Motherboard ASRock Z77 Fatal1ty Professional & Z77 Fatal1ty Professional-M

eblain

Power Member
ASRock Readies a Pair of Z77 Fatal1ty Motherboards

ASRock is working on not one, but two motherboard models based on the Intel Z77 chipset, under its Fatal1ty Professional series. The first of the lot is a standard-ATX Z77 Fatal1ty Professional, followed by the micro-ATX Z77 Fatal1ty Professional-M. The latter is ASRock's first micro-ATX Fatal1ty motherboard. The ATX Z77 Fatal1ty Professional could go on to be ASRock's flagship Z77 motherboard. The LGA1155 socket is powered by a 20+ phase digital-PWM power circuitry, and memory by a 5-phase VRM, which make this board as much an overclockers' choice as gamers'.

Expansion slots include two each of PCI-Express 3.0 x16 (x8/x8 when both populated), PCIe 2.0 x1, and legacy PCI; and one PCI-Express 2.0 x16 (electrical x4, wired to the PCH). There are plenty of SATA ports, including six SATA 6 Gb/s (two from the PCH, four from additional controllers), four internal SATA 3 Gb/s, and eSATA. ASRock seems to have deployed a PCIe bridge chip to yield more PCIe lanes. USB 3.0 connectivity includes two ports via front-panel header, and possibly four ports (if not more) on the rear-panel. Since users of this board will almost certainly be using discrete graphics, display connectivity is reduced to smaller ports (such as HDMI or DisplayPort).

12b.jpg


The Z77 Fatal1ty Professional-M, on the other hand, has a compacted layout. The CPU is powered by a simpler 11-phase VRM, and memory with 2+1 phase. Expansion slots include two PCI-Express 3.0 x16 (x8/x8 when both populated), one PCI-Express 2.0 x16 (electrical x4), and a PCIe x1. SATA connectivity includes four each of SATA 6 Gb/s, SATA 3 Gb/s, and eSATA 6 Gb/s. It doesn't look like the board is using any third-party USB 3.0 controllers, and instead relying on the four ports the Z77 PCH provides (two via front-panel header, two on the rear-panel). Display connectivity on this board includes DVI and D-Sub, apart from HDMI (probably).

Both models feature ASRock-exclusives such as XFastUSB (higher bandwidth, polling rate), XFastLAN (lower latencies), XFastRAM (quicker troubleshooting of stubborn RAM), and graphics technologies such as NVIDIA SLI, AMD CrossFire, and Lucid VirtuMVP. The two are expected to be a part of the first wave of Z77 motherboards. The two will be shown to the public at CeBIT.


12c.jpg
 
Não gosto do aspecto destas ASRock, parece-me muito exagerado em logotipos/escrita/etc. As Asus costumam ser mais limpas e giras, além de serem Asus.
 
incompleta

nao concordo com essa grande vantagem mas....asrock desde q deixou de ser subsidiada pela asus lançou produtos brutais tão bons ou melhores q a asus
hoje em dia tenho uma asrock p67 fatality q ta farta de levar na cabeça(overclocking e nunca me deixou mal)
 
Há pessoas que ainda não perceberam que a AsRock neste momento está ao nível da Asus. Não tem é tanto trabalho de marketing nem nome vincado no mercado como a Asus. A qualidade dos produtos é a mesma, e a preços mais baixos.

Mas depois o que me admira imenso é o pessoal arriscar sem problema em Gigabytes e MSI, que são claramente piores a Asus e AsRock, embora a MSI esteja no bom caminho.

Quanto a estas boards preferia algo full black, o mercado está saturado do vermelho!
 
Boas Subcode.
Ate que enfim q para além de mim vejo alguem a defender a asrock.
Ainda a cerca de 3 meses montei 2 pc´s um para mim e outro para um amigo.
No meu meti a asrock p67 fatality e no do meu amigo uma evga sli3(x58)e já a foi devolver por defeito e a minha asrock cont a bombar.
a asrock lançou agora umas full black como falavas brutais.
se quiseres da uma olhada caso ainda nao tenhas visto.
http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=X79%20Extreme9
 
O que está debaixo da superfície aparente é que me importa (BIOS, etc...) e a apesar de terem subido muito a qualidade não as podemos comparar com certas opções no mercado não é porque eu tenho uma ASRock e que não trouxe problemas que posso dizer que são melhores que X ou Y.

Por exemplo fui buscar uma ASRock X79 Extreme4-M e tive um serie de problemas que me levaram a devolver tanto a primeira como a segunda.
 
Não queiras sequer imaginar o rácio de RMA que temos em Gigabyte e MSI em relação a AsRock e Asus. Eu pessoalmente recomendo AsRock pelos seus preços e qualidade. Simplesmente têm de trabalhar mais no mercado, para que as pessoas lhes prestem tanta atenção como às outras marcas.
 
Não queiras sequer imaginar o rácio de RMA que temos em Gigabyte e MSI em relação a AsRock e Asus. Eu pessoalmente recomendo AsRock pelos seus preços e qualidade. Simplesmente têm de trabalhar mais no mercado, para que as pessoas lhes prestem tanta atenção como às outras marcas.

Não querendo falar em marcas no post anterior estava a comparar a ASRock X79 Extreme4-M com a minha actual Asus Rampage IV Gene não estava a comparar com a Gigabyte e MSI.

Muito por causa deste post.

Como se isso fosse uma vantagem...
 
Claro, mas RMA todas as marcas têm, provavelmente tiveste azar ou esse modelo em particular deu problemas. Se reparares a Asus nas gamas baixas (H61,H67 e mesmo algumas P67) tem os mesmos preços da AsRock já. Não existe diferença palpável entre as duas. Nos modelos mais entusiastas começam as diferenças de preço porque uma ROG ou uma Deluxe ou uma EVO têm peso no nome, peso que a AsRock ainda não criou e a Asus é uma marca de qualidade reconhecida há muitos muitos anos.

Tens inclusivé testes na internet em que boards da ASRock possibilitam o mesmo ou melhor overlock (ainda que por poucos mhz) que as rivais da Asus, tal como em performance. A MSI e Gigabyte andam quase sempre por trás e os materiais são muito inferiores. A gigabyte então é um caos, desde boards a gráficas custom cooler.

Agora vamos ver o preço destas Fatality, mas para quem já tem P67/Z68 PCI-E 2.0 não vejo vantagem em comprar Z77, dado que as diferenças para PCI-E 3.0 vão do nulo ao inexistente numa gráfica como a 7970, por exemplo.
 
Claro, mas RMA todas as marcas têm, provavelmente tiveste azar ou esse modelo em particular deu problemas. Se reparares a Asus nas gamas baixas (H61,H67 e mesmo algumas P67) tem os mesmos preços da AsRock já. Não existe diferença palpável entre as duas. Nos modelos mais entusiastas começam as diferenças de preço porque uma ROG ou uma Deluxe ou uma EVO têm peso no nome, peso que a AsRock ainda não criou e a Asus é uma marca de qualidade reconhecida há muitos muitos anos.

Tens inclusivé testes na internet em que boards da ASRock possibilitam o mesmo ou melhor overlock (ainda que por poucos mhz) que as rivais da Asus, tal como em performance. A MSI e Gigabyte andam quase sempre por trás e os materiais são muito inferiores. A gigabyte então é um caos, desde boards a gráficas custom cooler.

Agora vamos ver o preço destas Fatality, mas para quem já tem P67/Z68 PCI-E 2.0 não vejo vantagem em comprar Z77, dado que as diferenças para PCI-E 3.0 vão do nulo ao inexistente numa gráfica como a 7970, por exemplo.

o material que a giga usa é 1 caos? eishz
 
É mais do que evidente que AsRock actualmente é uma marca que faz muito boas boards, ao nível do que melhor se faz. De todas as boards que até hoje me passaram pelas mãos, as Asus foram sem dúvida as que mais chatices me deram. Desde a incompatibilidades com certas memórias (ainda me lembro de uma P5Q-E3 Deluxe que se recusava a trabalhar com umas OCZ Gold 2x2Gb DDR3) uma Crosshair IV Formula que com um Dimm Corsair Dominator GT de 2Gb funcionava, com os 2, nem sequer arrancava, boards a morrerem do nada, etc, etc.

Falhas todas as marcas podem ter, desde em boards de topo, como em boards mais baratas. Dizer que o material que a Gigabyte usa é um caos, é um completo exagero, pois ainda à muito pouco tempo pode comparar 2 modelos Z68 um da Gigabyte e outro da Asus e digo-vos que a board da Gigabyte é muito mais bem acabada e usa componentes de grande qualidade.

AsRock, Gigabyte, MSI e Asus, no geral, neste momento andam todas no mesmo patamar. Umas ganham numas coisas, outras ganham noutras. A Asus, tal como foi dito, aposta muito mais em Markting e ganhou nome, principalmente a partir das boards Intel skt 478 e das AMD Skt 939, mas mesmo nessa altura vivia um bocado na sombra das Abit e das LanParty da DFI (mais no lado da AMD), enquanto que AsRock ainda continua um bocado a ser vista como aquela marca que fabricava boards de pouca qualidade.

Actualmente, na minha opinião, a única marca de boards que talvez esteja uns furos acima das 4 marcas que referi, é a EVGA. Depois ainda temos a Intel, a Foxconn, a ECS e a Biostar que também têm umas boards interessantes.

Mas a verdade é que a AsRock actualmente, quer se queira quer não, está num nível muito bom a nível de qualidade, fiabilidade e estabilidade em uso normal/OC. Basta ver os modelos de topo Z68, X79 e 990FX.
 
Boas Selicra.
Concordo com tudo o que disseste, vou só deixar uma coisa para a gente se rir.
Ja me passaram dezenas de boards pelas maos e a unica q me fez passar da cabeça foi uma evga sli3.
Mas concordo evga e top mm.
 
A gigabyte é a campeã em fails com overlock. Desde freezes e valores de overclock inferiores em comparação com a concorrência. As gráficas custom são um descalabro. Peguem numa 460, 560ti ou 570 custom cooler da Gigabyte. Façam um oc estável nas mesmas, com runs de occt. Depois joguem Crysis 2 ou BF3 com o oc e vão ver o que acontece. Em alguns modelos até clientes temos a queixarem-se que acontece o mesmo, sem sequer terem feito oc, apenas com o oc de fábrica. Isto para não falar da ridicularidade da situação PCI-E 3.0.

Estamos é em zona de off-topic xD mais que não seja isto serve para enaltecer a qualidade crescente da AsRock.
 
Back
Topo