MVC vs MVP

MimiPT

Membro
Oi pessoal! Sou estudante de Engenharia Informática e no âmbito de uma disciplina de Metodologias de Programação III, estou a realizar uma pesquisa acerca do Modelo Arquitectónico MVP. Já descobri que tanto MVC como MVP são idênticos, apenas diferem no Controller e no Presenter. O MVP veio dar resposta às insuficiências do MVC, quando aplicada a componente baseada em interfaces gráficas do usuário. Com os sistemas GUI, eles próprios controlam o input do usuário, com movimentos e cliques de rato, em vez de utilizar um controlador central. É isto, ou estou enganada? Gostaria que dessem a vossa opinião acerca destes dois modelos e, se possível que me aconselhassem alguns links que achem relevantes para o estudo deste tema! Obrigado! :-)
 
O MVC é muito usado em aplicações web. Do MVP nunca tinha ouvido falar. Encontras muita informação na Internet, mas para ter uma primeira ideia, já filtrada e validada por outras pessoas, sites como o Stack Overflow podem ser um bom local de partida para pesquisas. Por exemplo, aqui:

http://stackoverflow.com/questions/2056/what-are-mvp-and-mvc-and-what-is-the-difference

Já agora, se quiseres explorar alternativas fora desses modelos há este artigo interessante sobre o padrão hexagonal, ou ports-adapters:

http://alistair.cockburn.us/Hexagonal+architecture
 
Pelo que percebi do artigo no Wikipedia, no Presenter programas toda a logica de apresentação e não uma parte como pode acontecer no MVC. Por exemplo precisas de apresentar uma lista de pessoas nascidos em 1990 e que tenham carta de condução. Em muitas arquitecturas esta lista é obtida no modelo de dominio (o Model) ou seja tens na classe Pessoa um metodo estatico do genero readAllPersonsWithLicenseCardBirthInYear(Integer year). No Controller invocas esse metodo para obter a lista e apresentar na View.