Opinião acerca da compra de um Apple MacBook Pro 13''

Migas13

Membro
Boas,
eu sou um finalista de secundário e candidatei-me a Eng. Informática e Computação na FEUP e como opção Ciências da Computação na U.Minho. Posto isto, não é difícil imaginar qual vai ser a minha utilização do PC durante os próximos anos (pelo menos até terminar o curso).
Neste momento possuo um computador fixo já com uns bons anos, que tem feito o seu trabalho mas que já está a pedir uma reforma. A minha ideia é:

Apple MacBook Pro 13'' i7-2,9GHz | 8GB | 750GB
http://www.*****.pt/Apple-MacBook-Pro-13-i7-2-9GHz-8GB-750GB-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a600399?PID=45673

+

Um monitor entre 21 e 24 polegadas ao qual ligarei o MacBook criando um género de uma estação de trabalho para maior tempo em frente ao PC e maior espaço para programação.
Talvez: http://www.*****.pt/Asus-Monitor-VE228D-22-Monitor-Monitor-LED/a535906?PID=3140


Gostaria de saber a vossa opinião.
 
A compra é optima! mas não sei senão ficavas melhor servido com um pc, se for para andar com linux instalado, mas quem tirou um curso igual ou parecido que diga mais qualquer coisa.
 
A compra é optima! mas não sei senão ficavas melhor servido com um pc, se for para andar com linux instalado, mas quem tirou um curso igual ou parecido que diga mais qualquer coisa.

Um Mac é excelente - eu estou num curso parecido (Lic. em Eng. Informática no ISEP, fim do 2º ano) e comprei o meu em 2009. Nunca me deixou ficar mal. A única coisa que fiz dos 3 anos foi alterar a RAM de 4 GB para 8 (vinha com o Leopard, mas nesse ano o Snow Leopard já tinha sido lançado), porque o Mountain Lion (o mais recente sistema operativo) corre muito melhor com isso.

Em termos de curso, as apps que mais usei foram:

Netbeans (Java) - em OS X
Terminal/script programming - em OS X (porque tem core Unix, por isso nem precisas de Linux)
Assembly (para isto, usei Ubuntu x86 em máquina virtual porque só aprendemos para Intel 32 bits e o OS X é 64 bits)
Visual Studio (para o ano vou usar de certeza para C# .NET) - instalas o Windows 7 em bootcamp e depois podes utilizá-lo como máquina virtual, se tiveres o Parallels.
Cisco Packet Tracer (para redes) - em Windows 7 VM

E ainda podes desenvolver apps para iOS/Mac, basta ter o Xcode. Uma coisa que não tens num PC (isto fora do curso, como um hobby, por exemplo).

A vantagem do Mac é podes instalar qualquer sistema operativo, ou fazer como eu: ter dois S.O. principais (Windows 7 e Mountain Lion) e depois se quiseres correr Linux, coloca isso numa máquina virtual no OS X. O W7 é mais para colocar como VM ou então entrar mesmo por bootcamp (nativo) para jogar.

Em termos de performance, se o meu MB Pro 13" de 2009 (2.26 C2D, 8 GB RAM) corre o MLion quase a voar (e não tem SSD), então esse de 2012 é mesmo excelente (só não tem SSD, mas esses ainda são carotes).
 
Última edição:
Um Mac é excelente - eu estou num curso parecido (Lic. em Eng. Informática no ISEP, fim do 2º ano) e comprei o meu em 2009. Nunca me deixou ficar mal. A única coisa que fiz dos 3 anos foi alterar a RAM de 4 GB para 8 (vinha com o Leopard, mas nesse ano o Snow Leopard já tinha sido lançado), porque o Mountain Lion (o mais recente sistema operativo) corre muito melhor com isso.

Em termos de curso, as apps que mais usei foram:

Netbeans (Java) - em OS X
Terminal/script programming - em OS X (porque tem core Unix, por isso nem precisas de Linux)
Assembly (para isto, usei Ubuntu x86 em máquina virtual porque só aprendemos para Intel 32 bits e o OS X é 64 bits)
Visual Studio (para o ano vou usar de certeza para C# .NET) - instalas o Windows 7 em bootcamp e depois podes utilizá-lo como máquina virtual, se tiveres o Parallels.
Cisco Packet Tracer (para redes) - em Windows 7 VM

E ainda podes desenvolver apps para iOS/Mac, basta ter o Xcode. Uma coisa que não tens num PC (isto fora do curso, como um hobby, por exemplo).

A vantagem do Mac é podes instalar qualquer sistema operativo, ou fazer como eu: ter dois S.O. principais (Windows 7 e Mountain Lion) e depois se quiseres correr Linux, coloca isso numa máquina virtual no OS X. O W7 é mais para colocar como VM ou então entrar mesmo por bootcamp (nativo) para jogar.

Em termos de performance, se o meu MB Pro 13" de 2009 (2.26 C2D, 8 GB RAM) corre o MLion quase a voar (e não tem SSD), então esse de 2012 é mesmo excelente (só não tem SSD, mas esses ainda são carotes).


Um pc faz tudo isso e tambem dá para instalar fisicamente qualquer sistema operativo.
Para usar linux mais vale um pc e correr um sistema instalado do que estar dependente de uma vm.
 
A minha experiência, principalmente universitária, e estudei Eng. Informática, diz-me uma coisa:

No primeiro ano, não vais precisar por ai alem do portátil, pela pouca quantidade de cadeiras práticas que vais ter, os pcs da faculdade vai te chegar e sobrar.

Depois quando ires para o segundo ano, logo pensas em comprar um PC de acordo com as tuas necessidades.

Por fim, a não ser que vais para areas mais gráficas, de qualquer maneira só será depois do 4º ano, qualquer pc recente serve.
 
Um pc faz tudo isso e tambem dá para instalar fisicamente qualquer sistema operativo.
Para usar linux mais vale um pc e correr um sistema instalado do que estar dependente de uma vm.

Não, não faz. Eu estou a falar legalmente e sem chatices, não se pode instalar o OS X, e muito menos desenvolver apps para iOS.

Por isso, afirmar 'um PC faz isso tudo' é incorrecto.

E porque dizes isso do Linux? Com esse Mac, corres o Linux em OS X sem qualquer perda de performance (tudo o que não seja VM é recomendado para jogar ou apps pesadas). Não entendo esse comentário, sinceramente - ainda por cima com a inconveniência de andar sempre a reiniciar, comparado com ter tudo num só S.O.
 
Eu acabei agora a licenciatura em Eng de Redes e Comunicações no IST, que é bastante próxima da Licenciatura em Eng. Informática. Eu não tenho Mac (mas não por muito tempo :D), mas da minha experiência com colegas meus que têm, ficas muito bem servido.

Nas cadeiras de C e Java podes trabalhar em Mac OS, se for mesmo necessário Linux para alguma cadeira (por exemplo para Sistemas Operativos) podes instalar o Linux numa VM. Para quando precisares de software só existente para Windows, tem o Windows em bootcamp.

Não sei se acontece o mesmo noutras faculdades, mas no IST-Taguspark grande parte dos professores de informática têm Mac e se precisasres mais depressa te conseguem ajudar em Mac do que em Windows
 
Não, não faz. Eu estou a falar legalmente e sem chatices, não se pode instalar o OS X, e muito menos desenvolver apps para iOS.

Por isso, afirmar 'um PC faz isso tudo' é incorrecto.

E porque dizes isso do Linux? Com esse Mac, corres o Linux em OS X sem qualquer perda de performance (tudo o que não seja VM é recomendado para jogar ou apps pesadas). Não entendo esse comentário, sinceramente - ainda por cima com a inconveniência de andar sempre a reiniciar, comparado com ter tudo num só S.O.

Como assim andar sempre a reiniciar? Não consegues ter vm's no windows ?
Na minha opinião ficava melhor servido com um pc com linux e win 7 numa vm
 
Última edição:
Um pc faz tudo isso e tambem dá para instalar fisicamente qualquer sistema operativo.
Para usar linux mais vale um pc e correr um sistema instalado do que estar dependente de uma vm.
Num mac também se pode instalar linux sem ser por vm. Apenas aconselharam vm para nao ter de andar sempre a reiniciar o pc
 
Última edição:
A compra é excelente. O MBP de 13'' bem transportavel com um monitor para complementar. Se não comprasses o monitor, aconselhava a comprares o MBP de 15'' que não é menos transportável e tem um ecrã maior...
Isto para não falar que se necessitares de algum programa apenas compatível com o Windows, podes sempre utilizar o BootCamp, que vem com Mac OS X
 
Última edição:
Não, não faz. Eu estou a falar legalmente e sem chatices, não se pode instalar o OS X, e muito menos desenvolver apps para iOS.

Por isso, afirmar 'um PC faz isso tudo' é incorrecto.

E porque dizes isso do Linux? Com esse Mac, corres o Linux em OS X sem qualquer perda de performance (tudo o que não seja VM é recomendado para jogar ou apps pesadas). Não entendo esse comentário, sinceramente - ainda por cima com a inconveniência de andar sempre a reiniciar, comparado com ter tudo num só S.O.

E para além do mais, da panóplia de coisas que ele mencionou, e que o podes fazer em windows, porque raio se iria instalar o mac osx?

Por isso, afirmar 'um PC faz isso tudo' é incorrecto.

De facto vou ter que concordar contigo. PC faz isso tudo, e fica mais barato :)
 
Última edição pelo moderador:
O mac os é um sistema baseado em unix e como tal há muitos comandos iguais ao linux o que pode fazer com que não seja necessário instalar linux. Já no windows....
 
Última edição pelo moderador:
A menssagem inicial do Lucien parece-me ter sido esclarecedora: o portátil apresentado com as exigências do futuro curso do OP.
 
Última edição pelo moderador:
Nos primeiros anos do OS X para intel compreendia-se devido ao preço e escassez de Macs, eu próprio corria a primeira versão do OS X para Intel num IBM ThinkPad quando a Apple ainda nem tinha lançado o seu primeiro Mac com processador Intel. Mas actualmente já não faz sentido porque os preços desceram bastante graças às promoções que se encontram um pouco por todo lado.
 
Última edição pelo moderador:
A menssagem inicial do Lucien parece-me ter sido esclarecedora: o portátil apresentado com as exigências do futuro curso do OP.

É isso mesmo - eu, passando por uma experiência similar, consigo provar que Mac num curso superior de informática é completamente compatível (aliás, tenho a dizer, como alguns já disseram aqui, que muitos professores usam Mac - como um aparte).

Mais barato =/= melhor. Não sou fanboy da Apple, acho que cada um deve utilizar as ferramentas que deseja de modo a atingir o objectivo final. Contudo, o OP postou neste sub-fórum da Apple, e vir aqui com filosofias da 'um PC é muito melhor, e faz tudo mais barato' é, no mínimo, irrisório uma vez que os Macs são os computadores mais fiáveis do mercado (a qualidade paga-se) e não se deve investir num Mac para 'show' com alguns fazem - os que estão num curso de informática sabem aproveitar as ferramentas low-level do mesmo (Terminal, por exemplo). No Windows tens que andar com PuTTY ou similares, o que é chato se não se quer instalar Linux (VM ou nativo).

Agora se vêm aqui com a mentalidade 'tuga' anti-Mac (como já vi por aí), em que os Macs só servem para ser bonitos, isso é santa ignorância. Mas fico contente que zelam tanto pela carteira dos outros.
 
Última edição pelo moderador:
Acabei de apagar e editar vários posts contra as regras do fórum, peço que leiam as regras do fórum antes de fazerem posts.

Peço ainda a quem responde a esses posts que em vez de responder os reporte pois torna o nosso trabalho mais fácil e eficaz. Obrigado.
 
Sinceramente digo eu ....

PC faz tudo o que o user vai necessitar, nesse curso estuda-se com linux ou derivados não ios e o meu comentário quanto a vm é no sentido que numa vm torna-se sempre menos performante quer queiramos ou não tem que se partilhar recursos entre hospede e maquina virtual.
Este sitio da (pêra) é só fanáticos é pior que os vendedores de biblias.

O user pediu opinião, em vez de darem opções válidas e acessiveis reforçam sempre a ideia mais cara e que poderá não trazer assim tanta vantagem como apregoam.

Eu a ser o user informava-me melhor antes de ir gastar uma pipa de massa num portatil da (pêra) quando poderia ter um pc portátil mais barato a fazer o mesmo ou melhor.

O user pediu opinião em relação à compra de um Macbook pro de 13" para o curso de informática, por isso eu dei opinião em relação a isso.
Mas claro que com um pc com Windows e Linux também fica bem servido, eu fiz a minha licenciatura toda com um portátil com Windows e Linux.

Já agora se fores transportar muito o portátil a pé ou mesmo em transportes públicos por muito tempo, podes secalhar pensar antes Macbook Air 13" que não perdes muita performance a nivel de processador e como tem SSD até se torna mais rapido no geral. PCs com windows do género do Macbook air tem o Asus UX31A. E claro se quiser mesmo o Pro também podes por um SSD
 
Back
Topo