Entrevista exclusiva a Nuno Silva, Evangelista da Microsoft para o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Tivemos oportunidade de entrevistar o Nuno Silva que é em Portugal o Evangelista para o Windows Phone. A designação evangelista em Portugal não é utilizada frequentemente mas nos EUA é normal.

A conversa foi bastante informal como podem ver no vídeo e as perguntas foram escolhidas em grande parte dos contributos que recolhemos neste tópico.

Foram muito poucas as questões que ficaram sem resposta. Algumas entende-se que não podem ser ainda partilhadas.

Queria partilhar uma parte que não é visível e que eu próprio não tinha essa ideia. É a informalidade que se sente. Curiosamente hoje foi notícia que a Microsoft é uma das melhores empresas para se trabalhar em Portugal.

Para quem está a pensar desenvolver aplicações têm bastante informação disponível.

VÍDEO

Entre as muitas questões debatidas destacamos as seguintes:


- Desafios para aumentar o marketshare do Windows Phone?
- Equipamentos de baixo custo. Um mercado onde o Windows Phone tem que progredir.
.- Porquê o bloqueio na alteração das regiões das contas Windows Live
- Limitações na escolha de conteúdos dependendo da região. Variação dos serviços disponíveis.
- Controlo no Marketplace. Medidas para melhorar a qualidade das aplicações.
- Carrier billing no Marketplace.
- Personalização do sistema operativo.
- Segurança da plataforma Windows Phone.
- Novidades sobre o Tango e Apollo.
- Actualização dos terminais actuais para o Windows Phone 8.

Referir ainda que no dia em que efectuamos a entrevista a Microsoft organizou uma Pizza Night para developpers que estão a desenvolver aplicações que reuniu mais de 120 pessoas. Algumas das aplicações apresentadas foram interessantes.


Links úteis:
APP HUB
app me up


Nota: Quem utiliza o Chrome e o Firefox podem ver o vídeo inline no fórum com a extensão da ZWAME: Chrome, Firefox.
No Youtube o vídeo pode ser visto a 1080p.

Poderemos disponibilizar apenas o audio se acharem que faz sentido.



 
Última edição:
Eu começei ontem e acabei hoje (1 hora!) :-D

Acho que das coisas mais interessantes que conseguiram "sacar" foi a afirmação convicta de que todos os Windows Phone vão receber o update Apollo!

E nota-se que ele sabe bem mais sobre os serviços que vão chegar a Portugal com o Windows (Phone) 8, mas obviamente que não pode dizer nada.

Parabéns pelas iniciativa, espero que venham mais no futuro!
 
Falta mais publicidade aos dispositivos não Nokia.

Mas claro isso não tem a ver propriamente com a Microsoft.

Com um pouco mais de 1 mês, até hoje só posso falar bem do meu Omnia W.
 
Eu começei ontem e acabei hoje (1 hora!) :-D

Acho que das coisas mais interessantes que conseguiram "sacar" foi a afirmação convicta de que todos os Windows Phone vão receber o update Apollo!

E nota-se que ele sabe bem mais sobre os serviços que vão chegar a Portugal com o Windows (Phone) 8, mas obviamente que não pode dizer nada.

Parabéns pelas iniciativa, espero que venham mais no futuro!

É a vantagem de haver uma bitola para o hardware. Por outro lado levanta o problema do preço e das pessoas experimentarem como discutimos durante a entrevista.

Espero que haja mais oportunidades. Os mais atentos devem ter reparado que não gravamos nenhuma entrevista sobre o Windows 8. Quando for possível trataremos disso.

Eu acho que o Windows 8 vai trazer o ecossistema que a Microsoft precisa. Ficaria admirado se não fosse um sucesso grande nos tablets.

Falta mais publicidade aos dispositivos não Nokia.

Mas claro isso não tem a ver propriamente com a Microsoft.

Com um pouco mais de 1 mês, até hoje só posso falar bem do meu Omnia W.

Isso depende das marcas. E claramente a Samsung e a HTC apontam para todos os lados. A Nokia é que assumiu o risco e por isso tem mesmo que ganhar a aposta.
 
Muito interessante a entrevista. O que mais me chamou a atenção foi esta frase: personalização wp? epá, não. não foi feito para isso.

Por exemplo será que é muito complicado implementar um certo grau de persolanização apenas ao nível do homescreen?
 
Por exemplo será que é muito complicado implementar um certo grau de persolanização apenas ao nível do homescreen?

É raro veres dois homescreens iguais no WP, isto devido às Live Tiles, depois de personalizar o homescreen com Tiles dos contactos e aplicações.
 
É raro veres dois homescreens iguais no WP, isto devido às Live Tiles, depois de personalizar o homescreen com Tiles dos contactos e aplicações.

Sim fica personalizado mas no senido de ficar diferente de outros homescreens. Não fica personalizado com o layout gráfico que eu quero. Eu gostava por exemplo de poder colocar um background diferente nas tiles, algo deste género. Ou podermos personalizar as tiles com icon packs por exemplo. E porque não permitir ao utilizador arranjar/conjugar as suas tiles segundo o padrão que quiser, com tiles de diferentes tamanhos, orientações, etc?
 
Sim fica personalizado mas no senido de ficar diferente de outros homescreens. Não fica personalizado com o layout gráfico que eu quero. Eu gostava por exemplo de poder colocar um background diferente nas tiles, algo deste género. Ou podermos personalizar as tiles com icon packs por exemplo. E porque não permitir ao utilizador arranjar/conjugar as suas tiles segundo o padrão que quiser, com tiles de diferentes tamanhos, orientações, etc?

A ideia com que fiquei é que há uma preocupação com a coerência visual e há um trabalho no sentido de aproximar do aspecto visual do Windows 8.

Nunca se vai conseguir agradar a toda a gente. isso é claro.
 
A ideia com que fiquei é que há uma preocupação com a coerência visual e há um trabalho no sentido de aproximar do aspecto visual do Windows 8.

Nunca se vai conseguir agradar a toda a gente. isso é claro.

Essa coerência tem as suas virtudes. Mas por exemplo estas sugestões que dei, não creio que desvirtuassem a interface Metro, seriam apenas ao nível do homescreen e seria mantida a linguagem geométrica das tiles. E não creio que seja complicado de implementar. Eu gosto muito de wp7 mas fico muitas vezes com fadiga visual em relação ao homescreen. Penso que wp beneficiaria muito se desse um pouco mais de empowerment aos utilizadores.
 
E porque não permitir ao utilizador arranjar/conjugar as suas tiles segundo o padrão que quiser, com tiles de diferentes tamanhos, orientações, etc?

Essa coerência tem as suas virtudes. Mas por exemplo estas sugestões que dei, não creio que desvirtuassem a interface Metro, seriam apenas ao nível do homescreen e seria mantida a linguagem geométrica das tiles. E não creio que seja complicado de implementar. Eu gosto muito de wp7 mas fico muitas vezes com fadiga visual em relação ao homescreen. Penso que wp beneficiaria muito se desse um pouco mais de empowerment aos utilizadores.

É especulação minha, uma vez que não se sabe nada sobre o aspecto do Windows Phone 8, mas se o Windows 8 é alguma indicação do que aí vem, então vamos ter novidades nesse aspecto...
 
Boas,

alguém me save dizer o porquê deste video agora ser privado? Agora que ganhou alguma exposição ao aparecer em vários sites dedicados aos Windows Phone (devido à noticia de que todos os dispositivos seriam actualizados para o WP8) metem o video privado. Isto não faz sentido nenhum pois não?! Ainda para mais sendo uma entrevista que até parece estar bem conseguida tocando em muitos pontos fulcrais relativos ao Windows Phone e a sua situação actual e que deveria estar disponível abertamente para esclarecer muitas dúvidas que ainda existem relativamente ao sistema. O que vale é que há quem já tenha feito download da entrevista completa... assim felizmente vou poder acabar de ver.

Cumprimentos
 
Boas,

alguém me save dizer o porquê deste video agora ser privado? Agora que ganhou alguma exposição ao aparecer em vários sites dedicados aos Windows Phone (devido à noticia de que todos os dispositivos seriam actualizados para o WP8) metem o video privado. Isto não faz sentido nenhum pois não?! Ainda para mais sendo uma entrevista que até parece estar bem conseguida tocando em muitos pontos fulcrais relativos ao Windows Phone e a sua situação actual e que deveria estar disponível abertamente para esclarecer muitas dúvidas que ainda existem relativamente ao sistema. O que vale é que há quem já tenha feito download da entrevista completa... assim felizmente vou poder acabar de ver.

Cumprimentos

A remoção do vídeo foi efectuada por mim e como compreendem algo se passou para ter sido feito. Não vou entrar em mais detalhes quanto ao assunto como compreendem.
 
Boas,
Acabei de ver num outro site que existe a possibilidade de a microsoft nao disponibilizar o update do apollo a todos os equipamentos existentes, como passo a transcrever:
"Nós afirmamos publicamente que todos os apps em nosso Marketplace hoje vão rodar na próxima versão do Windows Phone. Fora isso, não temos nada a compartilhar sobre lançamentos futuros."
o link para a noticia : http://www.theverge.com/2012/4/17/2956439/windows-phone-8-apollo-no-upgrade
Pessoalmente acredito que nao o fazer seria como dar um tiro no pé,especialmente após toda a operação de Marketing feita pela Nokia que creio ser o que salva o sistema operativo.
 
Depois de publicado e divulgado como foi, não é a sua remoção que irá resolver o "problema". Mas como dizes, por alguma razão terá sido...
Cumprimentos
 
O estranho disto tudo é por um lado haver um empregado da Microsoft (por acaso português) a dizer algo, isso ser negado pelo The Verge (que diz tb ter uma fonte credível) e no meio disto tudo a Microsoft acaba por não confirmar (ou desmentir) o que no fim de contas leva a que saia mais prejudicada do que beneficiada.

Soa-me que isto não fica assim e as repercussões da entrevista de Nuno Silva (concretamente a questão dos updates para o WP8), mais a negação do The Verge ás palavras de Nuno Silva vão obrigar a Microsoft a dizer algo nos próximos dias. Cheira-me que sim. Isto não é bom para a Microsoft, nao é bom para a Nokia, não é bom para nenhum fabricante que actualmente tenha no mercado modelos de WP à venda. Posso estar enganado mas...
 
Última edição:
Já está por toda a net, inclusivamente há um video com o segmento da parte em que ele refere a questão do update para o apollo, traduzido. Espero sinceramente que o Nuno não seja prejudicado.
 
Custa-me a crer que o Nuno Silva tenha inventado esta questão dos updates. Se ele o disse é porque alguém na Microsoft o informou de tal. E custa-me mais a engolir ainda a Microsoft deixar de dar apoio daqui a 6 meses a smartphones como o Nokia Lumia 900 para não falar de outros. Há qq coisa no meio desta história que não bate certo.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo