Google Chromecast

Nunes91

Banido
chrome.jpg


Aproveitando o evento de lançamento do
Nexus 7 e do Android 4.3, o Google lançou um novo produto que promete revolucionar a forma de assistir vídeos na sua casa: o Chromecast. Se trata de um pequeno dongle que você conecta na entrada HDMI da sua televisão e recebe conteúdo de smartphones, tablets e computadores.

O Chromecast não possui controle remoto, e essa é a mágica do produto: você irá navegar com um gadget que oferece uma navegação melhor do que o que encontramos atualmente nas Smart TVs. Convenhamos: é muito mais prático achar um vídeo no seu smartphone do que ficar catando letrinhas no controle remoto da televisão.
chromecast.png

Para compartilhar músicas ou vídeos, basta que qualquer dispositivo esteja no mesmo ambiente de rede em que o dongle está conectado. Ao abrir um app compatível, você terá a opção de escolher onde quer exibir o conteúdo. Também é possível espelhar a janela do chrome aberta em um computador na televisão, tudo isso sem fios e complicações.
Todo o controle é feito a partir do seu dispositivo. Se você está assistindo algum filme com a família mas precisa sair e levar o dispositivo com você, não tem problema: basta que outra pessoa abra o mesmo aplicativo e ela passa a ter um controle do conteúdo. Isso é legal, mas prevejo que seu irmão peralta pegue o comando e avance para as cenas importantes porque a zoeira não tem limites.
O Chromecast já é compatível com YouTube, Google Play Music, Netflix e Google Chrome. O suporte a novos aplicativos, como o Pandora, chegará em breve. Além disso, é possível exibir conteúdos de inúmeros outros sites, uma vez que dá para compartilhar a tela do Chrome na televisão.
chromecast-content.png

O Google lançará também um SDK para que desenvolvedores do Android, iOS e web possam implementar os recursos de compartilhamento em seus aplicativos. Não vejo motivos para o Chromecast não ser um sucesso de vendas: ele chegará ao mercado norteamericano no dia 28 de julho e custa 35 dólares, o que é incrivelmente barato. Eu pretendo comprar um: aguarde um review em breve no TB.
icon_smile.gif


Demo http://www.youtube.com/watch?v=cKG5HDyTW8o

http://tecnoblog.net/136052/google-chromecast-reproduzir-videos-online-na-tv/
 
Sobre o SDK:
Google letting developers in on the Chromecast action with Google Cast SDK

googlecast-sdk-2013-07-24-06.jpg


Now that Google has let its $35 Chromecast HDMI dongle out of the bag at its breakfast press event, it's gonna need developers to chip in some apps for it. To help boost that effort, the company is releasing the Google Cast SDK to help those folks bring content from mobile and the web to TVs. By using the kit, developers won't need to build new applications for the big screen from scratch; they'll just need to make a few tweaks to their existing mobile apps. Mountain View expects Google Cast tech to be embedded in future hardware from its partners, with Chromecast being "the first instantiation" of such an ecosystem. You can now grab a preview (at the source) for iOS, Android and Chrome -- which is good news, since the wee dongle already appears to be sold out on Play.
http://www.engadget.com/2013/07/24/google-chromecast-sdk-developers/
 
Pelo preço está muito bom já.

Mas agora falta é mais compatibilidade, e como o "Mega" referiu e bem, as legendas, playback de fullHD's sem lags, Etc....

Ser compatível com XBMC/Plex/VLC é fundamental, para não ser apenas mais uma solução, mas sim ser A Solução de todos os utilizadores.
 
Deixar de haver interface na TV (particularmente, controlada pelo controlo remoto IR) é um definitivamente um big, big plus. E o preço também.
 
review porreira

http://www.wired.com/gadgetlab/2013/07/one-night-with-chromecast/

estou ansioso que o meu chegue :)

This is going to be great to travel with. It’s so small, and so easy to set up on a new Wi-Fi network that it’s truly portable. (It will literally fit in your coin pocket.) It’s also inexpensive enough that it would not be a disaster if you accidentally left it plugged into the back of your hotel room television set.
Yes, you can play local video. At least some of it. A not-strictly-speaking legitimate copy of Black Mirror in MKV file format played magnificently on our television when we dropped it in a Chrome browser window.
 
Já é possível encomendar de algum site/loja da Europa?

Ou vai ter que se esperar um bocado...
 
Última edição:
Uma questão. Em vez de ligar o Chromecast directamente à TV, deve dar para ligar ao receptor do sistema de som, e depois para tv?

Se der, então é um espectáculo. Apetece-me ouvir musica, meto a tocar no telemóvel, e o sistema de som passa a musica.
 
Os meus chegaram hoje via FedEx. Como é natural, a nível de apps dedicadas ainda está limitado, mas as que já têm a implementação "cast" (YouTube, Google Music, Netflix, Chrome e Google Movies & TV) funcionam muitíssimo bem.

Ainda estou a testar as funcionalidades mas, para já, é impressão é bastante positiva. Relativamente aos contras, o dispositivo em si aquece um bocado quando em funcionamento e vi-me aos papéis para pôr o bicho a falar com a banda de 5GHz do router "dual-band" (WRT610N) cá de casa, pelo que acabei por utilizar a banda de 2.4GHz, sem qualquer tipo de problema. A configuração inicial não é assim tão simples como a El Goog deu a entender na apresentação. Não é complicado para quem tem alguns conhecimentos na ligação e configuração deste tipo de dispositivos, mas para o "consumidor comum", é capaz de ser uma dorzinha de cabeça.

A ligação faz-se directamente a uma porta HDMi da HDTV, mas quem tiver uma TV com entradas HDMi abaixo da v1.4, terá que fazer a ligação de um cabo adicional a uma porta USB livre na TV ou alternativamente, utilizar o adaptador de corrente incluso para alimentar o dispositivo.

De resto, o conceito é fabuloso, o preço -menos de 30€, simplesmente imbatível, tem uma margem de progressão enorme e vai certamente dar muitas dores de cabeça à concorrência. :)
 
A ligação faz-se directamente a uma porta HDMi da HDTV, mas quem tiver uma TV com entradas HDMi abaixo da v1.4, terá que fazer a ligação de um cabo adicional a uma porta USB livre na TV ou alternativamente, utilizar o adaptador de corrente incluso para alimentar o dispositivo.

Mas se tiveres uma TV com HDMI v1.4 não é preciso ligar o cabo USB? Confirmas isso? É que já li coisas distintas sobre o assunto e fiquei sem perceber...
 
Mas se tiveres uma TV com HDMI v1.4 não é preciso ligar o cabo USB? Confirmas isso? É que já li coisas distintas sobre o assunto e fiquei sem perceber...
Confirmo. Se a tua TV tiver portas HDMi v1.4+ não é necessário ligar o cabo USB ou o adaptador de corrente.

Já existe alguma loja com o Chromcast disponível em Portugal?
Nos EUA esgotou em menos de 48 hrs. depois de ter sido anunciado e de momento está em "back order" (entre 3 e 4 semanas de espera). Em Portugal, não existe qualquer previsão.
 
Última edição pelo moderador:
Uma coisa destas de tao baixo valor deve dar para mandar vir dos states sem problemas na alfandega, certo? Pelo preco sinto-me tentado a arranjar uma coisa destas bem depressa...
 
Uma coisa destas de tao baixo valor deve dar para mandar vir dos states sem problemas na alfandega, certo? Pelo preco sinto-me tentado a arranjar uma coisa destas bem depressa...
Exacto! O problema é que de momento está completamente esgotado e pelo que tenho lido por aí, os preços praticados no eBay são escandalosos. Diz-se que existem Chromecasts a ser vendidos no eBay entre os US$80-US$100! ...E há pessoal a comprá-los. :p
 
Grandes malucos lol... Vou ficar atento a este topico que o aparelhómetro parece interessante, e entao se mais apps suportarem isto deve ir ficar um mimo.
 
Back
Topo