Intel NUC vs Sapphire Edge VS8 em Linux

Nemesis11

Power Member
comparativo.jpg


O mundo do PC está em constante mudança e os formatos mais pequenos ganham cada vez mais popularidade.
Esta é um artigo de dois mini computadores que não usam processadores Atom, mas sim processadores de Ultrabooks, bem mais capazes.
De um lado temos o Intel NUC e do outro o Sapphire Edge VS8. Os testes são feitos em Linux usando Lubuntu 12.10.

Espero que gostem. :)

O artigo encontra-se no Portal, neste link.
 
Parabéns pela review! Muito boa!!
Fiquei surpreendido com o NUC que não pensei que se aguentava tão bem. Talvez para utilização com Windows o Shapphire será uma melhor opção, mas para Linux penso que o NUC seja melhor nem que seja só por seja "ligar e trabalhar". Os extras do Shapphire por um lado compensam bastante.
Se tivesse uns trocos disponíveis agora acho que comprava um NUC para o uso normal e programar.
 
Parabéns pela review.

Só resta saber se estes PC's fazem sentido nos temos de hoje. Ter um HTPC será que faz sentido? Pelo menos é assim que vejo estes PC's.
Com televisões que são autenticos PC's e com as TV Box's Android a 100€ (3x mais baratas que estes PC's) acho que não têm mercado.
E como não têm mercado, deveriam dedicar-se ao PC's All-in-one. Aqui sim conseguiriam mercado, já que não existem soluções All-in-one com relação qualidade preço interessantes.
 
Parabéns pela review.

Só resta saber se estes PC's fazem sentido nos temos de hoje. Ter um HTPC será que faz sentido? Pelo menos é assim que vejo estes PC's.
Com televisões que são autenticos PC's e com as TV Box's Android a 100€ (3x mais baratas que estes PC's) acho que não têm mercado.
E como não têm mercado, deveriam dedicar-se ao PC's All-in-one. Aqui sim conseguiriam mercado, já que não existem soluções All-in-one com relação qualidade preço interessantes.

Obrigado. :)

A minha opinião é que estes computadores fazem cada vez mais sentido no mercado geral de desktops.

Para HTPC é uma alternativa, especialmente se também fizeres enconding, transcoding, etc. Claro que para o publico geral, uma box da meo, zon, etc, televisões inteligentes, pequenos computadores android, etc, é mais atractivo.
Um mercado que não faz sentido é para gamers que joguem os ultimos jogos, especialmente a Full HD. Jogos com motores antigos, ou mesmo casual gaming, não há grandes problemas.

Mas no mercado geral de desktops há muito mais que isto. Desktops empresariais, Point of sales, etc.
Por exemplo, esse NUC está a fazer de servidor de testes com VMware ESXi, com uma carrada de máquinas virtuais em cima. Por isso os 16 GB de Ram e 240 GB de SSD. O VS8 está a fazer de desktop com Windows 8 (não sou eu que uso).

A questão é a seguinte. Para quê ter um computador com uma caixa Atx quando as coisas estão cada vez mais integradas no processador e grande parte das vezes não se coloca nenhuma placa Pci e não se usa mais que um disco e sem cdrom?

Além do tamanho, também há a vantagem do silencio, especialmente no NUC, que é virtualmente silencioso.
 
Gostei bastante do artigo.
Acabei foi por não saber qual o preço médio de cada um dos equipamentos.

Obrigado.

Em relação ao preço, decidi não colocar nada, porque eles foram comprados fora de Portugal, a preços que não são os de venda ao publico.
O Sapphire Edge VS8 deve ser um pouco mais caro que o NUC, mas não sei ao certo qual será a diferença.
 
O Sapphire Edge VS8 já está listado a 345€ em Portugal, sem disco e ram.

Óptima solução para media center, office e uns joguitos ocasionais. Ou seja, está aqui um equipamento soberbo para a grande maioria dos consumidores.

Só tenho pena de não ter chegado mais cedo ao mercado, era o ideal para fazer as funções do sistema ITX que comprei em Dezembro.

Bom trabalho!
:Winkani:
 
O Sapphire Edge VS8 já está listado a 345€ em Portugal, sem disco e ram.

Obrigado pela informação. Só tinha visto o preço do NUC em Portugal de 289€.

Uma diferença de 50€ é o que estava à espera. Foi mais ou menos a diferença que paguei pelos dois.

Faz sentido esta diferença, visto que o Barebone do VS8 tem mais coisas incluídas, como o wireless e o bluetooth, entre outras.
 
Realmente são caros os brinquedos, mais vale uma solução mini-itx, é ligeiramente maior, mas bem mais barata.
Quem não precisar de muita performance pode sempre optar por uma solução baseada em E350/450 ou Atom D
 
O sapphire vs8 não deixa de ser interessante para mim. Era algo para ter sempre em casa, ligado à Internet pronto a ser usado e acedido por fora :P
 
Mais uma vez. Um bom artigo e ainda com o brinde de ter linux à mistura.

De fato o preço será algo a ter em conta quando se pensa em comprar um destes dois equipamentos.

Na minha opinião existem alternativas, um pouco maiores é certo, mas que poderão ser mais "amigas da carteira".

Este é sem sombra de dúvida o início de uma nova era, onde os processadores já nada têm em relação aos processadores de há uns anos atrás e isso fica demonstrado nos testes que foram feitos.

É preciso agora massificar estes produtos, pois acredito que têm futuro. Fixe fixe era um fabricante de televisões decidir incorporar uma caixinha destas. Imaginem o salto significativo que seria.
 
Para as televisões um ARM parece-me mais do que suficiente nos dias de hoje.

Não consigo ver opções muito mais baratas do que o sapphire. Num pacote daqueles com os acessórios que trás. Para quem tem um disco 2,5 a mais e ao preço que a RAM está é uma opção barata.
 
Muito interessante este duelo, de facto em termos de performance geral a Intel é superior, mas a AMD ganha no campo dos jogos (pelo menos a maior parte deles)

Em termos de preços podia ser algo mais em conta...

Dar cerca 300/350€ e sem disco e ram, fica "puxado".

Não estava a espera no AMD ter menor consumo em Full load.
 
Muito boa review, obrigado pelo artigo :) Estou definitivamente decidido em arranjar um NUC, irei provavelmente optar pelo que vai sair este trimestre com o Celeron (que por sua vez deverá aquecer menos que o actual i3 - a temperatura máxima é para mim o principal aspecto negativo deste NUC).

De referir o canto inferior esquerdo. Temos um slot onde se pode ligar dois USB 2.0 externos, que no caso do NUC, são completamente inúteis e impraticáveis, pois não há espaço para ligar tal ligações.
Queres com isto dizer que há pins internos para ligar mais portas USB, mas que não têm utilidade pois simplesmente não há forma de adicionar mais portas sem ter a caixa aberta?

Outra questão, chegaste a experimentar o áudio via hdmi no NUC?

Deram-se ao trabalho de colocar um sensor que toca a melodia da Intel quando se abre a caixa, mas ao mesmo tempo, não integram no pacote o cabo de power para ligar o computador.
Na primeira review que li sobre o NUC este foi precisamente o pet-peeve que mais me confusão fez, não se percebe lol...

Btw, a diferença de requests nos Webservers é brutal entre os dois sistemas :wow:
 
Última edição:
Muito interessante este duelo, de facto em termos de performance geral a Intel é superior, mas a AMD ganha no campo dos jogos (pelo menos a maior parte deles)

O AMD ganha no campo de jogos e penso que se os testes fossem feitos em Windows, teria uma maior vantagem. Não confio minimamente nos drivers da AMD para Linux. Isso pode-se ver nos testes 2D e 3D de GUI, onde a Intel ganha muitas vezes por larga margem.

Não estava a espera no AMD ter menor consumo em Full load.

Esta é uma das surpresas que tive. Para confirmar, testei várias vezes com o medidor de consumo, mas ele não passa daquele valor.
Um pormenor que pode não ter ficado bem claro. Os consumos foram medidos com load no processador. Não sei se com load no GPU os resultados seriam diferentes. Na altura não me ocorreu medir isso.

Muito boa review, obrigado pelo artigo :) Estou definitivamente decidido em arranjar um NUC, irei provavelmente optar pelo que vai sair este trimestre com o Celeron (que por sua vez deverá aquecer menos que o actual i3 - a temperatura máxima é para mim o principal aspecto negativo deste NUC).

Apesar das temperaturas, por fora não se nota muito esse aquecimento.
Eu penso que esses valores acontecem por ele ser virtualmente silencioso.

Quanto à versão Celeron, eles lançaram dois processadores à pouco tempo. O 1037U e o 1007U. Um é a 1.8 Ghz e o outro a 1.5 Ghz. Eles têm 2 MB de cache e não têm hyperthreading. A gráfica é cortada. De resto, não há muitas mais diferenças para este i3.
No entanto, os dois consomem 17W. Não sei se muda muito a nível de temperaturas.


Queres com isto dizer que há pins internos para ligar mais portas USB, mas que não têm utilidade pois simplesmente não há forma de adicionar mais portas sem ter a caixa aberta?

Sim. Talvez não me tenha expressado muito bem, mas é isso.
Tem pins para duas portas USB na board, mas são completamente inúteis.
Quer dizer, pode-se ter a caixa aberta, mas neste formato, não faz sentido.

Outra questão, chegaste a experimentar o áudio via hdmi no NUC?

Não. Foi uma falha. Apenas testei, muitos dias depois, o Sapphire com audio hdmi e nesse funciona sem problema.
Dito isto, em Linux ele detecta isto:
"Audio: Intel PantherPoint HDMI"

Na primeira review que li sobre o NUC este foi precisamente o pet-peeve que mais me confusão fez, não se percebe lol...

Faz confusão como deram atenção a um pormenor "estético" de colocar a melodia da Intel na caixa, mas não colocam o cabo de power.
Eu percebo a razão. Podem vender a mesma caixa em qualquer parte do mundo. Seja como for, para o consumidor é algo quase inacreditável.

Btw, a diferença de requests nos Webservers é brutal entre os dois sistemas :wow:

Sim. O Intel com Apache é mais rápido que o AMD com nGinx. Há vários benchmarks onde o Intel dá uma tareia à AMD.
Para mim, o que me abriu mais os olhos nesta review é a controladora de memória. O AMD tem metade da bandwidth, com o dobro dos cores.
 
Apesar das temperaturas, por fora não se nota muito esse aquecimento.
Eu penso que esses valores acontecem por ele ser virtualmente silencioso.

Quanto à versão Celeron, eles lançaram dois processadores à pouco tempo. O 1037U e o 1007U. Um é a 1.8 Ghz e o outro a 1.5 Ghz. Eles têm 2 MB de cache e não têm hyperthreading. A gráfica é cortada. De resto, não há muitas mais diferenças para este i3.
No entanto, os dois consomem 17W. Não sei se muda muito a nível de temperaturas.
Agora que vi com melhor atenção informação sobre o modelo Celeron, reparei que afinal o próximo modelo deverá sair com o Celeron 847 (o próprio nome do NUC é DCCP847DYE), que é um Sandy Bridge, a 32nm e um pouco menos potente (1.1 Ghz, no entanto com o mesmo consumo de 17W). É um bocado estranho estarem a lançar no NUC um cpu de 2011, quando esses novos 1037U/1007U seriam a escolha mais lógica (e até porque o release price destes últimos é bem inferior ao que foi o do 847).

Mas pronto, ainda que venha com o 847, se de facto for 100€ mais barato que o i3, devo comprar na mesma, já que para desenvolvimento é mais do que suficiente.
 
O AMD ganha no campo de jogos e penso que se os testes fossem feitos em Windows, teria uma maior vantagem. Não confio minimamente nos drivers da AMD para Linux. Isso pode-se ver nos testes 2D e 3D de GUI, onde a Intel ganha muitas vezes por larga margem.

Não dá para testar com algum Windows os 2 sistemas?

Pois, a AMD no linux em termos de drivers nunca foi o seu forte.

Esta é uma das surpresas que tive. Para confirmar, testei várias vezes com o medidor de consumo, mas ele não passa daquele valor.
Um pormenor que pode não ter ficado bem claro. Os consumos foram medidos com load no processador. Não sei se com load no GPU os resultados seriam diferentes. Na altura não me ocorreu medir isso.

Apesar das temperaturas, por fora não se nota muito esse aquecimento.
Eu penso que esses valores acontecem por ele ser virtualmente silencioso.

Pois o GPU pode mudar as coisas, mesmo assim em termos de consumo, consomem relativamente pouco, mas aqui existe algo estranho, mesmo em Idle o consumo do AMD é muito alto, será má gestão energético da parte do Linux com esta plataforma AMD?

Em relação as temps, também já notei diferenças em Full Load com o meu portátil em linux e windows, especialmente em Idle, notava muita diferença em termos de temperatura, nunca soube porquê.
 
Não dá para testar com algum Windows os 2 sistemas?

Pois, a AMD no linux em termos de drivers nunca foi o seu forte.

Nesta altura não. Um deles está em uso por outra pessoa e o NUC já está a ser usado por mim e não é em Windows.

Eu penso que o AMD teria melhores resultados na gráfica, mas não nos outros benchmarks. Eu também não confio nada nos drivers da AMD para linux.

Pois o GPU pode mudar as coisas, mesmo assim em termos de consumo, consomem relativamente pouco, mas aqui existe algo estranho, mesmo em Idle o consumo do AMD é muito alto, será má gestão energético da parte do Linux com esta plataforma AMD?

Em relação as temps, também já notei diferenças em Full Load com o meu portátil em linux e windows, especialmente em Idle, notava muita diferença em termos de temperatura, nunca soube porquê.

A nível de consumo, nas duas máquinas instalei o "cpufreq utils" e o "powertop" que permite ver como está a gestão de energia do processador e dos dispositivos.
A nível de processador, nos dois, eram escaladas as frequencias consoante o load, sem qualquer problema.
A nível de dispositivos, a maior parte deles no AMD era colocado como "Bad". O Intel tem muitos menos dispositivos e verifiquei que o power sclaling do pci-express estava a funcionar (aliás, tem essa opção à escolha na Bios)

É possivel que a gestão de energia em Windows seja melhor no AMD. Não sei dizer.

A nível de temperaturas, no NUC, pelo menos estando em idle na Bios, já ele aquece um bocado. Podem ver nos screenshots da bios.
 
Eu diria que a questão das temperaturas está a ser afectada pela questão da velocidade da ventoinha.

O NUC nunca se ouve mas o Sapphire ouve-se bem.
Eu gosto do formato do NUC mas atendendo que só pode levar discos mSATA e não tem USB 3.0 acho que o AMD é uma opção mais equilibrada e com os acessórios que tem acaba por ter um preço não tão alto quanto isso.
 
Back
Topo