Fischer Audio DBA-02 MkII Análise

kilermachinegun

Power Member
Então vamos lá a uma mini análise dos DBA-02,

Em termos de tamanho, são bastante pequenos, o que ajuda numa inserção mais profunda no ouvido, inserção essa que ajuda numa grande isolação. Pelo menos para mim, com as tri-flanges que vinham incluidos, em termos de conforto e isolação são bastante bons, ainda que o cabo flat não seja do melhor para passar "over the ear", mas nada que umas horitas com eles em cima, não nos habituemos.

Em termos de acessórios vinham bastante bem recheados, possuindo vários tipos de sony hybrid clones (3 pares com foam e 2 sem), 3 pares de tips de silicone normal e um par de tri flanges. Possuiam também uma caixa de transporte, umas guias para os cabos e um shirt clip. As clones das hybrid não possuiam o melhor acabamento e acho que poderiam ter incluído um par de tips de espuma.

Em termos de construção, a housing dos mesmos parece bastante sólida, tendo uma cor preto matte, ao qual se junta o cabo flat também aparentemente bastante sólido (ainda que não seria a minha primeira escolha em termos de cabo). Em termos de "strain reliefs" não se encontram visíveis, sendo que essa função é executada pelo forma do cabo. Ao todo é um conjunto bastante sólido que parece que irá aguentar bastante tempo se não abusarmos dos mesmos.

Agora o som... Bem visto que estes são os phones mais direccionados ao high end que já ouvi posso dizer que em termos de qualidade (em IEM) nunca ouvi nada assim. Em termos de bass, fiquei bastante espantado, visto que não encontrei o bass que muitos dizem ausente, característico de BA. Por sua vez encontrei um bass que ainda que não muito presente, possui uma excelente textura e que é capaz de chegar "bem lá abaixo". Assim sendo, ouvir bass lines com estes IEM, é uma experiência muito boa visto que conseguimos ouvir o baixo a progredir muito bem, enquanto não toma conta da música deixando o resto do espectro brilhar.

Em termos da gama média, posso dizer que foi o que mais gostei nestes IEM, visto que ouvir concertos (possuem grande sentido de ar) com eles é simplesmente delicioso. As vocais em termos de presença estão e deixaram-me abismado quer com a definição (a capacidade de ouvir qualquer falha na voz com grande clareza), quer com a presença, pois vozes fortes fazem vibrar completamente quem ouve. Uma grande performance para ouvir com estes é a de Adele - Live at Royal Albert Hall, simplesmente fenomenal, pois ao juntar a voz poderosa de Adele, a capacidade de reproduzir fielmente a posição dos instrumentos e um soundstage bastante respeitável, basta fechar os olhos para imaginar que estamos presentes no local, a vibrar com a voz. Nunca tinha tido contacto com uns IEM, que fossem capaz de reproduzir vocais assim, que conseguissem tomar conta do resto do espectro, ainda que mantendo a integridade do mesmo. Brilhante a gama média.

Em termos de gama alta, que supostamente era o cartão de visita dos antigos DBA-02, não notei algo que fosse digno de chamar "sparkly" como muitos denominavam os antigos DBA-02, portanto leva-me a concluir que a Fischer deve ter reduzido a gama alta de modo a agradar a um público mais vasto. Ainda possuem uma grande extensão e os cymbals são uma delícia de ouvir. No entanto nada que domine a sound signature destes, apenas está lá e é bastante capaz, mas nada que se sobreponha ao resto de espectro.

Classificaria os IEM, como sendo relativamente neutros, se calhar com um ligeiro ênfase na gama média, sendo que, no entanto, são capazes de devorar qualquer estilo musical com que se confrontem.


Pronto esta é a minha opinião acerca dos DBA-02 MkII, alguma dúvida é só perguntar
 
Última edição pelo moderador:
Muito boa review, gostei de que não era nem completamente objectiva nem subjectiva. Uma saudável junção dos dois campos.
 
Última edição:
Gostei da análise simples e objectiva. Estou entre os kmI, estes e os Vsonic GR07 e quanto mais ler, melhor. Um aparte, onde arranjaste os phones? PM se for necessário sff.

Cumps.
 
350x233px-LL-2af1b120_IMG_5971.jpeg


350x233px-LL-ac4e68df_IMG_5972.jpeg


350x233px-LL-8e550354_IMG_5976.jpeg


350x233px-LL-3e30380f_IMG_5977.jpeg


350x233px-LL-4159c948_IMG_5980.jpeg


350x233px-LL-e8168916_IMG_5982.jpeg

350x233px-LL-43942107_IMG_5986.jpeg


350x233px-LL-ae969f8f_IMG_5987.jpeg


350x233px-LL-eb9d0e68_IMG_5991.jpeg


350x233px-LL-540c01e7_IMG_5993.jpeg


350x233px-LL-9409a4b1_IMG_5998.jpeg


350x233px-LL-126a7d48_IMG_6003.jpeg


350x233px-LL-f61e12b5_IMG_6010.jpeg


350x233px-LL-4b2c8c6d_IMG_6011.jpeg


350x233px-LL-cef07538_IMG_6007.jpeg


Como o que o pessoal curte é fotos :D
 
Sim senhor :D São umas hybrid clone que trazem espuma, têm ligeiramente melhor isolação e um nadinha nada mais conforto (que é pessoal, pois pode tornar-se em desconforto para quem não quer os ouvidos tão "cheios).
 
Tenho lido que estes IEM são ligeiramente sibilantes... alguém me pode descrever um pouco com é que eles se comportam na gama alta? E já agora relativamente a suporte técnico, já alguém teve de lidar com eles?
 
Bem eles já deram a vida ao criador, e em termos de suporte técnico tentei contactar para resolver e não obtive resposta.... Mas foram excelentes enquanto duraram :)
 
Bolas... Por acaso estive no site, e a página de suporte está em branco... Depois do mau suporte dos atomic floyd, acho que não vou querer passar por experiências semelhantes. Gracias pela info.
 
Back
Topo