Macbook Air como instalar um OS X de raiz? Removi a Partição do Antigo

Como utilizador de windows que sou, recentemente fiquei com um Macbook Air (2008) e tal como no Windows (pensava eu) fui formatar.
E como é que fiz isto? apaguei a partição onde tinha o software. Depois criei um boot do Lion ou Mountain Lion na Pen para depois arrancar e instalar.

Problema: é que quando tentei instalar dava um erro que não era possivel instalar esse software. Tentei com versões do Leopard, Tiger, e nada dava para instalar e estou neste momento sem OS X no Macbook.

Qual a sugestão para poder voltar a ter um Sistema Operativo funcional?

Entretanto instalei o Ubunto 12.10 , começou bem, consegui correr, mas depois de um 1º reboot fiquei sem acesso à internet e não consigo fazer mais nada dele.

Estou um pouco desesperado, porque estou c um Macbook Air parado, e que me dava um jeitão ter isto funcional, também já levei a uma loja Apple mas a ajuda lá foi um tanto ao quanto desastrosa, ao ponto de dizerem que não sabiam como resolver isto.

Obrigado desde já,

António
 
Última edição:
Estranho isso ae parceiro, tente fazer um dvdboot ( do lion por ex ) e tente instalar segurando a tecla alt-option, tente tb como o amigo citou atraves de um dvd externo e veja se consegue.
Qual erro está dando? é na hora de escolher em qual hd sera instalado o os x? Nao sei te dizer como funciona a troca do hd no air, eu tenho um macbook pro e é bem simples, se vc tiver um outro HD ou puder
pegar algum emprestado, instale esse novo HD e tente arrancar e instalar o os x e veja se dá o mesmo erro. Reporte os erros aqui que a galera vai te ajudar, nao precisa levar a nenhuma assistencia.
 
Vê se esta dica que vi em outro tópico te pode ser útil

Já tentas-te ligar o Mac normalmente, assim que este apresenta o ecrã branco, carregar na tecla Option+R?

Esta opção vai descarregar novamente o Lion diretamente da Apple, como é óbvio tens de aguardar algum tempo, mas depois é tudo limpo.

Atenção que às vezes não funciona à primeira

Edit: Talvez seja CMD+R estou um pouco equivocado
 
Sendo de 2008 esse portátil deve ter o dvd de instalação do Leopard. É utilizá-lo, recorrendo a uma drive de dvd externa.

Lá está, nem CD nem tenho drive externa, tou um pouco de mãos atadas.

Qt ao erro que dá é de uma pasta a piscar com um "?" indicação de falta de OS X.

A opção ALT R. CMD R, nenhuma dá :S
 
cara ja tive isso no meu macbook pro...comprei ele zero e dava isso quando eu tentava mudar de particao mac/win win/mac, em vez de ler ficar uma pasta piscando com ?.Achava que era alguma
configuracao pois o mac era zero bala mas infelizmente sinto te informar que meu hd estava com defeito. Nao digo q o seu está com defeito, mas bem provavel. Troca ele e tudo dará certo!!! Pra instalar o OS X novo
vc vai precisar de um dvd externo, se tiver usb ai tb, pode criar um pen drive bootavel tb e arrancar atraves do pen. Mas cara, bota fé que seu hd está bixado.
Para tirar a duvida, faca aquele teste "apple hardware test" teste completo ( mais demorado ) e veja se lista algum erro ou defeito no log. Se tiver duvida de como fazer esse teste me avise.
Abracos
 
cara ja tive isso no meu macbook pro...comprei ele zero e dava isso quando eu tentava mudar de particao mac/win win/mac, em vez de ler ficar uma pasta piscando com ?.Achava que era alguma
configuracao pois o mac era zero bala mas infelizmente sinto te informar que meu hd estava com defeito. Nao digo q o seu está com defeito, mas bem provavel. Troca ele e tudo dará certo!!! Pra instalar o OS X novo
vc vai precisar de um dvd externo, se tiver usb ai tb, pode criar um pen drive bootavel tb e arrancar atraves do pen. Mas cara, bota fé que seu hd está bixado.
Para tirar a duvida, faca aquele teste "apple hardware test" teste completo ( mais demorado ) e veja se lista algum erro ou defeito no log. Se tiver duvida de como fazer esse teste me avise.
Abracos

O que ele tem é a ausência de sistema operativo. Não há nenhum indício de que tenha o disco "bichado". Eu quando troquei de disco foi a mesma coisa. Mas tive o cuidado de fazer uma pen boot usb antes de trocar de disco.
 
Será que fazendo uma pen boot de um Macbook Pro irá dar para recuperar?

Foi assim que fiz no meu caso. Pen Boot antes de trocar o disco. Atenção que antes do Mountain Lion e das instalações pela NET, havia versões de DVDs com o SO que só bombavam em modelos especificos de portateis ou de imacs. Na altura, como já tinha tirado o DVD do meu, não estive para montar e fazer uma imagem do disco de instalação original, saquei umas da net, que não davam. Só lá pela quarta é que deu para instalar. Depois descobri que há forma de dar martelada num plist do DVD e já dá para instalar em todos.
 
Back
Topo