OC num AMD Phenom II X4 960T

JackFlash

Moderador
Staff
Boas pessoal,

Já há algum tempo que ando para fazer OC ao meu CPU, mas por falta de conhecimentos e de algum tempo, para me informar melhor, tenho estado a adiar.

Tenho um Phenom II X4 960T, com unlock estável para Phenom II X6 (3 GHz), de acordo com o CPU-Z, será um Phenom II X6 1605T.

A minha board é uma Asus M5A99X Evo e o Cooler um Artic Cooling Freezer 13 (ver. 92 mm), podem ver a config em maior pormenor no perfil.
O PC não é para jogos, o OC é para a aumentar a performance do CPU em simulação molecular e algum cálculo matemático.
A massa térmica que usei é a Artic MX-2.

Já alguém aqui fez OC a este processador com Unlock?
E o cooler dá para me esticar um pouco ou é melhor não puxar muito?

O software Asus Suite II, TurboV Evo é adequado para controlar o OC, ou é preferível outro software, ou mesmo directamente na BIOS?

Agradeço desde já qualquer ajuda e sugestões.

Cumps.

EDIT:
Tal como já referi, mais em baixo, à medida que fizer os testes coloco aqui, e vou actualizando sempre o post inicial.



Consumo energético em Stock e OC (3.8 GHz):
 
Última edição:
boas

desactiva o turbo core na bios
diz qual temperaturas actualmente em mode X4?
depois com overdrive ves temperaturas e comecas subir multiplicador,actualmente é 15x200=3ghz 16x200=3.2ghz 17x200=3.4ghz 18x200=3.6ghz
 
Esse cooler nesse processador não te deve dar uma grande margem mas vai subindo o multiplicador e pondo o olho ás temperaturas, outra coisa depois de achares o OC máximo com que queres ficar aconselho-te tambem a fazer OC ao controlador de memória os ganhos são notáveis NB Frequency em auto deve estar a 2000Mhz eu a 4.0Ghz tenho o meu a 2600Mhz ao fazeres oc ao Nb frequency possivelmente tb vais ter de subir a voltagem do mesmo atenção as voltagens não as deixes em auto, o vcore define-o tb atraves da bios e restantes voltagens muda de auto para a voltagem stock para não correres o risco da board começar a dar mais voltagem automaticamente, ahhh e OC em condições é pela bios esquece os softwares.
A melhor forma de fazeres OC é 1º leres bastante a respeito do assunto, 2º arranjares uma boa dose de paciencia e começar a testar aquilo que aprendes-te.
Outra coisa se porventura começares a fazer OC pelo Fsb por algum motivo que neste momento não me ocorre visto que tens o multiplicador desbloqueado, mas mesmo assim fica a recomendação se o começares a fazer pelo Fsb coloca o Pci express frequency em 100Mhz eu mesmo a fazer OC pelo multiplicador coloco sempre mal não faz.
Ahhh e bastante importante tb desativa o turbo na bios.
 
Boas,
Muito obrigado pelas sugestões.

Já andei a ler uns tutoriais e já comcecei a fazer alguns testes.
Neste momento o mais estável que consegui com 6 cores foi isto:

Clock: 3.7 GHz
Multiplicador: x 18.5
FSB: 200 MHz (não mexi)
Core Voltage: 1.45 V (fixado por mim)



Curioso é que o nome do CPU mudou de Phenom II X6 1605T para 1600T, o 5 foi à vida.

Está neste momento a correr o prime95 e até agora tudo ok.

Ao fim de cerca de 30 min a T ~ 65-67 ºC, o cooler parece que não está a dar conta do recado.

Devo baixar o multiplicador ou a voltagem, para ver se as Temps ficam mais fresquinhas?
Ou não há muitas hipoteses com este Cooler?
 
Última edição:
muita voltagem para essa velocidade, os x6 fazem 4,0ghz a 1,4v.... para esse cooler nao ponhas mais de 1,4v, ve o maximo que isso dá com 1,4.
 
Ok, obrigado.
Vou então baixar e ver no que dá.

Acho que já descobri mais asneirada minha.
Tinha o CPU Q-Fan Control enabled e o Cool 'n' Quiet, ou seja, a Fan do CPU nem sequer estava a rodar ao máximo.
Tenho que desactivar estas 2 opções, certo?
 
Última edição:
Decidi seguir as sugestões de todos e vou subir o multiplicador gradualmente, com 1.4 V e inicialmente com X4.
À medida que fizer os testes, vou colocando os resultados.

Já estou a correr os testes a 3.6 GHz.

Quaisquer críticas e sugestões serão bem vindas.

Cumps.

Edit: Actualização do gráfico!

Todos os gráficos serão colocados e actualizados no primeiro post, para facilitar a consulta.
 
Última edição:
Unlocked precisa de bastante arrefecimento, eu noto logo no meu de X2 para X4, é o mesmo se passa contigo, em unlocked o X6 com o Artic esta a ser mais complicado aguentar as temps, para ter uma ideia foi mesmo isso, X4 a 3.4GHZ tens 50ºC, e X6 a 3.7GH rodava os 64ºC, ou seja quase 15ºC a mais, portanto não acho que X4 a 3.7GHZ tenha a mesmas temps do modo X6...

Outra coisa é a temp ambiente, estes ultimos dias tem estado bastante quente.
 
Bem isso parece-me voltagem a mais para 3.7Ghz e claro calor a mais tb, se vires que não consegues estabilizar a menos de 1.45V se calhar o melhor para 24/7 é baixares o OC e manteres-te com voltagem e temps razoáveis.
 
Unlocked precisa de bastante arrefecimento, eu noto logo no meu de X2 para X4, é o mesmo se passa contigo, em unlocked o X6 com o Artic esta a ser mais complicado aguentar as temps, para ter uma ideia foi mesmo isso, X4 a 3.4GHZ tens 50ºC, e X6 a 3.7GH rodava os 64ºC, ou seja quase 15ºC a mais, portanto não acho que X4 a 3.7GHZ tenha a mesmas temps do modo X6...

Outra coisa é a temp ambiente, estes ultimos dias tem estado bastante quente.

Pois é, tens toda a razão, a diferença de temperaturas é bastante grande.
Já comcei a fazer OC com unlock e para já são diferenças na ordem dos 10 ºC.

Bem isso parece-me voltagem a mais para 3.7Ghz e claro calor a mais tb, se vires que não consegues estabilizar a menos de 1.45V se calhar o melhor para 24/7 é baixares o OC e manteres-te com voltagem e temps razoáveis.

Já estou a fazer testes a 1.4 V, podes ver o gráfico no primeiro post.
Mas já estou a ver que com unlock dos cores as temperaturas são elevadas.

Em princípio, depois de terminar os testes a 1.4 V e antes de tomar uma decisão, ainda vou experimentar voltagens mais baixas, para ver como ele se aguenta.
 
Pois é, tens toda a razão, a diferença de temperaturas é bastante grande.
Já comcei a fazer OC com unlock e para já são diferenças na ordem dos 10 ºC.



Já estou a fazer testes a 1.4 V, podes ver o gráfico no primeiro post.
Mas já estou a ver que com unlock dos cores as temperaturas são elevadas.

Em princípio, depois de terminar os testes a 1.4 V e antes de tomar uma decisão, ainda vou experimentar voltagens mais baixas, para ver como ele se aguenta.
nao é so temperaturas elevadas como consumo elevado
 
Gráfico OC #1 finalizado!!!

nao é so temperaturas elevadas como consumo elevado

Pois

Quando o conseguires estabilizar para 24/7, corre aí uns benches de CPU. Em modo x4 e x6.

Faz uns benchs com unlock e sem unlock a ver se te compensa mais o modo x4 com o OC ou X6 com menos velocidade de clock.

Que benchs me aconselham?

Já agora, estou a pensar testar com 1.35 V no CPU, para os clocks mais altos estáveis.
Acham que vale a pena?
Se calhar sempre aquecia e gastava menos.
 
Última edição:
Sou muito noob nisto de OC, mas do que li também não me pareceu nada mau. :D
E 58 ºC é razoável?

Esta semana, quando puder, ainda vou fazer mais umas alterações as definações de OC e depois começo a correr uns benchs.
 
58ºC para os GHZ e o cooler que apresenta acho bom...mas em X6 duvido que consigas os 4.1GHZ, por 2 motivos...os outros 2 cores são menos estáveis, e as temps como já sabes em modo X6 conta com mais temperatura.
 
Back
Topo