Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

sharkmxr

Power Member
Pois bem amigos, como já sou visitante habitual aqui do forum , e como tal ainda não tinha tido oportunidade de postar algo que realmente ajuda se a malta, ora cá vai, espero ajudar :o


Ora como eu uso 4G com a Pen 4G LTE - ZTE MF820D
e na minha morada teoricamente teria 75MB , mas todos nos sabemos que isso são dados nada credíveis, enfim... ficando me pelos picos de 30MB /20MB up

Como tal logo ao inicio da primeira utilização reparei que realmente 4G seria algo milagroso apanhar, fiquei super chateado como devem imaginar, mas pronto, como nao sou gajo de desistir e tendo ja muita experiência em Wireless e 3G, comecei a minha pesquisa e testes práticos lol
Também andei a verificar em sites antenas externa 4G e afins mas aquilo nao me inspirou muito confiança e ainda e material caro para o ganho (antena) que tinha,, optei por por mão á Obra!

Lista de materiais necessários para executarem a montagem!

Tubo de antena (tv)
Antena TV TDT
A pen 4G
Adaptador Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter
Cabo pigtail com ficha *****-SMA numa ponta na outra adaptador de apertar cabo de antena TV
router com suporte 4G (para quem não quer perder sinal 4G todo pelas perdas do cabo de antena)
Cabo USB
Cabo electrico

Vamos la então a fotos para ser mais fácil explicar:

01.jpg
02.gif


03.jpg


Ficando assim : dentro de uma caixa Estanque



04.jpg


Depois com cabo pigtail *****-SMA . ligado a ficha SMA do adaptador, sendo que a outra ponta do cabo será ligado antena TV TDT

05.jpg


Ficando assim depois de colocada no telhado:

06.jpg



Abaixo da caixa estanque ja com a pen 4G e com adaptor e cabo USB ligado , passamos para 2 caixa estanque do Router:

07.jpg


08.jpg


Cabo usb ligado ao router vindo da pen 4G , electricidade vinda de Casa por um cabo eléctrico (ou por POE).

Ficando no final com este aspecto:

09.jpg




Bastando so entrar no router para ver o sinal 4G e rodar antena ate estar no "ponto".

Acreditem que para quem não tinha sinal 4G , fiquei com sinal no router em média 80/90% de sinal, recebido da antena TMN a 7 KM aqui de casa !

10.jpg

Espero ter ajudado , qualquer duvida e só perguntar , que aqui tou eu para ajudar:kfold:


Cumprimentos
Luis Silverio (SHARKMXR)
 
Última edição:
Boas rapaz :D estou a ver que isso ainda deu trabalho :D

Vou analisar essa hipótese :)

Mas ainda te ficou carote não ficou?

Abraço

Que velocidades tens agora? :) e ping?


os meus pais têm a antena TDT montada por isso é so instalar o resto :D
 
Última edição:
Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter
Usas isso porque a tua pen não tem conector. Certo?

Tipo tenho a hauwai e392u que tem ligação para antena externa... onde posso comprar? se souberes claro :P
Cump
 
Antes de mais, GRANDIOSO TÓPICO Luis!
Isto sim, deveria valer-te alguns pontos de reputação por teres tido o trabalho e paciência de fazer tudo isso e ainda partilhares connosco!

Muito Obrigado ;)

Uma perguntinha: não dá para ter as tuas fotos com uma resoluçaozinha um pouco maior? :p



Boas rapaz :D estou a ver que isso ainda deu trabalho :D

Vou analisar essa hipótese :)

Mas ainda te ficou carote não ficou?

Abraço

Que velocidades tens agora? :) e ping?


os meus pais têm a antena TDT montada por isso é so instalar o resto :D

Mas tens de apontar a antena para a antena do operador de onde tens 4G. Isso não pode ficar apontado para qualquer lado :p
 
Trabalho deu um pouco lol

Olha na questão da antena TDT terás de usar uma so para 4G senão nem tv funciona nem 4G , fica ai uma interferência brutal, terá de ser uma antena so para isso mesmo.
Quando antena arranja se em qualquer lugar , a nivel de despesas e sempre necessario o adaptador que podes encontrar aqui por 25€+/- e depois a parte do router , depende da escolha, podes também usar so um cabo usb ligado directo ao pc mas não recomendo e aposto que vai funcional mal devido as perdas de energia do cabo USB, mas nao custa tentar!

Qualquer duvida avisa :cool:
 
Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter
Usas isso porque a tua pen não tem conector. Certo?

Tipo tenho a hauwai e392u que tem ligação para antena externa... onde posso comprar? se souberes claro :P
Cump
Certo nao tem ficha minha pen, quando para a tua pen tenta ver se encontras aqui ! Caso não encontres só mesmo fazer o mesmo que eu lol

Abraço
 
Trabalho deu um pouco lol

Olha na questão da antena TDT terás de usar uma so para 4G senão nem tv funciona nem 4G , fica ai uma interferência brutal, terá de ser uma antena so para isso mesmo.
Quando antena arranja se em qualquer lugar , a nivel de despesas e sempre necessario o adaptador que podes encontrar aqui por 25€+/- e depois a parte do router , depende da escolha, podes também usar so um cabo usb ligado directo ao pc mas não recomendo e aposto que vai funcional mal devido as perdas de energia do cabo USB, mas nao custa tentar!

Qualquer duvida avisa :cool:

:D Muita paciência rapaz :D mas que é excelente é :D

Agora já não sei se comprar a antena exterior ou se faça como tu :D

é que a antena ainda por cima não está amplificada certo? a electricidade é so para o router correcto? :)

ehehe ;) Obrigado :cool:
 
Certo apontas para antena da operadora em questão! Quanto as fotos so depois reparei que tavam com dimensões pequenas! Vou tentar meter maior resolução!
 
:D Muita paciência rapaz :D mas que é excelente é :D

Agora já não sei se comprar a antena exterior ou se faça como tu :D

é que a antena ainda por cima não está amplificada certo? a electricidade é so para o router correcto? :)

ehehe ;) Obrigado :cool:

Correto antena não esta amplificada , a antena por si do ja tem um ganho brutal +/- 20 dBs mais +-2W que a pen imite isso fica com ganho brutal! A electricidade e so para router mesmo!
 
Última edição:
Correto antena não esta amplificada , a antena por si do ja tem um ganho brutal +/- 40 dBs mais +-2W que a pen imite isso fica com ganho brutal! A electricidade e so para router mesmo!
Brutal mesmo... Compensa mais que o amplificador que te mostrei :)E tens a pen na caixa que esta no tubo da antece correcto? E depois para tua casa como fazes a ligacao? ;)
 
Pois realmente poderia usar por wireless, como devem imagina o sinal wireless seria fraco na casa (2 andares), logo optei usar por cabo de rede , e ligar em casa a outro Router com norma N para utilizar a Internet no seu "todo".

Na foto vê se ai o fio eléctrico para alimentar o router, mas que será alterado e instalado por POE( Power Over Ethernet), ou seja mandar a electricidade pelo cabo de rede!
 
Pois realmente poderia usar por wireless, como devem imagina o sinal wireless seria fraco na casa (2 andares), logo optei usar por cabo de rede , e ligar em casa a outro Router com norma N para utilizar a Internet no seu "todo".Na foto vê se ai o fio eléctrico para alimentar o router, mas que será alterado e instalado por POE( Power Over Ethernet), ou seja mandar a electricidade pelo cabo de rede!
Pois essa foi a melhor solucao :) mete um speedtest se cor possivel :) Abraco
 
Quanto a velocidade segundo o máximo que antena tmn debita será 30 mb isto quando a 4G apareceu, fiz o teste ao lado da antena com sinal 100%, e como devem imaginar ja houve alguma adesões de la para ca logo, ja se nota também a lenta a ficar lenta como se verifica no 3G! Mesmo assim irei postar um speedtest para verem como isto está!

Ca esta o teste no qos.sapo.pt, no speedtest varia muitos os resultados
e tal como disse no down ja se nota a degradação :
qossapopt.jpg
 
Última edição:
Back
Topo