Xbox 360 Lista de Xbox Exclusives - 2012 Edition

Masakari

Power Member
Decidi compilar esta lista para referência fácil, e tambem desmistificar um pouco o mito da "Xbox quase não tem exclusivos". Portanto aqui vai - de salientar que estão incluídos os chamados "console exclusives", jogos que não estão na PS3 mas podem estar no PC.

Vou editando o thread, work in progress.


RETAIL
  • Adidas miCoach :: Kinect :: Fitness :: 505 Games :: 29 Junho
  • Akai Katana Shin :: Shmup :: Cave :: 11 Maio
  • Dance Central 3 :: Kinect :: Dance :: Harmonix :: Q4 2012
  • Dragon Ball Z Kinect :: Kinect :: Brawler :: Namco Bandai :: 5 Outubro
  • Fable: The Journey :: Kinect :: Action RPG :: Lionhead Studios :: Q4 2012
  • Forza Horizon :: Racing :: Playground Games / Turn 10 :: Outubro 23, 2012
  • Halo 4 :: FPS :: 343 Industries / MS :: 6 Novembro, 2012
  • Harry Potter for Kinect :: Kinect :: Adventure :: Eurocom / Warner :: TBA
  • Just Dance Greatest Hits :: Kinect :: Dancing :: Ubisoft :: 29 Junho
  • Kinect Rush: A Disney-Pixar Adventure :: Kinect :: Various :: Asobo / Disney :: Março 23
  • Kinect Sesame Street TV :: Kinect :: Minigames :: Microsoft :: 21 Outubro
  • Kinect Star Wars :: Kinect :: Action :: Terminal Reality / Lucasarts :: Abril 3
  • Nike+ Kinect Training :: Kinect :: Fitness :: Nike / Microsoft :: Q4 2012
  • Ryse :: Kinect :: Action :: Crytek :: TBA
  • Steel Battalion: Heavy Armor :: Kinect :: Mech Action :: From Software :: 22 Junho
  • The Hip Hop Dance Experience :: Kinect :: Dance :: Ubisoft :: 15 Novembro
  • Victorious: Time to Shine :: Kinect :: Dance / Minigames :: High Voltage Software :: Feb 10

LIVE ARCADE

  • Airburst :: Puzzler :: Strange Flavor / Freeverse :: TBA
  • Battleblock Theater :: 2D side scroller :: The Behemoth :: TBA
  • Bloodforge :: Action Hack & Slash :: Climax Studios :: 1200 msp :: Abril 25
  • Charlie Murder :: 2D Brawler :: Ska Studios :: TBA
  • Class3 :: TPS Survival MMO :: Undead Labs :: TBA
  • Crimson Dragon :: Kinect :: Rail Shooter :: Grounding Inc :: TBA
  • Deadlight :: 3D side scroller :: Tequila Works :: Summer of Arcade 2012
  • Diabolical Pitch :: Kinect :: Action :: Grasshopper Manufacture :: Abril 4
  • Double Fine Happy Action Theater :: Kinect :: Casual / Augmented Reality :: Double Fine Productions :: Feb 1
  • Double Fine Extra Happy Action Theater :: Kinect :: Casual / Augmented Reality :: Double Fine Productions :: TBA
  • Dust: An Elysian Tale :: 2D side scrolling RPG :: Humble Hearts :: Summer of Arcade 2012
  • Fable: Heroes :: Brawling party game :: Lionhead Studios :: 800 msp :: Maio 2
  • Fez :: XBLA :: Platformer :: Polytron Corporation :: 13 Abril
  • Happy Wars :: Multiplayer Action :: Toylogic :: TBA
  • Haunt :: Kinect :: Adventure :: NanaOn-Sha / Zoe Mode :: Jan 18
  • Hybrid :: TPS :: 5th Cell :: Summer of Arcade 2012
  • Joy Ride Turbo :: Racing :: BigPark Inc / Microsoft :: TBA
  • Mark of the Ninja :: 2D Stealth :: Klei :: Q3 2012
  • Miner Wars 2081 :: 6F Space Shooter :: Keen Software :: TBA
  • Quarrel :: Word Strategy :: Denki :: Jan 25
  • Rhythm Party :: Kinect :: Dance :: Konami :: Feb 1
  • Sine Mora :: Shmup :: Grasshopper Manufacture :: Mar 21
  • South Park: Tenorman's Revenge :: 2D side scroller :: Other Ocean Interactive :: Abril 4
  • Spelunky HD :: 2D side scroller / Puzzler :: Mossmouth :: TBA
  • Super T.I.M.E. Force :: 2D side scroller :: Capybara Games :: TBA
  • The Splatters :: Physics Puzzler :: Spiky Snail :: Abril 11
  • Trials Evolution :: Platform / Racing :: Redlynx :: 1200 msp :: Abril 18
  • Wreckateer :: Kinect :: Physics Destruction :: Iron Galaxy / MS :: Summer of Arcade 2012

CONSOLE EXCLUSIVES
(tambem no PC ou mobile)
  • Alan Wake's American Nightmare :: TPS Action Thriller :: Remedy :: Feb 22
  • Anomaly: Warzone Earth :: XBLA :: Tower Defense :: 11bit Studios :: Abril 2012
  • Capsized :: XBLA :: 2D side scroller :: Alientrap / Koolhaus Games :: TBA
  • Dragon's Lair :: Kinect+pad :: FMV :: Digital Leisure :: Maio 25
  • Minecraft Xbox 360 Edition :: XBLA :: World Builder :: 4J Studios / Mojang :: 1600 msp :: Maio 9
  • Owlboy :: XBLA :: 2D side scroller :: D-Pad Studio :: TBA
  • Skulls of the Shogun :: XBLA :: Turn-Based Strategy :: Haunted Temple Studios :: TBA
  • The Witcher 2: Assassins of Kings Enhanced Edition :: RPG :: CD Projekt RED :: Abril

DLC EXCLUSIVES
(timed ou full)
  • TES Skyrim: Dawnguard :: RPG :: Bethesda :: 29 Junho 2012 (timed, pelo menos 30 dias)
  • CoD Black Ops 2 Map Packs :: FPS :: Activision / Treyarch / Raven :: Q4 2012+
  • Resident Evil 6 DLC :: TPS / Horror :: Capcpom :: Q4 2012+

UNKNOWN
(retail ou digital)
  • Top Angler: Bass Fishing :: Fishing Sim :: InterOne :: TBA
 
Última edição:
Já não me lembro onde li mas penso que o Ryse da Crytek tenha sido adiado o seu lançamento para a próxima Xbox, quanto ao mito é realmente a realidade e para verificar isso basta olhar para a quantidade de títulos na lista a roxo e a laranja.

PS: Bom tópico. ;)
 
Tendo em conta a variedade, público alvo e aquilo que posso adquirir, para que é que preciso de 500 exclusivos? Quando só me interessam 2 ou 3. Isto é válido para todas as plataformas.
Rio-me sempre quando dizem "X ou Y não tem jogos."
 
Boa lista. Alguns deles vão aparecer mais tarde na PS3 quase de certeza, nomeadamente o Witcher 2 e todos os live arcade que venderem bem. O pessoal diz que a "Xbox quase não tem exclusivos" porque até agora só há um jogo de jeito a sair que não use kinect e seja retail (Halo 4). Muitos não têm kinect nem compram jogos arcade.
 
A lista está muito boa.
Tudo bem que uma consola costuma viver dos seus exclusivos, mas a Xbox conseguiu mostrar que não precisa de "milhões" de exclusivos para vender. Eu jogo na consola que tiver o melhor comando, melhor comunidade e melhor apoio, quer sejam jogos exclusivos ou multiplataforma (mas sim, os exclusivos não me passam ao lado).

Nunca mais chegam informações sobre o Halo 4 :'(:'(:'(
 
Já não me lembro onde li mas penso que o Ryse da Crytek tenha sido adiado o seu lançamento para a próxima Xbox, quanto ao mito é realmente a realidade e para verificar isso basta olhar para a quantidade de títulos na lista a roxo e a laranja.

PS: Bom tópico. ;)
Tambem me lembro de ver isso, mas quando estava a compilar este tópico não achei novamente, e na wikipedia não diz nada. Se entretanto confirmar isso, retiro-o da lista, por enquanto está aí.

Boa lista. Alguns deles vão aparecer mais tarde na PS3 quase de certeza, nomeadamente o Witcher 2 e todos os live arcade que venderem bem. O pessoal diz que a "Xbox quase não tem exclusivos" porque até agora só há um jogo de jeito a sair que não use kinect e seja retail (Halo 4). Muitos não têm kinect nem compram jogos arcade.
Nem todos os XBLA que vendem bem vão parar à PS3. Alguns vão parar ao PC, ou então acabam na PS3 mas 2 anos depois, tipo o Braid ou o Castle Crashers. Na minha opinião, ser um "timed exclusive" de 1 ou 2 anos é mais do que suficiente, e os dados de mercado suportam isso. Quem queria realmente jogar esses títulos já os jogou, sejam true exclusive ou console exclusive.

Ver, por exemplo, o Lost Planet, o Bioshock, o Mass Effect 2, Braid, Castle Crashers, tiveram um impacto muito menor na PS3 por já existirem à bastante tempo em PC / 360.

Em termos de XBLA, creio que muita gente devia ultrapassar esse "estigma", pois alguns dos melhores jogos desta geração são download only neste tipo de serviços. Eu a certa altura verifiquei que comprei a 360 pelo Mass Effect e Halo 3, mas depois andava era a salivar por imensos títulos XBLA à medida que eram anunciados.

Desta lista, retail só me interessam 2 de momento (Halo 4 e Steel Battalion), mas de XBLA interessam-me 14, 11 dos quais exclusivos.

Acrescentei links pros threads dos jogos individuais.
 
Última edição:
Completando o que disse antes, não tenho nenhum problema com os jogos XBLA apesar de continuar a preferir retail do que digital download e tirando o facto de na maioria deles serem jogos de curta duração (embora em retail isso também aconteça) e de ser mais complicado arranjá-los abaixo de 10€ isto apesar de no lançamento saírem a um bom preço.

Mas também prefiro qualidade a quantidade no que toca aos exclusivos e nesse aspecto acho que a plataforma continua em bom nível. :D
 
Completando o que disse antes, não tenho nenhum problema com os jogos XBLA apesar de continuar a preferir retail do que digital download e tirando o facto de na maioria deles serem jogos de curta duração (embora em retail isso também aconteça) e de ser mais complicado arranjá-los abaixo de 10€ isto apesar de no lançamento saírem a um bom preço.

Mas também prefiro qualidade a quantidade no que toca aos exclusivos e nesse aspecto acho que a plataforma continua em bom nível. :D
Eu nao acho,nao tenho Kinect e nao sou muito de jogos Arcade.
Por isso..
 
Eu nao acho,nao tenho Kinect e nao sou muito de jogos Arcade.
Por isso..

Eu também não tenho Kinect (nem planeio comprá-lo) e também não sou muitos de jogos Arcade pelas razões que referi antes (apesar de lhes reconhecer qualidades), por isso... ;)

Não fazia mal a ninguém mais 1 ou 2 IP retail de qualidade e de géneros distinto do que já há no catálogo, mas o que há é de qualidade e acho que ninguém tem duvidas, agora para quem não gosta de Forza. Gears, Fable ou Halo o problema já é outro.
 
Qualidade eles têm. Mas realmente os gamers tambem gostam de alguma variedade, e o "FPS da Xbox" ser sempre o Halo faz com que os gamers se fartem um pouco do mesmo tipo de jogabilidade.

Os IPs da Sony providenciam alguma variedade. Mas a MS vê que 1 Halo vende mais do que o 2 ou 3 exclusivos Sony juntos, e que o Gears é o TPS que mais vende, e que o Forza é o unico rival à altura do GT. Logo, não veem razão pra mudar a sua politica.

Agora, é verdade que eles têm IPs a dormir e generos que não estão muito cobertos. Eu gostava de ver o MechAssault 3, o Crimson Skies 3, o Perfect Dark 2, o Lost Odyssey 2, o PGR5 (esse parece que vai ser o Forza Horizon), Shadow Complex 2, Too Human 2, novos IPs retail AAA, etc
 
Acho que todos gostávamos de ver esse nomes que lançaste no catálogo, o problema é quantos deles realmente venderiam e seriam sucessos comerciais isto na óptica da Microsoft que tem de criar/canalizar recursos para o seu desenvolvimento, agora se prefiria ver os recursos que andam à volta do KInect e jogos para ele fossem orientados para esses jogos, sem dúvida e já há muito que venho dizendo que a Microsoft tem orientado mal a politica de exclusivos (algo que só piorou com o Kinect).
 
Como já referiram há má gerencia a nível de possível exclusivos, basta lembrar que a mistwalker não lança nada para a xbox há imenso tempo, agora qual a razão? Lost Odyssey foi adorado por grande parte dos fãs do genero apesar de não trazer nada de novo e até as críticas dos "profissionais" foram muito positivas, outro estúpido que só tem desiludido para mim é a Rare, gostei do Kameo e porque não um Kameo II? a consola iria beneficiar de uns jogos de plataformas, acho que como o bseixas referiu a sony tem variedade dentro dos seus exclusivos, a Microsoft nem por isso, para mim para eu ficar satisfeito era anunciarem um LO II, um novo tales, um jogo de plataformas ao estilo ratchet e clank e pronto, o resto temos, ainda mais tendo em conta que este ano temos ME 3 e witcher II só esses dois jogos para mim valem o ano :p

EDIT: parabéns pelo tópico masakari :)
 
Thanks!

Eu repito à anos, eles cometeram um erro gigantesco ao não comprar a Bioware quando tiveram oportunidade, tendo-os deixado ser comprados pela EA.

Mass Effect, Dragon Age, qualquer titulo futuro da BW como exclusivos Xbox teria sido um boost enorme. Basta ver a quantidade de gente que comprou uma Xbox pela saga Mass Effect (eu incluído).
 
Thanks!

Eu repito à anos, eles cometeram um erro gigantesco ao não comprar a Bioware quando tiveram oportunidade, tendo-os deixado ser comprados pela EA.

Mass Effect, Dragon Age, qualquer titulo futuro da BW como exclusivos Xbox teria sido um boost enorme. Basta ver a quantidade de gente que comprou uma Xbox pela saga Mass Effect (eu incluído).

Concordo totalmente, a BW teria sido fundamental na luta pelos exclusivos, até porque como já foi falado em alguns tópicos, o Mass Effect na PS3 não tem o impacto que tem na xbox, nem se pode comparar, isto porque? porque quem queria realmente jogar o jogo já o jogou seja no pc ou na xbox, ainda assim agora não há nada a fazer e pelo menos sendo a BW da EA agora os jogos serão sempre multi, ou seja, teremos sempre oportunidade de os jogar :p

Eu hoje por acaso tive a ver um pouco do tópico do Halo 4, e sendo um quase completo outsider do universo Halo, pois apenas joguei o 3 para a xbox e pouco sei da história, sendo que a triologia que aí vem é digamos, um fresh start sou capaz de dar uma oportunidade, relativamente ao MP prefiro o MP de outros jogos apesar de reconhecer o valor do MP do Halo.
 
Já faziam era a sequela do Halo Wars. Vendeu mais de 2M unidades, bem recebido pela crítica, boa jogabilidade, boa história tendo em conta que é um spinoff e cutscenes soberbas (Blur se não me engano).
 
Back
Topo