Técnica Fotografar a via láctea

Que é bem visível sei eu. A questão aqui é se há algum sítio com céu escuro o suficiente para ter aquele resultado. Eu acho que no Algarve é bem possível, numa noite seca e que não haja barcos com luzes a pescar ao largo.
 
Para conseguir uma foto como aquela, é preciso estar numa local Class 1 da escala de Bortle!

Ou seja,a a Lua estar ainda "do outro lado" e sem qualquer poluição luminosa. Talvez algumas zonas do Alentejo tenham tais condições.

Era algo que adorava fotografar, mas passo 99,99% das minhas noites com poluição luminosa elevada :(

Ainda me lembro no Brasil numa zona remota olhar pro céu e ter tanta estrela...
 
Para a serra da estrela não será possível? Lembro-me de ver muitas estrelas quando lá fui passar uns dias/noites.
Estava era frio e não dava muita vontade de andar a tirar fotos :|

Cumps
 
Como disse anteriormente cá em portugal é impossivel de tirar esse tipo de fotografia, mas o sitio mais perto de portugal onde o podem fazer é na ilha de tenerife, teide (espanha)
 
E nas ilhas dos Açores, certamente haverá para lá muita ilha remota sem poluição luminosa e no Alentejo, há lá zonas penso que também muito remotas.
 
Alguém conhece o EXIF, nomeadamente o tempo de exposição, da foto dada como exemplo? Procurei, mas não encontrei.

Sabendo alguma coisa de astrofotografia, aquela foto não passa dos 90 segundos ou começas a ver o arrasto das estrelas. Diria que o standard é mais 30Sec, quando fotografo as estrelas nunca passo dos 30sec. Aquela lente deve de ter uma abertura máxima de F/2.8, não tenho a certeza, mas certamente utilizou uma abertura entre 2.8 e 4. ISO's utiliza-se entre 800 e 3200, mas depende da camera e da sua performance em iso, eu nunca passo do ISO1600. Para calcular o máximo tempo de exposição que podes ter sem ver o arrasto das estrelas utilizas o seguinte cálculo 600/distançia focal. Portanto se estiver a utilizar uma sigma 10-20 numa Dx, a 35mm equivalente terá de ser 600/15 que dá qualquer coisa como 40sec.
 
O arrastamento poderá não ser problema se a camara estiver numa montagem equatorial (motorizada). Era mesmo isso que pretendia saber. Se foi uma foto "simples" com exposição prolongada reduzida (30 segundos ou pouco mais) ou com recurso a motorização, sendo que neste caso, o limite da exposição será mesmo o grau de poluição luminosa. Gostaria de saber como foi obtida.

Esqueçam. Não pode ser montagem equatorial se não não teria a montanha naquela perfeição.
 
Última edição:
O arrastamento poderá não ser problema se a camara estiver numa montagem equatorial (motorizada). Era mesmo isso que pretendia saber. Se foi uma foto "simples" com exposição prolongada reduzida (30 segundos ou pouco mais) ou com recurso a motorização, sendo que neste caso, o limite da exposição será mesmo o grau de poluição luminosa. Gostaria de saber como foi obtida.

Esqueçam. Não pode ser montagem equatorial se não não teria a montanha naquela perfeição.

Pode ser como tu disseste, fazia isso da montagem equatorial apenas para o céu e depois fazia outra exposição para as montanhas e juntava as duas. Num entanto ele utilizou a primeira hipótese, 30sec a um ISO razoável, já chega muito bem ;) As melhores fotos da via láctea raramente utilizam esse método da montagem equatorial.
 
Pode ser como tu disseste, fazia isso da montagem equatorial apenas para o céu e depois fazia outra exposição para as montanhas e juntava as duas. Num entanto ele utilizou a primeira hipótese, 30sec a um ISO razoável, já chega muito bem ;) As melhores fotos da via láctea raramente utilizam esse método da montagem equatorial.

Tens razão. Até podia ser montagem...nem pensei nessa hipótese!
 
Back
Topo