Cabos HDMI

Rodalivre

Membro
Oi pessoal

Tendo procurado um tópico sobre este tema, não encontrei nada (falha minha?).
Li também algumas páginas do tópico Mostrem lá os vossos sistemas e reparei que muitos não referem os cabos que usam.

De acordo com muita gente, tudo isto é uma grande treta, pois se o sinal é digital (zeros e uns), das duas uma: ou o sinal passa ou não passa, e se passa não há diferenças de qualidade, pois o material dos cabos não muda zeros para uns ou vice-versa.

No entanto, para muitos outros um bom cabo faz a diferença entre um bom sistema e um excelente, sendo objeto de estudo em revistas especializadas.

Gostaria de lançar esta discussão, agradecendo desde já toda a informação que possam disponibilizar.
 
Posso dizer que tenho um cabo hdmi de 5m sem marca que custou tanto como o de 1m de marca e funciona na perfeição!
 
Penso que a diferença entre um bom cabo e um sem marca só se nota em cabos mais compridos. Isto porque o standard do HDMI tem algumas limitações que fazem com que se perca informação em cabos compridos coisa que com cabos de alta qualidade já se consegue evitar mas nem sempre.
 
De acordo com muita gente, tudo isto é uma grande treta, pois se o sinal é digital (zeros e uns), das duas uma: ou o sinal passa ou não passa, e se passa não há diferenças de qualidade, pois o material dos cabos não muda zeros para uns ou vice-versa.

No entanto, para muitos outros um bom cabo faz a diferença entre um bom sistema e um excelente, sendo objeto de estudo em revistas especializadas.

Realmente só experimentado e medindo com equipamento ADEQUADO.

Agora vamos ver o seguinte, como referiste, e bem, no cabo passam 0 e 1, sob a forma de sinal elétrico.

Enquanto num sinal analógico o respetivo sinal eléctrico assume vários valores dentro de um determinado intervalo e por isso está sujeito a erro de leitura, no sinal digital ou temos ou zeros ou uns. Dai haver menos erros.

Claro que pode haver erros, mas serão, por motivo inerente à tecnologia, muito menos.

Posso afirmar o seguinte: desde que o cabo não comprometa a transmissão dos 2 sinais, zeros e uns, cada um deles com um valor elétrico associado bem distinto, não haverá perda na qualidade.
A questão é até que ponto a dita "qualidade" afeta esta comunicação. Mas disso, pouco percebo.

Faço outra pergunta. O que tem um cabo hdmi para custar 200€?

Tem ouro? Não, o ouro não presta para isto. Só tem a vantagem de não oxidar.
Então o que tem? Não sei... Muito marketing provavelmente.


Não digo que um cabo caro seja fraco, nem que um barato seja bom.
Haverá cabos barato e caros, bons e fracos.

O problema, como em tudo, é saber quem é quem.


Dou um exemplo.
O cabo que uso para ligar um leitor de cd a um amp é feito por mim.
Aparentemente, e com fundamento teorico, é melhor do que aquele que copiei que já assim custa 100€.
Por paradoxal que pareça o tal cabo de 100€, cabo comercial, parece ser melhor que varios cabos de centenas de euros.
Como raio se explica isto?

;)


Edit:
Um bom cabo deverá ter fichas de qualidade, soldaduras de qualidade, condutores de qualidade, etc.
O facto de ser caro, implica que o tenha? Eu acho que não.
 
Última edição:
Quanto ao ouro, é um bom condutor, por isso pode de facto ser usado, fazendo por isso encarecer o produto.

Quanto ao teu edit, o facto de ser caro não implica que tenha qualidade, mas o facto de ter pode implicar ter que ser caro - o problema é saber qual das duas se verifica, e daí desconfiarmos se é "barrete" ou verdadeira qualidade...

No entanto, parece-me estranho que tantos sites e revistas consigam realmente realizar comparativos com conclusões consistentes entre eles, o que exclui a hipótese de se comprar a opinião desta ou daquela publicação (não se pode comprar TODAS, certo?).

Parece-me que é um pouco como dizer que todas as TVs são iguais desde que dê para ver a Fátima Lopes... :lol:

Posso dizer que tenho um cabo hdmi de 5m sem marca que custou tanto como o de 1m de marca e funciona na perfeição!

Mas já comparaste com outros? Ou dá para o gasto e simplesmente estás satisfeito?
 
Última edição pelo moderador:
Quanto ao ouro, é um bom condutor, por isso pode de facto ser usado, fazendo por isso encarecer o produto.

Quanto ao teu edit, o facto de ser caro não implica que tenha qualidade, mas o facto de ter pode implicar ter que ser caro - o problema é saber qual das duas se verifica, e daí desconfiarmos se é "barrete" ou verdadeira qualidade...

No entanto, parece-me estranho que tantos sites e revistas consigam realmente realizar comparativos com conclusões consistentes entre eles, o que exclui a hipótese de se comprar a opinião desta ou daquela publicação (não se pode comprar TODAS, certo?).
Parece-me que é um pouco como dizer que todas as TVs são iguais desde que dê para ver a Fátima Lopes... :lol:

A mim parece-me é que as pessoas preferem que lhe digam que efetivamente compensa gastar dinheiro num cabo hdmi.

O ouro usa-se apenas e só para evitar corrosão. A prata e o cobre são, MUITO MELHOR condutores de eletricidade.
No caso das TV's, tal como nos cabos HDMI, é preciso saber em qual vale a pena gastar o dinheiro.


Valerá a pena gastar dinheiro num cabo HDMI? Sim, se tiveres a certeza que o dinheiro gasto no cabo é usado em fichas de qualidade, soldaduras de qualidade, condutores de qualidade e testes finais do cabo.

Deixo aqui um link para vermos uns cabos.
proibidos links para lojas
por exemplo, ajasom, na secção de cabos hdmi.
Os Furutech são 1.3. Imagino que os 1,4 sejam um pouco mais caros.


Os meus, como ainda ninguém me convenceu, são todos de 5€.
:004:
Assim, quando fizer o upgrade ao cabo, ainda vou melhorar muito a imagem, que por acaso acho que já está muito boa.
 
Última edição:
Quanto ao ouro, é um bom condutor, por isso pode de facto ser usado, fazendo por isso encarecer o produto.
.............
Mas já comparaste com outros? Ou dá para o gasto e simplesmente estás satisfeito?
Sim estou bastante satisfeito! Pelo preço... 9€ com este dinheiro compra-se dos pequenos de marca.
Comparei com outro de 2m que custou tanto como o de 5m, funciona bem tambem com o uso normal, mas não sei porque dá-me problemas com filmes em 3D faz tipo 2 barras com sombra nos lados ao ativar o 3d na tv
 
Já agora, em que situações se deve optar por 1.1, 1.2, 1.3 ou 1.4?

Deve-se usar 1.4 para ligar à box ou Blu-Ray? Ou só para ligações à rede?
 
Normalmente compro sempre cabos HDMI de marca (QED, Wireworld, Supra, Ixos, etc) para substituir os que normalmente vêem com os equipamentos que são daqueles de marca branca.

Que eu noto diferenca, noto.

Já fiz testes entre os de marca branca e os mais caros e noto normalmente diferenca na imagem no meu equipamento.
Pode ser só poder sugestivo? Talvez seja.
Mas eu de facto noto melhorias na imagem e fico satisfeito em ter mudado.

Já fiz um teste com outras pessoas em casa, mudando os cabos sem eles verem quando os mudava.
E ambos acertaram no cabo de marca.

Para alem de que sao mais bonitos de se ver num sistema, que os normais cabos hdmi pretos baratos.
Mas isto sao pormenores irrelevantes.

Tb já me aconteceu um cabo hdmi daqueles baratos sem marca de 15m nao dar 1080p.
Substitui por um Ixos e ainda hoje funciona bem.

Cablagem de qualidade é importante, mas há por aí muito esoterismo ridiculo em relacao a cabos, há.
E precos completamente ridiculos para o que o cabo faz ou vale.
 
Já agora, em que situações se deve optar por 1.1, 1.2, 1.3 ou 1.4?

Deve-se usar 1.4 para ligar à box ou Blu-Ray? Ou só para ligações à rede?

Podes usar um HDMI 1.4 em qualquer ligacão.
É retro compativel com todos os modelos anteriores, pelo que não há razão para comprares qualquer cabo anterior a 1.4.
Mesmo que não tires partido do 1.4 custa-te tanto como comprar 1.3 ou anterior, que duvido que já se venda em qualquer lado. Só se ainda houver em stock.
Se fores comprar um HDMI novo, compra 1.4.
 
Bom, optei pela Audioquest Pearl.

Até chegarem estou a usar o que veio com o meu O!Play, portanto mais rasca não deve haver :D
Vamos ver se vejo alguma diferença ;)
 
Para já, posso dizer que foi o cabo dos trabalhos arranjá-los, porque a ***** (portuguesa) não comercializa esta gama, a Amazon inglesa não envia para Portugal (a americana nem tentei, parti do princípio que seria a mesma macacada), por isso tive que recorrer a lojas britânicas, tendo conseguido por fim encomendar à Futureshop.

Conto tê-los lá para 3ª.
 
Os Audioquest Pearl são bastante bons e com uma boa relação qualidade/preço. Na zona de Lisboa é relativamente fácil encontrá-los. Por exemplo a ***** de Benfica e Sintra têm, assim como nas lojas Box do Jumbo.
 
Para já, posso dizer que foi o cabo dos trabalhos arranjá-los, porque a ***** (portuguesa) não comercializa esta gama, a Amazon inglesa não envia para Portugal (a americana nem tentei, parti do princípio que seria a mesma macacada), por isso tive que recorrer a lojas britânicas, tendo conseguido por fim encomendar à Futureshop.

Conto tê-los lá para 3ª.

LOL
Por acaso os meus cabos costumo mandar vir sempre do UK.
Tenho uma loja que nunca me falhou, mas não se podem colocar aqui os link pelo que parece.
 
Back
Topo