Ecrã do macbook pro falha

voltrage

Power Member
Boas pessoal, tenho um macbook pro 13.3 (meados de 2009) e estou com um grande problema, do nada o ecrã fica-me todo aos riscos azuis mas assim que rodo o ecrã volta ao normal. Esta situação está acontecer cada vez mais.
Imagem do que acontece
9ca44b8b597da3df0a98b50563a07a18.jpg


O que me recomendam a fazer?
 
Última edição:
liga a um monitor externo quando isso te acontecer. se estiver igual no monitor externo, gráfica. se estiver normal no monitor externo, provavelmente cabo lvds do display, mas oficialmente só dá para trocar o display todo. coisa para 600€ ou assim.
 
Tive exactamente esse problema há coisa de dois anos. Como foi dito era o cabo lvds. Andei uns tempos a adiar o meu sofrimento a meter esponjinhas em pontos que pareciam resolver o problema, mas eventualmente voltava sempre.

Lá me convenci-me a trocar o display (e o respetivo cabo). Mandei vir do ebay um com o mesmo part number e por cerca de 80 eur nunca mais tive chatisses.

Se te quiseres meter na aventura estuda bem os guias do ifixit. Não é assim tão complicado. A parte mais exasperante é descolar o "vidro" que protege o LCD, mas com um aquecedor, um boa ventosa e paciência consegue-se.
 
Última edição:
Tive exactamente esse problema há coisa de dois anos. Como foi dito era o cabo lvds. Andei uns tempos a adiar o meu sofrimento a meter esponjinhas em pontos que pareciam resolver o problema, mas eventualmente voltava sempre.

Lá me convenci-me a trocar o display (e o respetivo cabo). Mandei vir do ebay um com o mesmo part number e por cerca de 80 eur nunca mais tive chatisses.

Se te quiseres meter na aventura estuda bem os guias do ifixit. Não é assim tão complicado. A parte mais exasperante é descolar o "vidro" que protege o LCD, mas com um aquecedor, um boa ventosa e paciência consegue-se.

Boas, podes-me indicar o vendedor e o tutorial que seguiste?
Cumprimentos
 
Última edição:
Boas,

O tutorial do ifixit para o macbook de meados de 2009 podes encontrar aqui.

No site do ifixit é possível obter mais informações, como vídeos, mesmo que seja para versões diferentes, muita da informação aplica-se.

Não me recordo do vendedor do display, mas também não me parece que seja muito relevante, uma vez que muda de modelo para modelo. Na altura só me preocupei em arranjar um vendedor com bom feedback que tivesse exactamente o part number exacto do display com lvds avariado.

Numa pesquisa por "macbook late 2009 display" já sei que há um certo risco em apanhar com um lcd "compatível" de qualidade discutível. O que fiz na altura foi primeiro abrir o macbook e depois saber o part number para encomendar o modelo exacto que vou substituir. A indicação deverá estar numa etiqueta branca na traseira do display (virado para a maça).

No meu caso a coisa correu bem, mas como é óbvio recomendo cuidado e alguns conhecimentos antes de meteres mão à obra.
Não me responsabilizo pelo decorrer da operação ;)

PS: não sou engenheiro eletrotécnico, mas já tinha alguma experiência a mexer/reparar equipamentos elétricos.
 
Última edição:
Ora vamos cá fazer um up a este tópico. Estou com um problema semelhante no meu macbook late 2008.

Video: http://youtu.be/ajtTujfWmI0

Existe alguns ângulos/torcidelas que o ecrã fica bem. As vezes quando fecho totalmente e volto a abrir também resolve momentâneamente. Ligado a um LCD externo funciona bem em 1080p, logo não é a gráfica. Penso que seja o cabo LVDS. Este cabo é compatível com todos os LCDS parts dos late 2008, ou é melhor conferir antes de mandar vir?
O que vou precisar para voltar a colocar o vidro no sítio? A mesma cola serve ou tenho também que comprar?

Obrigado desde já.
 
Back
Topo