Equipamento Nikon D3200

_Fakir_

Power Member
d3200-1-l.jpg


http://www.imaging-resource.com/news/2012/04/19/nikon-d3200-previewed-boosts-speed-and-resolution-courts-android-users

[URL="http://www.dpreview.com/news/2012/04/19/Nikon-D3200-with-WiFi-Option"]http://www.dpreview.com/news/2012/04/19/Nikon-D3200-with-WiFi-Option

P
r[/URL]eview - http://www.imaging-resource.com/PRODS/nikon-d3200/nikon-d3200A.HTM
 
esses upgrades nao costumam fazer muito sentido... diria para saltares para uma D7000

Se saltasse nesse sentido, ia para o modelo upgrade à D7000. O sensor da D5100 e D7000 são iguais. Eu como fotografo principalmente paisagem e natureza sem ser animais, não preciso de fast focus, controlos e não sei quê. Apenas estou interessado na performance do sensor, ou seja, Dynamic Range, ISO, MP. E se a possível "D5200" for superior o suficiente à D5100, é capaz de me a fazer comprar. E os preços da gama da D7000 estão um pouco fora do meu bolso. No final cada um tem de analisar bem os aspectos que considera mais importantes para si.
 
Eu quando comprei a D80 o sensor era o mesmo que a D200. O que é certo é que os raw da d80 eram de 10mb\ a media e da D200 15mb. mesmo sensor e mesmo assim a d200 tinha mais informação...
 
Eu quando comprei a D80 o sensor era o mesmo que a D200. O que é certo é que os raw da d80 eram de 10mb\ a media e da D200 15mb. mesmo sensor e mesmo assim a d200 tinha mais informação...

Mais informação? Tou a ver que preciso de tirar alguns mitos.

D80: NEF (RAW): 12.4 MB / NEF (12-bit compressed RAW)
D200: RAW: 15.8 MB / NEF (12-bit RAW)

Como vês a diferença não é tanta como tu dizes e a D80 faz compressão ao RAW enquanto que a D200 tens possibilidade de não fazeres, isso não quer dizer que perdes informação, é apenas a nível matemático, não visual. A única maneira de ganhares mais informação é meter umas lentes boas na camera. Mas chega de off topic, vamos lá voltar à D3200.
 
Parece que a Sony já tem o seu sensor de 24 MP em saldo e a Nikon aproveitou. É a única razão que vejo para meterem um sensor de 24 MP numa máquina desta gama. Será que a Canon vai responder à letra com a 1200D? Não creio, mas posso estar enganado.

Parece que o grip foi melhorado, o que é sempre de louvar. E mais fps é sempre bom.

esses upgrades nao costumam fazer muito sentido... diria para saltares para uma D7000

Quanto a mim, são ambas duas más opções para quem tem uma D5100 e está razoavelmente satisfeito com ela.

O que recomendo (e faço) é "saltar o primeiro upgrade" (eu saltei dois upgrades). Ou seja, quem tem uma D5100 deve esperar pela D5300 se é para se manter na mesma gama (o que uma opção perfeitamente válida).

Até lá há muito vidro a comprar.
 
Parece que a Sony já tem o seu sensor de 24 MP em saldo e a Nikon aproveitou. É a única razão que vejo para meterem um sensor de 24 MP numa máquina desta gama.



Quanto a mim, são ambas duas más opções para quem tem uma D5100 e está razoavelmente satisfeito com ela.

O que recomendo (e faço) é "saltar o primeiro upgrade" (eu saltei dois upgrades). Ou seja, quem tem uma D5100 deve esperar pela D5300 se é para se manter na mesma gama (o que uma opção perfeitamente válida).

Até lá há muito vidro a comprar.

Concordo plenamente com o Strobe.
Primeiro 24Mp para quê numa máquina de entrada. Imagino o tamanho dos ficheiros.
Graças ao tamanho dos ficheiros da minha d5100, o disco rígido já esta bem cheio. Preciso é de fazer um upgrade ao disco.

Eu também sou apologista de fazer um upgrades saltando pelos menos uma geração. Também penso que saltar para a D5200 ou mesmo para D7000 (e mesmo assim ia para esta) pouco acrescenta à D5100, pelo que não justifica o investimento. Agora se fosse para uma D800... Porém, só com um grande upgrade na carteira.
 
Concordo plenamente com o Strobe.
Primeiro 24Mp para quê numa máquina de entrada. Imagino o tamanho dos ficheiros.
Graças ao tamanho dos ficheiros da minha d5100, o disco rígido já esta bem cheio. Preciso é de fazer um upgrade ao disco.

Eu também sou apologista de fazer um upgrades saltando pelos menos uma geração. Também penso que saltar para a D5200 ou mesmo para D7000 (e mesmo assim ia para esta) pouco acrescenta à D5100, pelo que não justifica o investimento. Agora se fosse para uma D800... Porém, só com um grande upgrade na carteira.

Estas-te a queixar que já não tens espaço com a D5100 e depois ias comprar uma D800 com files de 36mp? Ainda por cima os da D5100 leva compressão, os files da D800 são enormes! Duvido muito que apareça a D5200 nos próximos meses, antes disso vemos um upgrade à D7000 e depois sim, a D5200. Se sair a D5200 esta terá de ser melhor do que a D7000, no que toca a performance do sensor. Eu apenas me interesso por performance do sensor, tudo o resto que a camera traz já me chega e sobra, não preciso de uma gama semi-pro. Eu com a minha cam no tripé e todo o tempo do mundo para fotografar para que preciso dessa tralha toda, temos de ser realistas, não é porque é modismos, ah tem de ser, não, vou para o que me serve melhor. Fazer update para o modelo a seguir ou depois de dois modelos, não vejo diferença nenhuma no que toca a investimento e perda de dinheiro. Se vender a minha D5100 aquando sair a D5200, posso perder algum dinheiro na venda da D5100, mas se vendê-la aquando a saída da D5300, vou perder ainda muito mais dinheiro! Por exemplo perco 100€ na venda da D5100 para comprar a D5200 ou quando sair a D5300, a D5100 praticamente não vai valer nada ao valor do mercado, irei perder muito mais! Ao fim ao cabo fazer upgrade logo a seguir, é de aproveitar no tempo em que a nossa ainda vale alguma coisa, do que fazer dois modelos a seguir e perder bastante dinheiro. A D5000 ainda vale alguma coisita, quando sair a D5200, já ninguem a vai comprar e não vai valer grande coisa. Nas melhores das hipóteses se perder 100€ para comprar a D5200 ou perder 200€ para comprar a D5300, vai dar ao mesmo, porque perderei 100€ a vender a D5200 para comprar a D5300, isto exemplificando com valores aleatórios, o que não deve sair da realidade.
 
A perda vai ser equivalente. pois a 5200 quando a venderes também desvalorizou e somando á da 5100 provabelmente o valor da perda ate foi maior. A única vantagem que tens em fazer logo upgrade assumindo que a perda é a mesma é que aquele tempo de espaço que passas 1 ou 2 modelos a frente aproveitas as melhoras do sensor etc que se não tivesses feito o upgrade não irias aproveitar.Depois há o factor dinheiro que é preciso ter-lo para voltar a investir. Aqui as lentes são as que desvalorizam menos serão melhor investimento.
 
Sinceramente não entendo essa "adoração" pelos sensores, eu tive uma d7000 emprestada uns dias, e sinceramente o 15-0 em relação a minha d3100 era tudo menos em relação a qualidade de imagem... Se ela existe, isso é para os pixel-peepers, porque na prática é mínima.

Onde eu notei diferenças foi no resto, desde a velocidade de disparo, viewfinder, etc... que para mim sim fazem toda a diferença. Fui fotografar passarada uma tarde e a minha taxa de keepers aumentou em flecha...
Se essas coisas não fazem diferença para o user (como o Ignis referiui), então realmente não vale a pena uma d7000 e faz sentido manter uma d5100 ou d3100.

Já agora, há aqui uma coisa que me deixa a pensar, como é que as lentes de kit(ou lentes mais fracas) vão se comportar com este sensor ? Normalmente quem compra uma d3200 não costuma pensar além da lente de kit (tirando malucos como eu :)).
 
Última edição:
Onde eu notei diferenças foi no resto, desde a velocidade de disparo, viewfinder, etc... que para mim sim fazem toda a diferença. Fui fotografar passarada uma tarde e a minha taxa de keepers aumentou em flecha...
Se essas coisas não fazem diferença para o user (como o Ignis referiui), então realmente não vale a pena uma d7000 e faz sentido manter uma d5100 ou d3100.

Tirar fotos a passaradas é diferente. E conheçer a camera e ter experiençia é muito importante, ha fotografos de passaradas com lentes 300-800 e cameras que nem semi pros são e já com uns anitos valentes. Mas como não tenho experiência com a D7000 ou outra qualquer semi-pro. Se tivesse uma emprestada D7000 e a fosse experimentar e ver quais vantagens me traria, pois é em acção que se tem melhor percepção. A resto a D5100 já é bem boa para o que eu quero. A único upgrade que fazeria era se fosse para uma full frame, mas isso nunca vai aconteçer, a não ser que a minha vida dê três voltas.
 
Tirar fotos a passaradas é diferente. E conheçer a camera e ter experiençia é muito importante, ha fotografos de passaradas com lentes 300-800 e cameras que nem semi pros são e á com uns anitos valentes. Mas como não tenho experiência com a D7000 ou outra qualquer semi-pro. Se tivesse uma emprestada D7000 e a fosse experimentar e ver quais vantagens me traria, pois é em acção que se tem melhor percepção. A resto a D5100 já é bem boa para o que eu quero. A único upgrade que fazeria era se fosse para uma full frame, mas isso nunca vai aconteçer, a não ser que a minha vida dê três voltas.

Pois ... eu não estou a ver o que é que o nível de experiência influencia tu teres melhores resultados entre uma e outra...

Por muita experiencia que tenhas, com a d7000 tenho resultados melhores com esse tipo de foto.
Não sou fotografo de pássaros, mas é uma coisa que gosto de fazer com regularidade, assim como carros e objectos em movimento.
Na d3100 o viewfinder é pequeno, é mais lenta e menos rápida a disparar, e nem falo no tracking que na d7000 funciona bem(d3100 tenho de usar single point para o Focus pois o 3d tracking é assim assim).

Atenção que com a d3100 consigo a mesma fotografar passarada em voo, assim como carros em movimento, panings, etc... e até com muitos bons resultados. Mas tenho noção de que com uma d7000 seria mais fácil, e com câmeras mais rápidas ainda mais.

Bem mas vamos voltar a d3200
 
Última edição:
E conheçer a camera e ter experiençia é muito importante, ha fotografos de passaradas com lentes 300-800 e cameras que nem semi pros são e já com uns anitos valentes.
"For wildlife photography, the best pictures aren't made with expensive telephotos; they are made by carefully sneaking up on the animals." - Ken Rockwell :)
 
Isso é uma grande verdade, concordo plenamente, tem toda a sua lógica.
Se for em relação aquilo que estava a falar não estou a ver em que é que o sneaking dá jeito para apanhar pássaros em voo ( que é aquilo que estava a falar, objectos em movimento).

Que tal manter-mos nos no tópico ?
 
Última edição:
se quiseres mesmo apanhar em voo, ai nao tem volta a dar, agora se te conseguires aproximar deles, podes conseguir excelentes fotos com eles parados e no angulo que queres.
 
Back
Topo