MBP - Problemas com o HDD... Uma história...

Nyctalus

Power Member
O meu MBP foi ontem para a Assistência....

Apenas vos conto tudo ao pormenor para dar um testemunho caso alguém esteja (ou venha a deparar-se) com um problema parecido e assim estar prevenido temdo uma ideia de como poderá proceder, aprendendo assim com alguns dos meus erros e com a experiência que tive.

Tudo começou enquanto via uma das minhas séries preferidas, Big Bang Theory... De repente, o meu MBP crashou, ficando logo de seguida o LCD completamente negro... "F$@#-se... Lá se foi uma das placas gráficas"!, pensei eu... LOL... Mas logo em seguida, o disco rígido (HDD) começou a fez um barulho estranho (tic...tic...tic), pelo que virei a minha preocupação para o HDD.

(Erro n.º 1: Há quase 2 meses que não ligava nenhum aos "apelos" do Time Machine... Por favor, não cometam este erro tão comum, sempre que puderem corram-no! Pode ser aflitivo poder perder o trabalho de tanto tempo como o poderia ter sido para mim...)

Mas depois de desligá-lo no botão, ele ligou mais ou menos normalmente (apenas mais lento do que o costume). Pelo que tratei logo de fazer um backup do Time Machine (gato escaldado...).

Mas o computador foi piorando com o tempo:

Primeiro começou por aparecer muitas vezes a Spinning Beach Ball of Death (SBBOD) sempre que corria app's mais exigentes como VM's, Photoshop, etc. Fiz imensas reparações de permissões, assim como limpar espaço, em disco e o problema ia atenuando, sempre dando ideia que eram certas aplicações e/ou documentos que me davam problemas. Residia sempre a dúvida se seria um problema do sistema ou alguma secção do HDD... Uma vez que era de "ciclos": Tanto estava muito bem, como de repente não conseguia fazer nada com ele.

(Erro n.º 2: Caso notem que após sucessivas reparações de permissões, o problema que têm apenas se atenua... Primeiro façam um Apple Hardware Test [AHT], ver aqui, e caso não detecte nenhum problema, considerem um clean-install para eliminar qualquer possibilidade de se tratar de um problema de sistema)

Em finais de Dezembro, estive em Munique e o computador lá começou a embasbacar-se até com .avi's em quicktime e no VLC. Aí atingi o meu limite de paciência e sem parecer ter capacidade de resolução do problema, fiz uso da minha Apple Care (quem não tem, aconselho vivamente) e marquei de vaga na Genius Bar da Apple Store Rosenstrasse.

Na Genius Bar, o MBP portou-se mal, demorando imenso a ligar. Assim como o aparecimento da SBBOD, sem razão aparente para tal, ajudou o técnico a perceber que algo ia mal num MBP topo de gama.

No entanto (e aqui o MBP podia ter-se portado um bocadinho pior), o teste de hardware deu OK para todos os componentes pelo que o técnico disse que, infelizmente, não poderia proceder já à troca do HDD, embora ele também suspeitasse que o problema vinha daí mesmo.

Acabou por me fazer apenas um clean install, uma vez que eu ainda não o tinha feito nenhum, para eliminar qualquer dúvida se seria algum erro de sistema a provocar toda esta trapalhada.

Depois do Clean Install, o MBP lá pareceu voltar ao normal... O técnico não deixou de me dizer que se caso eu notasse um novo decréscimo no desempenho para lá voltar que, mesmo que o AHT continuasse a não detectar nenhum problema, me trocaria o HDD. Aconselhou-me a recuperar apenas os documentos através do Time Machine e instalar de novo as app's como se fosse a primeira vez que usava o MBP de forma a evitar cair no mesmo problema, caso fosse apenas um problema de sistema... e ir fazendo o máximo de backup's possível. Sugeriu-me também que andasse atento ao utilitário de discos e que caso o SMART status "falhasse" para me dirigir logo lá, alertando-me que caso fosse mesmo problema no HDD, o computador também poderia falhar a qualquer momento sem qualquer tipo de aviso...

(Faz-nos muita falta uma Apple Store em Portugal... O serviço que me prestaram na Genius Bar foi fantástico, o "Genius" esteve comigo durante quase 2h, sempre com toda a paciência de me explicar o que estava a fazer, sempre bem-disposto, assim como ia dando alguns conselhos úteis)

Durante o resto da minha estadia em Munique, o MBP pareceu portar-se sempre à altura, embora nunca puxasse verdadeiramente por ele. Apenas ia vendo uns filmes ou ia navegando pela net.

Assim que voltei a Portugal, reinstalei as app's que precisava e comecei a notar que, gradualmente, o MBP começava a voltar ao mesmo...

Até que no domingo passado, depois de uns incríveis 40 minutos para transferir 7GB do disco externo para o HDD (sem conseguir fazer mais nada além da transferência de ficheiros. Acreditem, parecia um 486 com Lion!), reiniciei o sistema e fui ao utilitário de discos para tentar, mais uma vez, reparar permissões e lá surgiu a mensagem para que tentasse fazer um backup do maior número possível de dados e levar o computador a um assistente autorizado Apple... O SMART status tinha falhado, finalmente!

Acho que nunca fiquei tão radiante com a confirmação de um problema num computador meu... LOL... pena ter sido numa altura em que tinha que entregar um relatório importante, pelo que usei o computador (que misteriosamente aguentou-se muito bem) até ontem o entregar na assistência.

Lá pareceu dar o canto do cisne (mesmo depois de ter funcionado muito bem no dia anterior), uma vez que não passou da spinning wheel do logotipo inicial, pelo que não pude mostrar à recepcionista que me recebeu que o SMART status do HDD tinha falhado... LOL...

Neste momento espero pelo diagnóstico final do meu MBP...

Mesmo depois deste mês um pouco mais atribulado, digo que em apenas 6 meses converti-me completamente ao OSX e ao meu MBP e tudo o resto me parece coisa estranha...

Louvo quem teve paciência para me ler até ao fim e peço-vos peço desculpa pelo testamento... LOL
 
Ainda bem que tudo ficou resolvido. Realmente o Time machine é uma das melhores coisas do OSX mas convém ter o cuidado de periodicamente fazer o backup senão não serve de nada :P
 
Back
Topo