmo pena, não dará para alterar isso?
E mkvs dá bem sem soluços, 720p e 1080p?
 
Obrigado pelo teste, precisava mesmo saber isso, e as legendas serem cortadas é mesmo pena, não dará para alterar isso?
E mkvs dá bem sem soluços, 720p e 1080p?
Experimentei mkv 720p e não tive problemas, logo que experimentar 1080 eu digo alguma coisa. Sobre as legendas acho que não há solução, só mesmo uma actualização, mas por este preço acho que já faz muito mais de que eu esperava.

o receptor mais polémico que por ai anda...
para uns é a 10€, sendo o segundo a 25...para outros é a 50€...
Bem, eu liguei para lá, identifiquei-me, foram ver a minha conta na meo e disseram-me que tinha direito a dois receptores por 35€. Acho que o preço depende do contrato que tens com a PT.

Isso parece fixe. Onde se compra?

Compra-se na PT e obriga a uma fidelização de 12 meses acho eu.
 
Última edição:
boas

comprei um receptor desses (10€) pelo preco agrada-me, deixo aqui a minha experiencia. no meu caso, segundo o mapa tdt da anacom estou no limite de recepcao tdt para viana do castelo, assim o receptor ja por umas vezes demora apanhar sinal e as vezes a imagem vai encravando.... mas a mioria da vezes ligo o aparelho demora 5seg apanhar o sinal e da bem... muda rapido de canal e programacao acompanha....
quanto a mkv so experimentei um video 720p e imagem corria fluida, mas nao deu som nem legendas.... tenho que experimentar outros videos.

quanto ao preco, antes de comprei liguei e disseram que serie 10€, fui a uma loja pt comprar e assim foi 10€. no entanto ia comprar para o meu avo e para ele era 25€. ambos temos servico meo (3serviços), o que me disseram do preco variar é que onde a zon é concorrente da PT, a PT vende a 10€, caso nem tenha concorrencia da Zon, vende a 25€, noutros casos se for por satelite a box é 50€.
 
Também tenho este receptor e estou globalmente satisfeito. E pelo preço (10€) decerto não há melhor no mercado :)

O único problema até agora é o famigerado erro 1063 quando se tenta fazer uma gravação pelo EPG. Alguém sabe como contornar o problema?
Já agora, será que existe algum firmware mais recente, o atual é de Agosto.

Para quem tiver problemas com as gravações (.MTS), informo que tanto o Avidemux como o VideoReDo pegam nos ficheiros sem problemas.
 
Eu pensei em investir num receptor deste e andei a pesquisar... Não conseguir encontrar seja o que for sobre firmware, nem sequer o site da marca. Isto deve ser um clone chinês de outra box. Provavelmente a única hipótese é descobrir qual é o modelo original e aplicar-lhe o mesmo firmware.
 
Eu pensei em investir num receptor deste e andei a pesquisar... Não conseguir encontrar seja o que for sobre firmware, nem sequer o site da marca. Isto deve ser um clone chinês de outra box. Provavelmente a única hipótese é descobrir qual é o modelo original e aplicar-lhe o mesmo firmware.

Não é clone. O site é este mas nem sequer lá está o modelo, só o anterior, o DTT1581.

Firmwares nem vê-las, para nenhum modelo.
 
Boas também tenho dois destes, os meus foram 26€ nada mau. Uma coisa que me preocupa nos dias de hoje são os consumos e li algures aqui que em stand by ele não gasta nada 0 W Será?
 
Não é clone. O site é este mas nem sequer lá está o modelo, só o anterior, o DTT1581.

Firmwares nem vê-las, para nenhum modelo.
Obrigado Kierrok, já vou colocar esta informação

Também tenho este receptor e estou globalmente satisfeito. E pelo preço (10€) decerto não há melhor no mercado :)

O único problema até agora é o famigerado erro 1063 quando se tenta fazer uma gravação pelo EPG. Alguém sabe como contornar o problema?
Já agora, será que existe algum firmware mais recente, o atual é de Agosto.

Para quem tiver problemas com as gravações (.MTS), informo que tanto o Avidemux como o VideoReDo pegam nos ficheiros sem problemas.

Podes explicar melhor que erro é este? é que ainda não me apareceu. Uma imagem seria ideal.

Boas também tenho dois destes, os meus foram 26€ nada mau. Uma coisa que me preocupa nos dias de hoje são os consumos e li algures aqui que em stand by ele não gasta nada 0 W Será?

Entretanto fiz medições e confirmo que em stanby o consumo é de 0W(será obviamente alguma coisa mas é insignificante) e em funcionamento é de 4W
 
Última edição:
Back
Topo