OS X 10.8 Mountain Lion "preview"

JPCarvalhinho

Power Member
Disponível para developers

http://www.theverge.com/2012/2/16/2801047/mac-os-x-10-8-mountain-lion-preview-photos-video

Instant messaging integrado com mais serviços inclusivamente o facetime
Centralized updates via appstore
Novas apps a par das existentes em IOS
Game center
Airplay
Icloud logo no arranque
Sharing com integração de muitas redes sociais
Ferramente antimalware que basicamente permite definir que tipo de abertura tens para instalar apps... só da appstore, ou assinadas digitalemnte ou free for all à vossa reposnabildiade!



É a iosizificação do Macosx.

E claro... um novo desktop bakground :)

Press Release em Português
 
Última edição pelo moderador:
Estou curioso de ver qual vai ser o default do Gatekeeper.

Tem que se ser um Apple Developer para se ter um certificado, mas o certificado em si é free e válido, mesmo que se deixe de ser Apple developer.

Outro ponto é se por uma aplicação ter um certificado, faz dela uma aplicação mais "confiável".

Seja como for, não é a primeira vez que se usa certificados no mundo do software.
 
Se calhar menos. As diferenças entre o SL para Lion eram mais visiveis de que, possívelmente, do Lion para o Mountain.
Claramente parecem querer criar uma analogia semelhante à relação entre o Leopard e o Snow Leopard

Agora é o Lion e o Mountain Lion.

Deve ser vendido a um preço quase simbólico com aquela tanga da contabilidade na appstore.
 
não podem actualizar um SO de computadores com tanta frequencia como o fazem com telemoveis, é algo impenssavel, para além disso, os updates nos telemoveis sao gratuitos e estes devem ser pagos. quem quer mac não se preocupa com windows
 
O sistema não me parece nada unificado no sentido literal.

O que há é uma unificação de conceitos que fazem sentido nos dois (por exemplo o iCloud até faz mais sentido em Mac OS X que iOS) tendo em devida consideração que são para utilizar em meios diferentes.

A abordagem é exactamente o contrario da da Microsoft.
 
Ao ver as fotos do SO, sente-se que há cada vez mais uma convergência dos ambientes OSX/IOS. Tudo parece ser feito da mesma maneira e ter o mesmo aspecto nos dois.
Interessante o facto de ainda não terem abandonado a Apple TV, e das notificações muito entre o grow style e o IOS style mas do lado direito em vez de em cima.

Esta ligação nativa ao Twitter tb é muito reforçada... gostava de perceber se a apple tem alguma participação no capital do Twitter, pois depois do passo dado no IOS5, agora é o OSX 10.8 a ter o Twitter nativo no SO.
Quanto ao icloud vamos esperar para ver.

Parecem-me apenas mudanças gráficas e nada no engine do SO, pelo menos que tenha reparado. Acredito que seja de borla para os users lion, ou no limite até 10€ Vejo pouca coisa nova para cobrarem o preço normal de um upgrade.
 
Estou curioso de ver qual vai ser o default do Gatekeeper.

Tem que se ser um Apple Developer para se ter um certificado, mas o certificado em si é free e válido, mesmo que se deixe de ser Apple developer.

Outro ponto é se por uma aplicação ter um certificado, faz dela uma aplicação mais "confiável".

Seja como for, não é a primeira vez que se usa certificados no mundo do software.

O que tu achavas? É claro que será App Store only ;)

http://www.macrumors.com/2012/02/16...apps-to-mac-app-store-signed-apps-by-default/

Por enquanto ainda oferece a opção do utilizador escolher o modo. No futuro podem bloquear totalmente a instalação de apps sem ser da Store, a lá iOS. E a min mete-me medo pensar em fazer jailbreak de macs... Se isso acontercer e for utilizador de mac os, é o dia que saio do mundo apple que não o iOS (onde se compreende a necessidade de bloquear coisas de fora - estabilidade e performance).
 
Fiquei a pensar o timming deste anúncio e as especificações anunciadas.

Por um lado, parece-me que pretende mostrar o que as pessoas podem esperar, mas diria que mais para quem ainda não passou para o mundo Mac já que vai haver muitas pessoas a pensar se vão abraçar o Windows 8 ou mudam de plataforma. Aqui pode ajudar o facto de as pessoas usarem o iOS no dia a dia (estou a falar dos utilizadores que usam iPhone e/ou iPad) em que em muitos aspectos vai ser familiar e a integração com o iCloud é muito útil para essa franja de utilizadores. Não falo de Power users. Quem usa Mac pode não gostar deste caminho mas é uma minoria os utilizadores que são Power users. A facilidade de utilização tem que se sobrepor.

Por outro lado o Airplay e o Game Center que integram todo o ecossistema sem esforço, sem cabos extra, sem configurações XPTO é brutal. Mais uma vez para um cada vez maior número de utilizadores.

Mas se tivesse que apostar isto é antecipação clara à Microsoft e ao Windows 8.
 
Back
Topo