Overclock

Mixgam

Membro
Nunca fiz overclock nos computadores (cpu...) mas também porque só à bem pouco tempo é que me tenho interessado em melhorar o meu computador e tenho aos poucos entrado neste mundo.
Gostava de saber como é que faço overclok e se é seguro e que precauções devo ter em relação à refrigeração do computador e do cooler do cpu, e que desvantagens trás.
Estou a pensar fazer overclok neste processador Intel Core i5 2500 3.3GHz.
 
O 2500 dá para overclockar desde que a board suporte, só que está limitado a uma ateração do Turbo até mais 400MHz por P-State que o default. O que na prática limita o CPU a 3.8GHz com 4 threads activas, e 4.1GHz apenas com uma (sem tocar no BCLK). Pelo menos na altura anunciaram isto.
 
Pois eu não percebo muito deste assunto mas gostava de começar a perceber porque queria fazer overclock... Estas a dizer que se fizer overclok a 4.1GHz tenho apenas uma tread activa?! isso quer dizer que tenho apenas 1 thread a funcionar? e os cores?
 
Não, o Turbo funciona como normal, só que overclockas o seu funcionamento até +400MHz. A velocidade máxima depende do número de threads/cores em uso a 100% no CPU com o Turbo activo, que o permitirá subir dos 3.3GHz máximos.
Se só ocupares uma thread a 100%, o CPU poderá ir até 4.1GHz em vez dos 3.7GHz máximos num core (+400MHz), idem para os estados intermédios, e no caso da ocupação ser de 100% ás 4 threads (o pior cenário), ficará a também funcionar a 3.8GHz nos 4 cores em vez dos 3.4GHz com Turbo default (que já adicionam 100MHz aos 3.3GHz stock). Dá uma olhada no link que apontei antes.
 
Hum. ok estou a perceber. E qual é o melhor desempenho: 4.1GHz com 1 thread ou os 3.8GHz com as 4 threads? Sempre ouvi dizer que um maior numero de cores melhor o desempenho dai a minha pergunta.
 
Uma coisa nada tem a ver com a outra; não há escolha, são cenários de uso diferentes! Os 4 cores estão sempre activos, a diferença de velocidades em Turbo tem a ver com o número de cores usados a 100% pelo software em determinado momento! Com overclock se só tiveres 1 ocupado ao máximo atinges 4.1GHz nele, se tiveres os 4 ocupados só atinges 3.8GHz (e idem para 3 e 2 entre eles).

O Uso do Turbo sem ser overclockado (ie. sem esses +400MHz em cima) serve para que o consumo do processador seja semelhante em todos os casos, sendo o clock mais alto obtido quanto menos cores estiverem a trabalhar a 100%, para o consumo não disparar. Desta forma optimiza o uso do processador dentro de um alvo de consumo máximo, de outra forma, se tivesses uma única thread a correr num core ocupado a 100% e os outros 3 cores pouco ocupados, a performance seria mais baixa nesse programa porque não saíria dos 3.3 base em vez de subir para 3.7GHz..
Imagina que tens um tecto de consumo que não ultrapasse muito 95W, e tens o CPU stock a 3.3GHz com o Turbo ligado. Se o software só te puxar por uma thread, o core que a está a correr sobe para 3.7GHz, enquanto que os outros ficam descansados a um clock baixo porque não estão a fazer nada que exija mais. Se o software puxar por 4 threads ao mesmo tempo, todos os cores sobem até 3.4GHz. Não o poderiam fazer todos para 3.7 porque senão o consumo disparava. Idem para 3 cores que sobem para 3.5, deixando um de molho, ou 2 ocupados a subir para 3.6GHz enquanto os outros 2 ficam a pastar.

Este overclock limitado (por não teres um série K) o que faz é permitir que estes saltos de Turbo feitos sobre os 3.3GHz base que correspondem a 3.4 (para 4 cores em uso), 3.5 (para 3 cores em uso), 3.6 (para 2 cores em uso) e 3.7 (para um core em uso) tenham ainda mais 400MHz em cima.

Com um série K bastava escolheres o multiplicador máximo simultâneo para os 4 cores independentemente do cenário de uso e sem limite imposto (i.e., sem depender do Turbo), que ficavas despachado.
 
Última edição:
ainda da para fazer um bom overclock nesse cpu...claro k n se compara ao atingido pela versao K...mas mm assim ja é melhor k nd... como te foi dioto anteriormente da para aumentares os valores do turbo se tiveres uma board decente... e dps podes sempre fazer oc usando o BCLK...mas ai o valor atingido ja depende da tolerancia n so do cpu como dos varios equipamentos k tenhas ligados a board, uma vez k altera a velocidade dos varios "buses" e das memorias, sendo estas ultimas normalmente as mais sensiveis a este tipo de oc... eu acho k es capaz de conseguir chegar pelo menos a um BCLK de 105...o k te permite atingir 4GHz nos 4 cores e 4,3 qd a usar so um.....mais do k isso provavelmente terás k baixar a velocidade das RAMs ou entao aumentar a latencia das mm.... é uma questao de ires testando com incrementos de 1MHz de cada vez no BCLK...e ver até onde consegues chegar....

isto td partindo do principio k tens uma board P67 ou z68...pk se for uma H67 podes eskecer alterar a velocidade do turbo....ai ficas limitado ao BCKL...o k por si so te iria dar um OC insignificante...
 
Humm ja estou a perceber melhor.
E como escolho uma motherboard indicada para fazer overclock?
Eu vou comprar novos componentes para o meu computador (motherboard, porcessador e memorias). O processador ja sei qual vai ser (Intel Core i5 2500K (Unlocked) 3.3GHz) pois eu tinha pensado no i5 2500 normal. Agora não sei se devo ou não mudar a motherboard que tinha escolhido que era a Asrock Z77 Pro4 Intel Z77 SK1155.
Em relação ás memórias tinham-me aconselhado Kingston DDR3 HyperX 2x4096MB 1600MHz Cas9 ou as CORSAIR KIT 8GB DDR3 1600MHZ VENGEANCE (CL9), as memórias também iram influenciar o overclok certo?

 
as z77 s boas para overclock!!! por em principio com essa board ja deves conseguir Bons OC desde k tenhas um bom cooler para manter fresco o cpu! acho k fazes bem em optar pelo 2500k...pois na maioria das vezes a diferença para o 2500 é de apenas 10 a 15€, diferença compensada prontamente com a elevada capacidade de OC deste ultimo. As memorias tb influenciam o OC, embora no caso da versao "k" ja n façam grande diferença, pois o OC pode ser feito sem mexer no BCLK, logo sem ter k alterar a velocidade original das RAMs...entre essas duas eu tenho preferencia pelas corsair, mas s ambas boas... da uma vista de olhos tb as memorias da GSKill, k costumam ter preços bastante bons para a performance k oferecem.
 
(_SkyWaLKeR_ eu nem insisti no BCLK, dado o OP estar pouco familiarizado com os termos, e algum risco de instabilidade que isso acarta)

Ah ok, pensava que já tinhas comprado o CPU e agora estivesses a tentar perceber como fazer OC, visto não ser um série K. Else, teria antes escrito "compra um série K e pronto." em vez de me estar a alongar :D.
Assim fica mais fácil com o PC montado de raiz para um objectivo de OC, onde são aplicadas algumas das sugestões já dadas. O melhor mesmo é fazeres uma thread no outro fórum de configurações e preencheres o questionário.
 
Back
Topo