Ligacao trifasica

Arlindo

Membro
Tenho um cabo com 4 condutores: 3 fases e um que pode ser terra ou neutro(?). esta suportando um motor (bomba de agua) trifasico. Necessito por uma lampada ao pe, que fios deverei tomar para ligar a lampada?
Obrigado.
 
Se o quarto condutor for o neutro, podes ligar uma fase qualquer e esse quarto condutor e ficas com uma tomada normal de 230 V monofásica em vez dos 400 V de tensão composta trifásica.
Se o quarto condutor for a terra já não podes fazer isso porque o diferencial do teu quadro vai disparar assim que "notar" consumo pela terra.
Teoricamente não faz muito sentido que seja o neutro orque se as fases estiverem equilibradas ele não está lá a fazer nada mas já tenho visto em isntalações BT tomadas trifásicas com neutro. Mas BT não é a minha cena.
De que cor é o quarto condutor? Consegues ver?
 
Última edição:
Todos os motores electricos que eu tenho na empresa ( trifásicos e incluiem maquinas de cortar ferro, compressores, bla, bla ;) ) usam 2 fases. neutro e terra. Agora atenção ao ligares as fazes pois o motor pode ficar a trabalhar no sentido inverso :D, pra corrigir trocam-se as fases na tomada ;). E sim.... uma fase qualquer + neutro e ficas com 230v.
 
Arlindo disse:
Tenho um cabo com 4 condutores: 3 fases e um que pode ser terra ou neutro(?). esta suportando um motor (bomba de agua) trifasico. Necessito por uma lampada ao pe, que fios deverei tomar para ligar a lampada?
Obrigado.


vê lá se tens um fio amarelo, este será a terra
se tiveres 2 fios pretos e 1 castanho, o castanho é o neutro

um busca-polos ajudar-te-ia

fazias uma derivação de uma fase e do neutro, e não haveria problemas
 
timber disse:
Castanho e preto são cores de fase
O neutro é azul claro
A terra é amarelo e verde

nem sempre, timber

essas são as cores standard para uma ligação monofásica, no entanto, quando há mais fases presentes todas elas partilham da mesma cor : 3 pretas, 1 amarela e uma azul ou castanha, ...

Mas não sou electricista, tive apenas um curso técnico de electrotecnia quando andava a estudar no secundário....

Nada que um busca-polos não resolva, um neutro não acende luz, ou quando acende é apenas residual, muito fraca
 
Estive a ler melhor isto tudo
É assim não podes ligar (o diferencial dispara)
Se tens 4 condutores tens 3 fases e 1 terra.
Se tivesses 5 condutores tinhas 3 fases, 1 neutro e 1 terra.

Esperimenta ligar talvez duas lâmpadas em série entre duas fases umas vez que 400V é mais ou menos igual a 2*230 V
 
isso do dijuntor diferencial é se tiver, k provalvelmente tem, mas se proventura n tiver,embora nao seja recomendavel, podes ligar a lampada numa fase e na terra. Ou entao, e isto é ainda menos recomendavel podes ligar a lampada a uma das fases e a um tubo de agua metalico, mas mais seguro é enterrar uma vareta de +/- 2m e fazer disso o neutro.
 
Engraçado.. não ouvi ninguem a fazer referencia ao aparelho de medida...

Com um aparelho de medida pode saber se é neutro ou Terra. Pois, guiar-te pelas cores não quer dizer nada. Quem fez essa ligação pode ter feito sem seguir o codigo de cores, por vezes são feitas coisas para o conhecido "desenrrasca" e como tal, saltamos certas "regras".

Usando um aparelho de medida, seleccionas o campo de medida para Volts (V~), (tensão alterna), e escolhes o campo de medida que aja logo acima de 400V.

Depois podes confirmar, entre fases terás entre 380V e 400V entre fase e neutro (se exitir neutro) terás os cerca de 230V.

1 abraço e cuidado que 400V não são brincadeira. (eu que os diga.. não era 400 mas eram 440V lol)
 
Última edição:
Sim é uma área com muita criatividade.
Mesmo assim com um voltímetro não distingue a terra do neutro (se as fases estiverem equilibradas). Só vê um ponto de tensão nula.
Aí pode simplesmente pegar na tal lâmpada e ver se o diferencial dispara.
 
Bom vamos por alguma ordem no galinheiro.

A aqui algumas confusões, para começar as cores padrões atuais são: dois pretos e um castanho para as tres fases azul para o neutro e verde/amarelo para o terra.

Mas (ha quase sempre um mas) por uma questão de poupança quando se passa um cabo para um equipamento trifasico (que não precise de neutro)passa-se um cabo com quatro condutores(preto, castanho, azul e verde/amarelo )no qual as fases são ligadas no preto ,castanho e azul.

Como e norma usar-se diferencial( é seguro e obrigatorio) não podes usar o terra como neutro, mas podes por duas lampadas em serie ligadas a duas fazes.

Mas como ja foi dito o uso do multimetro e muito util, a e cuidado que com a eletricidade não se brinca, não te esquesas de desligar a corrente
 
Obrigado a todos

Obrigado pelos vossos comentarios / ajudas.
Vou proceder a medicao, mas como dizia "timber" eu so tenho 4 condutores, creio que as tres fases e a terra. Ja liguei a tal lampada (uma so) entre uma fase e aquilo que sera terra, e ...pim! o dijuntor foi-se.
Na realidade nao consigo retirar daqui alimentacao para uma lampada e queria tambem uma tomada para ligar um aspirador pequeno.
Ja vi que nem pensar.
estava convencido que pegandio uma fase e uma terra (que funcionaria como neutro) podia ficar com 220 para iluminacao e tomada.
Uma vez mais muito obrigado a todos.
 
Arlindo disse:
Obrigado pelos vossos comentarios / ajudas.

estava convencido que pegandio uma fase e uma terra (que funcionaria como neutro) podia ficar com 220 para iluminacao e tomada.
Uma vez mais muito obrigado a todos.

Antigamente dava mas agora com os diferenciais ja não da pois ele detecta a passagem de corrente para a terra e dispara por medida de segurança
 
Back
Topo