Help!!

Linkkk

Power Member
HELPPP.. Desapareceram-me bastantes pastas do finder. Nao andei a apagar nada naquela pasta e quando chego lá só tenho uma pasta, abro essa, mais uma pasta e assim sucessivamente quando devia ter varias pastas e ficheiros de trabalho em todas essas pastas. O mais curioso é que estava a trabalhar num ficheiro que abri directamente no programa em "open recent", depois criei um novo e quando tentei guardar esse ficheiro na mesma pasta onde estava o primeiro ele nao permitiu pk nao encontrava a pasta. Indo ao finder realmente essa pasta e desapareceu e so estava a primeira que existia nesse sitio como ja disse no inicio. Alguem tem alguma sugestao?
 
Timemachine?
O que é isso?

Ah, é aquela coisa que só nos lembramos que existe quando ficamos sem a nossa preciosa informação, não é?
Se a informação não é preciosa/importante, então não há problema.
Se é realmente importante, então é imperdoável não termos copias de segurança.
 
Timemachine?O que é isso?Ah, é aquela coisa que só nos lembramos que existe quando ficamos sem a nossa preciosa informação, não é?Se a informação não é preciosa/importante, então não há problema.Se é realmente importante, então é imperdoável não termos copias de segurança.
nem toda a gente tem tempo para copias de segurança e a apple pensou nisso pois se nao punha so um software de copias e nao um de restauro sem copias
 
Eu tenho copias de segurança meus caros. Mas nao as faço todos os dias. E de certeza que vou perder trabalho. E além disso o computador nao teve nenhum problema. Simplesmente de um momento para o outro, sem nenhuma razão desapareceram gigas de informaçao. Basicamente desapareceram 5 anos de trabalhos académicos e profissionais. Como é possivel? Tenho a certeza que nao fiz nada. E o estranho é apartir de uma pasta so me aparece a primeira pasta que estava dentro dessas pastas, consecutivamente ate uma pasta que tinha 2 ficheiros word. É o que resta. Se eu apaga-se por acidente nao acontecia isto porque tinha de sequencialmente ir abrindo diversas pastas apagando os ficheiros que nelas se encontravam. O que me faz ter a certeza que nao foi culpa minha. Espero que me tenha feito entender pk realmente é muito esquisito...
 
Eu tenho copias de segurança meus caros. Mas nao as faço todos os dias. E de certeza que vou perder trabalho. E além disso o computador nao teve nenhum problema. Simplesmente de um momento para o outro, sem nenhuma razão desapareceram gigas de informaçao. Basicamente desapareceram 5 anos de trabalhos académicos e profissionais. Como é possivel? Tenho a certeza que nao fiz nada. E o estranho é apartir de uma pasta so me aparece a primeira pasta que estava dentro dessas pastas, consecutivamente ate uma pasta que tinha 2 ficheiros word. É o que resta. Se eu apaga-se por acidente nao acontecia isto porque tinha de sequencialmente ir abrindo diversas pastas apagando os ficheiros que nelas se encontravam. O que me faz ter a certeza que nao foi culpa minha. Espero que me tenha feito entender pk realmente é muito esquisito...

Só para eu perceber e centralizar a questão:
- Mas tens ou não cópias do que perdeste?

A questão é sobre o desespero de ter perdido 5 anos de trabalhos académicos, ou é mesmo por curiosidade de entender como foi possível ter acontecido (com a segurança da cópia)?

Nunca, mas nunca mesmo se pode fiar em suportes informáticos sem a devida redundância para aquilo que julgamos importante.
Para além disso, as cópias não devem de estar no mesmo local dos masters. Imagina que te assaltam a casa, ou que tens um incêndio. Tem tudo a ver com a importância que atribuímos aos nossos dados, e o grau de confiança com que acreditamos na sorte.

Deveria ser a primeira coisa que se devia interiorizar quando se começa a mexer nestas coisas.
Quando dizes que tens cópias de segurança mas não fazes todos os dias, fazes de quanto em quanto tempo?
Como foi possível perder 5 anos de trabalho se fazes cópias.
O teu discurso é um pouco contraditório.

Espero que consigas recuperar os dados, mas que também aprendas com os erros.
 
Henrique, ele nao disse que perdeu 5 anos academicos, mas sim que estes desapareceram..
Isso só se explica com virus..que eu saiba (experiencia windows).

Já procuraste por uma pasta chamada "lost-found"? (Está na raíz do disco (Machintosh HD > lost-found)
É uma pasta criada pelo mac quando sao encontrados erros no disco (ou coisa parecida) e por alguma razao o mac move-os para nao ficarem corrompidos. Mesmo que os ficheiros tenham novos nomes, experimenta abrir uns quantos.

Perder tempo com cópias de segurança é a ultima coisa que o time machine te obriga a fazer.
É tão simples como ligares um disco por USB 1x por semana.. o resto ele faz sozinho.
 
Última edição:
Era mais curiosidade pk uma coisa é haver um problema e perder os dados. Outra coisa é sem mais nem menos desaparecerem ficheiros. Tenho de procurar essa pasta lost-found quando chegar a casa. Nunca tinha ouvido falar. Sim tenho o paragon. Mas tenho à bastante tempo. Nao compreendo a relaçao. Obrigado pelas respostas
 
...
Perder tempo com cópias de segurança é a ultima coisa que o time machine te obriga a fazer.
É tão simples como ligares um disco por USB 1x por semana.. o resto ele faz sozinho.

Ou melhor ainda, se o router permitir tiver porta USB, é só ligar lá o disco e deixá-lo assim mesmo. A gente nem se lembra que o timemachine existe, a não ser quando é preciso, pois claro.
 
Já postei a uns tempos um problema que tive com o paragon.

Então fui partilhar umas pastas do mac e do disco externo, para aceder pelo portatil e do nada as pastas desapareceram. Experimentei ver ficheiros ocultos , terminal e montes de coisas cheguei a reinstalar e não dava nada. Então como tinha o parallels com windows 7 e fui as pastas e já aparecia as pastas.

Troquei pelo tuxera ntfs e as pastas e ficheiros , que estavam desaparecidos , apareceram com o cadeado tive de desproteger.
 
Ja recuperei grande parte da informação menos o mais recente mas ok.. Duvido que se passe o mesmo comigo porque nao me lembro de ter ligado discos ou partilhado alguma coisa de outra forma qualquer. Como disse, eu abri um ficheiro directamente no programa atraves do "open recent", trabalhei nele, esse ficheiro estava nas ditas pastas desaparecidas e quando tentei fazer save nao dava. Um erro relacionado com a existencia do ficheiro precisamente. Fui ao finder e nao tinha as ditas pastas. Foi exactamente isto que aconteceu.

Obrigado à mesma pela sugestão..
 
Boas,Volto a este post para dizer que me voltou a acontecer a mesma coisa. Desta vez desconfio do Autocad 2012 para mac. Abri um ficheiro dwg e fiz um save as.. com outro nome na mesma pasta. Quando vou a essa pasta ver o ficheiro reparo que me desapareceu tudo que tinha excepto o ficheiro que tinha acabado de criar. Todos os ficheiros restantes desapareceram simplesmente. Mais uma vez, a pasta onde está esse ficheiro esta dentro de uma serie de 5 pastas imaginemos. Essas pastas que dão o caminho ate esse ficheiro mantêm-se, todo o resto desapareceu. Não sei se me faço entender. Quando dentro dessas pastas tinha diversos ficheiros agora so tenho 1 dentro de cada pasta ate ao ficheiro que tinha acabado de guardar. Como é que isto é possivel? Será problema de software? Hardware? Alguem sabe despistar qual será o problema? Desconfio de ficheiros corrompidos. Sera possivel recuperar os ficheiros desaparecidos? Desta vez perdi imenso trabalho recente. Alguem me ajude porque não posso continuar a correr este risco de a qualquer momento perder trabalho desta forma inexplicável.Obrigado
 
Back
Topo