NetBook Google 11.6-inch ARM-based Samsung Chromebook hands-on

Elrond

To fold or to FOLD?
googlearmchromebook05.jpg


Google really impressed us in San Francisco here today with its 11.6-inch ARM-based Samsung Chromebook. The $249 laptop is 0.8-inches (20mm) thin and weight only 2.43 pounds (1.1kg). It features a 11.6-inch 1366 x 768-pixel matte display, a full-size keyboard, a button-less trackpad and a 30Wh battery for 6.5+ hours of operation. Specs include a fanless dual-core A15-based Samsung Exynos 5 Dual (5250) SoC, 2GB of RAM, 16GB of built-in flash storage, WiFi a/b/g/n and Bluetooth. There's a full-size SD card reader and a standard 3.5mm headphone jack (with mic support) on the left, plus the power input, HDMI output, USB 2.0 port, USB 3.0 connector and SIM slot (currently unused) in back.

First impressions? This is a solid machine -- build quality and materials are fantastic for the price. It's also pleasantly thin and light, a boon for people who are used to carrying a laptop around every day. We're happy with the display which is bright and crisp. Viewing angles could use some improvement, but you'd be hard-pressed to find a better laptop screen at this price. The keyboard and trackpad feel great (we're coming from an 11-inch Core i7 MacBook Air), and two-finger scrolling works like a charm. Performance is somewhere between the original Atom-based Chromebooks and the current Celeron-equipped Series-5 model. The system didn't have any issues playing back 1080p content in YouTube, but we didn't get a chance try Hulu or NetFlix.

Ultimately, this is a phenomenal device for the price. If you're used to working in the cloud, you're basically getting 80 percent of the entry-level MacBook Air experience for a quarter of the price. Factor in the Google Now integration and 100GB of free Google Drive storage for two years and this latest Chromebook is a winner. Check out the gallery below and hit the break for our hands-on video.

Link:http://www.engadget.com/2012/10/18/google-11-6-inch-arm-based-samsung-chromebook-hands-on/

Por 250€....6,5H+ de bateria, fino, leve, bem construido...e rápido....só lhe falta o office...que acham? Irá vender?

Análises: Engadget.
 
Última edição pelo moderador:
Por 250€....6,5H+ de bateria, fino, leve, bem construido...e rápido....só lhe falta o office...que acham? Irá vender?

A parte do Office, na maioria dos casos, dá para trabalhar com Google Docs. Só funcionalidades mais especificas é que obriga ao MS Office.
Mas pronto, vai requerer uma habituação a quem só trabalhe com Windows, claro, mas é uma jogada muito inteligente ao poder ter preços baixos. Se isto pegar tem potencial para abanar um bocado com os dogmas existentes ou pelo menos ser o inicio de algo...
 
Eu preciso de ver um a trabalhar....a questão de ser um SO todo novo, onde obriga a deixar de usar todas as apps "normais"....vamos a ver :)

Tenho de experimentar um Excel e uns Words no Google Docs para ver se de facto dá para safar..
 
a questão de ser um SO todo novo, onde obriga a deixar de usar todas as apps "normais"....vamos a ver :)

O único real problema é mesmo para países onde os tarifários são caros e/ou limitados, tipo Portugal que tem 4g etc e tal ilimitado a 15gb mensais [PUR's e afins]...
 
O computador neste momento, fazendo a conversao, custa 191€. Esta à venda na Amazon do UK, e estou a pensar comprar um para altura do natal, ficando o meu laptop para armazenamento e algo que precise de Windows, e este para uso diario, nao aquece nem emite basicamente barulho é uma maravilha, vantagens de um tablet com o uso de um PC.

Compra-lo é que deve ser complicado, mandar vir da Amazon UK nao deve ser facil, digo eu.

O comprador comum pode ficar limitado, é com o armazenamento, vendo que o SSD so tem 16GB, apesar da expansao por SD, e nao ter office, o Google Docs pode resolver, mas... da sempre jeito o office. De resto, ate tem beneficos com este, como o preço, dimensoes e facilidade de uso (basicamente so se usa o chrome).

Sim, só se der para instalar Linux é que é interessante.

Duvido que dê, estamos a falar de um CPU ARM.
 
Última edição:
Estou enganado ou isto são 250€ para ir à net? Tenho ideia que com esse SO não podemos explorar ficheiros no disco etc como no windows.
 
Para que implementariam 2 USB uma delas 3.0 para não ter um file manager?

Eu digo já, se conseguir um pelos 190€, será uma compra quase 100% garantida.
O futuro está mais que provado nos ARM.
Para trabalho não deve haver melhor e o que faço é quase 100% on the web logo quem quer produtividade, isto é o melhor dos MELHORES!

Just my 2 cents
 
Para que implementariam 2 USB uma delas 3.0 para não ter um file manager?

Eu digo já, se conseguir um pelos 190€, será uma compra quase 100% garantida.
O futuro está mais que provado nos ARM.
Para trabalho não deve haver melhor e o que faço é quase 100% on the web logo quem quer produtividade, isto é o melhor dos MELHORES!

Just my 2 cents
2Cents

Um OS pode sofrer updates.
Portas usb 3.0 mais voltagem.
Portas usb têm N utilidades do que passar ficheiros
 
Para que implementariam 2 USB uma delas 3.0 para não ter um file manager?

Eu digo já, se conseguir um pelos 190€, será uma compra quase 100% garantida.
O futuro está mais que provado nos ARM.
Para trabalho não deve haver melhor e o que faço é quase 100% on the web logo quem quer produtividade, isto é o melhor dos MELHORES!

Just my 2 cents

O OS tem um file manager. Pode é nao ser algo extremamente completo, mas podes passar o que sacas para USB e vice versa, podes explorar uma USB ou disco externo. Para a maior parte das pessoas que usam este tipo de PC's para ir à net, chega bem ;)

Quanto ao resto, concordo.

Linux suporta ARM. Para ficar satisfeito só preciso que o hardware funcione bem com Debian.

Pensava que ainda nao tinham, melhor ainda.
 
2Cents

Um OS pode sofrer updates.
Portas usb 3.0 mais voltagem.
Portas usb têm N utilidades do que passar ficheiros

E sabias que uma das maiores utilizações do USB é maioritariamente armazenamento não sabes?

E o Chrome OS já sofreu toneladas de updates, incluindo um ambiente muito parecido com o Android agora.

Pensava que ainda nao tinham, melhor ainda.

Sim tem suporte ARM, senão as Pi's não corriam Linux.
E o melhor exemplo de "linux" sobre ARM é o Android ;)

Aliás se reparares o sistema operativo dele é baseado em Linux logo quase 100% certezas que corre Linux.
Importante seria saber se o "bootloader" do bicho suporta algum tipo de arranque por pen ou hack qualquer para permitir instalar Ubuntu p.ex ;)
 
Última edição:
Back
Topo