Dúvida Como diminuir o ruído do PC

Zeke

Power Member
Bom dia.

Comprei esta semana um desktop que é o meu primeiro desde à muitos anos (tenho utilizado sempre portáteis). Estou contente com o PC excepto no que toca ao ruído. Talvez por estar habituado a portáteis o ruído das ventoinhas está a incomodar-me bastante, ao ponto de eu já ter equacionado devolver o equipamento e voltar aos portáteis a que estou acostumado.

Já abri a caixa para tentar perceber se o ruído se deve a algum componente em especial mas acho que se trata do ruído geral das várias ventoinhas dentro da caixa e não de um elemento em particular.

Suponho que seja possível controlar a velocidade das ventoinhas mas não sei como. Alguém me pode ajudar nisto? Há algum software que permita criar uns perfis para em certas situações ser fácil mudar a configuração das ventoinhas para conseguir reduzir o ruído. Dou um exemplo: tenho o PC no quarto e à noite quero ver um filme. Actualmente ouço o ruído de fundo das ventoinhas. E numa situação destas em que estou apenas a reproduzir vídeo, provavelmente não preciso de ter as ventoinhas no máximo.

Peço algumas sugestões para tentar reduzir o ruído e já agora deixo também aqui a configuração do PC.

Corsair Carbide 200R
Fonte Corsair CX600M
Motherboard Asrock H87 PRO4
Intel Core i5-4670 3.4GHz 6MB Sk1150
Kingston HyperX DDR3-1600Mhz 2x4GB
Disco Seagate Barracuda 1TB SATA III 64MB
Disco SSD Samsung 2.5" 840 120GB
Gráfica Asus GTX660 Ti 2GB DirectCU II TOP
 
o teu problema deve ser mesmo esse, estares habituado a portateis, em que o ruido e praticamente nulo derivado a dimenção das ventuinhas do mesmo, que mesmo em idle, o barulho não e muito, em comparação com os desktop's que mesmo a baixa rotação, no silencio vais ouvir sempre as ventuinhas a trabalhar, ate porque os componentes são de maior tamanho e requerem mais refregiração, e pior agora no verão, em as temperaturas aumentam, as ventuinhas teem de elevar a ventilação, a maioria de nos ate as tampas laterais teem de remover para o equipamento arejar...

portanto ai com sistema standart não ha muito que possas fazer, sem ter de gastar mais dinheiro, mas num sistema desses numca mais eleminar o ruido ao nivel de um portatil, mesmo metendo um cooler no cpu maior ou optar por um sistema wattercoooling que vais ouvir sempre a bomba a trabalhar, e quanto mais ventuinhas tiver pior por mais silenciosas que sejam...

portanto ou adaptas-te, ou voltas para um portatil... visto que nos desktops não ha muito a fazer e quanto mais bem constituidos pior para terem refregerição vai ser sempre ruidosa...
 
Tem que analisar qual o componente que faz mais barulho, se tiver o stock cooler é normal que faça mais barulho.

i5 4670 deve aquecer bem no verão com o stock cooler, por isso pensa num cooler barato e que faça o trabalho.

Conheço desktops que conseguem fazer menos barulho que certos portáteis.
 
a melhor solução é passares para uma caixa com paineis de insonorização, ou colocares desses paineis nessa, uma caixa dessas é coisa de 90/100€ como por exemplo a Define R4
 
Se calhar tentava mesmo trocar a caixa por uma com insonorização. Julgo que não haverá problema em trocar. Mas será significativa a redução do ruído? É que suponho que qualquer caixa vá ter sempre aberturas para saída de ar... Se a redução de ruído for significativa com uma caixas destas não me importava de dar mais 40 € por isso.

Até gosto da Define R4 mas é ainda maior que a Carbide. Que outras caixas silenciosas sugerem com um preço não superior à Define?
 
O SpeedFan e o Asus GPU Tweak permitem alterar a velocidade de rotação das ventoinhas do processador e da placa gráfica, respectivamente.

Nota: Depois de qualquer alteração, convém ter em atenção as temperaturas máximas de ambas as componentes em load.
 
Eu primeiro trocava de cooler...depois se o barulho continuasse, aí sim ia ver qual seriam as fans mais barulhentas (trocá-las) e só se justificasse trocar a caixa.
Podes ver no tópico de configurações o meu pc (meti-o lá ontem), só tem ventoinhas nóctuas e um cooler da thermalright, e mal o consigo ouvir (em idle)
A corsair até é bastante boa.
Se ainda assim não resolvesse é que ponderava a troca.

EDIT: Mas isto é o que eu faria, não acho que faça lá muito sentido ir trocar uma caixa nova e que até é muito boa.

Para cooler compra um TS120 ou hyper 212 ou se quiseres poupar um tx3, faz o trabalho e custa 19€ (já que não vais fazer overclock)
 
O SpeedFan e o Asus GPU Tweak permitem alterar a velocidade de rotação das ventoinhas do processador e da placa gráfica, respectivamente.

Nota: Depois de qualquer alteração, convém ter em atenção as temperaturas máximas de ambas as componentes em load.

Obrigado. E para controlar a temperatura que programa posso usar?


Eu primeiro trocava de cooler...depois se o barulho continuasse, aí sim ia ver qual seriam as fans mais barulhentas (trocá-las) e só se justificasse trocar a caixa.
Podes ver no tópico de configurações o meu pc (meti-o lá ontem), só tem ventoinhas nóctuas e um cooler da thermalright, e mal o consigo ouvir (em idle)
A corsair até é bastante boa.
Se ainda assim não resolvesse é que ponderava a troca.

EDIT: Mas isto é o que eu faria, não acho que faça lá muito sentido ir trocar uma caixa nova e que até é muito boa.

Para cooler compra um TS120 ou hyper 212 ou se quiseres poupar um tx3, faz o trabalho e custa 19€ (já que não vais fazer overclock)

Estás a sugerir trocar o cooler do processador certo? Mas é esse normalmente o mais barulhento? Porque a caixa tem mais duas ventoinhas e a gráfica outras duas. Mudar apenas o do processador fará alguma diferença? Daí a minha ideia de mudar a caixa. Ia reduzir a o barulho de tudo.
 
O stock cooler é o mais barulhento, depois devem ser as fans da caixa, isto porque à partida as fans da gráfica estão a correr a uns 30% e sobem conforme puxas por elas, mas sem OC isso nao deve passar dos 60% o que nao se nota em barulho (em principio, na minha 660 o barulho so se torna incomodativo -para mim- a partir dos 65/70% e não chega la automaticamente, só se eu puser)

portanto - para o cooler se quiseres compra um mais pelo heatsink tipo o TX3 e troca a fan dele por uma SP120 Quiet Edition p.ex. (ainda traz um adaptador low-voltage que vai diminuir as rpm's dela e logo ser mais silencioso)

depois se achares que ainda faz barulho, mudas as case fans
 
Essa tua gráfica é super-silenciosa, por isso não te preocupes com as fans dela!
A tua caixa é boa, no meu ponto de vista não vale a pena trocá-la.
Se só tens duas fans à parte, mais o cooler, experimenta trocar o cooler da intel (que é muito barulhento), mete um desses baratos, que resolvem o problema (hyper 212, Ts120, Tx3)
Podes também meter as ventoinhas a funcionarem mais devagar. Se fosse a ti ligava-as à board em vez de ligar à fonte de alimentação (se não estiverem ligadas à board) porque a maioria das motherboards têm a função de controlo de velocidade das ventoinhas (a minha p.ex. controla-as automaticamente.
Se isso não resultasse é que (se fosse eu) pensaria numa caixa nova, pois se tiveres um cooler + fans barulhentas, não acho que seja a caixa que vá fazer a diferença que desejas.
A minha caixa p.ex. não tem nenhuma proteção contra o som e em idle o computador não me incomoda nada...a jogar meto fones, embora o ruído também não seja incomodativo.

EDIT: Ao mesmo tempo sinlord!!!
à minha caixa também veio com fans de origem, e se queres que te diga também eram silenciosas...só meti umas noctua porque têm mais performance e são mesmo inaudíveis.
Acho que o problema não será das fans, pois todas as caixas de qualidade (como a tua) normalmente vêm com fans +/- boas.
 
Última edição:
Pára as fans com o dedo só para ver quais são as que fazem mais barulho, e mete a mão no disco rigido para ver se está a vibrar muito. Provavelmente os barulhos piores vão ser o disco a vibrar e o cooler do cpu. O primeiro podes comprar um kit antivibração, que reduz bastante, o segundo é trocar por uma das sugestões aqui. Podes também comprar uma fractal R3 ou R4 que ajuda também um bom bocado.

O meu desktop faz menos barulho que o meu portátil, ao ponto de bastar haver gente à conversa para já não se ouvir.
 
Quase certeza que o maior barulho vem da fan do cpu, tenho um i3 3220 de um amigo com stock cooler e notou bastante barulho.

Quase parece aqueles coolers da AMD os "AVC" de 5000 rpms lol

Não investia num TX3, apesar de ele não fazer OC, mais um pouco consegue ter um cooler melhor, mais fresco e silencioso.

Hyper 212, TS120 ou mesmo S412 são boas alternativas.
 
Exacto eu tb sou da mesma opinião primeiro trocava o stock cooler, que é quase certo que essa fan ai é a que é mais ruidosa acima de todas as outras,
 
Back
Topo