Medição de velocidades em 4G

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Estou a avaliar a Vodafone Connect K5005.

Tenho vindo a fazer uma serie de medições no site Speedtest.
Fiz uma leitura ligado ao servidor da Vodafone em Lisboa e ao servidor da nfsi telecom. A medição a um servidor externo ao operador em causa serve para poder ser comparado com outros operadores caso eles nos façam chegar uma unidade de teste.
A medição foi feita em Coimbra.

Hardware utilizado:

HP Elitebook 8440p
Core i5 2.53
SSD 160GB
8GB RAM
SO: Windows 7 64 bits

Pen: Vodafone Connect Pen K5005 com tarifário 4G 100MB

LocalServidorPing (ms)Download (Mbps)Upload (Mbps)
Zona da BaixaVodafone3512.973.47
nfsi telecom4513.073.27
Coimbra BVodafone4510.373.41
nfsi telecom5515.023.18
Urb. LoretoVodafone459.852.53
nfsi telecom4510.892.18
Urb. Santa ApolóniaVodafone459.852.53
nfsi telecom4510.892.18
Q. São MiguelVodafone550.210.30
nfsi telecom450.620.29
Hospital Universitário de CoimbraVodafone459.521.48
nfsi telecom4510.351.99
CelasVodafone4515.742.21
nfsi telecom4512.012.14
OlivaisVodafone4517.622.38
nfsi telecom4517.552.27
Rua Miguel TorgaVodafone3418.552.86
nfsi telecom3318.402.79
Praça da RepublicaVodafone3218.943.17
nfsi telecom4219.503.05
Girassolum (1)Vodafone3342.2429.13
nfsi telecom4033.1129.94
Dona MariaVodafone3514.050.58
nfsi telecom4515.040.98





(1) Mais medições 4G no Girassolum que é aparentemente a única zona da cidade com sinal 4G. As avaliações abaixo foram efectuadas com pouco tempo de intervalo. Há sempre alguma variação. Não há uma relação directa entre velocidade de download e ping. Pelo menos nas condições de medição.



LocalServidorPing (ms)Download (Mbps)Upload (Mbps)
GirassolumVodafone3342.2429.13
nfsi telecom4033.1129.94
Vodafone3139.7733.11
Vodafone4246.7128.65
Vodafone4849.3129.97


Para quem tem dispositivos móveis alerto para o consumo de fazer testes. No software da Vodafone indica que foi transferido cerca de 100MB. O mínimo que vi foi 60MB. (adenda: segundo alguns utilizadores no telemóvel varia entre 14MB e 40MB. Por isso cuidado com as medições)

Teste em 3G com cartão num Samsung Nexus S (equipamento que não permite 4G. O teste é apenas para verificar a diferença na velocidade quando comparado com a PEN

Contrariamente ao que o teste pode dar a perceber os sites abrem rapidamente.

Teste com o servidor da nfsi telecom. Não estava disponível o da Vodafone no momento do teste.
Ping: 71ms
Download: 0.83 Mbps
Upload: 1,63 Mbps

Com o servidor da ZON
Ping: 81 ms
Download: 0,83 Mbps
Upload: 2.16 Mbps

Teste em 3G com cartão num Vodafone Hotspot R201

Servidor da nfsi telecom
Ping 80 ms
Download: 1.38 Mbps
Upload: 1.13 Mbps

Servidor ZON
Ping: 196 ms
Download: 1.44
Upload: 0.34

Ligação da pen ao computador no mesmo local das medições anteriores

nfsi telecom
Ping: 56
Download: 5.76 Mbps
Upload: 1.41 Mbps

Zon
Ping: 106
Download: 4.22 Mbps
Upload: 1.59 Mbps



Se quiserem colaborar nas medições excelente. Digam o equipamento, tarifário e localização.

Numa primeira conclusão não faz sentido o tarifário de 100MB nesta fase. Como disse tive valores superiores a 40Mbps mas não documentei na altura.

Houve uma alteração recente na promoção. Hoje (21/03/2012) os tarifários móveis apenas têm promoção de 3 meses.
http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/blm_pospaga_tarifario.htm

Basicamente para quem tem mesmo necessidade de internet móvel e vai manter por 2 anos o preço do 4G 50 compensa quando se faz as contas. Isto para quem vive nas capitais de distrito naturalmente.

Este é apenas um breve comentário. As conclusões apresentarei no final.

Nota: Não faz sentido comparar com outras operadoras atendendo que não pude testar. É simples encontrar um local em que outra operadora tenha melhor velocidade e vice-versa.

Pessoalmente tenho ADSL num local a menos de 500 kbps e zero cobertura 3G. Portanto não faz sentido qualquer guerra com o que não se tem. Tenho fibra que é garantida a 100MB e nunca tive mais de 90MB. Mas este tópico não é sobre nenhum destes assuntos.
 
Última edição:
ainda há pouquissímas pessoas com 4g *"*

há poucas, e com estes tarifarios e pua a 15gb dificilmente alguem vai pegar nisto a não ser para um uso simples como tem sido até agora o 3g...

simplesmente é caro face a velocidade e real trafego, em comparação com o sistemas fixos... 15gb para um utilizador exigente vão-se num instante, e nem é preciso meter-se no p2p, isso então o trafego em algumas horas ia-se a vida, quando mais para um mês inteiro...

é sempre a mesma coisa querem lançar as inovações, mas sempre com entraves pelo meio, depois admiram-se de não ter o sucesso que previam a impôr limitações deste genero, e a dizer que é ilimitado o trafego, efim se ainda fosse 100gb era menos mal agora 15gb, mal por mal as ligações adsl...
 
há poucas, e com estes tarifarios e pua a 15gb dificilmente alguem vai pegar nisto a não ser para um uso simples como tem sido até agora o 3g...

simplesmente é caro face a velocidade e real trafego, em comparação com o sistemas fixos... 15gb para um utilizador exigente vão-se num instante, e nem é preciso meter-se no p2p, isso então o trafego em algumas horas ia-se a vida, quando mais para um mês inteiro...

é sempre a mesma coisa querem lançar as inovações, mas sempre com entraves pelo meio, depois admiram-se de não ter o sucesso que previam a impôr limitações deste genero, e a dizer que é ilimitado o trafego, efim se ainda fosse 100gb era menos mal agora 15gb, mal por mal as ligações adsl...

Onde é que está a questão dos 15GB no tarifário 4G para eu perguntar a quem de direito?
 
Onde é que está a questão dos 15GB no tarifário 4G para eu perguntar a quem de direito?
Aqui está no site..http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/blm_pospaga_tarifario.htm
A Vodafone reserva o direito de aplicar medidas restritivas à utilização do Serviço de Banda Larga Móvel, se o tipo ou volume de utilização de um cliente potenciar a degradação da qualidade de serviço dos restantes ou a integridade da sua rede. No âmbito destas medidas, e no que reporta ao volume de utilização, a Vodafone reserva o direito de, após verificado um consumo acumulado de 15 gigabytes no respectivo período de facturação mensal, reduzir temporariamente e até ao final desse período a velocidade de serviço disponível ao Cliente.
 
Fica descansado que perguntarei se esta política se aplica a quem tem 4G.

pelo menos pelo que eu e toda a gente isso anda referenciado ai pelas tabelas dos 3 operadores, se tens estado a ver os topicos do 4g aqui do forum isso anda mais que debatido , já não sei se foi aqui no forum se noutro lado qualquer de alguem que aderiu ao serviço e não viu essas condições e nem chegou ao fim de uma semana e já tinha a velocidade barrada a 128kb por ter ultrapassado os 15gb... portanto andam a vender um serviço ilimitado mas na realidade é limitado por PUA...
 
pelo menos pelo que eu e toda a gente isso anda referenciado ai pelas tabelas dos 3 operadores, se tens estado a ver os topicos do 4g aqui do forum isso anda mais que debatido , já não sei se foi aqui no forum se noutro lado qualquer de alguem que aderiu ao serviço e não viu essas condições e nem chegou ao fim de uma semana e já tinha a velocidade barrada a 128kb por ter ultrapassado os 15gb... portanto andam a vender um serviço ilimitado mas na realidade é limitado por PUA...

Ai tem que entrar o regulador. Se o regulador vê estes atropelos e não faz nada, os ISPs vão continuar a anunciar o que querem.

O que não os desculpa que fique claro.

Adenda: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=413146&p=8771168&viewfull=1#post8771168
 
Última edição:
Ai tem que entrar o regulador. Se o regulador vê estes atropelos e não faz nada, os ISPs vão continuar a anunciar o que querem.

O que não os desculpa que fique claro.

o problema é que o nosso belo regulador só é bom para umas coisas para outras deixa muito a desejar, vou vendo os desenvolvimentos e ver no que isto vai dar...
 
sim.eu estava mesmo tentadoa aderir a isto,mas com isto nem pensar....ja fiz uma exposição a Anacom...mas duvido que vá dar alguma coisa se for só eu ou mais 2 ou 3...deveria ser em massa...
 
há uma coisa que eu não entendo, pois provavelmente estarei nalgum sitio onde a 3G funciona bem e 4G nada. Passo a explicar, no post numero 1 , estão as diversas medições efectuadas com a pen 4G da vodafone, ( tal como eu tenho ), mas no meu caso so apanho 3G e as medições que faço são superior em termos de velocidade do que a maior parte das medições do post 1 em 4G.

Gostava de ouvir comentários.

Teste efectuado hoje em Benfica

http://www.speedtest.net/result/1849172036.png
 
Última edição:
há uma coisa que eu não entendo, pois provavelmente estarei nalgum sitio onde a 3G funciona bem e 4G nada. Passo a explicar, no post numero 1 , estão as diversas medições efectuadas com a pen 4G da vodafone, ( tal como eu tenho ), mas no meu caso so apanho 3G e as medições que faço são superior em termos de velocidade do que a maior parte das medições do post 1 em 4G.

Gostava de ouvir comentários.

Teste efectuado hoje em Benfica

http://www.speedtest.net/result/1849172036.png

A pen funciona em 3G quando não há 4G. O limite no meu caso não está na pen.
 
Obviamente que funciona em 3G, mas a questão é se as mediçoes em 4G são inferior as registadas em 3G, me deixa um pouco apreensivo relativamente à 4G, pelo menos nesta fase.

O meu tarifário é até 50Mega de velocidade.

Já agora sabes qual ou quais as frequencias que a vodafone utliliza por enquanto para a 4G, enquanto não tem em finais de Abril a frequencia ( penso de 800 MHz) liberta da TV analógica?
 
Última edição:
Obviamente que funciona em 3G, mas a questão é se as mediçoes em 4G são inferior as registadas em 3G, me deixa um pouco apreensivo relativamente à 4G, pelo menos nesta fase.

O meu tarifário é até 50Mega de velocidade.

Já agora sabes qual ou quais as frequencias que a vodafone utliliza por enquanto para a 4G, enquanto não tem em finais de Abril a frequencia ( penso de 800 MHz) liberta da TV analógica?

Não são inferiores. Já vi medições melhores com esta pen em Coimbra. Irei fazer mais testes quando puder. O problema é que cobertura 4G ainda é muito reduzida.

Não sei responder à pergunta que colocaste mas vou tentar saber. Queria mesmo ver se conseguia uma entrevista com a Vodafone.
 
Não são inferiores. Já vi medições melhores com esta pen em Coimbra. Irei fazer mais testes quando puder. O problema é que cobertura 4G ainda é muito reduzida.

Não sei responder à pergunta que colocaste mas vou tentar saber. Queria mesmo ver se conseguia uma entrevista com a Vodafone.

E será que consegues obter essa entrevista, mas queria falar com alguém responsável da empresa ou apenas alguém responsável por uma loja??

Abraço
 
E será que consegues obter essa entrevista, mas queria falar com alguém responsável da empresa ou apenas alguém responsável por uma loja??

Abraço

Não vejo porque não.
Responsável da empresa. Nós temos 2 milhões de visitantes por mês. Se não nos responderem não sei a quem vão responder.
 
Não vejo porque não.
Responsável da empresa. Nós temos 2 milhões de visitantes por mês. Se não nos responderem não sei a quem vão responder.

Tens noção que isso ficava brutal na Magazine!

Uma entrevista ao maior lançamento tecnológico (a nível de infraestruturas) do momento.

E excelente mesmo era conseguir o mesmo mas com os 3 operadoras e com o regulador.

Algo para apontar perspectivas de futuro, do que as empresas e regulador, acham que esta tecnologia vai trazer de impacto no modo como consumimos internet, e os conteúdos a ele associados...

Cada vez mais a internet está a deixar de ser um serviço por si só, para possibilitar a prestação de serviços extra...

Na TMN posso tentar conseguir algo, uma vez que ja trabalhei 3 anos lá...

Mas diria que isso vai ser noticia em qualquer revista especializada (PC Guia ou Exame Informática).

Mas o mais certo é apenas conseguires falar com alguém do marketing da Vodafone...

Se precisares de alguma coisa e se te interessar as ideias que te dei já sabes apita!
 
Compras 4G para andares a testar como se fosse um carro de Formula 1 , só que não passa de um Renault 4L . Tretassss , julgo que mesmo ao lado das antenas não consegues mais de 30 Mbits ... Tretas , porque ao fim de uma semana de testes , passas a ter velocidade caracol . Mas os euros são vossos e gastem em testes , xanax e advogados , depois de algum tempo .

Eles querem é euros !

Bom , mas eles já estão preparados para os 10G ...

http://speedtest-lx.vodafone.pt/
 
Compras 4G para andares a testar como se fosse um carro de Formula 1 , só que não passa de um Renault 4L . Tretassss , julgo que mesmo ao lado das antenas não consegues mais de 30 Mbits ... Tretas , porque ao fim de uma semana de testes , passas a ter velocidade caracol . Mas os euros são vossos e gastem em testes , xanax e advogados , depois de algum tempo .

Eles querem é euros !

Bom , mas eles já estão preparados para os 10G ...

http://speedtest-lx.vodafone.pt/
Qual é o problema do site de testes da vodafone?
 
Back
Topo