Instalar Ubuntu em Dual boot com Windows 8 (sem ser de fabrica)

joaoxico4

Power Member
Boa Noite.

Comprei um PC à 6 meses com o Windows 7 instalado. Atualizei-o logo para o windows 8. Na altura tuda numa boa 0 problemas.

Agora necessito de instalar o ubuntu e devido à utilização que lhe vou dar tem que ser em dual boot e não em VM.
Tentei instalar por uma Flashable PEN e deu tudo bem. Quando acabou de o fazer ao pedir para reiniciar fez o boot automático para o Win8. E não consigo aceder a partição onde está instalado o Ubuntu. Sei que existem muitas dificuldades do Linux com UEFI, mas não sei se aplica aqui uma vez que o meu pc vinha com o win7.
Sabem como posso fazer?
 
Olá,vinha aproveitar o tópico.
tenho um asus n53jq com Windows 7.
Estive a ler uns tópicos, usar o Linux/ubuntu, será mais eficiente e mais rápido?
neste caso seria melhor usar dual boot que usar propriamente só Linux correcto. Qualquer coisa ia ao w7.

aconselham instalar dual boot? Não percebo muito disso, nem de ubuntus nem Linux. Muito muito fresco nesse OS.

obrigado.
 
Última edição:
O Linux não é mais eficiente que o Windows, ou estão ao mesmo nível ou o Linux está um bocado mais fraco/forte (depende do que estivermos a falar).
Mais rápido é, mas depende do ambiente gráfico que uses. Um Ubuntu por default é comparável a um Windows 7 (se calhar ligeiramente mais rápido em certas tarefas).

Tens várias opções para usares Linux, inicialmente o melhor será mesmo arranjares um máquina virtual e experimentares várias distribuições para veres a que gostas mais. Depois disso logo pensas em usar em dual-boot.

Procura por Ubuntu´s (com os diferentes flavours Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu), Linux Mint estes são os normalmente aconselhados para novos utilizadores, por isso não deverás ter grandes problemas a iniciares-te.

Na ultima frase escreves-te iOS não sei se por engano se por não saberes, mas iOS é o SO (sistema operativo) do Iphone e do Ipad, mais nada, são diferentes do Linux (não sei se como o MacOS tem alguma base parecida a Linux)

Alguma dúvida, pergunta!

Cumps
 
Obrigado pela resposta.
Neste caso o uso que iria dar ao portátil, é só mesmo ir á net ligar, downloads dumas cenas etc, deixei de usar para algo mais seja photoshop, jogos etc pois tenho Torre.
E mesmo sendo um I7 nota-se bem a dificuldade que ele tem ao iniciar (mesmo estando "limpo"), é meio lento a ligar, a usar etc etc.
Dai fazer o dual boot, e usava o linux nesse caso para essas tarefas simples, por ser (lá está ter perguntado) mais rapidito, mais estável,etc.

Uma pergunta pois estive a ver videos. Se estiver a usar o Ubuntu, ele é "linux puro,windows?" Terei por ex que instalar os programas que tenho no windows, drivers,gráfica? Os programas, são os mesmos? Pois sei que á prorgamas que linux não dá, e á uns que uso que terei que procurar outros então.

Vou dar uma vista de olhos então a esses 3 diferentes Ubuntus, e fazer download, e depois dar uma olha-de-la nisso, de dual boot, pois nunca o fiz.
 
em principio não terás problemas com drivers, quanto aos programas, dependo que programas estiveres a referir

Boas acabei de instalar o Ubuntu 12.10, com dual boot Windows 7. Esta a correr tudo bem, dual boot funciona.

1º Estou ainda a iniciar o Ubuntu a ver como funciona. Em relação a drivers, pelo que aparece, acho que só aparece isto na lista: Here
2º Reparei outro pequeno "bug"? Acho que aparece só na store, ou por ex nos links de vez enquanto, quando uso o Chromium. Fica tudo marado "riscado", por vezes passo o rato por cima e já fica bom como daqui a segundos fica marado again e riscado, será das drivers da gráfica? Algo normal do ubunto e da versão? Só para saber. Here Outra
Ps: estive mais a mexer e afinal não é só na store, por vezes no chromium, na parte do site, por vezes fica marado e riscado também. Creio que acontece tudo que é (letras,frases)
3º Os programas que estou falando por ex que necessito seria o (IDM internet download manager), dai ter perguntado se Ubunto suporta algumas aplicações windows ou terei que procurar as alternativas.
4º Pelo que estou a ver as aplicações/programas que tenho no windows não se aplicam a este OS correcto? Caso necessite deles preciso de fazer download na store?


Obrigado e desculpem as perguntas.
 
Última edição:
1º esse menu é para instalar as drivers proprietárias da nvidia, selecciona a 1º opção para instalar a driver estável e quando acabar faz reboot
2º Instala a driver proprietária e vê se resolve
3º Vê se os programas em questão têm versão linux, se não tiver procura por alternativas. Podes também experimentar o wine.
4º a maior parte deles provavelmente não, mas não sei que programas usas. se existerem para linux é muito provável que estejam na store( convém salientar que a store do ubuntu não tem todos os programas de Linux.)
 
1. Em relação a isto nem reparei, desliguei o pc depois vejo, mas se continuar igual faço isso.
2. Em relação a esse tipo de bugs parece que desapareceu após eu ter instalado uns 250mbs de actualizações provavelmente, som/gráfica/etcs pois nem consegui ver o que era, sei que devia ser um grade update tipo windows update do W7. Depois de reiniciado creio que esse "bug" desapareceu, por isso fixed.
3. Já estive a ver outras alternativas, e pelo que testei foi uns plugins do Firefox, e parecem ter resultado.
4. Ya reparei que programas como VLC etc, dão para os dois OS, basta é procurar, download e tá feito. Na parte de falares que a store do ubuntu não tem tudo então aonde arranjo o resto?
Basta procurar google, ver se é compatível, download e install? Tipo W7?

Realmente vi esse "plugin" wine ou penso que seja plugin, mas na store do ubuntu não tinha. Tenho que averiguar isso.



Conclusões:

-Até agora estou bastante satisfeito com o geral do OS.
-Por agora está tudo a dar bastante bem sem grandes problemas (apenas arranjei um ficheiro MKV, e quer no video player ubuntu/vlc não dava som??? (mesmo com volume geral máx)
De qualquer maneira o som parecia estar a dar pois nos browsers consegui ver vídeos com som (gametrailers/eurogamer/youtube), penso que será uma incompatibilidade dos programas e o som, ou alguma driver que falta.
-Queria personalizar mais o Ambiente do ubuntu incluindo a barra dos ícones (á esquerda, mover também? :<), penso que esta versão base não dá para nada, mas descobri mais alguns plugins, que acho que dá para personalizar o ambiente totalmente. (Ubuntu-Tweak/MyUnity/Gerenciador de Configurações do Compiz)

Obrigado pelas ajudas todas!
 
Última edição:
1. Não sei se fizeste o que o Dat55 disse em relação às drivers, mas aconselho a instalares, tem mais performance e são no geral melhores que as open-source.

2. O Ubuntu 12.10 tem uns bugs estupidos quando acabado de instalar, por isso é normal os updates terem corrigido isso. Se instalaste as drivers da nvidia, também deve ter sido isso a resolver.

4. Se não houver no software center, então quase de certeza que existem em algum PPA. Basta procurares no Google por "install "programa" no Ubuntu" e deverá aparecer algum resultando com o PPA com o software que procuras. Atenção que alguns PPA podem ter software não tão desejável, por isso verifica se os PPA´s são fidedignos (ou pelo menos decentes xD).

O Wine terás de adicionar por PPA, se quiseres saber mais procura no site do Wine.

O teu problema do MKV é de provavelmente não teres instalado os extras. Procura no software center por Ubuntu-restricted-extras (desculpa mas não sei se está traduzido em PT, eu só uso SO´s em inglês).

A personalização do ambiente de trabalho é que é mais difícil... Podes mudar o tema, os icons, o wallpaper mas infelizmente a barra tem de ficar na lateral esquerda, é assim que as gentes do Ubuntu a querem e é assim que ficará! O máximo que podes fazer com a barra é ela esconder-se sozinha e quando moveres o rato para a lateral esquerda ela voltar a aparecer (ou carregares no botão do Win do teclado). Esses programas são bons para fazer uns tweaks ao ambiente de trabalho, se bem que acho o Ubuntu-tweak mais intuito.

Cumps
 
Bem eu instalei as coisas tal como diz no tutorial mas a verdade é que no final se user o boot-repair ele diz-me para alterar uma coisa na bios que não tenho acesso.
Alguém tem uma dica?
 
Back
Topo