Tablet Kobo E-Reader

netscooter

I'm cool cuz I Fold
http://www2.*****.pt/Magazine/MiniSites/Kobo/kobo.jpg

Procurei tópico e não encontrei. Ao que parece a ***** lança em Portugal um ebook reader à semelhança do Kindle, com a vantagem de ter os livros em português. Parece ser uma opção bastante interessante caso conseguiam manter uma biblioteca de ebooks recente e actualizada com bons preços.

O preço do Kobo é de 119,90€.

Especificações Técnicas:

Marca Kobo
Memória 2GB (1GB disponível para armazenamento, equivalente a mais de 1000 ebooks)
Dimensão Ecrã 6 '
Tipo Ecrã Tátil monocromático eInk Pearl de alto contraste
Comunicações Wireless 802.11n
Interfaces USB
Software Kobo Desktop
Expansibilidade microSD
Autonomia Máxima (estimativa) 1 mês
Peso 185 g

Outras Funcionalidades:
Livros: EPUB, PDF e MOBI
Documentos: PDF
Imagens: JPEG, GIF, PNG, BMP e TIFF
Texto: TXT, HTML e RTF
Banda desenhada: CBZ e CBR
11 estilos de fonte, 24 tamanhos disponíveis
Dimensões 114 x 165 x 10 mm

Que vos parece?
 
Última edição:
O Kindle tem pouco interesse, no meu entender, visto que só aceita livros em formato .mobi (nada de epubs, que são o formato mais generalizado) e em português ainda não há muita coisa. Para quem ler maioritariamente em inglês, já poderá valer a pena, mas ainda assim não gosto de plataformas fechadas.

O Kobo é porreiro e ainda bem que chegou a Portugal. Já li que os firmwares têm alguns bugs, por isso dá uma vistas de olhos no fórum mobileread ou vê a review no the ebook reader. No mercado português a única alternativa (decente) é o Sony PRS-1 que custa cerca de 130 euros, mas tem a vantagem de com algumas "voltas" se poder instalar Android (o PRS 2 não permite). Deixo um comentário que encontrei comparando os 2: That's a serious issue for me. I thought I had already decided for the Kobo, but now it looks like the Sony is the better reader for me. although I really like the Kobo better (handling, user interface, text layout).

A questão é que em Outubro vai ser lançado o Kobo Glow, com ecrã com maior resolução e luz embutida para ler no escuro. Não sei se a ***** o terá, nem o preço, mas não será muito mais caro. Eu prefiro mandar vir do estrangeiro para ter algo mais de encontro ao que pretendo. Mandei vir um Nook Touch, instalei-lhe Android e estava muito satisfeito. Estupidamente vendi-o e agora estou a ponderar qual comprar (provavelmente até será o NT outra vez). EDIT: estive a dar uma vista de olhos e um ponto em que criticam o Kobo é nos dicionários, o que para mim é um dos pontos mais importantes. Por isso é que prefiro um e-ink reader em que possa instalar os meus dicionários.

Resumindo, por 100 euros o kobo é uma boa compra. Não é é a melhor compra ou o melhor e-book reader.
 
Última edição:
Provavelmente a maior diferença será o facto da biblioteca deste ter muito mais títulos em PT. Eu acabei de descobrir a existência de tal coisa por cá, já por várias vezes pensei em comprar um Kindle pela Amazon, mas o único que estava num limite de preços que eu acho justo era o simples, que não tem Touch. Agora aparece este com Touch ao mesmo preço! :D

Basicamente gostaria de comprar uma coisa destas para lazer e estudo, mas tenho várias questões que ainda não me deixaram comprar tal coisa:

- Não sei se existem livros de estudo (nomeadamente do ensino superior) disponíveis em formato ebook;
- Não sei se safará bem no que diz respeito a PDF's. Basicamente queria colocar um cartão de memória de 16GB no bicho e miná-lo de PDF's de todas as cadeiras, e provavelmente PDF's com todos os meus apontamentos.... Mas será que isto na área dos PDF's se safa bem?
 
Pdf's é para esquecer num leitor de ebooks normal. A melhor opção é uma tablet. Quem quer mesmo e-ink tem 2 opções: comprar um Nook Simple Touche, instalar Android e uma app que faça reflow dos PDF ou então comprar um Onyx M92 (marca russa), de 9.7" e que custa 350 euros.

Relativamente à oferta de ebooks em português (quando se fala em ebooks, para mim é em formato epub, visto que pdf tem características diferentes), conheço muito pouca coisa. A Wook é a única que conheço que tem alguma oferta, incluindo toda a colecção de Dostoievski pela Presença em formato epub (com DRM, mas consegue dar-se a volta para ser possível ler em todos os dispositivos).
 
Pelo preço acho interessante e talvez acabe por adquirir, mesmo não estando na categoria dos melhores parece-me bastante aceitável. Ainda assim vou ver mais comparações com outros dispositivos para tirar as conclusões finais.
 
Para mim seria perfeito, não é caro, acumula pontos na ***** (:D) é bastante portátil.... só tem o problema de não funcionar bem com os PDF's, e isso para mim estraga tudo.
 
Malta estive com o Kobo na mão e com o iPad 3 ( eu sei não tem nada a haver) mas a experiência de leitura, claramente superior no Kobo.

Aquilo parece uma folha autêntica contudo fiquei desmotivado por um aspecto, é lento que se farta, até a mudar de página...
 
Eu gosto de ler, leio muitos livros e isso dá muitas horas de leitura. Ora, ler num tablet é uma autêntica chacina para a nossa vista.

Ainda na semana passada estive numa ***** e perguntei por e-readers destes com e-ink, o rapaz lá da informática disse que com a chegada em massa dos tablets, os e-readers deixaram de vender e acabaram por desaparecer (da *****).

Nem uma semana depois e aparece este Kobo! :D Tenho que voltar a uma loja para o experimentar e talvez o traga logo pra casa!

Cumps :)
 
Obrigado por partilhares. É um ponto a favor e foi uma boa aposta da *****. Pode ser que o Glow também saia cá.

EDIT: estou curioso para saber que dicionário incorporaram. Costuma ser uma pecha dos Kobo e para mim é um ponto fundamental.
 
Última edição:
A mim interessa-me muito ver o funcionamento com PDF (ideal era epub mas nem conversores funcionam corretamente...)
Por exemplo se tem funcionalidade de detetar a área em branco nas margens e automaticamente escalar a página...

Kobo Touch PDF Review

When it comes to PDF files, the Kobo Touch does a serviceable job, but is rather basic. You can view a PDF in portrait and landscape mode. Double tap to zoom in, or use the zoom dial. Navigate by using the page slider and table of contents. No re-flow, highlights, or dictionary with PDF files.
http://www.the-ebook-reader.com/kobo-touch-edition.html

Tenho que ir experimentar um à ***** com 1 ebook em PDF, ver se 6'' em "fit to page" dá para ver uma página sem necessidade do irritante zoom/scroll
e se gostar tentar da experiência esperar pelo Kobo Glow (o concorrente Nook com GlowLight é só problemas no ecrã).
 
Consegues indicar qual o dicionário de Português? O que achas dele?
Acho que nem traz dicionário... pelo menos sempre que tento traduzir alguma palavra de inglês para português ele diz sempre que não encontrou a correspondência. :rolleyes: Ou estarei a fazer alguma coisa mal?


Não achas isso um bocado lento ? ...
É lento a iniciar, mas depois de abrir um livro, carrega/muda as páginas normalmente.
Também não vou comparar isto com um tablet ou smartphone. Acho que para o que é (leitor de livros electrónicos) está óptimo! ;)



Cumps.
 
Back
Topo