Satélite para Jogos futebol

Spiderman

I folded Myself
Abri este tópico em continuação da conversa que estava a decorrer.
Espero que isto sirva de ajuda a outras pessoas interessadas.

O que era pretendido, era uma solução de satélite, de preferência com capacidade para canais HD, para ver jogos de futebol que em grande parte das vezes implica adesão à SportTV. Não falo apenas da RTP Internacional, mas também de jogos da liga Inglesa, Espanhola, Liga dos Campeões, etc...
Claro que outros canais de cinema, entretenimento, etc de qualidade são bem vindos.

No meu caso moro no Porto. Não sei se mais para norte/sul é pior ou melhor, conforme a solução adoptada.

Quais os satélites que dá para apanhar por cá, e que canais de qualidade/interesse estão disponíveis em cada um? Também gostava de saber os requisitos (tamanho do prato) para cada uma das soluções...
Algo do Género:

Astra A: Apanhas com uma ou 2 falhas por hora, com um prato de 2 metros. Tens lá os canais do FreeSat, onde o ITV passa a liga inglesa.
Astra X: Apanhas sem falhas com um prato de 40cm. Apanhas o Al Jazeera Sport 1, com liga portuguesa.
Astra H + Astra J: Apanhas sem dificuldade. Prato de 15 metros (lol). Apenas tem canais de desenhos animados.

Eu só pretendia comprar 1 prato. Mais que isso já seria exagerado, acho eu...
 
Última edição:
É preciso uma parabólica assim grande para captar os do Freesat? Uma de 85 cm não chega?

Chega por agora enquanto os canais ainda estão no Astra 1N, mas quando passarem todos eles como está definido ser para o Astra 2F, as coisas vão mudar...

Isto quer dizer, que por exemplo agora apanhas os do 1N com um prato de 80cm na boa, mas depois quanto tiverem no 2F se calhar já nem sinal consegues ter com o mesmo prato.

Neste caso, quanto mais a norte melhor, mas podes contar sempre com pratos de medidas mínimas nunca abaixo de 1M/120M/130M...
 
Última edição:
Chega por agora enquanto os canais ainda estão no Astra 1N, mas quando passarem todos eles como está definido ser para o Astra 2F, as coisas vão mudar...

Isto quer dizer, que por exemplo agora apanhas os do 1N com um prato de 80cm na boa, mas depois quanto tiverem no 2F se calhar já nem sinal consegues ter com o mesmo prato.

Neste caso, quanto mais a norte melhor, mas podes contar sempre com pratos de medidas mínimas nunca abaixo de 1M/120M/130M...

Inclusive há relatos de certas zonas do país que mesmo com pratos de 2,50m não aparece ponta de sinal do ASTRA 2F, este satélite tem a cobertura MUITO mais focada para o Reino Unido. As poucas zonas do país que conseguem receber com pratos relativamente pequenos é por um mero acaso, e ao que vejo, o tamanho do prato não é proporcional a localização norte/sul...
 
Para ajudar quem está a começar nisto do satélite:

Numa dada posição existem normalmente vários satélites. O Astra 2F está na mesma posição que o 1N, por exemplo. Isto significa que certos canais vão chegar com menos sinal do que outros, apesar da orientação da antena ser exatamente a mesma.

Em cada satélite existem vários feixes. Um pode concentrar mais o sinal sobre o Reino Unido, digamos, outro pode espalhar o sinal por toda a Europa. Na pratica é o mesmo que o caso anterior, uns canais vão ter mais sinal que outros.

Podemos estar ou não na zona para a qual o satélite imite "oficialmente". Se estivermos na margem (fringe reception) podemos ter sinal suficiente para recepção com uma antena maior, mas esse sinal vai ser variável (com a hora do dia, nuvens, chuva, etc, etc).

Uma antena maior só resolve até um certo limite. No caso do Freeview a situação atual (para os canais que interessam) é recepção sem problema com qualquer prato a partir de 60 de Lisboa para cima. A situação futura é passarem a ser necessários pratos de ~2m...


Portanto nesta altura não vejo interesse em comprar antenas grandes. Um prato pequeno serve sempre, é de instalação simples e fácil optimização. É preferível gastar mais no LNB ou em cabos e ligações....
 
Para deixar aqui a informação, já que o tópico é sobre isto mesmo...

Neste momento tou a ver o PSG - Valência no ZDF HD (canal Alemão, Astra 19.2E)

zdfhd.jpg


E o Juventus - Celtic no Canale 5 (canal Italiano, HotBird 13E)

canale5.jpg


Abraço!
 
Última edição:
A tal mudança do satélite do freesat esta prevista para quando? Se for 3 ou 4 meses também espero sem problema...

Eu já ouvi dizer que era pra ser feita agora neste mês de Março, mas também parece que as coisas ainda andam meias atrasadas...

Mas alguém se souber mais pormenores que partilhe aqui...

Abraço!
 
Eu já ouvi dizer que era pra ser feita agora neste mês de Março, mas também parece que as coisas ainda andam meias atrasadas...

Mas alguém se souber mais pormenores que partilhe aqui...

Abraço!

A mudança não vai ser para o Astra 2F mas sim para o próximo satélite a ser lançado que é o ASTRA 2E. Tem data prevista para Junho, mas pode haver atrasos. À partida, as especificações destes satélites (e ainda do 3º, o ASTRA 2G a ser lançado no final do ano/inicio de 2014) são iguais, mas nunca se sabe... as coisas ficam sempre ligeiramente diferentes. Pode ser para pior ou para melhor.

Após o lançamento do Astra 2G em 2014 a renovação dos 28.2ºE pela SES fica completa e substitui completamente os satélites de 1a geração Astra 2A/2B/2C e 2D. O Astra 1N foi um desenrascanço devido a atrasos de lançamento do 2F para substituir o 2D em fim de vida. Nunca esteve previsto para os 28ºE mas sim para os 19ºE para onde irá quando for lançado o Astra 2E.

Resumindo: em Junho/ Julho teremos novidades relativas ao feixe(s) do Astra 2E. Será tão mau como o 2F? Espero que não... mas pode ser pior. Quantos canais vão migrar para este satélite? Penso que muitos, pois o Astra 2F ficou com poucos (as más línguas dizem que ele tem uma avaria, mas eu suspeito de outras coisas...)

- Em 2014 é lançado o último, o 2G, e a migração fica completa. Pelo menos durante uns 12 anos :)
 
Teste do beam PE do 1N antes de se mudar para os 19.2E como refere aqui: http://robssatellitetv.webs.com/astra2f.htm ?

Em relação ao que aí vem, acho que vai ser mais uma questão de quais serão os canais que nos vão calhar:

Beam EU 2E
12494356

Beam EU 2F
12495165

Beam EU 2G
12495356



Depois temos o footprint do beam UK igual para os 3:
12494500


Isto são os footprints oficiais da SES, normalmente os resultados são um pouco mais abrangentes que o planeado. É sempre dificil controlar a ondas electromagnéticas no espaçço :D .
Quando estiver tudo a trabalhar é que iremos saber como fica e com o que ficamos.
 
Última edição:
Por essa imagem, lá se vai o freesat então. :lol:

Esses números que estão nos mapas, é o tamanho do prato em centímetros estimado para captar o sinal? ou não tem nada a haver?
 
Última edição:
Bem, então possivelmente com 60cm até seria capaz de me safar nesses 3 casos. Só falta saber que canais vão aí ficar, como vai mudar tanta coisa...

Mas basicamente em PT o que interessa apanhar é o Astra, é isso?
 
Os satélites mais interessantes são o Astra2 nos 28.2E, Astra1 nos 19.2E e Hotbird nos 13E.
A vantagem do Astra2 é que os canais são maioritariamente em ingles enquanto que no hotbird já se apanha muitos alemães, polacos, franceses e outras linguas mais exóticas. Por outro lado acabas por ter a RTPi no hotbird.
 
Também há coisas interessantes noutros satélites (recordo-me em tempos do Nilesat), mas com as linguas são desconhecidas é dificil saber sequer o que vai ser transmitido. Um prato de 60 pode ser curto para estes casos.

Quando aos mapas e tamanhos indicados, trata-se sempre de uma previsão. Na pratica vai variar, nem que seja em função do material e condições meteorológicas.


Já agora, aproveito para referir que os kits de recepção astra+hotbird são uma boa opção para quem quiser experimentar. São faceis de encontrar no mercado e a instalação é simples. O material é standard e pode sempre ser aproveitado mais tarde.
 
Back
Topo