Temperaturas em Linux

nmcaz

Power Member
Boas pessoal!

Instalei recentemente Linux Mint 13 no meu portátil principal, em dual boot com Windows 7. Depois da instalação notei que o portátil aquecia mais em linux que em windows, pelo que instalei os drivers proprietários da ATI e reduziu imediatamente as temperaturas do cpu. A minha dúvida prende-se com as temperaturas dos discos - tenho 2 seagate ATA ST09500325AS de 500Gb cada, e notei que estão mais quentes quando corro linux:

CPU: 42 ºc- 60ºc
HD1 (so's windows e linux): 45 - 53ºc
HD2 (Dados): 38ºc - 42ºc

Li alguns artigos que estimam a utilização óptima dos discos entre 40 e 50ºc, e que estabelecem como limite os 60ºc como limiar de segurança. Mas também encontrei alguns artigos e fórums onde se indicavam temperaturas médias de 30-35º, por isso decidi pedir a vossa opinião. Estas temperaturas são normais ou devo preocupar-me? Será que estas temperaturas podem levar a uma degradação mais rápida dos discos?

Desde já obrigado pelas respostas!

Um abraço,
nmcaz
 
Última edição:
Não sei se aparece em todos, mas nos meus aparece a temperatura mínima e máxima no smartctl.

Código:
$ smartctl -A /dev/sda
...
194 Temperature_Celsius     0x0002   064   058   000    Old_age   Always       -       30 (Min/Max 16/42)
...
 
Confesso que é um assunto que também me interessa.
Acabei de instalar o Ubuntu num samsung u530 e acho que aquece bastante mais.
 
Não instalas nenhuma aplicação específica ou drivers específicos do fabricante?

Eu sei que o Debian é bastante estável mas na minha perspetiva, o meu caminho para já deve passar pelo Ubuntu.
 
Instalei o Jupiter.
Com meia dúzia de janelas abertas, a temperatura oscila entres os 65º e os 70ºC!!!

Instala o cpufrequtils o laptop mode tools e o powertop. Este ultimo, arranca com o "sudo powertop" e os parâmetros que estiver a bad passa a good. Vê também no powertop se o processador está a escalar para menos velocidade e desliga parte do processador quando está em idle (p-states e c-states).

Mas, pelo menos eu, nunca consegui ter o mesmo power management do Windows 7 e parece que o 8 ainda está melhor ( a única coisa boa do 8 :D ).

70º tenho eu em idle e 93 em full load, mas é um chasso velho.

P.s. - Não faço ideia o que seja o Jupiter.
 
Back
Topo