2ª DSLR (APS-C ou FF?) - Update será 7D.

CoisaX

Power Member
Estava para adiar a decisão até ter o orçamento ( $$) totalmente disponivel, mas penso que isto vai demorar a decidir, e consoante a decisão posso fazer já parte do investimento.

Actualmente estou com o seguinte conjunto: Canon 450D + C10-22 + C24-105 + S120-400 + C50 1.8 + C100 2.8 Macro.

"Profissionalmente", além do Micro Stock, vou colaborar este ano, com uma "agência" de eventos desportivos ( Motorizados e não só.. pode incluir o Arraial da Terrinha ). Em ambos os casos, continua fora de questão trabalhar em retratos, casamentos e generos que envolvam "pessoas". Natureza ( Landscape, Macro, Scenics ), Infrastructuras e Transportes será e é a minha aposta.

Como hobbie, os generos não fogem aos descritos como "profissionais".


1) - Necessidade de 2 corpos ao mesmo tempo.

Esta questão tem acontecido N vezes. Sim, uma das vantagens da DSLR é mesmo trocar de lente, mas já me aconteceu estar com a sigma à espera "daquele passaro", durante essa mesma espera, estar a observar uma paisagem fora do comum.... Nem é o facto de ter de trocar a lente no meio do mato ( já troquei de lente com os pés ferrados em lama.. em pleno "pantanal") , mas sim, todo o tempo necessário para "refazer os settings" para o motivo que pretendo. Já experimentei e acabo por perder um.. e o outro motivo :D

E acaba por ser um forma de "rodar" mais as lentes. A 100 é que mais sofre, parada, porque quando é relamente precisa está lá outra no lugar.

Neste ponto a 450D poderia, mesmo com as limitações que vou indicar a seguir, ficar como 2º corpo.

2) - Limitações Actuais na 450D ( enquanto unico corpo ), pela ordem de maior importância:

- +12 Mpx: Aqui o maior peso vai para o trabalho de stock, porque mesmo sem crop ( o que é raro ) estou 2 tamanhos abaixo dos preços mais altos. É permitido um upsize de 5%, mas depois lá se vai a qualidade.
- Focagem : Estar limitado a um ponto AF cruzado , e com uma velocidade de caracol. Já evito ter os pontos AF em automático, porque tudo que seja passaros, aviões, ando ali aos papeis à procura do foco.
- Capacidade/Desempenho ISO: 1600 já é "curto" e todos sabemos o trabalho de edição necessário em fotos de 800/1600 ISO. 2 Stops de ISO e um melhor desempenho já me deixariam satisfeito.
- Construção do corpo ( WS ? ): Mesmo assim, a desgraçada já apanhou com chuva, -5 graus, caiu com a sigma 120-400 e bateu numa pedra... já lhe mexi nas "entranhas" e ela ainda mexe. Mas estar no meio do mato um dia, com a sigma, e é ver 2 kg de pó naquele sensor ( e sabe deus onde mais )
- FPS: Um pouco mais, mas não preciso necessariamente de uma metralhadora.

3) - Formato do sensor

Aqui o verdadeiro "drama" ( ou talvez não ). Sinceramente se o orçamento permitisse, vendia a 450D e comprava uma 5D2 + 7D. Como não dá, a ideia é ter uma delas como 1º corpo, em conjunto com a 450d e depois, logo se vê.

Por um lado deveria escolher a 5D2 porque:

- Mais mpx
- Mais e melhor ISO.
- Todas as lentes excepto a 10-22 são EF.. mas nem sei se é factor que deva ter em conta, porque fora a 24-105L e talvez a 100mm, as outras não tem "IQ" para usar o vidro todo ( digo eu.. )

Por outro deveria escolher a 7D porque:

- Menos mpx que a 5d, mas mais e "enough" em relação à 450D.
- Focagem
- Robustez ( OK a 5D tem um bom corpo mas não é maquina para andar a rolar pião no mato )
- FPS
- Factor "crop", pois dá jeito para a 120-400.


4) Opções

1 - 450D + 5D2 : a 5D2 + 24-105L como "walk-around" na maoria do seu tempo, que daria para cobrir o que preciso e a 450D para o resto. Mais tarde upgrade da 450D para uma da série xxD
2 - 450D + 7D : 450D como "walk-around" com a 24-105 e a 7D "main".
3 - 450D + 50/60D ( mais tarde 50/60D no lugar da 450 e aquisição de uma FF mais recente.. 1Dx "capada" ou a tão esperada 5d3 ): afinal a 60D partilha o mesmo sensor da 7D, tem um bom nivel de FPS, mas será que aquele plástico aguenta um ano?

Seja qual for a opção não posso esquecer a 10-22. A adquirir uma FF, seria mais obvio a troca por uma UGA "FF", mas se avançar para FF o orçamento fica a 0 por uns tempos...

Opinem.
 
Última edição:
FF é outro nível... os 24mm são bem wide em FF, desinrrascam perfeitamente enquanto não comprares uma UGA, é o que posso dizer... há, mas depois voltas a ter de gastar dinheiro... há que trocar essa 50 1.8 por uma 1.4!!! :)
 
Não vou dizer para responderes ao questionário porque acho que já tens ai tudo respondido ;)

Acho que deves concentrar-te nas seguintes opções:

1A. FF mantendo a 10-22 como UGA: Se optares por uma FF, a tua UGA (10-22) terá de ficar na APS-C, que é a solução menos eficiente. O ideal é que na APS-C ficasse a macro e a 120-400.

1B. FF substituindo a 10-22 por outra UGA: Na Canon tens a 17-40/4 (~700€) e 16-35/2.8 (~1300€). Não deverás ter dificuldade nenhuma em vender a 10-22.

2. Seguir o caminho APS-C seja 7D ou 60D.


E depois verificar o "rendimento" destas opções nos teus cenários de utilização:

Tanto na 1A como na 1B, a única dúvida prende-se com a 24-105: será que lhe darias mais e melhor uso se fosse usada em FF? Fora isso, com opção 1A acho que ganhas muito pouco para o investimento, porque ficas a poder tirar pouco partido da máquina e/ou das tuas objetivas atuais.

A opção 1B depende. O conjunto 5D mk II + 16-35/2.8 é um dos melhores conjuntos que há para fotojornalismo. Mas fazes fotojornalismo que chegue a ponto de justificar esse investimento (agora ou no futuro)? A 5D mk II com a 17-40/4 é uma opção mais em conta mas, à parte da vantagem do ISO do sensor FF, não vais ganhar muito em relação ao conjunto 7D + 10-22.

Finalmente a opção 2:
- Poupas algum dinheiro
- Boa para "desportos de dia": especialmente por causa do melhor AF da 7D e a maior densidade de pixels das APS-C.
- Menos boa para "a noite" (por causa da menor sensibilidade). Qual dos dois é prioritário para ti?
- Ela por ela em estúdio (a diferença de resolução entre 5DmkII e 7D/60D é pouco significativa, e a maior densidade de pixels beneficia as APS-C em macro).
- Talvez ela por ela em "Desportos à noite", mas será sempre preferível investir em vidro mais rápido (coisa que neste momento não tens).
- Com mais umas modernices que as APS-C trazem e a 5DmkII não.


Caso sigas a opção 2 tens de decidir que valor atribuis a:
- o AF da 7D
- o ecrã rotativo da 60D
- o WS da 7D (a 24-105 é WS? Se for, é a única WS que tens).

Em relação ao plástico da 60D: se a 450D já se aguentou este tempo todo (mesmo com mazelas), a 60D também deve aguentar pelo menos um ano. Por isso não me parece ser um fator decisivo.
 
Atenção que a FF é em tudo melhor, mas como li prai passarada... das duas uma, ou continuas na mesma com a 450d pra fazer essas fotos ou ao passares para FF perdes logo 200 e tal mm, porque passas a ter 400mm puros e não crop!!! e acredita que é muitoooo diferente... se esse tipo de foto interessa então vale mais vender esse corpo também e siga prá 7D e sobes o standard de qualidade de "todas" as fotos que tires!!! Mas volto a frisar... FF é outra coisa... :-D
 
Tenho dúvidas que tenhas vontade de usar novamente a 450D depois de complementada com qualquer opção mais ou menos moderna.

Face à tua descrição acho que precisas mais duma metralhadora fotográfica que duma coisa estilo 5D.

Portanto procurava ou uma 1D usada ou a 7D.
 
Obrigado a ambos.

@GT_racing: Concordo a 100% com FF. Mas além do custo de um corpo que terá a sua substituta em breve ( com preços proibitivos ), que já perde em caracteristicas importantes como AF, é dinheiro que tem que ser "bem investido" e tenho que olhar para as lentes actuais e ver se, o que vou "produzir" paga a curto prazo esses mesmo investimento, porque depois lá vem as lentes ( Take 2 )

Nesta fase uso a Sigma 120-400 para passarada, aviação , onde destaco a aviação militar e de emergência ( que se vai vendendo como editorial ). Era bom não perder os 560mm do lado tele, e ter um AF superior à 450D.

Além de curta, existe a probalidade de sairem modelos FF para todos os gostos.

@Strobe

Efectivamente com a FF + 24-105, a rentabilidade teria que ser bem avaliada. Actualmente é a lente que mais roda na 450D e apenas sinto ali um "aperto" no lado mais wide ( lá tenho que montar a 10-22). Mas numa curta avaliação passaria a ter um "bridge" um pouco cara em uma da mãos, e uma 450D a padecer com todas as outras lentes na outra.

No meu caso, dar o salto para FF, significa, por diversas razões ( UGA EF-S , Lentes actuais, trabalho ) ter que investir em mais lentes a curto prazo, e não pode ser qualquer uma.

Olhando à opção 2:

A partir do momento que preciso mais de AF e de mais stops de ISO, posso "relegar" a qualidade de ISO Altos para 2º plano. Com a 7D tenho mais 3 stops que já ajudam e possivelmente um ISO Alto aceitavel comparado com a 450D.

Assim, numa 1ª fase ter 2 corpos APS-C não é de todo "mau". Permite em "tempo real" 10-22+24-105 ou 24-105 + 120-400, ficando a 450D como backup com a lente que eu chamo de "just in case".

Na 60D vs 7D, claro que dou mais importância ao AF, ao viewfinder 100%, à construção, etc. Por acaos estive à pouco tempo com as 3 na mão ( 60D, 7D e 5d2 ) e quando comecei a mexer no ecrã rotativo pensei logo "vou partir isto..."

Em relação ao WS, sim, só a 24-105 é WS. Mas penso que há um factor a ter em conta. Com a 24-105 e com a sigma 120-400, ao rodar o zoom sai e entra ar pelo slot card ( fechado!! ) portanto, imaginem a 450d já com pó suficiente em cima do corpo a aspirar or ali... penso que a 7D não o fará.
 
Tenho dúvidas que tenhas vontade de usar novamente a 450D depois de complementada com qualquer opção mais ou menos moderna.

Face à tua descrição acho que precisas mais duma metralhadora fotográfica que duma coisa estilo 5D.

Portanto procurava ou uma 1D usada ou a 7D.

Claro que ela passaria a 2ª máquina, mas não se envergonharia em certos trabalhos. Estar ali à mão, com outra lente, teria os seus beneficios... enquanto ela durar. Nos incêndios claro que vou preferir estar com a 7D + 120-400 para não deixar escapar nenhum meio areo, mas se de repente quiser registar uma situação mais perto ( veiculos /pessoas ), 450D + 24-105 faz o serviço.
 
Não é fácil de escolher tendo ali a FF mesmo ao pé, mas para eventos desportivos a 7D tem vantagem. Tens um AF melhor, um shutter lag mais reduzido, houve muita gente com a 5DII que no principio reclamou bastante, uns habituaram-se outros "desceram" para a 7D ou quem conseguiu foi para a 1D, FPS e muitas vezes o crop ajuda. A 5DII ganha claramente no sensor, mas infelizmente não se pode ter tudo pelo mesmo preço. Também me custou bastante não ir para a 5DII, fui para a 7D e para mim era uma escolha mais racional.
 
Última edição:
Não é fácil de escolher tendo ali a FF mesmo ao pé, mas para eventos desportivos a 7D tem vantagem. Tens um AF melhor, um shutter lag mais reduzido, houve muita gente com a 5DII que no principio reclamou bastante, uns habituaram-se outros "desceram" para a 7D ou quem conseguiu foi para a 1D, FPS e muitas vezes o crop ajuda. A 5DII ganha claramente no sensor, mas infelizmente não se pode ter tudo pelo mesmo preço. Também me custou bastante não ir para a 5DII, fui para a 7D e para mim era uma escolha mais racional.

Pois, e para mim cada vez mais me parece a escolha mais correcta. Aquisição da 7D em breve, e trabalhar :D

Na volta ainda invisto em vidro antes de equacionar a FF.


Também pensei dizer isso, mas achei que já era bater demais no ceguinho :D

Por acaso achei "frágil", sou apologista que, com uma utilização intensiva, vai ter folgas por todo o lado.
 
Mais pressionado pelo facto de a 450D estar a levar uma coça, sem em disparos, seja em maus tratos .. e dado a todos os outro factores , vou mesmo para APS-C nesta fase, e será a 7D. Não vou estar à espera de um modelo que ainda não saiu, e quando sair vai custar caro e vai haver pouco stock.. etc etc

Agora na 450 já vivo sem :

- Grip
- 4 X Baterias
- 2 x 8G SD

Assim questiono, e dado que provavelmente irei comprar o corpo na "holanda" ( digo cameratools, *****.. algures por aí ), vale a pena:

- Comprar logo um pack que alguns sites tem? Corpo + Bateria adicional + CF Ultra Turbo 16GB . Comprar em separado + 2 baterias + grip + Cartão Extra
- Comprar tudo em separado?
- Gripe e Bateria: Ambos originais? Nem por isso?

Opinem, pois do mês de maio não pode passar pois.. tem que ser.
 
As minhas opiniões:

- Comprar em "pack" (tudo na mesma encomenda e à mesma loja) pode compensar tendo em conta os portes. É só uma questão de fazer as contas.

- Os cartões normalmente são mais baratos na Amazon UK e não pagas portes a não ser que compres dos mais baratos. Pessoalmente, tenho comprado sempre aos pares, mas não é essencial. Atualmente uso 2 gémeos de 16 GB mas é sobretudo para aproveitar o dual-slot.

- Acho essencial e suficiente uma bateria extra. Mas tu é sabes se uma só extra chega ou se precisas de mais. Por questões de segurança, recomendo sempre baterias originais (ou pelo menos de marcas reconhecidas).

- Sobre grip não me pronuncio porque nunca usei nem tenho sentido falta, antes pelo contrário.


Nota: Acho que querias dizer "... já não vivo sem..."
 
Em relação às baterias, quando ando a fotografar por.. fotografar, cada par no grip dura e dura... ( Mais o par "original" vs par "não original" )

Mas no ultimo rally, que comecei de manhã cedo e acabei à noite, tostei as duas originais e 4 pilhas de flash :D ( o que chamo de um set inteiro )

Passando a 7D para "main", esta tem que aguentar entre 1500~3000 disparos num dia, e muito AF... será que uma + uma aguenta isso tudo? Hmmm...

Na 450D o grip é pratico, seja porque "equilibra" corpo + lentes, fotografar em portrait, "dobro da carga"... para quedas :D ( já tem uma pequena racha ). MAs já agarrei em várias 7D's e o factor "robustez" passa bem sem grip...

Cartões, voltando aos numeros de cima, a disparar em JPG cada cartão de 8GB dá-me para +1500, e já aconteceu, no mesmo dia ter que ir buscar o terceiro.. agora a 7D tem mais 6 megapitos, mas com cartões de 16 faço a festa.

"Sei não", um grip + 3 baterias originais + 2 x 16 CF Sandisk "megaturbo" ( se a 450D teve direito a um ) ainda custa uma beca Oo
 
Se te compensar monetariamente comprar tudo junto, aproveita.
Na 7D terás ficheiros maiores, num cartão de 8GB não consigo colocar mais de 300 fotos em RAW. Com uma bateria consigo encher 3 cartões destes. Mas depende do uso, quem usa por exemplo o LCD para tirar fotos tenho a certeza que não consegue encher 1 cartão.
Quanto ao Grip, estive umas 2 ou 3 semanas a investigar e fui para uma cópia, Aputure. Pelo que vi a qualidade de materiais é inferior ao original, mas parece que aguenta a mesma quantidade de porrada e apesar de não ser à prova de chuva, o original também não o é por isso paguei acho que 1/4 do preço e fiquei bastante satisfeito.
 
Irra, só agora tenho a "verba" em mãos... e ficou um pouco curta para este mês, por isso no minimo terá que vir:

- Corpo + 1 CF 16 GB + Bateria Extra

Depois em separado:

- Grip + 2 x Baterias ( algo a equacionar ) + 1 CF 16

Agora, questões:

A) Em relação ao corpo estou a pensar encomendar na ***** ( 1210 € com portes ) e deduzo que não haja problema com a garantia e transporte (??): Vi nos outros sites e os preços ficam sempre entre os 1300~1500 + portes

Se alguém souber de alguma promoção sou todo ouvidos, caso contrario é boa escolha?

B) Baterias: Tenho que ver o que dura uma para saber se chegará um par. a titulo de exemplo, na 450D tem 2 originais + 2 "assim-assim-asasdo". As originais duram mais, mas não gosto de fazer meias cargas, e quase sempre, durante algum evento fico sem bateria ( e lá tenho o pack de reserva. Outro detalhe e a sigma 120-400. Com Os "on" mama baterias que é coisa má LOL
 
Cartões, voltando aos numeros de cima, a disparar em JPG cada cartão de 8GB dá-me para +1500, e já aconteceu, no mesmo dia ter que ir buscar o terceiro.. agora a 7D tem mais 6 megapitos, mas com cartões de 16 faço a festa.

Uma curiosidade:
quantos disparos tem a 450D [e em quanto tempo já agora]?
Esta máquina não tem uma 'esperança de vida' de uns 150.000 disparos e..não está perto disso? :)


Quanto à questão do preço da 7D, a amazon mais barata é a espanhola, que fica a 1255€, na camera nu é 1300+portes..
Esse preço da ***** parece ser de facto o melhor.

Quanto às baterias não te posso ajudar, só procurando por feedback da duração da bateria na 7D e se dura mais do que na 450D.
Para os 'acessórios' - bateria, cartões, grip - podes ver o preço nas diversas amazon europeias - uk, de, it, es - que muitas vezes há variações de preços entre as amazon de cada país. Recomendo é que a encomendar da amazon, compres da própria loja amazon para teres o Super Delivery [portes grátis para compras superiores a 25-30€] e porque se o material vier com problemas eles trocam isso logo e assumem custos de envio [se comprares a uma loja 'associada' na amazon isto não acontece].
 
Última edição:
Uma curiosidade:
quantos disparos tem a 450D [e em quanto tempo já agora]?
Esta máquina não tem uma 'esperança de vida' de uns 150.000 disparos e..não está perto disso? :)

Longe disso: +32.000. O que nas minhas mãos, e tendo em conta o que ela já passou, é um recorde de resistência ( Limpezas, pó, chuva, lama e recentemente, frio de morte )

Agora tendo em conta que desde que a adquiri ( Maio 2010 ) até inicio de Fev de 2012 nem 15.000 tinha... estás a ver a previsão no fim deste ano? :D

Quanto à questão do preço da 7D, a amazon mais barata é a espanhola, que fica a 1255€, na camera nu é 1300+portes..
Esse preço da ***** parece ser de facto o melhor.

A ***** ainda leva + 20€ de portes, e pelo que tenho visto em diversos foruns, as ultimas maquinas têm vindo bem "apertadas". Melhor preço de todos até foi no Ebay:

http://www.ebay.co.uk/itm/190653005054?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649#ht_3375wt_1139

A questão é a garantia ( ter numero de serie na factura e carimbo na EWC ). Se correr mal, são semanas até reaver o $$$.


Quanto às baterias não te posso ajudar, só procurando por feedback da duração da bateria na 7D e se dura mais do que na 450D.
Para os 'acessórios' - bateria, cartões, grip - podes ver o preço nas diversas amazon europeias - uk, de, it, es - que muitas vezes há variações de preços entre as amazon de cada país. Recomendo é que a encomendar da amazon, compres da própria loja amazon para teres o Super Delivery [portes grátis para compras superiores a 25-30€] e porque se o material vier com problemas eles trocam isso logo e assumem custos de envio [se comprares a uma loja 'associada' na amazon isto não acontece].

Vou dar uma olhada este fim de semana no acessórios.
 
Surgiu uma boa hipotese por uma com 24k de disparos e grip original. É daqui perto, aidna sou gajo para dar uma olhada. Sempre sobrava para o resto LOL
 
Back
Topo