PlayStation PlayStation Plus - Tópico Oficial (FAQ no 1º post)

Daimon

Moderador
Staff

new-playstation-plus.jpg

O novo PlayStation Plus foi lançado na Europa no dia 23 de Junho de 2022, e uniu o anterior PlayStation Plus ao PlayStation Now num único serviço que oferecerá a todos os jogadores variadas opções e ofertas, mediante três níveis de subscrição.

Os três níveis de subscrição são os seguintes:
  • PlayStation Plus Essential é basicamente o mesmo que o anterior PlayStation Plus, oferecendo dois jogos a transferir por mês sem custos adicionais, descontos exclusivos, armazenamento na nuvem para as gravações de jogos, e acesso ao modo multijogador online. A subscrição de 1 mês custa 8,99€, de 3 meses custa 24,99€ e de 12 custa 59,99€.
  • PlayStation Plus Extra inclui todas as vantagens do PlayStation Plus Essential e ainda um catálogo até 400 títulos para a PlayStation4 e para a PlayStation5, incluindo grandes êxitos dos PlayStation Studios e outras grandes editoras. Neste nível, os jogos são transferíveis. A subscrição de 1 mês custa 13,99€, de 3 meses custa 39,99€ e de 12 custa 99,99€.
  • PlayStation Plus Premium inclui todas as vantagens dos níveis PlayStation Plus Essential e PlayStation Plus Extra, e ainda mais 340 jogos incluindo títulos PS3 disponíveis em streaming na nuvem, e também um catálogo de clássicos jogos da PlayStation original, PS2 e PSP, disponíveis para jogar em streaming ou por transferência. Os jogadores podem aceder à transmissão em streaming a partir das consolas PS4 e PS5 ou PC. Este nível inclui também acesso a jogos por tempo limitado, de forma a que os jogadores possam experimentar alguns títulos antes de comprá-los. A subscrição de 1 mês custa 16,99€, de 3 meses custa 49,99€ e de 12 custa 119,99€.
LINKS RELEVANTES

LINK PARA A INFORMAÇÃO BÁSICA: https://www.playstation.com/pt-pt/ps-plus/getting-started/
LINK PARA O FAQ OFICIAL: https://www.playstation.com/pt-pt/ps-plus/
LINK PARA FAQ SOBRE CONVERSÕES: https://www.playstation.com/pt-pt/support/store/redeem-ps-store-voucher-code/
LINK PARA O CATÁLOGO DE JOGOS: https://www.playstation.com/pt-pt/ps-plus/games/
LINK PARA A LISTA DE JOGOS OFERECIDOS ATÉ À DATA: https://playstation.fandom.com/wiki/List_of_PlayStation_Plus_monthly_games_(PAL_region)

DIFERENÇAS ENTRE TIERS DE SUBSCRIÇÕES PLAYSTATION PLUS

Novo-PS-Plus.jpg


INFORMAÇÃO SOBRE CONVERSÕES

Tenho um cupão para uma subscrição de 1, 3 ou 12 meses do PlayStation Plus ou do PlayStation Now. O que irá acontecer se o utilizar antes do lançamento do novo serviço PlayStation Plus?

Se não és um membro atual do serviço para o qual o cupão se destina, podes utilizar o teu cupão através das consolas PS4 ou PS5, de um navegador da Internet ou da PlayStation App. Se aderires ao PlayStation Plus e continuares a ter uma subscrição ativa quando o novo serviço PlayStation Plus for lançado, transitas para o PlayStation Plus Essential. Se aderires ao PlayStation Now e continuares a ter uma subscrição ativa quando o novo serviço PlayStation Plus for lançado, migras automaticamente para o PlayStation Plus Premium.

Se tens atualmente uma subscrição do PlayStation Plus ou do PlayStation Now, devido a alterações que estamos a efetuar ao serviço antes do lançamento, não poderás utilizar um código de cupão para esse serviço até a tua subscrição atual expirar e ser desativada, ou até o lançamento do novo serviço PlayStation Plus na tua área, o que ocorrer primeiro. Descansa que o teu código de cupão ainda é válido. Consulta a próxima pergunta para obteres mais informações.

Tenho um cupão para uma subscrição de 1, 3 ou 12 meses do PlayStation Plus ou do PlayStation Now. O que irá acontecer se o utilizar após o lançamento do novo serviço PlayStation Plus?

Se não tiveres uma subscrição ativa, o cupão do PlayStation Plus que utilizares permite-te aceder ao PlayStation Plus Essential durante o período de tempo indicado no teu cupão original. Por exemplo, um cupão de um mês do PlayStation Plus dará acesso a um mês de PlayStation Plus Essential.

O cupão do PlayStation Now que utilizares permite-te aceder ao PlayStation Plus Premium durante o período de tempo equivalente ao valor monetário do teu cupão original. Consulta a tabela de conversão abaixo para obteres mais informações.

Se fores um cliente atual, o cupão do PlayStation Plus ou do PlayStation Now que utilizares será convertido num período de tempo no teu plano de subscrição atual do PlayStation Plus equivalente ao valor monetário do cupão utilizado. Consulta a tabela de conversão abaixo para obteres mais informações.


[FAQ - Playstation Plus

- O que é o PlayStation Plus?
O PlayStation Plus é um serviço de subscrição disponível a partir da PlayStation Store para a Playstation 3 e Playstation Vita, que permite o acesso a diversas funcionalidades:

  • Coleção de Jogos Instantânea: transfere uma vasta seleção de títulos sem custos adicionais, com pelo menos 14 jogos disponíveis a qualquer altura e mais de 65 jogos disponibilizados durante uma subscrição de um ano para a PlayStation 3 e PlayStation Vita.
  • Experimentares Testes de Jogos Completos de 60 minutos.
  • Actualização automática: recebe as mais recentes atualizações de jogos e do software de sistema PlayStation 3 e PlayStation Vita sem teres de levantar um dedo. Podes também configurar a sincronização automática dos teus Troféus e gravações de jogo.
  • Beneficiares de descontos fantásticos em conteúdo da PlayStation Store.
  • Transferires dezenas de avatares especiais e temas dinâmicos para a PlayStation 3 sem custos adicionais.
  • Dispores de acesso antecipado a demos de jogo e versões experimentais beta.
  • Armazenamento online para gravações de jogo: armazena facilmente até 2 GB de gravações de jogo (1GB para a PS3 e 1GB para a PS Vita) e acede-lhes noutros sistemas PlayStation
  • Usa na PlayStation 3 e na PlayStation Vita: podes usar a tua subscrição do PS Plus na PlayStation 3 e na PlayStation Vita sem custos adicionais. Após o lançamento da PlayStation 4, a mesma subscrição do PS Plus funcionará na PS3, PS Vita e PS4.

- Quanto custa a subscrição do PlayStation Plus?
A subscrição do PlayStation Plus custa 59,99€ por um ano (salvo promoções) e 19,99 por 90 dias. Actualmente, também é possível adquirir uma subscrição para apenas um mês por 7,99€.


- Ao aderir ao PS Plus, o valor da subscrição é descontado na totalidade ou e descontado por mês?[/B]
O dinheiro referente à subscrição é descontado na totalidade no acto da assinatura.

- Tenho PS Plus. É possivel usar algum trial para extender a duração da minha subscrição?

Não. Os trials do PS Plus, sejam códigos de 30 dias ou o trial de 14 dias presente na Playstation Store, só funcionam em contas que nunca tiveram uma subscrição PS Plus.

- Uma subscrição PS Plus funciona na PS3, PS Vita e PS4. Mas individualmente, que conteúdo/serviços tenho em cada plataforma?
A tabela seguinte, indica que conteúdos e serviços estão disponíveis com o PS Plus:

x9qLlVh.jpg


- Como posso subscrever o Playstation Plus
Tens várias maneiras disponíveis. Podes subscrever o serviço, comprando uma subscrição Playstation Plus numa loja de jogos ou grande superfície, podes usar um Playstation Network Card de 50€, ou podes adicionar dinheiro à tua conta através de um cartão de crédito (MBNET funciona). Se preferires, também podes adicionar dinheiro à tua conta por PAYPAL através do site da Sony Entertainment Network.

Atenção: Assim que subscreveres o serviço, a renovação automática fica ligada por defeito. Caso a queiras desactivar, basta ires a [Gestão de Contas] > [Gestão de transacções] >
[Lista de serviços] > [PlayStation Plus] e desactivar a renovação automatica.


- Posso adquirir uma subscrição PS Plus numa loja online norte-americana e usá-la na minha conta portuguesa?
Não, uma subscrição PS Plus norte-americana só funciona numa conta PSN norte-americana. Adicionalmente, o PS Plus norte-americano tem promoções e uma Coleção de Jogos Instantânea diferente da existente no PS Plus europeu.

- A minha conta é portuguesa. Posso comprar uma subscrição PS Plus numa loja online inglesa (ex: Amazon.uk)?
Não. As subscrições são bloqueadas à região, e por isso, é sempre aconselhável comprar a subscrição no mesmo país da conta. Se a conta PSN é portuguesa, a subscrição deve ser comprada em Portugal. Se a conta PSN for inglesa, a subscrição deve ser comprada numa loja inglesa.

- Neste momento acho mais apelativo os jogos e promoções existente no PS Plus norte-americano. Se subscrever, irei continuar a usufruir dos jogos a que tive acesso pelo PS Plus europeu?
Não, como referido em cima, o PS Plus norte-americano é diferente do europeu, por isso, as promoções e os jogos são independentes.

- Posso aderir ao PS Plus europeu e norte-americano em simultâneo?
Sim, desde que tenhas duas contas diferentes, sendo uma delas, uma conta PSN norte-americana. Na PS4, apenas é preciso que ambas as contas tenham a mesma consola associada como sendo a consola princial (home console).

- Ao subscrever o Playstation Plus, terei acesso a tudo o que foi oferecido?
Não, apenas terás acesso aos jogos oferecidos a partir do inicio da subscrição para a frente.

- Quando um título sair da Coleção de Jogos Instantânea, deixarei de o poder jogar?
Enquanto a subscrição do Playstation Plus estiver activa, poderás jogar todos os títulos oferecidos através do serviço mesmo que já não façam parte da Coleção de Jogos Instantânea, desde que os tenhas adquirido previamente (ou seja, desde que esteja na Lista de Transferências).

- Na PS4 é necessário ter PS Plus para conseguir jogar online?
Sim. No entanto, os jogos free-to-play não requerem de uma subscrição PS Plus para poderem ser jogados online, a não ser que a produtora desse jogo assim o exija.

- Tenho várias contas na PS4. Para poder jogar online nessas contas, cada uma delas tem de ter PS Plus?
Não, basta uma conta ter PS Plus na PS4, e esta estar como principal nesta consola para que todas as contas nessa consola consigam jogar online.

- Tenho uma subscrição PS Plus mas não tenho PS4. Posso adquirir os títulos PS4 que apareçam na Coleção de Jogos Instantânea?
Sim. Apesar de os jogos PS4 não aparecerem na Playstation Store através da PS3, é possível adquirir os jogos PS4 através da SEN Webstore.

- O que é o Teste de Jogos Completos?
De um modo geral, o Teste de Jogos Completos permite transferir uma versão experimental de 60 minutos de determinados jogos, sem custos adicionais e por um período de tempo limitado. Os teus progressos serão guardados e os Troféus obtidos serão desbloqueados se adquirires o jogo após o período de experiência.

- O que acontece se o Teste de Jogos Completos expirar?
Quando o período de experiência expirar, o conteúdo deixa de estar disponível para jogar. Para continuares a utilizá-lo, seleciona o jogo completo e compra-o da PlayStation Store. Os teus progressos durante o Teste de Jogos Completos serão guardados e os Troféus conquistados serão desbloqueados após a compra.

- O que é a Actualização Automática?
Quando a funcionalidade de Actualização Automática está ativada, é efetuada a transferência automática de atualizações do software de sistema (firmware) e de jogos (patches) na altura predefinida, para que tudo esteja pronto a utilizar quando voltares a ligar a PS3 ou PS Vita.

Além disso, os teus Troféus e gravações de jogo são sincronizados e guardados automaticamente na PlayStation Network. Para ativares a Actualização Automática, seleciona Definições > [Definições de Sistema] no menu XMB da PS3.

- O que é o Armazenamento online e como funciona?
O Armazenamento online permite guardares os teus progressos nos jogos da PS3 e da PS Vita nos servidores da Playstation Network e aceder-lhes através de outro sistema Playstation. Isto é uma excelente opção para criares cópias de segurança ou continuares a jogar em casa de um amigo. Para usares o Cloud Storage, basta ires à opção de [Armazenamento online sob Jogo] > [Utilitário de Dados Guardados (PS3[emoji769])] no menu XMB do sistema PS3.

Actualmente, a capacidade do Armazenamento online é 1GB para a PS3 (inicialmente era de 150MB) e 1GB para a PS Vita.

O Armazenamento online funciona com jogos para a PSP, clássicos PS one, clássicos PS2 e extras para a PSP?
Não, o Armazenamento online só pode ser utilizado para criar cópias de segurança dos teus progressos em jogos para a PS3 e PS Vita.

- Porque não posso transferir as minhas gravações de jogo?
As editoras de alguns jogos, optam por usar ficheiros com proteção contra cópia para as gravações de jogo. Neste caso, só podes aceder a estes ficheiros uma vez durante um período de 24 horas, através do Armazenamento online.

- Os saves files ficarão sempre guardados no Armazenamento online?
Não. Se deixares de ser subscritor do Playstation Plus por um período superior a 6 meses, os save files serão apagados do servidor.

- Posso transferir a subscrição do PlayStation Plus para outra conta, incluindo uma subconta?
Não. Depois de adquirida, a subscrição do PlayStation Plus não pode ser transferida para outra conta, incluindo uma subconta.

- Em quantos sistemas posso usar a minha subscrição do PlayStation Plus?
A tua subscrição é válida para qualquer um dos teus sistemas ativados, incluindo os sistemas PlayStation 3 e PSP. O conteúdo transferido pode ser usado na PS3 e na PSP, na condição de que seja compatível com o sistema aplicável.

Actualmente, é possível ter a mesma conta activada no máximo em duas consolas PlayStation 3, mas só em uma delas o update automatico e respectivo acesso ao Armazenamento Online é possivel.

- Posso adquirir o PlayStation Plus a meias com um amigo?
Sim, a partilha do PS Plus funciona da mesma forma da partilha de um jogo.

A conta onde foi adquirida a subscrição do PS Plus tem de estar activa em ambas as consolas. O segundo utilizador, apenas precisa de iniciar o download do conteúdo/jogos, e quando o download estiver completo, pode joga-los na sua própria conta. Para os conseguir jogar sem problemas, não pode apagar a conta onde foi feito o download dos jogos/conteúdo PS Plus.

No entanto, este método de partilha não é actualmente possivel na PS4.

- Fiz o download de um jogo através de um conta com PlayStation Plus. Posso jogar esse mesmo jogo tendo o PlayStation Plus noutra conta activado?
Terás que fazer download de novo na nova conta PlayStation Plus do jogo caso o mesmo ainda esteja activo para download, caso contrario não o poderás jogar visto que o jogo fica associado à conta inicial que não tem o PlayStation Plus activo.

- O que acontece se apagar acidentalmente o conteúdo PlayStation Plus no meu sistema?
Na maioria dos casos, se o conteúdo ainda estiver disponível para transferência, podes transferi-lo bastando ir à lista de downloads. No entanto, um Teste de Jogos Completos apenas pode ser transferido uma vez.

- O que acontece após o fim da subscrição do PlayStation Plus?
Os títulos da Colecção Instantânea de Jogos ficam bloqueados até o serviço ser renovado. Os jogos comprados com as promoções especiais para o serviço Playstation Plus permanecerão sempre disponíveis.

- Perco o tempo restante se renovar a minha subscrição antes do prazo?
Não, o novo período de subscrição é adicionado ao tempo restante. Por exemplo, se adquirires uma subscrição de um ano 10 dias antes do fim do prazo, a nova subscrição será válida durante 375 dias.

- Tenho de esperar pelo fim da minha subscrição do PlayStation Plus atual antes de adquirir uma nova?
Não, podes adquirir uma nova subscrição a qualquer altura. Além disso, recomendamos que registes os detalhes do teu cartão de crédito para tirares partido da renovação automática e dos excelentes benefícios do PlayStation Plus.

- Onde posso confirmar quanto tempo falta até ao fim da minha subscrição do PlayStation Plus?
Podes confirmar o tempo restante sob PlayStation[emoji768]Network > [Gestão de Contas] > [Gestão de transacções] >
[Lista de serviços] > [PlayStation Plus] no menu XMB do sistema PlayStation 3.

- Terei sempre acesso ao conteúdo oferecido no Playstation Plus, mesmo que passe muito tempo entre renovações?
Nem sempre. Se não renovares a tua subscrição imediatamente no final de cada período de subscrição, quando voltares a renovar o serviço, podes ter perdido o acesso a jogos PlayStation Network, jogos PS One e Minis.

- Onde posso ver as actualizações de conteúdo do serviço Playstation Plus?
As actualizações são sempre anunciadas através do Playstation Blog europeu.

- Quando é que ocorre a actualização dos jogos disponíveis no Playstation Plus?
A actualização dos jogos presentes no Playstation Plus, é normalmente feita na primeira terça de cada mês.

- Hoje é terça e ainda não consigo fazer download dos jogos. O que se passa?
Embora não haja uma hora exacta, a actualização é feita normalmente entre as 15H00 e as 18H00.

- Qual é a política de cancelamento do PlayStation Plus?
Podes cancelar a renovação da subscrição a qualquer altura, acedendo a Gestão de Contas sob PlayStation[emoji768]Network no menu XMB do sistema PS3 ou contactando a Assistência ao Cliente (detalhes em eu.playstation.com/contact). Exceto disposição em contrário pela legislação local, os cancelamentos serão aplicados no final do período de subscrição corrente e não será efetuado qualquer reembolso das taxas de subscrição já pagas.

- Posso comprar conteúdo do Playstation Plus ou outros jogos que tenham desconto através do PC?
Sim, podes comprar conteúdo, seja relacionado ou não com o Playstation Plus através de um PC. Para isso, basta acederes à webstore da Sony Entertainment Network.

- O conteúdo que compro através da webstore é descarregado automáticamente na Playstation 3?
Por enquanto não, mas é algo que será implementado no futuro. Para fazer download na Playstation 3 de conteúdo comprado através da webstore, basta seguir estes passos
  1. No menu XMB, clica em (PlayStation[emoji768]Network) > (Iniciar a sessão) e inicia a sessão na tua conta Sony Entertainment Network (é o teu PSN ID).
  2. Seleciona (Gestão de Contas) e prime o botão :PSx:
  3. Seleciona (Gestão de transacções) e prime o botão :PSx:
  4. Seleciona [Transferências] e prime o botão :PSx:
  5. Escolhe o conteúdo que pretendes transferir e prime o botão :PSx:
  6. O item é transferido para o teu sistema PS3.
  7. Acede a (Jogos) e desfruta do teu conteúdo.
 
Última edição:
Muito bom trabalho Daimon, esse Crysis 2 comprei e um grande jogo. E o MP também é bom, então agora com o Plus deve ser mais fácil achar pessoal.
 
Muito bom trabalho Daimon, esse Crysis 2 comprei e um grande jogo. E o MP também é bom, então agora com o Plus deve ser mais fácil achar pessoal.
Eu pelo menos nunca o joguei mas devo ir ficar vidrado nele...
Bom trabalho Daimon, agora esperemos que se acabem as perguntas sobre isto e aquilo que tinhamos de responder 500x.
 
Agora é esperar pelos anuncios dos outros jogos, belo serviço este :D nada arrependido de ter pago 37 euros por um ano desta quantidade e qualidade de jogos
 
Que comecem as apostas para jogo do mês de Dezembro:

Finally, without trying to give too much away we have lined up a critically acclaimed AAA action-adventure title for your December headline game that we are extremely excited about.
 
Que comecem as apostas para jogo do mês de Dezembro:

Fala-se no Uncharted 2 ou Uncharted 3 mas eu preferia um dos batman (nao tenho nenhum :) )

Damion , uma sugestao , á frente dos jogos que entram cada mes poe os jogos que saem. Eles tambem fornecem essa informaçao e escusam de andar a perguntar.

acho que era boa ideia!

Quanto os jogos deste mes tirando o Cubixx HD (que nao faço ideia como é mas vou experimentar) parece-me ser um grande mes sem duvida :D

Tenho agora é muita curiosidade para ver o que vem ai em Dezembro :p

Ja era PLUS antes desta colecçao de jogos de borla e ja valia totalmente a pena...agora nem se fala :D
 
Re: Tópico Oficial Playstation Plus (FAQ no 1º post)

Por mim quer sejam os uncharted ou o 1º Batman é igual, já joguei todos, lol. Mas que venha que pode ser que chame mais gente ao plus e eles ofereçam cada vez mais e melhores jogos que agora que aderi tão depressa não volto a desistir se a qualidade se mantiver(pelo menos).
 
Back
Topo