Ajuda: portátil ultrabook

wild_oscar

Power Member
Estou a pensar compar um ultra book,sobretudo para desenvolvimento, leve e rápido.A ***** tem descontos de 15% nesta gama e acho interessante o Toshiba Portégé Z930-10F.

O que me dizem desta escolha, em absoluto e em comparação com os asus zenbook e os samsung no site?As especificações parecem-me todas muito iguais, seguem algumas questões.

-processadores i5 e i7 - mas aparentemente são todos só dual core e a menos de 2 ghz. Nesta altura não havia já mais "cores" ?
- Quais são os melhores desta gama?- este toshiba tem 8 gb de RAM (que me são muito úteis para programação),mas 4 são onboard, que desconhecia existir. Há algum inconveniente?
- todos têm Placa Gráfica Intel® HD Graphics 4000. Isto não é nada de jeito,pois não?Obrigado pela ajuda!

Segue o questionário.

Quanto às lojas, a ***** tem um bom desconto nos ultrabooks - com o desconto estão mais baratos que nas outras lojas em que costumo ver!

1) Qual é o orçamento disponível?
Até 1400€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
Até 13.3''. Não quero cá trambolhos!

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
O último foi Asus e durou-me imenso tempo. Familiares compraram recentemente Toshiba Portegé e estão a gostar. Acer e Sony não me parece que vá escolher...
4) A que tarefas se destina o portátil?
Sobretudo programação em Eclipse.(precisa de RAM!) e administração de sistemas (ssh). Se der para jogar uns jogos, melhor.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
6) Quantas horas de bateria necessitas?
Sim, convém que seja leve e tenha boa bateria (+2h!).

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows, Mac OS, ou outro?
A primeira coisa a fazer é colocar Linux. Se já vier com Windows, é da maneira que jogo uns jogos (já não faço isso há anos)

12) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
O suficiente para ter dual boot com espaço para ambos os OS.


O que aconselham?
 
Última edição:
Os i5 e i7 dos ultrabooks são todos dual-core e low voltage senão as temperaturas iriam aumentar e as horas de bateria baixar, mas como normalmente os i7 são melhores que os i5 penso que por mais cache e um turbo-boost maior.

Essa dos 4Gb onboard veio de onde? Não está lá no site, mas pelo que penso é a Ram soldada na board, ou seja não podes aumentar de ram mais tarde, deve ser isso que estavas a referir certo?

Em relação à HD4000, pois é a mais comum nos ultrabooks havendo só uns zenbooks com uma Nvidia 610M. Não são placas de topo mas receberam um boostzito de performance em relação à versão anterior (HD3000) e para o que tu precisas deverá ser mais do que suficiente!

Cumps
 
os i7 quadcore são os de voltagem normal (35W , 45W e 55W) , os processadores que tens nos ultrabooks são ULV (17W) e todos dualcore ; na proxima geração (Haswell) talvex ja hajam ULV's quadcore.

A HD4000 já dá para um gaming razoavel , não vais correr um BF3 em grande detalhe , mas para coisas mais leves desenrasca-se muito bem , tens uns com a GT620M (e não GT610M referida pelo @s0ldier) , que é consideravelmente melhor.
Resultados em jogos a partir de 1/4 da pagina:
http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-GT-620M.72198.0.html
http://www.notebookcheck.net/Intel-HD-Graphics-4000.69168.0.html


Quanto ao local de compra tens um ou outro que na ***** até são mais baratos mas fora das grandes superficie por norma arrranjas mais barato e tens maior oferta...

preenche:http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=188818
 
Adicionei o questionário. Brruno, a única razão para falar da ***** é o desconto que têm em ultrabooks e que torna os seus preços bem interessantes!
 
parte deles mesmo com esses descontos é mais cara que o que arranjas fora das grandes superficies, o toshiba portégé z930-10f é uma das poucas excepçoes..

-Tens o Âsus UX31A com um excelente ecrã FullHD mas a RAM não dá para fazer upgrade e so tras 4GB...
-O Toshiba Z930 tem 2 modulos de RAM , mas não é possível fazer upgrade , os parafusos que seguram a base são especiais, não dá para abrir..

+Tens o Asus UX32VD , tem 1 modulo de RAM soldado á board mas o outro está disponivel para upgrade , e tras um HDD mas podes trocar por um SSD e tem a GT630M
+E Tens tb o Toshiba R930, se for como o R830 tem 2 moduloes de RAM a que podes fazer upgrade , e tem um HDD mas podes comprar um SSD para lhe meter

com a saida do windows 8 vão sair muito modelos novos na gama de "mobilidade", penso que não perderias em esperar um pouco..
 
Também pensei nisso. Mas o windows 8 não vai sair com o lock da bios, que dificulta a instalação de outros sistemas operativos? Ainda por cima cá para mim o Windows 8 vai sair um flop tipo vista...
 
????lock da BIOS, nunca ouvi falar de tal coisa....
Eu em 2 dias habituei-me completamente ao windows 8, ja o estou a usar á mais de um mes e até agora estou a achar fantástico, é tudo o que o Windows 7 é e ainda melhor , é muito mais rápido e fluido..
 
ja me lembro ter ouvido falar nisso , mas penso que andavam a tentar dar a volta á situação ...
sendo que nem todos têm esse problema , é uma opção do fabricante meter ou não uma opção na UEFI para desactivar o secure boot
 
Vim agora da *****. Quando lá fui estava inclinado para o Toshiba Portégé Z930-10F, agora estou na dúvida. É que não gostei da qualidade de construção - o ecrã, por exemplo, parece muito frágil e abana imenso.

Gostei bastante dos Asus Zenbook Prime. Pareceram-me mais sólidos. Vi o UX31A-R4003V. Como o brruno diz, o problema é ter apenas 4GB de RAM sem possibilidade de upgrade (programo em Java, que come muita RAM). O processador é i7 também me parece inferior ao do Toshiba ( i7-3517U vs i7-3667U), não sei se isso será relevante.
Na vantagem, tem um SSD de 256Gb.

Sugestões?
 
Já não é a primeira vez que a asus usa dois componentes diferente em portateis iguais. Na altura do meu, o ecrã com que os primeiros vieram tinham melhor qualidade do que os seguintes (paineis diferente). Penso que deverá acontecer algo do genero em relação a estes.

Ando a procura de um ultrabook também, e estou indeciso entre UX31A-R4003V e um Macbook Air.
 
Ando a procura de um ultrabook também, e estou indeciso entre UX31A-R4003V e um Macbook Air.

Queres acreditar que estou *precisasmente* com a mesma dúvida? Olhei para os Macbook na loja e pensei "hmm..." (ainda por cima acabei de arranjar um iPad).
A única questão é que quero instalar Linux, e tenho ideia de ou nem sequer dar ou de ser uma dor de cabeça (maior do que instalar no Asus, e começo a não ter muito tempo/paciência para perder horas na net para resolver eventuais problemas de instalação).
 
ok, isso é um pouco assutador...

@SpeedDragon ; entre o UX31A e o MBair o UX31 , em nenhum dá para fazer upgrade á RAM e o Asus tem muito melhor ecrã , SSD maior e melhor processador..
 
Última edição:
O Macbook Air que quero comprar é já com 8GB de Ram ;)

Também estou a pensar nos 256GB, mas queria comprar com os 10% da desconto da *****. Quando vi a promoção dos 15% nos ultrabooks pensava que iria ser nos Macbook Air, mas nada.

Quanto ao ecrã, vou ver se amanha consigo ir ver um ao vivo. Já vi ecrãs full hd em 15" e não gostei muito, acho os 1440x900 do Air muito porreiro, o ideal era ser IPS. Já fiquei queimado com a Asus antes, e o objectivo também é mudar para OSX/Linux para acabar com o uso de Windows em todos os computadores que utilizo.
 
Já vi ecrãs full hd em 15" e não gostei muito,

não gostaste porque??

So essa cena do secure boot é que pode vir a estragar as coisas para quem quer meter outros S.O's ,se não valeria mesmo a pena esperar pelos que vão para sair com Windows 8. Em principio mesmo nos que tragam secure boot deverá para resolver a situação , já li uma noticia algures a dizer que estavam a arranjar uma solução...
 
Já agora, conseguem perceber as diferenças entre estes dois modelos: Asus UX31A-R5008V vs Asus ux31a-r4003v. O último é o da *****, o outro existe noutras lojas (a um preço ligeiramente mais baixo), mas não faço ideia da diferença - parecem-me iguais em termos de especificações.
 
As diferenças são na resolução do ecrã!
O UX31A-R5008V tem ecrã com resolução HD+ (1600x900) e o ux31a-r4003v tem FHD (1920x1080)!
De resto são exactamente iguais, cpu, ram, ssd,...
 
Back
Topo