Dúvida Processador

mr.zantuz

Power Member
É o seguinte, já tenho este cpu há um mês (FX 4100), mas não estou muito satisfeito com a performance e estou a ponderar trocar.
Ora bem eu uso o pc para downloads, ver filmes, jogar (de momento jogo Far Cry 2 e Metro 2033) em relação ao segundo jogo, se jogar com tudo no máximo vejo lentidão, nas explosões por exemplo. Uso também o winrar e quando estou a descompactar ficheiros noto que o pc se torna mais lento quando abro outros programas, demora mais tempo a abrir.
Queria saber a vossa opinião se vale a pena trocar pelo Phenom 955 ou esperar pelos piledriver, que saem daqui a uns meses.
Obrigado
 
Trocar performance por performance ia para Intel, a não ser que não queiras gastar tanto, então um 1090T ou 1100T com OC fazia-te diferença.
 
Tudo no maximo c uma 6870 é normal que não fique mto fluido. A culpa não é só do processador. O metro 2033 é um jogo muito pesado e mto mal optimizado porque os gráficos nem são nada de por aí além.
 
penso que o problema não deve ser o processador, pois nos jogos o esforço recai sobre a grafica e não tanto pelo processador, logo a meu ver é o conjunto da config que não deve ser o mais harmonioso, a começar pela base do mesmo a motheboard...

no entanto a lentidão no winrar, dado a que tens dois discos e dizes que fazes downloads, o problema prende-se de como tens particionados os discos e a quantidade de informação tens a ocupar nos mesmos, ou seja quanto mais tralha tiveres e se só tens uma unica partição isso é mais que normal que aconteça a desconprimir ficheiros, não tem nada haver com o cpu, mas sim acesso leitura escrita nos discos...

resumindo a lentidão no teu caso, deve-se provavelmente aos teus discos hdd, acesso leitura escrita, dai que a melhor solução é sempre uma partição para o sistema operativo e outra ou outras consuante a dimenção do disco para evitar engasgues no acesso ao mesmo, quando se lida com quantidades grandes de ficheiros...
 
Não quero ir para a intel. Quanto ao Phenom x6 também era uma opção mas de momento não tenho orçamento para esses.
O jogo Metro 2033 eu até jogo na boa, em full HD 1080, onde noto mais lentidão é só mesmo nas explosões, de notar que jogo em DX 11, seja talvez disso?
No Far Cry 2 aí só com o Vsync ligado é que se torna lento.
O cpu não tem OC, estou à espera de um cooler. A gráfica também não, mas acho que também não vale a pena, se fizer OC na gráfica devo ganhar quê, uns 5fps?
Mas que dizem, devo manter-me neste cpu e talvez investir num ssd? Devo notar melhorias a descompactar ficheiros e transferências não?
 
a meu ver sim era uma boa aposta, investires num ssd, ai talvez, consigas ter um pouco de melhoria nos tempos de resposta, de resto, para teres mais tinhas de abrir os cordões a bolsa e ir para voos mais altos...
 
Não quero ir para a intel. Quanto ao Phenom x6 também era uma opção mas de momento não tenho orçamento para esses.
O jogo Metro 2033 eu até jogo na boa, em full HD 1080, onde noto mais lentidão é só mesmo nas explosões, de notar que jogo em DX 11, seja talvez disso?
No Far Cry 2 aí só com o Vsync ligado é que se torna lento.
O cpu não tem OC, estou à espera de um cooler. A gráfica também não, mas acho que também não vale a pena, se fizer OC na gráfica devo ganhar quê, uns 5fps?
Mas que dizem, devo manter-me neste cpu e talvez investir num ssd? Devo notar melhorias a descompactar ficheiros e transferências não?

Vê como tens o AA ligado, desliga-o e metes o 16XAF...deves ter resultados proximos disto http://www.tomshardware.com/reviews/radeon-hd-6870-radeon-hd-6850-barts,2776-10.html

Os drivers estão actualizados? OC no cpu e na gráfica deve ajudar algo, outra coisa tens a ultima patch instalada?

Se o jogo for mal optimizado não adianta ter um pc "TOP", os problemas surgiram na mesma.

Agora melhorias a descompactar ficheiros será trocar o cpu para um X6, e usar um SSD ou fazer outra partição como foi dito.
 
Podes por o processador com mais performance do mundo que com o nivel de exigencia que queres não vai melhorar o jogo.

Não se faz omelete sem ovos.

Para correr o metro no máximo a 1080p tens de ter uma gráfica high end, no minimo uma 6970/gtx570, por isso de certeza quando fizeste o pc não tinhas orçamento para isso pois não tinhas ido para um fx4100 e uma 6870 porque embora seja bom material está longe de ser high end.

Se queres jogar no máximo compra no minimo uma GTX560 ti 448 ou 7870 ou então compra outra 6870 e faz crossfire se a board fizer 8X8 em crossfire.
Fazes oc ao FX 4100 4.4/4.5 Ghz e estás a bombar nas horas.


Cumps
 
Sim vici, tenho AA desligado. Sabes como se faz um benchmark do jogo para ver a média de fps?
Tb tenho o CCC 12.4. Quanto ao OC na gpu, achas que vale a pena? O que tenho visto em outros fóruns é que não dá muitos mais fps, e não queria arriscar a fazer OC.

Raspa mas ao comprar outra 6870 não irá fazer bottleneck? O Metro utiliza também muito cpu certo, talvez com OC fique melhor não sei, ainda não fiz.
 
Atenção malta! Fazer partições nos discos serve apenas para organização do utilizador e pouco mais! Não se vai ganhar grande performance uma vez que o disco físico continua a ser apenas 1! Poderá é haver algum aumento de performance se houverem 2 discos e repartirem o trabalho pelos 2
 
Atenção malta! Fazer partições nos discos serve apenas para organização do utilizador e pouco mais! Não se vai ganhar grande performance uma vez que o disco físico continua a ser apenas 1! Poderá é haver algum aumento de performance se houverem 2 discos e repartirem o trabalho pelos 2

ele aqui as partições, só lhe resolviam parte do problema, acesso a ficheiros, quanto a jogos tempo de resposta, só mesmo um SSD para ter melhoria nos loadins de resto, a melhoria é pouca significativa, para chegar o pretendido, com já foi referido, implicava investir em hardware melhor...
 
Como é que isso é possível... Eu tenho um Pentium G620 e jogo metro 2033 no máximo em dx11 com as cenas todas enabled (as dx 11 features também) e com AAA 1920x1080 e jogo com média de 30 e poucos fps...
O meu processador é muito mais fraco que o teu, no entanto uso 8GB ram, quanto é que tens?
 
Não deve ser da ram, os jogos geralmente não utilizam mais que 4 GBs de ram penso eu de que... CF de 6870 com a tua fonte também não dá, muito apertado.
 
Tenho 4 Gb, pois eu não sei com quantos fps jogo, por isso gostava de fazer um bench mas também não sei como se faz.
Mas o jogo corre bem e suave, sem lentidão, é só mesmo quando atiro por exemplo granadas, na explosão fica lento. Agora não sei é se é mesmo do jogo.
A minha fonte não dá para crossfire? Mas acho que na caixa diz que sim. Tenho de verificar.
Quanto ao multitasking, isso não tem a ver com ter vários programas abertos e não haver lentidão?
Bem eu uso o IDM e quando o download está pronto e a reconhecer, tenho de esperar que acabe porque áí demora bastante até que me abra um programa por exemplo o CPUZ. E então a ver por exemplo um filme, este fica aos soluços até acabar de reconhecer o ficheiro.
Isso tem a ver com o cpu ou o disco?
 
Tenho 4 Gb, pois eu não sei com quantos fps jogo, por isso gostava de fazer um bench mas também não sei como se faz.
Mas o jogo corre bem e suave, sem lentidão, é só mesmo quando atiro por exemplo granadas, na explosão fica lento. Agora não sei é se é mesmo do jogo.
A minha fonte não dá para crossfire? Mas acho que na caixa diz que sim. Tenho de verificar.
Quanto ao multitasking, isso não tem a ver com ter vários programas abertos e não haver lentidão?
Bem eu uso o IDM e quando o download está pronto e a reconhecer, tenho de esperar que acabe porque áí demora bastante até que me abra um programa por exemplo o CPUZ. E então a ver por exemplo um filme, este fica aos soluços até acabar de reconhecer o ficheiro.
Isso tem a ver com o cpu ou o disco?

Acho que já sei qual é o problema.
Vai às opções do jogo e desactiva o Physx, deves ter isso enabled e não tens nenhuma placa nvidia nem uma placa dedicada para o Physx.
Desactiva isso e vais ver que o jogo agora fica excelente.
O Physx (fsica melhorada) só entra em acção quando há explosões, destruíção de objectos, sendo que notas lentidão nessas alturas, creio que isso esteja mesmo associado ao Physx.
 
Back
Topo