[HTPC] Android Mini PCs

Tabinhu

Power Member
Boas pessoal.
Decidi começar este tópico pois muita gente está a querer comprar estes devices e nem todos sabem o que escolher.
Postem aqui os vossos equipamentos ;)

REVIEW: HERE


GUIA PARA COMPRA DE PC ANDROIDS:

Fiz um mini guia sobre estes mini pcs, utilizei alguns comentarios aqui do forum e fiz um guia.


Mini Pcs Android

1.Que Mini Pc escolher?

Tendo por base qualidade/preço
Minix G4 (a Minix é talvez a melhor marca destes aparelhos e as Roms oficiais têm fama de ser boas)
Uhost2 (é o que eu tenho! E digo mt bem dele)

Existe o Imito x1 e o Ug007 que também têm boas opiniões

Tendo por base qualidade
Mini neo x5 (acrescenta saídas de áudio ao “normal” nestes aparelhos , assim como porta rj45)

Desaconselho o Mk808 e derivados por supostos problemas com a recepção wifi ser fraca… e por vezes sobre aquecer. Mais vale darem 10 dolares a mais e não se preocuparem com isso.

Estes aparelhos são todos muito semelhantes: chip rockchip rk3066 dual core, 1 gb ram, wifi, Bluetooth…

Neste momento os aparelhos Rockchip não suportam ainda descodificação vídeo por Hardware assim como saída de áudio DTS. Provavelmente num futuro próximo estas questões serão resolvidas, existem pessoas ligadas ao projecto XBMC que estão a tentar resolver isto. É de crer que se funcionar no XBMC tb possa funcionar nas outras apps.

Podem comprar no Ebay de um vendedor com bom feedback. Quanto á Alfandega é impossível fugir a ela! Podem ter a sorte de não pagar nada mas que fique bem claro, É SORTE! Dizem que se o aparelho custar menos de 43 euros que não pagam taxas, eu não confirmo nem desminto – não sei! As taxas rondam sempre 30% (23% iva mais custos) do custo da encomenda (se houver portes eles estão incluídos). Se não querem pagar taxas, comprem na União Europeia ou lojas físicas Portuguesas.

2. Para que serve?

Eu uso para variadas coisas, no fundo é ter o android na Tv e poder fazer tudo aquilo que fazem num telefone ou Tablet mas na Tv. Verificar mail, facebook, sites, ver filmes, ouvir musica e rádios, usar o XBMC and so on…. E ter a Play store para tudo! Jogos e/ou aplicações and so on….

Para ler vídeos estes dispositivos lêm bem qualidade 1080p desde que o bitrate não seja muito elevado, quando houver e se vier a haver descodificação por hardware melhor ainda.

3. Que aplicações uso?

Eu utilizo/ tenho instalado o :
- tunein radio, ja fiz uma lista com as minhas rádios favoritas! o som sai pela tv , mas podia ligar um cabo rca da Tv á Aparelhagem. Ou ligar logo por Hdmi a um AV receiver. O som por enquanto é stereo, de futuro isso pode melhorar…
- mxplayer como leitor videos
- browsers tenho o firefox, dolphin browser e xscope (pago). alem do que vem de origem com o android.
- play music , para ouvir musica da minha conta google music
- utorrent, ainda nao usei muito... Podem ligar um disco externo como destino que que estão a sacar.
- youtube... (Para ter fullscreen no youtube, tem que se ir á playstore e desactivar as actualizações automaticas. Depois remover o youtube. Depois pesquisar no google por youtube apk versions. Logo nos primeiros links aparece um onde estão as várias versões da app youtube. Instalem a 4.1.47 que foi a ultima antes desta que é 4.2.xxx . fica uma versão decente)
- adblock plus + adaway
- speedtest + airdroid (para transferir pequenos ficheiros)
- veetle , esta app tem alguma utilidade para ver os jogos da bola no android.
- sopcast, Têm de sacar o APK no site oficial, não esta na Play Store.
- e claro o XBMC! ja conheco o XBMC á algum tempo mas na realidade nunca o tinha utilizado (seja pc ou android).

Existem imensos Plugins / add ons para XBMC


Sapo Videos,
RTP Play (a Rtp no XBMC)
XBMCHUB Maintenance (para limparem a cache do XBMC)
FilmOn,
Navi-X
Veetle (através repositório XBMChub)

Para acompanharem o desenvolvimento dos add ons do XBMC Tugas convém googlar de vez em quando a ver como anda.

De um modo geral devem evitar fazer forward e backward muitas vezes nas streams do XBMC sob risco de a stream falhar!


4. Como Instalar plugins no XBMC?
Podem procurar na net os ficheiros zip e no XBMC – serviços - add ons – adicionar através zip…

Ou podem em serviços – gestor de ficheiros – adicionar fonte

Vão a sistema – add on – adicionar através de ficheiro zip e vão ver que do lado direito vai aparecer a vermelho junto com as pastas ( a azul) os nomes que deram acima. Depois é só “navegar” nessas pastas e instalar os repositórios (não são ainda os add ons, isso é depois) que quiserem.
Quando instalarem os repositórios voltam a sistema – add ons e escolhem “ descarregar add ons”. Se tudo correu bem vao ver os repositórios que instalaram listados. É so clicarem em cada um deles, escolher vídeo add ons ou musica ad dons … e agora sim instalar os verdadeiros add ons. Parece complicado ao inicio mas depois torna-se intuitivo.

Todos os add ons que falei acima dão para instalar por aqui.

5. Questoes de Falta de Espaço na memoria interna para instalação de aplicações ou cache de streams

Tem se falado sobre a memoria interna que em alguns dispositivos e curta. Na ultima actualização do uhost2 existem uma opcao nas definicoes para trocar o cartao externo pela memoria interna. Nos dispositivos que nao tenham essa opção existe no tabletrepublic na secção do Uhost2 um tutorial que a acreditar no autor pode resultar em todos os dispositivos Android. De qualquer modo convem realçar, é por VOSSA CONTA E RISCO.

6. Comando/Air mouse

Eu tenho um Mele F10 e é o que recomendo na base preço qualidade.
Além das teclas obvias deixo 1 truque que aprendi recentemente para este air mouse quando uso o XBMC a ver streams, para o menu do XBMC desparecer. Clicar 2 vezes na tecla no canto superior direito e depois clicar tb 2 vezes na tecla da ultima fila que faz um “ X “.
Quando for necessário, clicar em cima de qualquer add on do XBMC com a tecla da ultima fila que faz um “ quadrado “. Isto simula o botao direito do rato no windows e permite aceder a um menu.
Apesar de ter visto já no youtube alguém Ligar o Uhost2 com o comando oficial da marca, com o Mele f10 ainda não percebi se dá para fazer isso também.

Existe tb na Play Store a aplicação Droidmote server (1,99 euros) que deve ser instalada no MiniPc (apenas com root) e depois a aplicação Droidmote client (grátis) no vosso telefone android ou tablet. Assim podem controlar o MiniPc om o vosso telefone ou Tablet Android.

Alguma dúvida é só perguntar.

Aqui está a minha pequena máquina:

Qvgxf.jpg


brCap.jpg


ucL1G.jpg



7NJJU.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Bem desconhecia isso, podes resumir mais ou menos para que serve e o objectivo? Parece bastante interessante!

Isto é basicamente um smartphone android.
Conectas por uma saida HDMI à tua TV e consegues fazer literalmente tudo.
Pensa nisto como um tablet sem ecrã, pois é basicamente isso mesmo.

Consome pouca energia e é pequenissímo, sendo ideal para um HTPC.

Boas, em relação a filmes que tens por exemplo no pc, com legendas srt ou sub's algum problema? cumps

Não há problema nenhum, lê 1080p nas mil maravilhas com legendas SRT e tudo.
Eu uso o MX player que mete as legendas automaticamente, mas também existe o XBMC para android.

Amanhã digo se o 3D é fluente ;)
 
Realmente, concordo que estas pequenas (literalmente pequenas) maravilhas vão começar a ser cada vez mais procuradas/faladas! O potencial é enorme, pois podemos ter um android dualcore, com todas as suas potencialidades a servir de mediacenter na TV

Eu tenho um WDTVLive, mas já estou a poderar a compra de um bichinho destes. Um dual-core deste tipo, fica em 60 euros (que poderá aumentar, caso "pare" na alfândega, vin do da China).

Noutro tópico, já a pessoal que mandou vir aparelhos e parece que o interesse está a crescer (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=747939&page=4)

Entretanto, Tabinhu, obrigado pelas pics!

Como é o desempenho desse mk808 e do comando wireless? Onde compraste e por quanto ficou? :-)
 
Mandei vir do ebay.co.uk
Não passou na alfandega ;)

O comando é o measy rc11, é um espetaculo!
Sábado escrevo uma review com benchmarks e coisa e tal.
Vou isntalar um ROM e resolver o problema do WIFI

EDIT: esqueci-me que à quinta nao tenho aulas.
Talvez faca review amanha
 
Última edição:
Boas!

Achei muito interessantes estes aparelhinhos!

Uma questãp:
- Existe algum (nem que seja mais do tipo "box") que tenha incluido receptor de TV/dvbt/cabo?
- E ligação de rede (sem ser wi-fi)?

Obrigado desde já.
 
Desde já, obrigado Tabinhu, por teres iniciado este tópico.
Acabei de encomendar uma pen destas no ebayuk.
Optei pelo mk802 (um pouco mais barato).
 
ec99031, procura no ebay por Android TV Box, existem centenas. Muitos são rebrands.
Há alguns que so tem wifi, esses sao normalmente os tipo pen.
Depois há uns quadrados que costumam ter rj45, mais usbs, etc.

Cajarana, de nada ;)
O MK802 é bom, mas já é antigo, pois é single core.
Para tarefas básicas é perfeito.

EDIT:

Aqui está o MK808 como veio ao mundo.

u8cW6.jpg


XwmVg.jpg




Explico aqui o porque de o desmontar.
O wifi nestes devices é geralmente fraco, e os chineses tem um controlo de qualidade mesmo bom!
O que acontece e que e impossivel ter sinal estavel com isto, pois o fio terra colide com o da antena fazendo um curto circuito, perdendo assim ligacao ao router.

Como solução irei soldar dois cabos de cobre na ANT e deixar o GND sem nada.
Isto irá melhorar tremendamente o meu wifi.
 
Última edição:
Cada vez estou mais entusiasmado com a aquisição de um minipc deste género, pois encontrei alguns programas muito interessantes, que podem dar imensa "vida" a este centro multimédia:

O 1º programa é o DroidMote, que permite controlar, através de 1 smartphone Android, outro equipamento Android. Na prática ficamos com o controle do mini-pc, tal e qual com as funções multitouch. Cá está o DroidMote em ação, com o Minipc Android Minix NeoG4 -
https://www.youtube.com/watch?v=1el4kqRv3gU

O 2º programa que me entusiamou é o Splashtop (que dá para combinar com o DroidMote), que permite clonar o nosso PC remotamente. Muito interessante:
Existem muito vídeos, mas, cá está 1 por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=cbshxWsjwTg

A dúvida é a escolha do equipamento mais equilibrado! Espero que o Tabinhu aprofunde a sua review, mas entretanto já reduzi a minha escolha a 3 (isto pode alterar a qualquer momento, pois, isto é uma revolução de novos equipamentos a sair a todo o momento: Imito MX2; Uhost 2 e MiniNeoG4
 
Por favor faz post no meu topico ;)
Agora escrevo la tudo.

mas possote dizer que o uHost1 era um espetaculo.
Qualidade de construção da melhor que já vi.

o uHost 2 deve ser igual ;)

De momento ainda nao usei muito este aparelho.
So lhe instalei o Finless 1.5a costum ROM
 
Boas Tabinhu. Por acaso, verifiquei nos foruns que a parte WiFi do MK808 está a dar problemas e isso é um enorme "let-down". Não experimentas-te flashar primeiro o firmware oficial que alega ter resolvido esses problemas (de 26/10, creio eu)?

Como não tenho equipamento/habilidade para soldar, é por causa da instabilidade do wifi, que eu estou a pensar noutras alternativas que nas reviews aparentemente resolvem essa instabilidade (uhost 2 ou neoG4, por exemplo).
 
Espera pelas reviews o uHost2.

Flashei o Finless 1.5a costum rom.
É bom, mas nao resolve o problema do wifi.
O problema não é do firmware mas sim da antena do aparelho em si.

Se não quiseres soldar ou não souberes (como eu, por isso pedi ao meu avô) podes comprar adaptores do género:

- USB to RJ45
- Wifi usb dongle

Vai ao http://www.armtvtech.com/armtvtechforum .
Eles lá têm listas de aparelhos funcionais, e fazem drivers se não houverem.

EDIT: Deixo-te aqui um mini review do uHost2: http://tabletrepublic.com/forum/latest-tablet-news/uhost2-hands-review-finally-3127.html
 
Epá, nem me tinha lembrado da hipótese USB-to-RJ45!

É que, o aparelho é para instalar na sala, onde tenho o WDTVLive, ligado por powerline, que também me "serve" a PS3, juntamente com o DNLA da TV.

Ou seja, se, pelo que vejo, o unico problema maior do MK808 é o WIFI, com a ligação por "cabo", resolvo essa situação! É que tenho a possibilidade de fazer um bom negócio pelo Ebay, com um MK808 e, pelo preço, arriscava (sem me meter com alfândegas).

É que só me interessa mesmo ter o browser android, para pesquisas e visualização multimédia (neste caso, o ideal, por rede cablada (powerline)), além de uns jogos android casuais e streams de tv.

O android lida bem com estes adaptadores USB-to-RJ45, não são necessárias configurações adicionais? Isto é, posso utiilizar o USB-to-RJ45 com o firmware oficial ou preciso de root no MK808?
 
Última edição:
Aqui tens a tua resposta: http://www.armtvtech.com/armtvtechforum/viewtopic.php?f=29&t=78

Espero ter ajudado

Abraços.

Ok obrigado. Sabes, sou um bocadinho verdinho nisto e por isso estas questões mais noobs.

Li a thread que indicaste e verifico que não é nessário configurações adicionais, apenas temos que ter em atenção que nem todos os adaptadores são compatíveis.

Pois bem, acho que vou avançar para a compra, pois o estrago - €, não será muito grande e já dá para "brincar" um bocadinho aos "nano" media centers :-D
 
Back
Topo