Duvidas sobre watercooling - sistemas Corsair HXX

GSA

Power Member
Boas malta,

Gostaria de me iniciar no watercooling visto ter adquirido recentemente um i7-920 que segundo li, tem pano para mangas no que respeita a OC.
Neste momento e antes de me iniciar no OC gostaria de me preparar a nivel de cooling para não danificar o material.
O objectivo será por chegar até os 3,6 - 3,8Ghz, já li pessoal que vai até aos 4.2 mas não pretendo chegar tão longe para não forçar o material nem a fonte.

Ora andava eu à procura de coolers sem pretender gastar muito dinheiro tendo visto uns Noctua a ar jeitosos mas deparei-me mais tarde com um sistema novo a àgua que desconhecia e é aqui que residem as minhas dúvidas que peço que me esclareçam.

Por exemplo o Corsair H100:

É um sistema completo de watercooling em que a bomba fica montada na própria base de arrefecimento do CPU não precisando de mais nenhum material certo?

Penso que este sistema me trazia algumas vantagens a nível de arrefecimento do CPU e Motherboar em geral, isto pk posso colocar o radiador fora da caixa sendo que tiro muito do ar quente que se gera dentro da caixa quando se recorre a cooler de cpu a ar. Corrijam-me se estou errado.

Já agora, se alguém tem este tipo de sistemas normalmente trabalha com o CPU a que temperaturas e se recomendam este material, seja o h100 ou inferiores.

Obrigado a todos.
 
Ora bem andei à procura e vi uns corsair h50 com um preço bastante aceitável mas pelo que estou a ler sobre a montagem o sistema fica com a ventoinha a puxar ar do exterior para o radiador que fica no interior mandando ar quente para dentro. Acho que podiamos montar isto ao contrário mas assim puxamos o ar quente de dentro da caixa para o radiador acaba por não ser a melhor solução também... Alguem resolveu isto de outra maneira?
 
H100 é bastante bom, vou adquirir um muito em breve!

H70 é bom tambem, é o que tenho neste momento com um i5 2500k a 4,4ghz e as temps maximas em load 70/76
 
O h50 é muito fraco para o que custa.
Para essa gama de valores é preferível um cooler a ar pq tens melhor performance.

A coisa boa do H50 é que o arranjo por 40€... já o H100 fica por 70 Euros o que foge do orçamento pretendido...

O review do h50 não me parece má... mas agradeço a opinião.
A minha visão é que um bom cooler a ar começa a perder eficácia em OC devido ao ar que está dentro da caixa começar a aquecer mesmo tendo uma boa exaustão. A MB e Gráfica aquecem bem fazendo que o ar que é direcionado para o cooler do CPU seja cada vez mais quente perdendo assim metade da sua eficácia...

A minha ideia como referi no inicio, e não sei se seria possivel, seria colocar o radiador fora da caixa...
 
Última edição:
mandas fazer sistema completo desde cpu+gpu+mb que ficas melhor.

Mando fazer sistema completo!? desculpa não percebi...

Se te referes a um sistema de WC completo claro que fico melhor!! LOL muito melhor... custa é dinheiro que não quero gastar!! Vai uma grande diferença entre os 40-50€ que pondero gastar e 300€ para comprar um sistema completo de WC. Principalmente quando a ideia é fazer um OC mediano pois como referi, vi muitos posts com este processador acima dos 4.0 Ghz e não pretendo passar dos 3.6Ghz.
 
Última edição:
Atenção que um 920 não dissipa a mesma quantidade de calor do que os mais recentes 2500/2600k.
É muito mais quente. Se quiseres fazer um bom OC, convém ser um bom cooler para ficar fresco, e ainda por cima vem ai o verão.

Roberto, ajuda o OP. Não coloques sugestões sobre coisas que ele não pediu.
 
Atenção que um 920 não dissipa a mesma quantidade de calor do que os mais recentes 2500/2600k.
É muito mais quente. Se quiseres fazer um bom OC, convém ser um bom cooler para ficar fresco, e ainda por cima vem ai o verão.

Roberto, ajuda o OP. Não coloques sugestões sobre coisas que ele não pediu.

Pude hoje atestar a veracidade quando diz que os 920 aquecem bem. Até à data nunca tinha conseguido ultrapassar os 45º mesmo a jogar durante umas horas mas hoje o caso mudou de figura. Já mandei vir o h50 que arranjei a bom preço e faço intenção de montar o radiador com duas ventoinhas e fora da caixa o que vai tirar dentro da caixa muito do ar quente que é gerado para dissipar o calor feito pelo processador. Por muito bom que o dissipador a ar fosse, o ar dentro da caixa vai aquecendo progressivamente e mesmo sendo extraido pelas ventoinhas traseiras acaba por passar nos dissipadores passivos da ram e da MB que abundam em volta do processador criando assim um sistema de estufa com o passar das horas. Assim sendo, tendo em mente que o dissipador já vem a caminho decidi me aventurar no OC mesmo com o dissipador de origem sem exagerar e de olho nas temperaturas. Para meu espanto, apenas a 3.2GHZ aquando do stress do prime95 a temp do cpu subiu em 30segundos de 40 graus para 85 e não parou de subir. Acabei por nem deixar concluir o teste ia a temp em 87º pois não só esta temp começava assustar mas também o detetor de temp da torre que coloquei no dissipador passivo da board também acusou um grande aumento. Isto de alguma forma atestou a minha teoria em que dissipadores de CPU a ar, por muito bons que sejam, ao fazerem o seu trabalho acabam por aquecer os outros componentes circundantes devido ao aumento da temperatura média do ar dentro da caixa.

O processador com esta board (Asus rampage II) realmente dá cartas no que respeita a OC mas efetivamente vou ter de aguardar pelo dissipador para me poder voltar aventurar pois não pretendo ficar pelos 3,2Ghz :002:. Embora o H50 esteja longe de ser topo, tenho grandes perspectivas do mesmo devido à montagem fora da caixa e faço conta de puxar bem mais tanto pela gráfica como pela board e ram se efetivamente conseguir baixar a temp média do ar que circula na torre.
 
preferia dar 70€ pelo H100 do que 40€ do H50 ficavas bem melhor servido. Pode não ser má compra o H50 o futuro o dirá. Tenho un cooler macho e testei tb o H50/H60 no meu sistema foram inferiores em desempenho como em barulho em full load com cpu AMD 125w.
 
Na minha opinião, esses WC selados são das piores compras a fazer. Antes um bom cooler a ar que supera qualuqer um desses WC selados
 
Ai supera diz quem? as estatisticas falam por si, ja para n falar do espaço que os de ar ocupam!

Faço conta de postar aqui a diferenças de temperatura que o pc atinge com o sistema WC porque tb sou da sua opinião, muito embora, acredite que talvez um bom air cooler seja capaz de baixar mais, ainda que ligeiramente, a temp do cpu comparado ao sistema que optei. Mas é preciso olharmos para o problema duma forma mais abrangente:
Referente aos coolers a AR do género do thermalright que me foi aconselhado posso dizer que já tive um identico para o meu anterior CPU (AMD 64 bits 4000) e so posso dizer maravilhas sobre os efeitos directos que tinha no CPU com um duplo sistema de ventoinhas em push pull. Quanto aos efeitos indirectos ( Muito espaço ocupado e consequente perda de dinamica de ar dentro da caixa, aquecimento dos dissipadores passivos da board (northbridge), aquecimento da ram, etc) é que já nao posso dizer o mesmo. Foi essencialmente por querer fugir a estes ultimos que optei pelo WC desta vez e ver a diferença...
 
H100 é bastante bom, vou adquirir um muito em breve!

H70 é bom tambem, é o que tenho neste momento com um i5 2500k a 4,4ghz e as temps maximas em load 70/76

Ai supera diz quem? as estatisticas falam por si, ja para n falar do espaço que os de ar ocupam!

O meu 2550k(4,5ghz 1,35v) não passa das 60ºC com o macho.

Macho custa 40€ o h70 custa 80€ Com metade do teu orçamento faço melhor temps que tu.

O h100 passa em performance o macho mas custa quase 3x mais e existem collers a ar que passam o h100 a brincar.

Tenho um amigo meu com o h100 que custa 100€ que faz temps só uns grausa menos que o meu.

Eu aconcelho claramente a ar
 
Última edição:
adquiri um h100 e a 4.5ghz i5 2500k as minhas temps n passam dos 55!! e a media anda 48/53 Load!!!

e mais, o melhor cooler a ar Noktua e Silver arrow, foram comparados aos h70 e h100 e ficam atras em varias reviews!

Tambem ha varios factes que contribuem para o aumento ou para a diminuição da temp, o Cooler, o airflow da caixa, temp ambiente, tipo de pasta termica etc... Mas na minha opiniao os WC sao bem melhores
 
Última edição:
Sistema montado e em funcionamento finalmente!

Quanto à montagem foi brincadeira para 3 horas. Tive de desmontar o sistema todo para sacar a board fora, aproveitei para fazer alta limpeza ao sistema e acondicionar ainda melhor a cablagem. A montagem do cooler em si não é dificil mas é trabalhosa. Arranjar espaço para o radiador tb não foi fácil e para seguir com o meu projecto vou ter de furar a placa de cima da caixa. Vai isto a meio mas não pode deixar de experimentar e entao para já foi o seguinte:

Cooler no topo da caixa a funcionar para já só com uma ventoinha Noctua NF-P12, amanha outra igual se irá a juntar à festa ficando na parte da frente do radiador.

i7-920 c0/c1

Sem OC a 2,8Ghz - Cooler de origem - 35º em idle 71º sob stress -- CORSAIR - 24º em idle 59º sob stress
Com OC a 3.4Ghz - Cooler de origem - 40º em idle >87º sob stress (parei quando cheguei a esta temp) -- CORSAIR - 26º em idle 70º sob stress

Para já estou contente com o que vi e sei que ainda posso melhorar imenso, basta melhorar o OC que sei que está muito mal afinado pois estou com o vcore a 1.31v, mudar a massa termica que meti uma que que tinha cá por casa da mais rasca que pode haver e com dupla Fan no radiador isto vai bombar! Quanto ao ruido, ouço mais as ventoinhas da thermaltake de 92mm dentro da caixa que a Noctua fora dela.
 
Última edição:
adquiri um h100 e a 4.5ghz i5 2500k as minhas temps n passam dos 55!! e a media anda 48/53 Load!!!

e mais, o melhor cooler a ar Noktua e Silver arrow, foram comparados aos h70 e h100 e ficam atras em varias reviews!

Tambem ha varios factes que contribuem para o aumento ou para a diminuição da temp, o Cooler, o airflow da caixa, temp ambiente, tipo de pasta termica etc... Mas na minha opiniao os WC sao bem melhores

o que interessou e que o meu a 4,5ghz não pasa dos 60ºC com macho 40€
tu com o teu a 4,4ghz e o h70 de 80€ fazes 70ºC

Como e que podes comparar h70 com modelos melhores que o Macho se nem o h70 é melhor que o macho.

http://www.guru3d.com/article/zalman-cnps-12x-review/7

[URL="http://www.guru3d.com/article/zalman-cnps-12x-review/8"]http://www.guru3d.com/article/zalman-cnps-12x-review/8

[/URL]http://www.xbitlabs.com/picture/?src=/images/coolers/thermalright-hr-02-macho/zchart_diagr_big.png
Neste gráfico ainda faltam os noctua o zlaman cnps 12x e o silver arrow [URL="http://www.guru3d.com/article/zalman-cnps-12x-review/8"][URL="http://www.xbitlabs.com/picture/?src=/images/coolers/thermalright-hr-02-macho/zchart_diagr_big.png"][/URL][/URL]
 
Novo aumento de OC para 3,5 Ghz e agora com duas ventoinhas push&pull ambas ao minimo de velocidade a rondar as 1000 rpm o processador não passa dos 40-45º mesmo a jogar durante horas. E o melhor disto tudo é que simplesmente não se houve absolutamente nada mesmo estando o radiador fora da caixa. As ventoinhas de 120mm da noctua simplesmente não se houvem! Agora só falta trocar as ventoinhas da torre para umas novas e mais silenciosas de forma a calar o pc de vez, em suma fiquei bastante contente com o sistema visto que na utilização que dou ao pc (jogos) o pc está mais fresco do que antes mesmo com mais 900mhz em cima e com 0 de ruido.
 
Back
Topo