Oracle Linux free \ Oracle 11G certificado para a release 6

Nemesis11

Power Member
Como é do conhecimento de muitos, a Oracle tem a sua própria distribuição de Linux que é (bastante) baseada em Red Hat.

O download da distribuíção sempre foi free, mas não era possível efectuar updates sem um contracto com a Oracle.
Isso muda a partir de hoje, pois a Oracle decidiu tornar acessível a todos um repositório com os updates e outro com algumas modificações (especialmente o Kernel custom da Oracle).

We just issued a press release with a number of very good updates for everyone

There are a few things of importance :

1) As of right now, Oracle Linux 6 with the Unbreakable Kernel is certified with a number of Oracle products such as Oracle Database 11gR2 and Oracle Fusion Middleware. The certification pages in the Oracle Support portal will be updated with the latest certification status for the various products.

As always we have gone through a long period of very comprehensive testing and validation to ensure that the whole stack works really well together, with very large database workloads, middleware application workloads etc.

2) Standard certification efforts for Oracle Linux 6 with the Red Hat Compatible Kernel are in progress and we expect that to be completed in the next few months. Because of the compatibility between OL6 and RHEL6 we can then also state certification for RHEL6.

3) Oracle Linux binaries (and of course source code) have been free for download -and- use (including production, not just trial periods) since day one. You can freely redistribute the binaries, unlike many other Linux vendors where you need to pay a support subscription to even get access to the binaries. We offered both the base distribution release DVDs (OL4, OL5, OL6) and the update releases, such as 5.1, 5.2 etc. this way. Today, in this announcement, we also started to make available the bugfix and security updates released in between these update releases. So the errata streams (both binary and source code) for OL4, 5 and 6 are now free for download and use from http://public-yum.oracle.com. This includes uek and uek2.

The nice thing is, if you want a complete up to date system without support, use this, if you then need support, get a support subscription. Simple, convenient, effective. We have great SLA's in producing our update streams, consistency in release timing and testing of all the components.

Ao mesmo tempo, a Oracle anunciou (finalmente) a certificação do 11G 2, database e Fusion, para a versão 6 do Oracle Linux e dentro de 90 dias, para o RHEL 6.

Oracle Database 11g Release 2 (R2) and Oracle Fusion Middleware 11g Release 1 (R1) are immediately available on Oracle Linux 6 with the Unbreakable Enterprise Kernel.
Oracle Database 11g R2 and Oracle Fusion Middleware 11g R1 will be available on Red Hat Enterprise Linux 6 (RHEL6) and Oracle Linux 6 with the Red Hat Compatible Kernel in 90 days.

http://www.oracle.com/us/corporate/press/1563775

Mais alguns links:
https://blogs.oracle.com/linux/entry/free_updates_and_errata_for
https://blogs.oracle.com/OTNGarage/entry/how_to_subscribe_to_the
https://blogs.oracle.com/wim/entry/setting_up_oracle_linux_6
 
A Red Hat não deve ter gostado nada disto.
É um ataque gigantesco por parte da Oracle.

Eu acho que é mais uma medida de protecção em torno do mercado das bases de dados, onde aliás a Red Hat não é propriamente uma concorrente (talvez mais a IBM, que também apregoa Red Hat). O RHEL continua a ser certificado pela propria Oracle para as bases de dados. A Oracle não tem qualquer interesse em destruir uma das empresas graças à qual ganha muito. É bom que surjam alternativas, mas não creio que fora dos contextos das bases de dados Oracle a Oracle consiga persuadir os clientes da Red Hat a trocarem.
 
Eu acho que é mais uma medida de protecção em torno do mercado das bases de dados, onde aliás a Red Hat não é propriamente uma concorrente (talvez mais a IBM, que também apregoa Red Hat). O RHEL continua a ser certificado pela propria Oracle para as bases de dados. A Oracle não tem qualquer interesse em destruir uma das empresas graças à qual ganha muito. É bom que surjam alternativas, mas não creio que fora dos contextos das bases de dados Oracle a Oracle consiga persuadir os clientes da Red Hat a trocarem.

Não faço ideia que sucesso tem o Oracle Linux a nível comercial, mas a Oracle além de vender suporte para Oracle Linux, vende também suporte para Red Hat, o que é um pouco "estranho".
Penso que a Red Hat não está envolvida directamente no mundo de base de dados, mas o anuncio da certificação para o RHEL6 demorou mesmo bastante tempo, com o detalhe de ser primeiro certificado para o Oracle Linux 6. O anúncio de colocar os repositórios de forma pública e sem restrições é um pequeno "ataque" à Red Hat, até porque eles sabem que o importante é os contractos de suporte, tal como na Red Hat.
Em relação à IBM, eles apregoam bastante o SLES.
 
Não faço ideia que sucesso tem o Oracle Linux a nível comercial, mas a Oracle além de vender suporte para Oracle Linux, vende também suporte para Red Hat, o que é um pouco "estranho".

Assim como a SUSE vende suporte para Oracle e para Red Hat... Quanto à DB da Oracle, tem muito sucesso e tem uma particularidade muito interessante, os clientes que a usam pagam pequenas fortunas pela mesma (o que torna o valor da licença do Oracle Linux quase dado). A Red Hat tem uma parceria com a Oracle há anos e a propria Oracle certifica os seus productos para RHEL, porque é o SO mais utilizado extensivamente.




Penso que a Red Hat não está envolvida directamente no mundo de base de dados, mas o anuncio da certificação para o RHEL6 demorou mesmo bastante tempo, com o detalhe de ser primeiro certificado para o Oracle Linux 6.

O RHEL6 saiu à meses, o Oracle Linux 6 saiu recentemente, o atraso deveu-se à implementação e estabilização do 'btrfs' que permite gestão de snapshots (aparentemente uma vantagem competitiva para a Oracle mas inutil para a maior dos clientes). A certificação foi praticamente em simultaneo. O anuncio foi ontem, e o Oracle Linux 6 foi lançado pouco antes... estes processos demoram o seu tempo... Não vejo nada de escandaloso aqui.



O anúncio de colocar os repositórios de forma pública e sem restrições é um pequeno "ataque" à Red Hat, até porque eles sabem que o importante é os contractos de suporte, tal como na Red Hat.
Em relação à IBM, eles apregoam bastante o SLES.

Sure... O CentOS e o SL já o fazem à anos... de qualquer forma o que o site da Oracle diz é que o Oracle Linux 6 Desktop fica em 99$US (o dobro da Red Hat), a versão workstation em $399 (mais do dobro da Red Hat) e a versao server depende dos tradicionais CPU's etc...

Partilha aí o link dos binarios da Oracle para quem quiser testar.
 
O RHEL6 saiu à meses, o Oracle Linux 6 saiu recentemente, o atraso deveu-se à implementação e estabilização do 'btrfs' que permite gestão de snapshots (aparentemente uma vantagem competitiva para a Oracle mas inutil para a maior dos clientes). A certificação foi praticamente em simultaneo. O anuncio foi ontem, e o Oracle Linux 6 foi lançado pouco antes... estes processos demoram o seu tempo... Não vejo nada de escandaloso aqui.

O RHEL6 saiu em Novembro de 2010 e o Oracle Linux 6 em Fevereiro de 2011.
Quanto ao btrfs, a Novell e a Oracle estão a puxar imenso para o colocar em produção. O SLES não suporta ext4, mas tem a opção para colocar btrfs como default. Sem comentários.

Sure... O CentOS e o SL já o fazem à anos... de qualquer forma o que o site da Oracle diz é que o Oracle Linux 6 Desktop fica em 99$US (o dobro da Red Hat), a versão workstation em $399 (mais do dobro da Red Hat) e a versao server depende dos tradicionais CPU's etc...

Partilha aí o link dos binarios da Oracle para quem quiser testar.

https://edelivery.oracle.com/linux

Para quem não se quer registar -> http://www.bugmenot.com/view/oracle.com

Tem também o Oracle VM, que é bem diferente do RHEV.
 
O RHEL6 saiu em Novembro de 2010 e o Oracle Linux 6 em Fevereiro de 2011.
Quanto ao btrfs, a Novell e a Oracle estão a puxar imenso para o colocar em produção. O SLES não suporta ext4, mas tem a opção para colocar btrfs como default. Sem comentários.[/quote,]

Somos dois no que diz respeito à SUSE e mudança de direcção, no entanto convém frisar que a força da SUSE é nas mainframes, não em Oracle... Sei que há uns 11 atrás eles estavam certificados, hoje em dia nao estao, e fazem do SAP o investimento deles (o que faz algum sentido visto que sao ambas empresas de origem germanica).



Eu se quiser testar tenho licenças na empresa onde trabalho, mas nem quero olhar para isso... estou muito feliz com o RHEL... Relativamente à virtualização, é dominado pela VMWare, ninguem pode discutir isso, a Red Hat por 4, e a solução deles está muito longe do VMWare. De qualquer forma dependendo da utilização, o openVZ e os sistemas de containers começam a ficar muito populares, e em alguns casos vao acabar mesmo por substituir outras soluções. Todas as pessoas que conheço que trabalham com openVZ falam maravilhas daquilo. Pessoalmente eu so uso VM's para builds especificos em determinadas plataformas e testes (maioritariamente em RHEL5 e RHEL4), o VirtualBox ou o Xen chegam-me perfeitamente :)
 
Somos dois no que diz respeito à SUSE e mudança de direcção, no entanto convém frisar que a força da SUSE é nas mainframes, não em Oracle... Sei que há uns 11 atrás eles estavam certificados, hoje em dia nao estao, e fazem do SAP o investimento deles (o que faz algum sentido visto que sao ambas empresas de origem germanica).

Sim. É nesse mercado que a IBM apregoa Suse e eles ainda suportam Itanium, algo que a RH abandonou.
Seja como for no anúncio do SP2 do SLES, eles puxam mesmo muito para se usar btrfs, quando não suportam ext4. O btrfsprogs é um snapshot da versão alpha (no Oracle Linux também) e é um sistema de ficheiros que não é ideal para muitos cenários.
Não percebo este tipo de decisões, especialmente no mercado servidor. Até pode ser que corra tudo bem, mas não se arrisca com filesystems em servidores.




Eu se quiser testar tenho licenças na empresa onde trabalho, mas nem quero olhar para isso... estou muito feliz com o RHEL... Relativamente à virtualização, é dominado pela VMWare, ninguem pode discutir isso, a Red Hat por 4, e a solução deles está muito longe do VMWare. De qualquer forma dependendo da utilização, o openVZ e os sistemas de containers começam a ficar muito populares, e em alguns casos vao acabar mesmo por substituir outras soluções. Todas as pessoas que conheço que trabalham com openVZ falam maravilhas daquilo. Pessoalmente eu so uso VM's para builds especificos em determinadas plataformas e testes (maioritariamente em RHEL5 e RHEL4), o VirtualBox ou o Xen chegam-me perfeitamente :)

Em relação ao Oracle Linux, vejo uma boa razão para se testar. Ver como se comporta o kernel costumizado da Oracle em base de dados, não só Oracle.
Eles dão números muito bons, que é provável que seja em situações ideais.

Quanto a virtualização. Hoje em dia, não há propriamente más tecnologias de virtualização. Os competidores da Vmware têm bons produtos.
Acho que há várias razões para se continuar a usar Vmware:
- Costuma-se dizer que nunca ninguém foi despedido por escolher IBM. Acontece um pouco isso com Vmware. É a empresa que está à mais tempo neste mercado e é bem vista pelo próprio mercado.
- Vmware hoje em dia é mais que virtualização. É normal que se escolhar Vmware pelos produtos que ficam por cima do Virtual Center.
- Pela quantidade de produtos que funciona e/ou se liga com os produtos da Vmware e podem não suportar os outros.

Quanto a OpenVZ, como é normal, tem o problema de só correr Linux. Claro que em muitos cenários isto não é problema.
Eu gosto bastante mais de LXC. Parece-me um pouco mais complicado de aprender, mas pode-se ir ao mais pequeno detalhe a nível de limites. A tecnologia está integrada no kernel (cgroups) ao contrário de OpenVZ e podem-se usar imagens pre-feitas de OpenVZ.

O que nunca percebi é se é algo que se pode considerar estável. Não há muita documentação.
Acho que a Oracle é a primeira distro empresarial a dar suporte para LXC. É outro dos pacotes que se encontra no repositório deles.
 
Back
Topo