Dúvida Tamanho dos perfis de utilizador afecta a performance do Windows ?

Tamanho dos perfis de utilizador afecta a performance do Windows ?


  • Total voters
    6
  • Votação encerrada .

Taruga

Banido
Boas meus amigos,

Estou em desacordo com o meu colega técnico de informática em relação a perda de performance do sistema de acordo com o tamanho do perfil do windows.
Eu acho que um Windows com um tamanho de perfil de utilizador grande (mais de 20GB por ex) causa impacto na performance do Windows e o meu colega não concorda e diz que isso só acontecia no Windows XP, que desde o Windows Vista que esse problema não se verifica e que a Microsoft nada diz acerca do assunto que prove o meu ponto de vista.

Acontece, que eu por diversas vezes quando um cliente se queixa que o computador está lento e eu verifico que o mesmo tem muitas pastas e ficheiros no ambiente de trabalho, muitas fotografias, MP3, filmes, etc... eu meto uma pasta na raiz do disco, movo para lá a tralha toda e meto um atalho para essa pasta no ambiente de trabalho. Desta maneira um perfil de utilizador de por ex. 40 GB, passa a cerca de 900 MB ou pouco mais e nota-se imediatamente uma maior suavidade do sistema, rapidez, etc

Ainda na semana passada tive um cliente com um portatil, que demorava muito tempo até o Windows 7 chegar ao ambiente de trabalho e na grande maioria das vezes nem sequer chegava ao ambiente de trabalho ficando parado no ecran de login do utilizador.
Neste caso, o cliente tinha pasta com diversos tipos de ficheiros no ambiente de trabalho e o perfil do utilizador tinha cerca de 25 GB. Movi tudo para uma pasta na raiz do disco C:\Documentos e criei um atalho no ambiente de trabalho. A partir daqui, este portatil sempre arrancou perfeitamente até ao ambiente de trabalho, mais rápido do que antes e o problema ficou resolvido.

Ora bem, o meu colega não concorda com nada disto, e afirma que o tamanho do perfil não afecta a performance do Windows.

O que me dizem de vossa opinião e experiência em relação a este assunto, agradecia poder ler as vossas opiniões.

Um bom dia para todos.
 
É óbvio que afecta. Tem de ler os ícones para apresentar por exemplo, as imagens dos "tipos" de ficheiros mal chegue ao Desktop, que por sua vez também são ficheiros localizados algures no disco, e se houver um anti-virus por aí, vai ter tudo de passar por ele. E se forem ficheiros comprimidos no desktop então.... ainda mais lento fica.

O que tu estás a fazer é "esconder" os ficheiros da vista do sistema, o que não quer dizer que fique mais rápido Se se for a aceder novamente à pasta com tudo o que anteriormente estava à mostra no desktop, vai novamente perder desempenho.

Para mim, só ponho no desktop o que é essencial ou coisas que abro ou utilizo com muita frequência, e coloco as coisas que uso com menor frequência numa pasta à parte, fora do desktop.
 
Estamos de acordo Xarick.

E para o meu colega que diz que não tem qualquer impacto com a performance do sistema e que a Microsoft nada diz acerca do assunto... não é bem assim!

Descobri isto:
http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-vista/Desktop-tips-and-tricks

Que diz o seguinte:

"Não armazenar ficheiros no ambiente de trabalho

Para melhorar o desempenho do computador e localizar ficheiros mais facilmente, é conveniente armazenar ficheiros na pasta Documentos em vez de no ambiente de trabalho.
Para aceder a ficheiros a partir do ambiente de trabalho, é preferível criar um atalho no ambiente de trabalho. Para mais informações, consulte
Criar ou eliminar um atalho.
8225118e-d961-4826-98bb-2325f2f26a02_0.png

Um ambiente de trabalho limpo do Windows pode ajudar melhorar o desempenho do computador"
 
eu já ouvia isso desde o win95 lol, não sei se é mito ou não..

mas em caso de dúvida é fácil, cronometras os tempos com os 20gb nas pastas de perfil e depois com os 20gb noutra pasta, e já desmitificas!
 
Back
Topo