Tmc ja esta activo em portugal

Encontrei este anuncio sobre o assunto:

http://www.be-mobile.be/international/portugal

Be-Mobile will be supplying traffic information over a connected technology to portable navigation devices or in-car. Additional to the basic RDS TMC traffic info, Be-Mobile will be looking at supplying Fuel, Parking and public transport information

Aleluia!!!

Edit: Já experimentei em 2 GPS diferentes que p.ex. em França e em Espanha funcionaram com TMC, e no Alpine/Honda encontra 2 frequencias de emissão (Radio Renascença e RFM) mas tem a tabela de eventos vazia, no Garmin Nuvi 760 com TMC, ainda anda parvo à procura.....
 
Última edição:
Boas caros amigos, desculpem o desenterranço...

Tenho um sistema de navegação integrado de fabrica, o carro é um Fiat Stilo de 2005 e o sistema é o Connect Nav Plus, desenvolvido pela Magnetti Marelli, e utiliza mapas da Navteq.
Apesar de a tecnologia ser já antiga, pois saiu em 2001 nestes modelos, era vanguardista para a epoca.
Por acaso já tinha reparado que, de ha uns tempos a esta parte, aparece as siglas TMC no ecran de vez em quando, mas nunca dei conta de alterações na navegação ou indicações de acidentes ou algo do genero (tambem poderei ter algo mal configurado).

A minha pergunta é a seguinte: isto é global ou tenho que sintonizar alguma radio especifica? Está disponivel na totalidade do territorio ou abrange apenas as areas metropolitanas? Normalmente ando com a TSF sintonizada, não sei se será a radio que não fornece informações...

Alguem pode explicar um pouco melhor o funcionamento disto e dar algumas dicas para poder usufruir deste extra?

Obrigado desde já!
 
No meu caso recebo sempre as informações independentemente da rádio que tenha seleccionada. Penso que a informação deve estar centralizada nas grandes cidades, a menos que eles consigam obter informações em tempo real via, por exemplo, algumas aplicações para smartphone tipo Waze, como faz a Apple nos seus mapas.

Eu também vejo estas informações há uns meses no meu Alfa Romeo Giulietta, porque tinha isso no modo automático nas definições (ele selecciona alguma fonte, caso exista). No entanto, ainda hoje apanhei um acidente no sentido N-S, e o TMC mostrava o acidente no sentido S-N! Igualmente, na ponte da Arrábida, com trânsito intenso no sentido N-S, via o trânsito lento no sentido oposto. Ou seja, parece estar sempre ao contrário, o que acaba por estragar a funcionalidade. Vocês também têm reparado nisso? Ou foi mera coincidência? É que, se for assim, a aplicação mapas do iPhone faz muitíssimo melhor trabalho.
 
Última edição:
Eu tenho um GPS Garmin com recepção TMC, mas só me aparecem as subscrições doutros países. Sabem-me dizer como configuro para Portugal? Qual a frequência?
 
No meu caso recebo sempre as informações independentemente da rádio que tenha seleccionada. Penso que a informação deve estar centralizada nas grandes cidades, a menos que eles consigam obter informações em tempo real via, por exemplo, algumas aplicações para smartphone tipo Waze, como faz a Apple nos seus mapas.

Eu também vejo estas informações há uns meses no meu Alfa Romeo Giulietta, porque tinha isso no modo automático nas definições (ele selecciona alguma fonte, caso exista). No entanto, ainda hoje apanhei um acidente no sentido N-S, e o TMC mostrava o acidente no sentido S-N! Igualmente, na ponte da Arrábida, com trânsito intenso no sentido N-S, via o trânsito lento no sentido oposto. Ou seja, parece estar sempre ao contrário, o que acaba por estragar a funcionalidade. Vocês também têm reparado nisso? Ou foi mera coincidência? É que, se for assim, a aplicação mapas do iPhone faz muitíssimo melhor trabalho.

Mas que tipo de informações aparecem? Icones no mapa, avisos sonoros? Ele traça automaticamente alguma rota alternativa ou pergunta ao condutor se pretende faze-lo? Isso só funciona se tivermos um destino seleccionado certo?
Por exemplo se o GPS for apenas a mostrar a estrada onde estamos a circular, mas não levarmos um destino selecionado, ele não avisa de nada, é isso?
O meu dá para escolher a informação que queremos receber, por ex Meteo, Traffic, News, etc
Mas na realidade nunca me avisou de coisa alguma. Costumo andar na TSF, lá no ecran aparece o icone "TMC" mas nada! Não sei se terá influencia...
 
Desculpem desenterrar este tópico mas ainda está activo o TMC? Tenho um VW Golf novo com GPS e o TMC aparece-me idêntico a este:
208107494-w470-h264.jpg


Mas a não ser que ligue o carro à net ele nunca tem informações de transito....
 
Não, Nada! Não existe sinal nem serviço TMC activos em Portugal...
Ao contrário do que existe em Espanha, França, Alemanha e os restantes paises europeus.
Nisso somos um deserto e um vazio completo...

Muito por culpa de uma empresa (InfoPortugal - ver site) do Grupo da Impresa que há uns anos comprou uns direitos quaisquer de difusão desse sinal, penso eu precisamente para não ser difundido e com isso ganhar com serviços prestados a empresas, o que se revelou um flop.
Ou seja, basicamente fazer com que aquilo que lá fora é util á vida das pessoas no dia a dia e gratuito, em Portugal seja restrito ou tenha de ser pago!

Como também interessa ás concessionarias das autoestradas que os clientes não disponham de meios inteligentes de evitar a entrada nas mesmas por motivos de obras, filas, congestionamentos e acidentes o que implicaria perdas brutais de receitas, tá-se bem!

Está assim resumido (tristemente) o assunto!
 
Back
Topo