Colocar um D-Link DIR-615 (a receber internet por cabo) a prolongar a rede wireless

news_js

Power Member
Olá!

Tenho um modem/router Dlink DSL-2740R e gostava de prolongar o alcance da rede wireless usando um router Dlink DIR-615.

O que eu quero é fazer chegar por cabo de rede a Internet ao router D-Link DIR-615 e que este prolongue a rede wireless emitida pelo modem/router Dlink DSL-2740R. O ideal é que o SSID fosse o mesmo e a chave WPA2 também. Tenho visto o uso como repetidor, mas parece que não é isso, pois tenho um cabo de rede para ligar os dois equipamentos. Como se chama a função que o Dlink DIR-615 deve assumir e como se faz isso? Obrigado.

instalacao.jpg
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas. Já consegui fazer o que queria.

Fiz o seguinte:

-Liguei com um cabo de rede uma porta LAN do DSL-2740R a uma porta LAN do DIR-615 (não a porta WAN).

-No modem/router DSL-2740R introduzi o endereço MAC do DIR-615 de forma a que o DHCP lhe atribua sempre o mesmo endereço IP da rede interna. Desta forma quando quiser ter acesso à página de configuração DIR-615 basta introduzir esse IP no browser.

-Nas configurações do wireless do DSL-2740R coloquei o canal 6.

-Nas configurações de Internet do DIR-615 coloquei o visto na opção "Enable Access Point Mode".

-Nas configurações de wireless do DIR-615 introduzi o mesmo SSID e chave WPA2 que introduzi no DSL-2740R. Apenas coloquei de diferente o canal, que passou a ser o 11.
 
Agora estou com um pequeno problema. Num lado da casa, onde está o modem/router DSL-2740R há um portátil que, por vezes, em vez de se ligar a este, se liga ao DIR-615 que está na outra ponta da casa e tem sinal mais fraco. Como impeço que esse portátil se ligue ao DIR-615? A opção de impedir a ligação ao DIR-615 por endereço MAC fica desativada ao colocar o aparelho no modo ponto de acesso. Alguma solução? Obrigado.
 
Presumindo que tens o windows 7 instalado, segue este link, e pára onde diz "Etapas para alterar a prioridade de conexão sem fios windows 7"

Practicamente, é ir ao centro de rede e partilha, abrir as ligações em fios e meter do DSL-2740 por "cima" da outra para que o pc a assuma como mais preferencial.
 
Presumindo que tens o windows 7 instalado, segue este link, e pára onde diz "Etapas para alterar a prioridade de conexão sem fios windows 7"

Practicamente, é ir ao centro de rede e partilha, abrir as ligações em fios e meter do DSL-2740 por "cima" da outra para que o pc a assuma como mais preferencial.

Obrigado pela dica. Vou investigar esse tipo de solução. O problema é que todos os computadores têm o Windows 8 e os dois routers têm o mesmo SSID.
 
Boas, para não estar abrir um tópico e como redes não é o meu forte mais vale pedir ajuda.

Passo a explicar a situação:

Existe um router da vodafone em que acho que liga a um switch por cabo, pelo que percebi o próprio apartamento tem um pra distribuir pelo prédio/apartamento.

Ligado a este switch por cabo está um router D-link que está noutro "apartamento". Estava tudo bem configurado no d-link penso eu porque ninguém lhe mexeu. O D-Link está com gateway 192.168.4.254, não tem o mesmo SSID e pass do mesmo do da vodafone. O router da vodafone está 192.168.1.254

O problema é que foram lá os técnicos da vodafone, acho que fizeram um reset ao router por um problema na linha que nem era ali, mas voltaram a meter o mesmo SSID e pass.


O problema é que as vezes há net no d-link outra vez não, quando lá cheguei dava, passado pouco tempo deixou de funcionar, estava conectado, mas não havia net. Que problema será que é?

Acho que um PC ligado o switch também deixa de ter net, mas continuar conectado.


Já agora como faço para ter o mesmo SSID e pass no D-link, bright, AP? E o que tenho que fazer, isto ligado da forma que disse.

Quanto aos modelos dos router não sei, sei que o da vodafone é um branco, pequeno e sem antenas.
 
Última edição:
Sim acho que tinha o DHCP ligado esta 192.168.4.100/199. E sim a porta é lan, a cablagem esta toda na parede, liga a um painel cheio de ligações lan, mas aí ninguém mexeu.

Fui lá novamente, andei a ver ambas as configurações e não achei problemas, vi que ambos tinham o wps ligado, mas nem sequer estão ligado dessa maneira entre eles, por isso desliguei.

Só detectei que a data do d-link estava incorrecta, adiantado umas horas.

O engraçado é que quando do vou lá tem net, só me falhou uma vez. Quando me vou embora é que acontece.

No log do d-link tinha tinha vários logo com um ( ! ) dentro de um triângulo amarelo, mas zona da ligação, se calhar vem disso. Devia ter tirado essa informação para meter a dúvida aqui.
 
Sim acho que tinha o DHCP ligado esta 192.168.4.100/199. E sim a porta é lan, a cablagem esta toda na parede, liga a um painel cheio de ligações lan, mas aí ninguém mexeu.

Fui lá novamente, andei a ver ambas as configurações e não achei problemas, vi que ambos tinham o wps ligado, mas nem sequer estão ligado dessa maneira entre eles, por isso desliguei.

Só detectei que a data do d-link estava incorrecta, adiantado umas horas.

O engraçado é que quando do vou lá tem net, só me falhou uma vez. Quando me vou embora é que acontece.

No log do d-link tinha tinha vários logo com um ( ! ) dentro de um triângulo amarelo, mas zona da ligação, se calhar vem disso. Devia ter tirado essa informação para meter a dúvida aqui.
DHCP ligado? Se ta ligado convem desligar visto que isso esta ligado ao router da vodafone , deixar o vodafone a gerir a distribuição de IP's(isso assim ligado há confusão de ip's) .. E o cabo que vem do router da vodafone liga numa porta LAN.
 
Mas dessa maneira o wireless do D-link continuara funcionar?

Ele está ligado a uma porta WAN, estava pensar noutra coisa a bocado.
Sim funciona o wireless.. Com dhcp desligado e ligado a porta lan o cabo ele funciona simplesmente como AP, ficando a gestão da net e IP do router da vodafone. (Da menos confusão assim)
 
Back
Topo