Ventoinhas: forma fácil e simples de as controlar..?

Boas.
Tenho uma questão algo pertinente. Então é assim, pretendo regular as ventoinhas do meu sistema (as 2 do radiador nexxus 240 e a de "intake" lateral da minha caixa, as 3 ventoinhas de 120mm). O que eu queria era criar um sistema com potenciómetro que me permitisse, ainda, desligá-las quando assim o quisesse (ideal para dormir, já que o sistema WC por sí só é práticamente ináudivel).

Pus-me a pensar, com os meus poucos conhecimentos de electrónica, e cheguei à conclusão que seria possível fazê-lo e de forma bastante barata com um potenciómetro e um "switch" ligados em série. Poderia, inclusivamente, colocar o potenciómetro e o "switch" na traseira da minha caixa, podendo assim regular a velocidade das ventoínhas (ficariam as 3 síncronas, com a mesma velocidade) e/ou desligá-las no "switch". Contudo a minha questão é a seguinte: que contas tenho de fazer à resistência do potenciómetro e quais os contactos necessários para ter potência suficiente para as 3 resistências? A ideia seria fazer uma saída "tripla", que permitisse ligar as 3 ventoínhas em paralelo. Contudo, para isso, teria de ter potência de entrada suficiente para ser dividida por 3 e tirar rendimento de cada uma das ventoínhas, porque penso que com uma ligação simples e com um potenciómetro de 100ohm a dividir pelas 3 ventoinhas irei ficar com pouco rendimento :confused:

Estou receptivo aos vossos esclarecimentos.

Danke ;)
 
Tens de medir a absorção das ventoinhas em conjunto... ( os Amperes )... depois imaginando que absorvem 0.7A (as 3 em conjunto) fazes umas continhas tipo:

R = U/I ou seja a resistência = à tensão que queres tirar / absorção da carga
sacando 7 volts para as fans ficarem a funcionar a 5V fica:

R = 7/0.7 = 10 Ohm

Precisas de um pot de 10 ohm...

Em relação à potencia dele precisas de um pot potente

P = UI potencia = volts que o pot vai "comer" quando está no minimo * a absorção das fans
P = 7V (ou mais) * 0.7A = 4.9 Watt


Precisas de um pot de 10Ohm / 5w
Safe Settings :D : 22Ohm / 8W


Isto tudo com a absorção exemplo de 0.7A
Vais ter de medi-la com o multímetro


PS os pots de potencia media são carotes o melhor era achares outra solução tipo LM 317

EDIT o esquema feito por mim @ paint ( sou mesmo bom nisto ):x2:


Cumprimentos
 
Última edição:
Esquema com o LM317 ( feito com base no artigo do Peterwolf ) :)
Não sei se funciona se não, tenho de testar


Neste caso o pot não precisa ser de alta potência


Cumprimentos
 
Desde já muito obrigado pela ajuda e pelos esclarecimentos. Vou procurar então a melhor opção. Talvez opte pelo LM317, pois devo encontrar isso em "kit" numa boa loja de electrónica e depois é só soldar. Se compensar em relação ao potenciómetro, opto por essa solução.

Cumprimentos.
 
Back
Topo