Software OS X Mavericks (10.9) - Já disponível gratuitamente

ciberg

Moderador
Staff
Tópico para discutir o novo SO apresentado na WWDC de 10 de Junho 2013.

Este tópico acaba por estar dividido em duas fases. Num primeiro momento, a versão pré-lançamento apenas disponível para programadores e o lançamento dia 22 de Outubro que começa aqui.

Iremos adicionando informação pertinente a este post.

mavericks.jpg

maverics2.jpg


http://www.apple.com/osx/preview/

Compatibilidade:
Até ao momento parece que todos os Macs que suportam Mountain Lion (10.8) são compatíveis com esta versão.

Documentação extensa e detalhada sobre as novas features:

OS X Mavericks (10.9) - Core Technologies Overview (Agradecimento ao MaxDamage pelo link)


Análises

ars technica, 512 pixels, engadget, The Verge.

Quanto custa o OS X Mavericks?
O novo sistema operativo é gratuito, pode ser descarregado na App Store.


Quais são os Macs que suportam esta versão?
A lista dos modelos é a seguinte:

  • iMac (Mid 2007 e mais recente)
  • MacBook (Late 2008 já em alumínio ou Early 2009 e mais recente)
  • MacBook Pro (13'', Mid-2009 e mais recente; 15'', Mid/Late 2007 e mais recente)
  • MacBook Air (Late 2008 e mais recente)
  • Mac mini (Early 2009 e mais recente)
  • Mac Pro (Early 2008 e mais recente)
  • Xserve (Early 2009)



Como faço uma instalação de raiz?
Para fazerem uma instalação de raiz necessitam de fazer o download da App Store do Mavericks e terem uma pen USB de 8GB ou mais. A imagem do Mavericks tem mais de 5GB pelo que não vão conseguir se usarem uma pen de 4GB.

Os passos são muito simples. O Mavericks quando fazem o download vai para a pasta das Aplicações. Como tenho o OS X em inglês nos screenshots que vou colocar é Applications.

Liguem a pen USB de 8GB ao Mac e arranquem com o Disk utility. Seleccionem a pen e cliquem na tab Erase. Não alterem o nome da pen. Por defeito ela ficará com o nome "Untitled" sem as aspas. Isto é importante para o passo seguinte. Vejam se têm seleccionado o sistema de ficheiros Mac OS Extended (Journaled). É esse que deve estar por defeito.

mavericks01.jpg


mavericks02.jpg


Depois de apagarem o conteudo da pen e sairem do Disk Utility abrem o Terminal e vão façam copy e paste do seguinte texto tal como está:

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Untitled --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app --nointeraction

mavericks03.jpg


Vão ter que colocar a password do vosso Mac e ele vai começar. dependendo da pen vai demorar mais ou menos tempo mas pode demorar cerca de 20 segundos.

No terminal vai aparecer o seguinte:

Erasing Disk: 0%... 10%... 20%... 100%...
Copying installer files to disk...
Copy complete.
Making disk bootable...
Copying boot files...
Copy complete.
Done.

mavericks04.jpg


mavericks05.jpg


Para arrancarem com a pen no Mac onde vão instalar o Mavericks devem colocar a pen e carregam no botão alt enquanto ele inicia. Vai aparecer-vos o disco do Mac, a partição de recuperação e a pen. Seleccionam a pen e a instalação vai começar.
 
Última edição pelo moderador:
Espero que seja possível instalar por cima do 10.7.

O que mais gostei foi o suporte para multiplos ecrãs e as tabs no Finder (aleluia...).

Cumps.
 
Eu fiquei muito satisfeito, colocaram tudo o que me fazia diferença como o melhor suporte multi monitor e até foram um pouco mais longe com a menu bar e dock across monitors.

Falta-me saber se guarda memória da posição de monitores diferentes.
 
Espero que suportem todos os que receberam Mountain Lion. Gostei bastante. Deram importância à performance e power saving. É isto que eu gosto :D
 
Eu fiquei muito satisfeito, colocaram tudo o que me fazia diferença como o melhor suporte multi monitor e até foram um pouco mais longe com a menu bar e dock across monitors.

Falta-me saber se guarda memória da posição de monitores diferentes.
Realmente, pelo menos para mim este novo OS traz as funcionalidades que por cá faziam falta, a dúvida é: Para quando a versão final? E o preço? Será que os ultimos modelos de 2012 vão ter upgrade gratuito como o que aconteceu com o Mountain Lion? :P
Secalhar é pedir muitoooooo :)
 
Só saberemos quais suportam quando começarem a instalar a beta, eu tenho um MacBook Pro mid-2009 e tenho esperança que leve o 10.9.
Se um mid-2007 leva o ML...

O preço deve ser semelhante ao ML.
 
Tive aqui em casa um mid-2007 que ainda nem unibody era (era dos que tinham as teclas cinzentas todas juntas) com 4GB de RAM e instalei-lhe o Mountain Lion.

Edit: era um destes:

apple-macbookpro-2007_1.jpg


O teu 17' (ainda me está atravessado ;) ) ainda deve dar para o Mavericks.
 
Última edição:
Tive aqui em casa um mid-2007 que ainda nem unibody era (era dos que tinham as teclas cinzentas todas juntas) com 4GB de RAM e instalei-lhe o Mountain Lion.

Edit: era um destes:

O teu 17' (ainda me está atravessado ;) ) ainda deve dar para o Mavericks.

Não penses mais nisso ciberg o que lá vai, lá vai.. :P
Mas se esse recebia o ML os de 2008/2009 deverão receber o Mavericks..

Assim este ainda vai durar mais anos :D

PS: o dito contínua a bombar
 
Última edição:
Não devem ter data certa, deve depender um pouco dos feedbacks das beta.

Espero que seja 19,99$ como o ML.

Fazia-me falta já amanhã, espero é que com a nova gestão multimonitor o Moom continue a funcionar...
 
Lançamento in the Fall,cheira-me que vai ser como o ano passado, tudo lançado entre Setembro e Outubro.
 
Back
Topo