Review Samsung RC530 / Cooler Master Notepal U2

ricardo_sousa11

Power Member
Boas,

Como alguns de vós já devem saber, comprei a uns dias este portatil na ***** pois encontrei a um preço agradável. Após alguns dias de uso decidi fazer uma review deste portatil, pois não vejo ser muito falado por ai.

Intel i7-2670QM @2.20GHz
6 GB Ram
640 GB disco rigido
Gforce 540M 2GB+Intel HD
1366 x 768 pixels LED 15.6''
2.58 kg

O uso que iria dar a este portatil seria para trabalhos (edição video/imagem) e gaming, daí ter optado pelo i7, este portatil ronda os preços de 650€-750€, dependendo da Ram e Disco. Eu consegui compra-lo por 599 por ser a ultima unidade, por isso é uma questão de procura.

Design :







O Design é apelativo, muito bem conseguido e agradável, simplistico, o portatil é fino e leve o suficiente, com um acabamento Mate em toda a frente do portatil, excepto no ecran que é brilhante. O Power Plug é lateral.

Chassi :

Parece-me robusto e solido, não há muito que possa apontar a não ser que na palma da mão esquerda é onde aquece mais, o que poderá ser incomodo para algumas pessoas.

Ecran :


O ecran tem uma boa luminosidade (LED), até demais para o meu gosto, de maneira que tive de baixar para cerca de 50-70% e tem uns angulos laterais e verticais com boa visibilidade. A resolução é 1366 x 768 (HD Ready), Acho a resolução adequada para o seu tamanho, mas isto é apenas uma opinião pessoal. O ecran não tem aquele brilho que muitos tem, que depois se torna dificil ver quando está contra luz, mas também não é totalmente mate.


Teclado e touchpad :



O teclado é o que penso ser Chiclete, não estava habituado pois o meu antigo não era e os espaçamentos são diferentes. O teclado inclui aquele numpad ao lado direito e tem a tecla enter maior e naquela forma "L" invertida. É um teclado confortavel, se bem que o calor na palma esquerda pode ser incomodo. Por vezes podemos também mexer no rato sem querer, pois o touchpad está muito proximo da palma direita. O touchpad é muito rapido na resposta confortavel e com textura suave, as teclas tambem são robustas com um bom clique.

Performance :

Este tópico é para levar ainda algumas actualizações a medida que for experimentando e utilizando. Ainda não foram feitos muitos textes a nivel de performance, mas do pouco que já foi feito já posso comentar.

Videos HD/FHD correm suavemente, mesmo ao puxar para a frente ou para traz, com uma boa qualidade de imagem.
O uso tipico no Windows é rapido e responsivo, sem muito a apontar.

Performance Gráfica :

Left 4 Dead 2 - Tudo em highest, o mais alto possivel, na resolução nativa e com AA a 4x (não testei superior pois achei que a 4x já estava bom) e o jogo corre muito suavemente, penso que deverá atingir umas 60-80fps suaves sem drops.

Team Fortress 2 - O mesmo que o L4D2, AA a 4x, também suave.

Counter Strike : Global Offensive - O mesmo que o TF2.

Tribes - Tudo em highest, com AA a 2x (se bem me lembro) corre suave também.

Killing Floor - Tudo em highest, sem AA.

Far Cry 2 - Tudo em Highest, sem AA.

Alan Wake - Algumas coisas em low, outras em high, a distance +- a 30%, AA a 2x. Achei o jogo mal optimizado visto que a nivel de textura não é nada por ai alem entre outras coisas. O jogo corre suavemente, com o ocasional slowdown.

Irei testar o BF3 e Assassins Creed no futuro.

Bateria :

Ainda não testei, mas pelo que tenho lido, supostamente, aguenta 6 horas em idle ou utilização leve e 3-4 em utilização normal.

Som :

O som acho melhor que o meu portatil anterior (Asus X50SL) se bem que parece dar ligeiramente mais baixo, tanto nos auscultadores como colunas. O microfone também está situado na palma da mão esquerda, o que quer dizer que ao usar o teclado o microfone capta aquele batimento do teclado. Pelas pessoas que já contactei pelo microfone, o som parece ser agradavel, sem muito ruido (a não ser o tal batimento do teclado).

Conclusão:

Prós:
-Não estou dentro dos outros portateis, mas este parece-me ser uma boa relação preço/caracteristicas (alguem que confirme sff).
-Ecran com bons angulos e luminosidade.
-Performance boa.
-Boa bateria.

Contras:
-O tal aquecimento na palma da mão é o unico contra que tenho a apontar até agora.
 
Última edição:
Demorou mas aqui vai mais um actualização.

Temperaturas :

Iddle: 45~58º
Jogar: 70~85º (dependendo do jogo)

*Sem Cooling Pad, depois ponho as temperaturas com CP.

Performance:

Battlefield 3:

Fps Average ~ 30~45


























 
Última edição:
Eu tenho o RC530-T01PT que tem 500Gb HDD, 4gb RAM e pelo menos no meu não é nada quente do lado esquerdo... Por acaso foi uma coisa que reparei quando o comprei, é que é bastante fresco, numa utilização normal claro. Se meter o disco a copiar de um lado para o outro já aquece mais um bocado mas mesmo assim nada de especial. A que temps tens o teu disco?

Deixo aqui as minhas temps agora.
O portátil está ligado à 17 horas, mais até, eu é que riniciei.

Propriedades do sensor:
Tipo de sensorCPU, HDD, ACPI, SNB
Tipo de Sensor GPUDriver (NV-DRV)
Temperaturas:
Placa mãe41 °C (106 °F)
Processador41 °C (106 °F)
CPU Package44 °C (111 °F)
CPU IA Cores44 °C (111 °F)
CPU GT Cores44 °C (111 °F)
CPU 1 / Núcleo 145 °C (113 °F)
CPU 1 / Núcleo 244 °C (111 °F)
CPU 1 / Núcleo 343 °C (109 °F)
CPU 1 / Núcleo 443 °C (109 °F)
GPU33 °C (91 °F)
ST500LM012 HN-M500MBB39 °C (102 °F)
Valores de voltagens:
Núcleo CPU1.231 V
Bateria11.915 V
Núcleo GPU1.000 V
Potência Dissipada:
CPU Package4.55 W
CPU IA Cores1.19 W
CPU GT Cores0.13 W

Ainda à cerca de 30 minutos estive a jogar Max Payne 3

A único aquecimento que vejo pior é quando se está a puxar mesmo por ele, que a parte esquerda do teclado junto à ficha AC que aí aquece, mas cerca de 5m de ter parado já volta ao normal.

O que posso dizer é que o portátil é excelente, não tenho nada a apontar dele a não ser uma coisa, como este portátil tem um processador bastante bom, e ram que chegue e afins por exemplo ao descompactar ficheiros nota-se que o disco não consegue acompanhar pelo que se precisas de aceder qualquer coisa ao disco ele começa a empancar um pouco, no entanto se for algo que esteja carregado na ram é uma maravilha.

Visto o meu só ter os 4Gb em breve vou meter + 4 para ficar com os 8gb, e provavelmente para o ano penso em lhe meter um ssd.

btw: estou com o portátil em cima das pernas agora.
 
Eu tenho o RC530-T01PT que tem 500Gb HDD, 4gb RAM e pelo menos no meu não é nada quente do lado esquerdo... Por acaso foi uma coisa que reparei quando o comprei, é que é bastante fresco, numa utilização normal claro. Se meter o disco a copiar de um lado para o outro já aquece mais um bocado mas mesmo assim nada de especial. A que temps tens o teu disco?

Deixo aqui as minhas temps agora.
O portátil está ligado à 17 horas, mais até, eu é que riniciei.



Ainda à cerca de 30 minutos estive a jogar Max Payne 3

A único aquecimento que vejo pior é quando se está a puxar mesmo por ele, que a parte esquerda do teclado junto à ficha AC que aí aquece, mas cerca de 5m de ter parado já volta ao normal.

O que posso dizer é que o portátil é excelente, não tenho nada a apontar dele a não ser uma coisa, como este portátil tem um processador bastante bom, e ram que chegue e afins por exemplo ao descompactar ficheiros nota-se que o disco não consegue acompanhar pelo que se precisas de aceder qualquer coisa ao disco ele começa a empancar um pouco, no entanto se for algo que esteja carregado na ram é uma maravilha.

Visto o meu só ter os 4Gb em breve vou meter + 4 para ficar com os 8gb, e provavelmente para o ano penso em lhe meter um ssd.

btw: estou com o portátil em cima das pernas agora.

O meu está ligado desde as 12~ e está actualmente a 38~40º e estive a jogar Smite e BF3.

Mas logo pela noite, quando o meu quarto já está um inferno insuportavél este chega aos 85º.



Quando estava a jogar BF3 hoje estava nos 70~75º as temperaturas são normais a meu ver, pela noite penso que aquece mesmo pelo quarto que é extremamente quente no verão.
 
O meu está ligado desde as 12~ e está actualmente a 38~40º e estive a jogar Smite e BF3.

Mas logo pela noite, quando o meu quarto já está um inferno insuportavél este chega aos 85º.

Quando estava a jogar BF3 hoje estava nos 70~75º as temperaturas são normais a meu ver, pela noite penso que aquece mesmo pelo quarto que é extremamente quente no verão.

Deve ser do quarto mesmo. Por acaso eu ainda não vi as minhas temps a jogar, mas saí á 3-4m do max payne e está nos 50 graus... mas também estou com um cooling pad dos chineses ligado.. sempre faz algo..

-edit-

Estive agora a jogar mais um bocado e com o HW Monitor deu-me de temps max:

semttulo2me.png


E durante este tempo todo tive sempre o utorrent a funcionar..
 
Última edição:
Comprei ontem uma Cooler Master Notepal U2 cooler, visto que tinha dinheiro no cartão saiu-me a 14€. Consegui baixar as temperaturas para 75 quando estou a jogar, e em iddle está a 44, é uma descida de 5~10º.
 
Comprei ontem uma Cooler Master Notepal U2 cooler, visto que tinha dinheiro no cartão saiu-me a 14€. Consegui baixar as temperaturas para 75 quando estou a jogar, e em iddle está a 44, é uma descida de 5~10º.

A versão com ou sem fans? Dá para utilizar em cima das pernas?

-edit-

Este a ver um review e gostei bastante. O que gostei mais foi o facto de se poder meter o portátil na base de forma a proteger e transportar os dois facilmente. O Samsung fica lá bem metido? Se puderes mete umas fotos já agora
 
Última edição:
A versão com ou sem fans? Dá para utilizar em cima das pernas?

-edit-

Este a ver um review e gostei bastante. O que gostei mais foi o facto de se poder meter o portátil na base de forma a proteger e transportar os dois facilmente. O Samsung fica lá bem metido? Se puderes mete umas fotos já agora

Daqui a nada faço uma review completa da plataforma também ;)
 
Review CoolerMaster Notepal U2

Infelizmente não consegui tirar fotos com qualidade a esta hora, mas amanha posto fotos reais.

Existem algumas versoes deste Cooling pad, desde a versão sem ventuinhas com a versão com ventuinhas (2 ou 3).

Design:

Um dos pontos fortes deste Cooling pad é o design, não só é um cooling pad, mas também serve para transportar o portatil, este encaixando perfeitamente entre o cooling pad (é necessario remover as ventuinhas). Este é feito de algum tipo de metal perfurado, o que serve para prender as ventuinhas e para ter maior circulação de ar, tem as tipicas peças em borracha para evitar que o portatil escorregue.

Performance:

Este cooling pad conseguiu-me reduzir entre 5 a 10ºc o que acho bom, a função de poder meter as ventuinhas a nossa disposição e onde precisamos é muito boa, não só podemos fazer isso como no futuro colocar mais ventuinhas se for necessario.

Este Cooling Pad no caso especifico do Samsung RC530, este fica um pouco fora das bordas, mas encaixa muito bem. Este também encaixa perfeitamente para transporte. É preciso experimentar até colocar as ventuinhas no local exacto.

O Cooling pad dá para utilizar no colo, apenas é preciso se certificar que não estamos a tapar s ventuinhas (caso estejamos a usar).
 
Obrigado pela review do pad, estou a pensar em adquiri-lo também e na ***** está a 19€ a versão com as fans.

Aguardo as fotos então :)
 
Então essas fotos?

cumps.

Aqui estão, desculpa pelo atraso.





A qualidade das fotos não é a melhor.

Se o arranjas por 19€ creio que seja a melhor opção, o unico mal de todas as pads é a voltagem USB (5v) que não é muita, estou a pensar ainda por mais uma ventuinha secalhar ligada a uma pilha 9v.

Mas pelo preço que mencionaste será sem duvida a melhor escolha, especialmente porque também serve para protecção.
 
Obrigado pelas fotos.

Pois realmente uma coisa que me está a levar para esse pad, é que como é todo furado uma pessoa pode-lhe meter aí as ventoinhas que quiser...
 
Bem só para deixar aqui o testemunho passado este tempo.

O portátil continua a portar-se bem, no entanto o meu passado cerca de 2/3 meses de ter falado aqui o SHIFT do lado esquerdo deixou de funcionar.. No entanto como preciso dele para trabalhar ainda não o enviei para a garantia, mas nem me chateia muito é só mesmo aquela tecla e isto é uma daquelas avarias que acontece nada de especial.

De resto o pc continua a funcionar lindamente, continua fresco(atenção que costumo limpar o cooler mensalmente).

E comprei para ele mais 4gb de RAM, o que se notava que fazia falta pois o processamento é tão rápido que a descomprimir um rar grande com os 4gb o pc chegava a empancar por momentos a escrever no disco. Com os 8gb de ram isso já não acontece.

Resumindo tenho:
Samsung RC530-T01PT com 8gb de RAM e Windows 8 PRO
CoolerMaster Notepal U2

a próxima aquisição há de ser um SSD para este bicho.
Continuo a recomendar este equipamento. De referir que este portatil em idle com utorrent aberto por exemplo e tampa para baixo gasta menos de 10W normalmente(á volta dos 8W).
 
Última edição:
Bem só para deixar aqui o testemunho passado este tempo.

O portátil continua a portar-se bem, no entanto o meu passado cerca de 2/3 meses de ter falado aqui o SHIFT do lado esquerdo deixou de funcionar.. No entanto como preciso dele para trabalhar ainda não o enviei para a garantia, mas nem me chateia muito é só mesmo aquela tecla e isto é uma daquelas avarias que acontece nada de especial.

De resto o pc continua a funcionar lindamente, continua fresco(atenção que costumo limpar o cooler mensalmente).

E comprei para ele mais 4gb de RAM, o que se notava que fazia falta pois o processamento é tão rápido que a descomprimir um rar grande com os 4gb o pc chegava a empancar por momentos a escrever no disco. Com os 8gb de ram isso já não acontece.

Resumindo tenho:
Samsung RC530-T01PT com 8gb de RAM e Windows 8 PRO
CoolerMaster Notepal U2

a próxima aquisição há de ser um SSD para este bicho.
Continuo a recomendar este equipamento. De referir que este portatil em idle com utorrent aberto por exemplo e tampa para baixo gasta menos de 10W normalmente(á volta dos 8W).

Quando dizes limpar o cooler, como é que fazes??..;)
 
Para ficar aqui a nota a avaria que tinha(Tecla do shift não funcionar) já foi reparada.

Finalmente lá arranjei tempo e disponibilidade e mandei para a garantia..
Foi-me substituida por uma rigorosamente nova a "tampa" superior toda de onde tem o teclado, incluindo o touchpad.
Não mexeram em dados nenhuns do disco.
 
Back
Topo