Tutorial sobre Ventoinhas - Tudo o que sei sobre ventoinhas

A informação é pertente e ajudar-me-á?


  • Total voters
    34

migadrenaline

Power Member
INFORMAÇÕES SOBRE VENTOINHAS USADAS NOS COPUTADORES:


TIPOS DE VENTOINHAS EM COMPUTADORES:
AS ventoinhas que os computadores usam todos são dispositivos muito simples..são chamadas ventoinhas axiais em que o ar é impelido na direcção do eixo da mesma nos computaores de secretária e ventoinhas centrífugas em que o ar é impelido perpendicularmente ao eixo nos computadores portáteis! – elas são facilmente identificáveis pela forma das pás/hélice das ventoinhas.
Menciono o tipo de ventoinhas (que nem sempre é como eu disse podendo variar o tipo de ventoinhas especialmente nos portáteis) porque são relativas ao sentido que o ar, que arrefece o computador, isto leva ao ponto seguinte:


COLOCAÇAO DAS VENTOINHAS DENTRO DE UMA CAIXA DE UM COMPUTADOR (obrigado Miguel321)
***Como o ar quente sobe, para haver o arrefecimento adequado, as ventoinhas que estão na parte de cima da caixa onde o ar quente se concentra, devem estar em "exaust", a puxar esse ar quente para fora da caixa, e as ventoinhas na parte de baixo da caixa devem estar em "intake" a puxar ar frio para dentro da caixa ;

PRESSÃO POSITIVA OU NEGATIVA DENTRO DA CAIXA: eu como nunca tinha ouvido falar nisto quando eu escrevi iniciamente ponderei o facto de por exemplo colocar 3 ventoinhas a meter ar e só uma a tirar o que geraria pressão dentro da caixa...ao haver pressão (neste caso positiva que p][m diz ser a melhor) a verdade é que ao haver mais massa de ar por volume de ar a transferência de calor por convecção (não sendo neste caso covecção o termo mais correcto porque existe airflow) será mais eficaz!...MAS EU POR NÃO SABER estando a pensar sobre o assunto à medida que escrevia mas sem ter conhecimento ERREI ao aconselhar entrada e saída de ar semelhantes PORTANTO Pelo que o colega p][m disse tanto pressão positiva como negativa tens os seus prós e contras.
Para quem quiser saber mais sobre este assunto uma vez mais p][m obrigado pelo artigo que forneceste que realmente esclarece umas quantas coisas cá fica o link: http://www.silverstonetek.com/techta...itive&area=usa




CARACTERISTICAS FISICAS das ventoinhas:

***VOLUME DE AR MOVIDO para certa velocidade de rotação por unidade de tempo (Vol/tempo);
***FORÇA ESTÁTICA: pressão que o ar faz na superficie que bate (Pressão=massa/superfície)...a força estática também pode ser interpretada imaginando uma ventoinha axial (não uma turbina que usa sistemas de multiplicação de pressão…refiro-me a uma ventoinha/hélice) de um avião como sendo a força de impulsão que a ventoinha tem;
***RUÍDO que a ventoinha faz em dB (decibels) - Isto são cálculos logaritmicos porque o ouvido humano não ouve linearmente mas sim logaritmicamente o que quero dizer, resumidamente, é que quando agente diz que um som tem 40dB e outro tem 50dB a relação desses 10dB é MUITO INFERIOR À comparação que se diz quando um som tem 100dB e outro tem 110dB..é este tipo de diferença que alguém se refere quando diz que uma escala é logaritmica.

PARA AQUELES QUE QUEREM OBER UM SISTEM SILENCIOSO….a relaçao de rotação para com o ruido é de Ruido<=>rotação^5 ou seja, diminuindo a rotação em certo valor, o «« ruído diminui em relação à potencia elevado a 5 »» O QUE É MUITO para quem quer conceber sistemas que façam pouco ruido cá fica a dica: obterão um ruído MUITO inferior reduzindo a rotação em poucos RPM.




CARACTERISTICAS ELÉCTRICAS::


***VENTOINHAS DE COPUTADORES USAM CORRENTE CONTÍNUA (vulgo, electricidade igual à de uma pilha em oposto à alternada que é a da rede eléctica) sendo o standard todas usam 5V(volts) ou 12V e o consumo varia de 0,1-0,4A(ampére). Esta informação tem uma utilidade muito importante que é a seguinte: quando têm uma fonte de alimentação diz ter certa capacidade em Watts POR CADA SAÍDA (que a fonte de alimentação tem muitos fios a sair por ela fora) e vocês querem fazer um overclock e encher o computador de ventoinhas indo buscar a alimentação delas directaente À fonte de alimentação têm de ver na fonte de alimentação a potência máxima (em watts) que a fonte aguenta consoante o sítio de onde estão a retirar a alimentação das ventoinhas (estes valores estão especificados no selo de fabricante das fontes…ISTO É IMPORTNTE E USA-SE ASSIM: para cada ventoinha no selo da mesma tem indicado os Volts (V de volts) a Corrente (I em Ampéres) consumida pela mesma nas condições nominais, o uso que dão a estes valores é o seguinte..se multiplicarem a Voltagem (em Volts) pela Intesidade (em Amperes) obtém o consumo em Watts (P=I * V ou seja «« Watts é igual a Ampéres vezes a Voltagem »») e assim já poderão ver se tão a abusar da vossa fonte de alimentação. Isto das potências aplica-se a tudo como por exemplo se estiverem a instalar um sistema de refrigeração a liquido, que não é o âmbito do que tou a escrever aqui, pois saberão assim as potências nominais e os limites da vossa fonte de alimentação!

***CURIOSIDADE os motores de corrente contínua costumam usar um sistema de inversão de polaridades que é o que os faz “rodar” através de “escovas” que são de contacto eléctrico físico. AS VENTOINHAS DE COMPUTADORES CHAMAM-SE ”BRUSHLESS” – sem escovas – porque a inversão de polaridade/magnetismo é feito por um circuito electrónico que usa sensores magnéticos de Hall que assim evitam o contacto físico eléctrico com a parte da ventoinha que roda…e vantagem disto: anular completamente interferências que poderiam prejudicar a performace do computador…desculpem se é informação a mais..mas se forem como eu que gostam de saber de tudo um pouco, ficam assim a perceber porque é que tanta vez se designam às ventoinhas como sendo “brushless”;

***CUIDADO COM OS CAMPOS MAGNÉTICOS DAS VENTOINHAS: para os aficcionados de overclock que por exemplo querem meter uma ventoinha a arrefecer por exemplo o chipset do north bus que com overclock do FSB este costuma aquecer bem tornando o sistema instável pois ele usa somente um dissipador passivo e tem de se colocar algo a arrefece-lo – uma ventoinha – senão o sistema torna-se instavel, isto tudo que eu disse tem um sentido: as ventoinhas pelo que vos disse funcionam com um campo magnético variavel…TENHAM CUIDADO….um campo magnético variável serve (entre muitas outras coisas) para limpar memórias (estáticas ou voláteis) por isso tenham cuidado com a distância a que colocam a ventoinha (ou melhor, o centro da ventoinha onde está o “motor” dela) em relação a componentes como RAM e afins pois ficam em perigo de o computador não funcionar bem e/ou acontecer-me com no outro dia que distraído (BURRO) fiz um overclock brutal à minha placa gráfica…e coloquei uma ventoinha de 12cm literalmente entalada entre a placa gráfica e a placa ao lado que era uma ethernet…ssabem o que aconteceu? – limpei completamente a PROM da placa de rede ficando com um MAC ADRESS: FF-FF-FF-FF-FF-FF…isto foi num fim de semana e eu apesar de uma placa de rede não ser cara não queria ficar sem net até segunda-feira e tive de perder 4 horas a reprogamar a PROM da placa de rede…por isso TENHAM CUIADO ONDE METEM VENTOINHAS PARA ARREFECER COMPONENTES!


FIOS DE LIGAÇÃO DAS VENTOINHAS:

***As ventoinhas têm 2 fios de alimentação (Voltagem (+5 ou +12V) e massa (vulgo 0V). Pode ter 3 fios em que o terceiro é monitorizaçao da velocidade e podem ter um quarto que controla a velocidade por impulsos que são aplicados À ventoinha fazendo-a rodar à velocidade que o sistema quer! (não vou complicar explicando como funciona isso dos impulsos mas simplesmente para perceberem é aplicado uma frequência À ventoinha e a modulação dessa frequência faz a ventoinha rodar À velocidade especificada pelo sistema ou pelo overclocker..
NOTA: tenham em atenção que não é a frequência (que costuma ir de 5Hz até 93KHz que faz a ventoinha rodar mais depressa, mas sim a modulação do sinal fornecido por essa frequencia)..por exemplo no SpeedFan dá para alterar esta frequencia, mas apesar de se notar uma pequena diferença quando se a muda não é por causa da frequência mas por causa do tempo em que em cada ciclo fica energia aplicada À ventoinha;


***ALTERAÇÃO DA VELOCIDADE DA VENTOINHA: as ventoinhas de corrente continua funcionam com atracção/repulsão de campos magnéticos, por isso se introduzirem uma voltagem superior À nominal esses campos magnéticos serão mais fortes fazendo com que a velocidade seja superior (para simplificar considerem uma ventoinha com só 2 fios) - em que mais voltagem consequentemente implica mais velocidade…correndo o risco de dar cabo da ventoinha MAS regra gral funciona e por isso dou-vos a dica para os “malucos” (como eu) de overclocking e portanto de cooling podem por exemplo ligar a ventoinha a voltagens sueriores usando por exemplo, da fonte ATX, vão buscar os +5V e os -3.3V e sendo uma ventoinha de 5V fica alimentada a 8,3V que a fará rodar mais depressa…isto são dicas..dependendo da qualidade da ventoinha por parte do fabrincante pode ter uma protecção que não faz difenreça nenhuma fazer isto MAS REGRA GERAL FUNCIONA e ela rodará muito mais depressa devido ao aumento de voltagem.



PROBLEMAS INERENTES ÀS VENTOINHAS:

***RUIDO NAS FONTES DE ALIMENTAÇÃO(e não só):Uma ventoinha quando fica velha, rera geral nem muito velha mas Às vezes com somente 3 ou 4 meses de idade as das fontes de alimentação que são de mais baixa qualidade fazem aquele barulho carateristico ("trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr") que pelo que se ouve é o eixo da ventoinha que está com folga..(atenção que me tou a referir não a ouvir o ar passar...obviamente....eu tou-me a referir a algo que todos ja experienciaram de certeza que é um barulho extremamente alto audivel na casa dos 70-100Hz (parecendo similar ao ruido da corrente alternada da rede electrica)..este ruido não tem nada a ver com o ar a passar..é mesmo um ruido de oscilação do próprio eixo da ventoinha e não afecta (quase que não afecta porque na prática é atrito e por isso afecta) mas QUASE que nao afecta a performance da ventoinha..simplesmente faz é mesmo muito ruido...muito mesmo...aqui vai uma dica para arranjar este problema... lubrificação.. este video é bem explcítito sobre isto: http://www.youtube.com/watch?v=cKUulu3eXTU

***ARRANJAR UMA VENTOINHA QUEIMADA...isto é usado muito quando uma ventoinha é antiga e não há substituta da mesma voltagem ou então quando temos ventoinhas em casa da mesma voltagem e a ventoinha do portátil deu o berro e como sabem fica carissimo comprar uma ventoinha de fabricante para o vosso portátil pois elas são todas diferentes e só com o fabricante é que conseguem arranjar uma que vai “caber” e encaixar bem no local do dissipador.... não encontro o link do tutorial que li há uns tempos na net que achei piada, mas é relativamente simples.... os tamanhos da ventoinha variam, mas o tamanho do circuito interno/motor, regra geral, é igual de umas para as outras mesmo quando variam de tamanho,.... se tiverem uma ventoinha queimada e nao arranjam subtituta, desde que seja da mesma voltagem QUASE SEMPRE ISTO FUNCIONARÁ, podem simplesmente pegar numa ventoinha boa e trocar o inteior dela...(a parte que é o "motor" )...isto é simpes de se fazer e se encontrar o link depois meto aqui para isto ficar bem completo.......



*** VELOCIDADE INFERIOR AO QUE DEVIA SER: Muita gente queixa-se que a sua ventoinha está a rodar (especialmente nos portáteis) a uma velocidade inferior que não arrefece bem o computador (isto tudo assumindo que já limparam correctamente o dissipador e colocaram massa térmica nova)…. Há um erro que me foi esclarecido aqui neste fórum e que nem toda a gente sabe: as ventoinhas como não têm escovas e usam um campo magnético para não haver atrito não havendo contactos físicos (só o eixo) pois também não usam escovas (só magnéticos e por isso isentos de atritos) uma ventoinha por ser velha para a mesma voltagem não vai rodar mais devagar…tal como um colega vosso me informou aqui neste fórum (Stormgiant) pode diminuir um pouco a prestação dela, mas será algo insignificante…quando tal acontecer tentem actualizar a BIOS e rezar para que o problema não seja dos sensores térmicos que estão a indicar mal a temperatura ao gestor/controlador térmico do computador e por isso ele não faz a ventoinha rodar mais depressa (às vezes não é problema do sensor mas do driver que interpreta os dados do sensor, se verificarem por exemplo no speedfan se mudarem essa "interpretação" obtêm valores de teperaturas umas vezes diferentes e outras vezes completamente absurdos)! MAS HÁ UMA SOLUÇÃO que eu esta semana passada fiz a um colega meu que tinha um HP já com 4 anos e que se queixava da velocidade da mesma…(atençao que por segurança térmica, há computadores que se virem que a ventoinha não roda nem arrancam que já me aconteceu ter um fio a travar a fan do CPU e o computador nem arrancava, mas falem comigo que arranjaremos maneira de ultrapassar isto)… há duas maneiras base de fazer de "remediar" estes stresses mencionados:

1ª maneira: desligar o 3º e o 4º fio da ventoinha deixando só a alimentação ligada…desta maneira a ventoinha rodará sempre À velocidade nominal;

2ª maneira: caso seja problema da alimentação por parte da motherboard da ventoinha, ir buscar os 5V (regra geral os portateis são sempre com 5V que elas funcionam por poupança de bateria) ir buscar os 5V por exemplo a uma porta USB e assim a ventoinha rodará também À velocidade nominal:


FIM DAS INFORMAÇÕES***************************************************************************************


EU TIVER DITO ALGUMA ASNEIRA OU HOUVER ALGUMA INFORMAÇÃO PERTINENTE DIGAM-NA…eu sou do tipo de pessoa que adoro ser corrigido, porque quando me dizem que estou errado consequentemente estou a aprender e ninguém sabe tudo….
Não hesitem em fazer perguntas que a minha área é mesmo Electr.Inf.Telec. Pelo que há muita coisa que posso saber responder…o que eu não souber responder direi logo que não sei e com as vossas respostas aprenderei.

..se há algo que gosto neste forum é que o pessoal não é parvo e gostam de partilhar informação e sabedoria...por já tter sido tanto ajudado aqui é que decidi fazer este tutorial que o assunto das ventoinhas está um bocado disperço no forum com perguntas pontuais e soluções pontuais que o pessoal fica a pensar que só se aplicam ao seu caso em concreto qundo isto 99% das vezes não é assim!


Abraço pessoal.

migadrenaline

FOIRNEÇAM DADOS QUE QUEIRAM VER AQUI...(eu escrevi o que me veio À cabeça e há coisas que para mim são intuitivas e que posso nem ter ponderado escrever por isso digam o que ficaria cá bem)
 
Última edição:
PESSOAL!..aconselho aler isso tudo com atenção antes de votarem que a informação não serve de nada PORQUE

posso ter colocado muita informação que para quem naõ a percebe pode não servir de nada, mas também tem muita informação que tem sentido e apesar de não dizer como fazer a papinha toda pela informação dá para aprender apensar por voces mesmos e a atingir objectivos!

Para casos especificos não mencionados, correcções, ou adicionar informações eu gosto de ajudar e de aprender é só fazerem comentarios!

por outro lado se acharem que isto realmente nao serve de nada...apaguem!.. não levarei isso a mal porque eu nao andei a pesquisar para fazer isto (são coisas que simplesmewnte sei) e escrevo muito rapido por isso nao perdi muito tempo.. de modo algum quero tar-vos a fazer ler isto tudo e depois nao servir para nada perdendo voces vosso tempo que tambem nao curto quando isso em acontece!

força
 
Para a maioria das pessoas isto não vai ser propriamente grande ajuda.

Se incluisses por esemplo que numa caixa de PC as fans localizadas em baixo e laterais devem estar em intake, e as superiores e traseiras em exaust, ajudava....

Cumps
 
LOOOOOOOOL...eu agora fiquei a pensar: "curto mesmo ventoinhas, será?" - e ao pensar onde se usar ventoinhas no dia a dia reparei que sem ventoinhas este mundo não funcionava...desde automóveis, computadores centrais eólicas..sei lá..eu de repente vi ventoinhas em todo lado...realmente curto ventoinhas LOLOOL
 
COLOCAÇAO DAS VENTOINHAS DENTRO DE UMA CAIXA DE UM COMPUTADOR (obrigado Miguel321)
***Como o ar quente sobe, para haver o arrefecimento adequado, as ventoinhas que estão na parte de cima da caixa onde o ar quente se concentra, devem estar em "exaust", a puxar esse ar quente para fora da caixa, e as ventoinhas na parte de baixo da caixa devem estar em "intake" a puxar ar frio para dentro da caixa - NÃO ESQUECER que a proporção de ar a entrar e a sair tem de ser mais ou menos a mesma para não criar "déficit" de pressão dentro da caixa que atenuará a circulação de ar aumetará o consumo e consequentemente diminuirá o bo arrefecimento - OU SEJA, por exemplo, não coloquem 3 ventroinhas a meter ar e só 1 a tirar...(SE bem que agora ponderando um pouco as minhas noções de física, a verdade é que se aumentar consideravelmente a pressão dentro de uma caixa ATX ao haver mais pressão significa que há mais massa de ar por unidade de volume e isto melhora a dissipação por convecção... por outro lado nunca vi isto mencionado em lado nennhum como sendo uma propriedade sigificativa no arrefcimento de computadores por isso continuo a dizer que é melhor evita-lo)

Penso que isto pode ajudar um pouco em relação a noções e ajuda no que diz respeito ao funcionamento Airflow numa caixa ATX que pode ser com pressão de ar negativa ou positiva, tendo cada uma delas o seu efeito, a meu ver a pressão positiva de ar no airflow de uma caixa é a melhor como podem ver nesta review sobre o assunto:

http://www.silverstonetek.com/techtalk_cont.php?tid=wh_positive&area=usa


Espero ter ajudado.
 
..obrigadão... eu quando falei nisto tive a ideia que raealmente mais pressão poderia ser melhor..mas pelo que vejo menos ou mais tem cada uma as suas utilizações... obrigadão

quanto ao português...OK... o word tratou do assunto ;)

abraço o continuem a dar dicas

abraço cá dos Açores
 
Não sei se meta um extra a falar de arrefecimento a liquido......


EI..aos administradores... isto não tá bom para passar a post fixo??..se houver erros ou algo assim digam... se não for algo interessante suficiente também não levo a mal...tal coo dise nao pesquisei foi tudo de cabeça e escrevo rapido foram uns 20 minutos que demorei...mas mesmo assim se vale a pena nao deixem isto ficar perdido!


Cumps dos Açores (aquelas 9, sim são nove, ilhas no meio do atlântico ;) :þ LooooooL
 
pessoal..se acham que isto nao serve de nada(a im deu jeito em muitas situacoes..depende de como interpretar oq ue se ta a ler...mas se cacham que isto nao serve de nada digam que elimino o topico e pronto...

a informacao que coloquei aqui permite por exemplo meter ventoinhas a funcionar a velocidade nominal sem controle de velocidade para quem tem temperatura a mais e tretas assim..... isto é SO SOBRE VENTOIHAS E SEU FUCOINAMENTEO e como o aldrabar

a pedido dos colegas adicionei outras informacoes para colling MNAS SEMPRE SO sobre ventoinhas e corrigi o texto todo...e muito texto mas sequerem saber como arranjar uma ventoina estragada ou outras coisas....este texto esta muito completo...

se nao vale a pena nao voltarei a fazer adiçoes aqui e ignorarei isto de vez!

abrqaco. migadrenaline

NAO LEVO A MAL SE ME CORRIGIREM ou fizerem uma ma critica porque sempre que o fazem eu toua aprender.
abraco aqui dos açores
 
...por acaso já tinha escrito isto há algum tempo.... te muita informação que só se aplica realmente a quem tem noções de electricidade e afins...

.... mas efectivamente se lido com atenção quem decorar isto ficam com mutias respostas a perguntas que se encontram habitualmente em tudo oq ue é foruns de overclocking....(que nao me recordo mas deve ter sido por isso que escrevi isto) XD XD

escrevi neste porque é o que acho mesmo mais completo de todos os que andam "praí"

força
 
boas direstraits...para ser sincero isso foi escrito ha muito tempo e continuo que procurei com o mesmo problema!

nao encontro o turorial que foi no google que o vi....

MAS.... arranjar as ventoinhas (e até fazer a conversão de 12 para 5 volts de uma ventoina que tenhas) pelo que me lembro dese tutorial é baseada nisto:

*** tens de ter a ventoinha estragada (que se queres arranjar é porque nao arranjas outra do mesmo tamanho ou entao devido ao meso problema do tamanho às vezes o pessoal precisa converter a voltagem de trabalho)...E O QUE ME LEMBRO DESSE TUTORIAL que nao encontro é isto que se tens noçoes de eletronica...(ou mesmo nao tendo) é simples:

O ARRANJO BASEIA-SE EM...pegar no interior (a parte que efectivamente gera os campos magneticos que a faz rodar) e simp+lesmente substitui-los porque eles teem todos (quase sempre pelo que tenho visto ate hoje) o mesmo tamanho)...o que varia é o tamanho da ventoinha NAO o tamanho dessa parte que a "faz rodar".... tens de abrir a ventoinah estragada e substituir esse "miolo" por um que funcione!...... MAS OLHA...isto regra geral é utilizado é mais para alteraçoes de voltagem (por exemplo tens uma ventoinha de 5 volts que nao arranjas em mais lado nenhum do mesmo tamanho sem ser de 12 volts e pegas nesse miolo de uma qualquer de 5 volts e metes na que é de 12volts passando ela a funcionar a 5 e tens aí uma ventoinha com o tamanho que queres)

Digo isto porque se tens uma ventoinha estragada ao preo que elas sao nao compensa tar a ter esse trabalho todo porque é algo que tem de ser bem feito.... tens uma vantagem grane que é esta (isto já sao conhecimentos de electromangetismo e como funcionam)..é assim... num motor "normal" de corrente continua tens o que se chama "escovas" que quando o motor da meia volta (nem sempre é meia volta mas é para dar o exemplo) as escovas alteram a polaridade (nao esquecer que tamos a falar de motores de ccorente continua) e ao alterar essa polaridade constantemente ha sempre a repulsao e atracçao magnetica que é necessaria para o motor rodar..... OU SEJA..num motor tradicional terias de ter cuidado com a subsitui9çao devido a partes moveis que teem de ficar colocadas no local certo....

NUMA VENTOINHA....nao ha esse problema das escovas...primeiro isso foi "abolido" nessas ventoinhas pois as escovas sempre que havia a tal mudança de polaridade devido À reactancia indutiva geravam MUITA interferencia..... entao o funcionamento de uma ventoinha é o seguinte: continua a haver mudanças de polaridade, MAS sem essas partes de contacto (as escovas)...tudo é feito pelo circuito electronica devido a uns sensores de magentismo (sensores de hall) que detectam quando a polaridade tem de ser ajustada (costumas ter 4 bobobines nas ventoinhas que a fazem rodas)...nao precisas de te preocupar com posiuçoes nem nada disso.... tens é de ter cuidado porque sao coisas sensiveis...MAS RESUMINDO....so tens é de abrir a ventoinha retirar esse miolo (essas 4 bobines que estao feitas num conunto só com a parte electronica os sensores etc sai tudo junto)...e substituir pelo "miolo" de uma que funcione!

OU SEJA...isto nao é arranjar uma ventoinha estragada...(até porque mesmo que um gajo tenho conhecimentos pra saber o que tá estragado e eu ja tentei as soldaduras devido aso componentes serem tao pequenos sao quase impossveis (e eu tenho muita pratica a soldar).... ou seja..isto é um "pseudo-arranj" que so compensa quando efectivamente o problema é arranjar uma ventoinha de certo tamanho que nao encontras.... MAS CLARO QUE se tens ventoinhas a torto e a dereito ai em casa...e a que tens estragada queres mesmo arranja-la...entao faz isso...pega numa ventoinha dessas que trabalham e mete-lhe o miolo e uma que fuincione que até hoje consegui sempre meter e ja fiz isto umas 6 ou 7 vezes(mas claro que pode haver miolos que nao sejam do mesmo tamanho mas ate agora nao apanhei nenhum)...... NAO ESKEÇAS É UMA COISA!!!! - quando fores arranjar essa "tal" ventoinha toma atençao à voltagem de funcionamento do miolo que lhe vais meter!....(por exemplo se for pra um portatil que as que eu arranjei rforam todas pra portateis porque comprar uma ventoinha para um portatil é carissimo sao todas (ate agoa que tenha visto ) de 5 volts..... se lhe colocares o miolo de uma e 12volts vai acontecer duas coisas....primeiro a ventoinha nao vai rodar à velocidade que tu queres por a voltagem ser menor....se segundo...... uma lei basica de potencias é esta: Potencia da ventoinha (Watts) = voltagem (Volts )* corrente (Amperes)..... o que acontece IUSTO E IMPORTATE é que um dispositivo eito para trablhar a certa potencia.... neste caso uma ventoinha de 5 volts se lhe metes um miolo de 12 volts....para atingir a potencia especificada (como ela é de 12 e so tas a meter 5 volts) ela vai subir a corrente (amperes) para manter a potencia de trabalho para o qual foi fabricada........ e isto é o segundo problema....o primeiro é ela nao rodar tao rapido por a voltagem ser inferior ao necessario porque numa de 5 volts meteste miolo de 12 volts......e o segundo problema é que a ventoinha vi tetnar trabalhar à potencia para o qual foi feita..entao para isso ela vai subir a corrente.... (P=U*I.,.....se U baixa...para manter P, I tem de subir) e podes queimar o sistema controlador de voltagens da motherboard.....

epa..desculpa escrevi isto À pressa mas acho que fui sucinto...mas gosto de ajudar..por isso se houer algo que nao percebas diz-me nao ha stress nenhum que eu ajudo! - se fui demasiado tecnico nalguma coisa que tenhas curiosidade de saber diz que tentarei explicar melhor! - nao tenhas prolblemas em perguntar..nao sou como muito pessoal que gostam de guardar conhecimentos..eu ja precisei de ajuda...e por isso ajudo sempre que posso que sei o que é!...

abraço



PS - essas informaçoes de voltagem corrente e a potencia para a qual foi feita estao sempre no autocolante na parte da frente da ventoinha....
 
Última edição:
Estou com umas dúvidas.. Se me puderem ajudar agradecia, fiquei baralhado e como já não mexo algum tempo no meu pc, decidi voltar a montar e depois de ler uma coisa confundi..

http://www.*****/pimg/FG-027-NB_48425_350.jpg

Este lado ficou para dentro da caixa para o ar entrar.

noiseblocker-pl2_iphw6035162.jpg


Este lado fica para dentro da caixa para o ar sair.

Agora fiquei com dúvidas.. Ou será ao contrário?

Abraço.

PS: Penso ser o sitio indicado para tirar a minha dúvida.
 
Estou com umas dúvidas.. Se me puderem ajudar agradecia, fiquei baralhado e como já não mexo algum tempo no meu pc, decidi voltar a montar e depois de ler uma coisa confundi..

http://www.*****/pimg/FG-027-NB_48425_350.jpg

Este lado ficou para dentro da caixa para o ar entrar.

noiseblocker-pl2_iphw6035162.jpg


Este lado fica para dentro da caixa para o ar sair.

Agora fiquei com dúvidas.. Ou será ao contrário?

Abraço.

PS: Penso ser o sitio indicado para tirar a minha dúvida.

algures na lateral da ventoinha deve de ter uma seta com a direçao do ar, mais simples que isso nao há.
 
Back
Topo