Engenharia Informática

filipeff12

Portugal@Home Member
[Edit]
Boas,
É interessante ver como um thread que um miúdo de 15 anos (eu) criou para fazer algumas perguntas básicas, se tornou num tópico de elevada relevância na discussão do tema Engenharia Informática, tendo agora mais de 240 páginas :)

A título de curiosidade, queria dizer que estou neste momento a frequentar o mestrado integrado de engenharia informática da FCT, e estou muito satisfeito.
Vou agora iniciar o Mestrado xD

Aproveito para mais uma vez agradecer as respostas que aqui me foram dadas e que me ajudaram a decidir que curso seguir.

Espero que este thread continue a ajudar as pessoas nas suas escolhas tal como me ajudou a mim :)

[Post Original]
Boas,
estou no 10º ano e gostava de tirar o curso de Engenharia Informática mas tenho as seguintes duvidas:
1-Afinal qual e a media de ingresso para este curso(é à volta do 13?)
2-o que é que um EI faz ao certo?/ Um EI é igual a dizer que é programador?
3-Consideram as disciplinas muito difíceis ou não?
4-Como esta o mercado de trabalho neste curso(há muitas empresas a necessitar destes profissionais)?
5-por fim gostava de saber se é necessário comprar um pc com determinadas características para este curso, ou não?
 
Última edição:
Boas,

1- Depende da faculdade que queres entrar. Podes consultar todas essas informações no DGES.
2 - Sim, um EI basicamente é um programador.

5 - Acho que não. Ainda por cima estando tu ainda no 10º ano... Com o tempo vais te apercebendo daquilo que realmente necessitas em termos de material.
 
Obrigado pela resposta, mas gosta de pedir alguém, sem querer ser muito chato, que me responda ás outras perguntas, e se por acaso essa pessoa tiver o curso de engenharia informática podia por um overview do curso( se gostaram, se era difícil, havia muitos trabalhos práticos, se a prova de ingressão era difícil ...) obrigado
 
Primeiro, é ensino superior, muitos alunos bons não conseguem assim notas excelentes como no secundário. Depois, tens cadeiras complicadas se não fores fã ou se não te deres bem com Matemática. E algumas coisas mais.

Mercado de trabalho, hum, só sei que a percentagem de empregados após licenciatura / mestrado é acima dos 90%.
 
Boas,
estou no 10º ano e gostava de tirar o curso de Engenharia Informática mas tenho as seguintes duvidas:
1-Afinal qual e a media de ingresso para este curso(é à volta do 13?)

Depende das faculdades. FCT/UNL é 12 (ou era).

2-o que é que um EI faz ao certo?/ Um EI é igual a dizer que é programador?
recém-licenciados é praticamente sempre para programador, mas nem sempre e com evolução nas carreiras pode ir

3-Consideram as disciplinas muito difíceis ou não?
Não é um curso fácil! Especialmente matemática e certas disciplinas avançadas, mas é como tudo. Muitos não são capazes, outros fazem e tiram medias baixas, mas há quem limpe tudo na boa com 16+.
Até a física é muito mais dificil que a do secundário.

já lidaste com programação? Certo que os cursos até estão acessíveis para quem não tem bases de programação, mas com experiencia de colegas meus que vieram de cursos de IT no secundários safaram-se melhor do que quem veio do agrupamento geral (onde por exemplo só tive um bocado de nada de programação).

4-Como esta o mercado de trabalho neste curso(há muitas empresas a necessitar destes profissionais)?

Já foi melhor, mas com a crise, aliado ao facto de muita gente ir para eng. informática está a saturar o mercado rapidamente. Daqui 6-7 anos pode ser muito pior. Já o mercado de trabalho "lá fora" parece ser melhor.

Entrar no mercado é fácil, pelo menos na situação actual, porque estágios e afins é ao pontapé. Agora se depois do estágio a empresa não segurar é muito pior e digo por experiencia própria :(

5-por fim gostava de saber se é necessário comprar um pc com determinadas características para este curso, ou não?

Ainda é muito cedo para pensar nisto, mas não precisa de nada de especial. Um portátil de 600 € actual e pensando no curso como eu fiz servia na boa. E comprava algo relativamente leve, mas com ecran o maior possível (para programar, nada como muito espaço).

Hoje, tendo dinheiro comprava um ultrabook, podendo até passar pelos famosos Macbook's de 13", mas (mais uma vez, baseado no curso que tirei), o OS de eleição é o Linux, mas parece que no ISEL usa-se bastante tecnologia microsoft.

Mas é aquilo, não basta "gostar de computadores" para se safar em eng. informática...
 
Última edição:
Boas,
estou no 10º ano e gostava de tirar o curso de Engenharia Informática mas tenho as seguintes duvidas:
1-Afinal qual e a media de ingresso para este curso(é à volta do 13?)
2-o que é que um EI faz ao certo?/ Um EI é igual a dizer que é programador?
3-Consideram as disciplinas muito difíceis ou não?
4-Como esta o mercado de trabalho neste curso(há muitas empresas a necessitar destes profissionais)?
5-por fim gostava de saber se é necessário comprar um pc com determinadas características para este curso, ou não?

1 - Média do 13 só na FCT/UNL. NA FEUP/ISEP andam à volta do 15/16.

2 - Um Engenheiro Informático não é apenas um Programador. Eu no fim do 12º ano (Técnico de Nível III da UE) já sabia programar perfeitamente (linguagens de alto nível). Um Engenheiro Informático é um Programador, Engenheiro de Software, Gestor, Chefe de Equipa (Chefe de Técnicos), etc. Está à vontade em todas as fases de desenvolvimento de Software: Captura de Requisitos, Análise, Desenho, Programação, Testes. Facilmente se adapta a qualquer Linguagem de Programação (já tem experiência com dezenas de Linguagens de Programação de alto e baixo nível).

3 - É tradicionalmente um dos cursos mais difíceis. Diz-se que é fácil de entrar e difícil de sair, e com notas de entrada de 15-16 valores já não é assim tão fácil de entrar, por isso aqui o fácil é relativo...

4 - É a área com maior empregabilidade do país.

5 - Terás à tua disponibilidade os PCs do Departamento mas convém comprar um Portátil
 
Última edição:
1 - Média do 13 só na FCT/UNL. NA FEUP/ISEP andam à volta do 15/16.
suponho que sejas do porto porque citaste praticamente só universidades do porto.
Eu sou de Lisboa logo será mais lógico ir para uma universidade de Lisboa, e pelo o que tive a investigar as médias aqui são mais baixas, segundo este site(um link para cada universidade)
http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9119&code=6800&frame=1
http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9119&code=0701&frame=1
http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9119&code=0903&frame=1

Mas se tiver errado digam alguma coisa, porque foi por ter visto estas medias tão baixas que fiquei desconfiado e então postei aqui essa pergunta.
 
Sim no ISEL damos bastante tecnologia Microsoft. Sendo sincero desde que aprendi a programar em C# passei a "odiar" java :p
Damos Asp.net MVC e algumas faculdades dá-se PHP. Mas é um curso bastante completo e para mim dos melhores de Lisboa (em termos de Informatica e Licenciatura).

Empregabilidade -> 100% mas como nao vim aqui fazer publicidade :P

A meu ver um engenheiro informatico tem que saber mais do que programar mas sim conceber uma arquitectura de uma aplicaçao software desde raiz utilizando padroes de desenho adequados para o seu desenvolvimento.
 
As taxas de empregabilidade são de uma exatidão assustadora. É tudo acima de 95%, não sei como há desemprego neste país no ensino superior.
 
As taxas de empregabilidade são de uma exatidão assustadora. É tudo acima de 95%, não sei como há desemprego neste país no ensino superior.

Estamos a falar da área com maior empregabilidade do país. Se estivéssemos a falar de cursos como Estudos da Paz, Estudos Africanos, Educação Social, Filosofia, etc era provável que a taxa de desemprego fosse de 95% em vez da de empregabilidade
 
Médias por ordem:
1. IST (13.88 - 168 vagas)
2. FCTUNL (13.04 - 150 vagas)
3. ISCTE (12.50 - 60 vagas)
4. FCUL (12.05 - 90 vagas)
5. ISEL (11.30 - 120 vagas)

Para todas elas precisas de ter pelo menos o exame de Matemática A. Quanto ao curso, não é difícil, mas é muito trabalhoso. É preciso dedicar muitas horas e é preciso saber pensar/raciocinar. O pessoal que é bom a matemática dá-se bem neste curso. Sobrevives na boa com um eeePC. Não há qualquer relação entre ter boas notas e ter um bom portátil.
 
Obrigado, pelas respostas já fiquei mais esclarecido.Mas como sou chato, gostava que me dessem exemplos de empresas que precisam de engenheiros informático em Portugal ou no estrangeiro(EUA).
Já agora qual é a faculdade que garante mais emprego quando terminamos o curso?(preferencia para Lisboa)
 
Última edição:
Estamos a falar da área com maior empregabilidade do país. Se estivéssemos a falar de cursos como Estudos da Paz, Estudos Africanos, Educação Social, Filosofia, etc era provável que a taxa de desemprego fosse de 95% em vez da de empregabilidade
Desde o momento em que um vice presidente de uma destas escolas me disse na cara que não têm qualquer controlo sobre o que os alunos fazem no mercado, não me merece a mínima credibilidade qualquer press release que saía nos jornais, escolas, etc.

Seja filosofia ou engenharia XPTO. Bem sabe a escola onde andei o que eu faço ou deixo de fazer.
 
Última edição:
ISEL é lisboa, FCT/UNL é lisboa (ou melhor, Almada).

Eu não falei em ISEL falei em ISEP. A diferença na nota de entrada é de 4 ou 5 valores. Mas sim, pelos vistos em Lisboa há mais estabelecimentos de ensino com notas de entrada na ordem dos 12, 13 valores para além da FCT/UNL e o ISEL é um deles
 
Back
Topo