[Análise] DFI Lanparty NF4 SLI DR Expert

Remedio Santo

Portugal@Home Member
Aqui está uma board com o peso da tradição DFI, amada por alguns e odiada por outros.

A caixa segue a tradição da série DFI Lanparty, estremamente apelativa aos gamers e pessoal do oc.



No seu interior um manual, um guia de instalação rápida uma diskete com os drivers SATA RAID para instalação do windows e por fim um cd com todo o software e drivers necessários.

Os cabos fornecidos são os habituais cabos reagentes a uv, 2 cabos IDE, 4 cabos SATA, 1 cabo para drive de disketes.

As portas da placa de som e respectico acessório de montagem e o espelho para colocar na caixa.



e depois a board, um regalo para os olhos :P



as características desta board são:

CPU
# AMD® Athlon 64 X2 / Athlon 64 FX / Athlon 64 / Sempron
# Socket 939

Chipset
# NVIDIA nForce4 SLI - Supports NVIDIA SLI (Scalable Link Interface)

Front Side Bus
# 2000MT/s HyperTransport interface

Memory
# Four 184-pin DDR SDRAM DIMM sockets
# Supports dual channel (128-bit wide) memory interface
# Supports up to 4GB system memory
# Supports PC2100 (DDR266), PC2700 (DDR333) and PC3200 (DDR400) DDR SDRAM DIMM

SLI / Single VGA Mode
# SLI mode - Use 2 SLI-ready PCI Express x16 graphics cards (use identical cards) on the PCI Express x16 slots. - Each x16 slot operates at x8 bandwidth. When the graphics cards are connected via the SLI bridge, the total bandwidth of the two graphics cards is x16.
# Single VGA mode - 1 PCI Express graphics card on the PCIE1 slot operates at x16 bandwidth. - The other PCI Express x16 slot (PCIE4) operates at x2 bandwidth.

BIOS
# Award BIOS
# CMOS Reloaded
# CPU/DRAM overclocking
# CPU/DRAM/Chipset overvoltage
# 4Mbit flash memory

Power Management
# Supports ACPI STR (Suspend to RAM) function
# Wake-On-Events include: - Wake-On-PS/2 Keyboard/Mouse - Wake-On-USB Keyboard/Mouse - Wake-On-LAN - RTC timer to power-on the system
# AC power failure recovery

Hardware Monitor
# Monitors CPU/system/chipset temperature
# Monitors 12V/5V/3.3V/Vcore/Vbat/5Vsb/Vchipset/Vdram voltages
# Monitors the speed of the CPU fan, Fan 2 and Fan 3 fan
# CPU Overheat Protection function monitors CPU temperature during system boot-up

Audio
# Karajan audio module - Realtek ALC850 8-channel AC’97 audio CODEC - 6 audio jacks - 1 CD-in connector - 1 front audio connector
# True stereo line level outputs
# S/PDIF-in/out interface

LAN
# Dual Gigabit LAN - Vitesse VSC8201 Gigabit Phy and Marvell 88E8001 Gigabit PCI
# Fully compliant to IEEE 802.3 (10BASE-T), 802.3u (100BASE-TX) and 802.3ab (1000BASE-T) standards

IDE
# Supports two IDE connectors that allows connecting up to four UltraDMA 133Mbps hard drives
# NVIDIA RAID allows RAID arrays spanning across Serial ATA and Parallel ATA
# RAID 0, RAID 1, RAID 0+1 and JBOD

Serial ATA with RAID
# Four Serial ATA ports supported by the nForce4 SLI chip - SATA speed up to 3Gb/s - RAID 0, RAID 1, RAID 0+1 and JBOD - NVIDIA RAID allows RAID arrays spanning across Serial ATA and Parallel ATA
# Four Serial ATA ports supported by the Silicon Image Sil 3114 chip - SATA speed up to 1.5Gb/s - RAID 0, RAID 1, RAID 0+1 and RAID 5

IEEE 1394
# VIA VT6307
# Supports two 100/200/400 Mb/sec ports

Rear Panel I/O Ports
# 1 mini-DIN-6 PS/2 mouse port
# 1 mini-DIN-6 PS/2 keyboard port
# 2 S/PDIF RCA jacks (S/PDIF-in and S/PDIF-out)
# Karajan audio module (6 audio jacks)
# 1 IEEE 1394 port
# 2 RJ45 LAN ports
# 6 USB 2.0/1.1 ports

I/O Connectors
# 2 connectors for 4 additional external USB 2.0/1.1 ports
# 1 connector for 1 external IEEE 1394 port
# 1 connector for 1 external serial port
# 1 connector for the Karajan audio module
# 1 front audio connector for external line-out and mic-in jacks (on the Karajan audio module)
# 1 CD-in internal audio connector (on the Karajan audio module)
# 1 S/PDIF connector for optical cable connection
# 1 IrDA connector
# 8 Serial ATA connectors
# 2 IDE connectors
# 1 floppy connector
# 1 24-pin ATX power connector
# 1 8-pin ATX 12V power connector
# 1 4-pin 5V/12V power connector (FDD type)
# 1 front panel connector
# 5 fan connectors
# 4 diagnostic LEDs
# EZ touch switches (power switch and reset switch)

Expansion Slots
# 2 PCI Express x16 slots
# 1 PCI Express x1 slot
# 1 PCI Express x4 slot
# 3 PCI slots

PCB
# ATX form factor
# 24cm (9.45") x 30.5cm (12")

Seguinte passo preparar a case para receber esta maravilha,



Ali está a board já com a base para receber o ninja.



Já no interior da case, neste caso uma Coolmaster Centurion V, o facto das memos estarem do lado esquerdo e o cpu do direito vai facilitar o arrefecimento das memos, mas por outro lado pode colocar algumas dificuldades para instalar um cooler do tipo do Ninja como iremos ver mais á frente.



com o ninja montado atenção á ligação do cabo de 12 volts, esta board vem preparada para os cabos de ligação com ficha de 8 pins embora seja compatível com os tradicionais de 4, mas neste caso ligar conforme vem no manual para evitar o risco de danificar a board.




agora o problema com a noisebloker SX2 o espaço fica mesmo á justa :wink:




Bem depois de tudo montado vamos lá ligar isto :?

Nota: As memos para funcionarem a 1T estáveis têm que ser instaladas nas slots 2 e 4 (laranjas)

Entrando na bios temos um primeiro ecran com a totalidade dos principais campos de opções



seguidamente as tradicionais opções que se encontram na maioria das bios







Neste ecran encontramos a regulação das fans conforme a temperatura do cpu, ***** e todas as informações de temperatura, voltagens e rotação das fans.



Neste ponto entramos nos ecrans de puro oc :P
cada um tem aqui todas as opções para tentar tirar o máximo proveito do cpu e das memórias, seja em termos de multiplicadores, fsb, ltd, voltagens, mais á frente indicarei todos os valores disponíveis para cada variante.



A nível dos parâmetros das memórias pode-se aceder a todos os timmings e sendo possível todo o tipo de configuração e conjunção de valores, meus amigos muitas noites se passarão na afinação das memos :P



Uma característica interessante é a possibilidade de gravarmos várias configurações para posteriormente podermos voltar a elas bastando fazer o load da que nos interesse, muito utíl quando queremos optimizar o sistema para jogos, oc, etc, cada um com a sua configuração de bios.



A nível de limites e valores disponíveis temos:

FSB pode-se optar por valores entre 200 e 550 MHz

PCI-Express frequência de bus entre 100 a 145 MHz

CPU a voltagem pode-e regular de 0.8V até 1.55V directamente e depois podemos atingir os 1.75V com a opção "above VID +110%"

LTD voltagem pode ser regulada entre 1.20V a 1.50 V

A voltagem do ***** pode ser regulada até 1.96V

A voltagem das memórias entre 2.29V a 4.00V

Como é hábito nas LANPARTY na bios temos a opção de correr o memotest neste caso versão 1.55.

A nível de funcionamento prático nota-se a necessidade de perder algum tempo e ter paciência para se acertarem todos os valores e afinar o sistema, mas no fim este trabalho é compensado com uma board extremamente flexível e performante que vai pôr o nosso cpu a correr até suar :P

Em comparação posso dizer que numa ASUS A8N-E NF4 ULTRA nunca consegui estabilizar o meu sistema acima dos 2990 Mhz, com esta board a ar estabilizou aos 3100.

cpu31001nh.jpg


Concluindo, uma das melhores boards para A64 ou Opteron com o ***** NF4 SLI, estável, rápida e como ponto discutível alguns dirão demasiadas variáveis para se regular outros acharão o paraíso de oc pelas inumeras opções de regulação.
O preço desta board poderá fazer hesitar possíveis compradores, mas vendo bem não se pode comprar um Ferrari pelo preço de um Fiat.

Numa escala de 1 a 10 darei 9.5.
Recomendo vivamente.

Agradecimento á Infosom pela cedência da board para a review.

cumpz
 
Última edição pelo moderador:
Boa review :) Deviam fazer umas quantas mais... Eu bem comecei a tirar as fotos à 6800GS, mas n cheguei a escrever nada... Agora k vi aqui isto talvez apareça por aí uma review duma XFX 6800GS xXx :)
 
..::MadDog::.. disse:
muito bom o post.

A board pareçe ser excelente


Obrigado, olha só te posso dizer depois de mais de 15 anos só com ASUS e Intel esta é a primeira experiência com AMD e DFI, e depois de ver tantos post a falarem da complicação em acertar as LANPARTY devido ás multiplas opções que nos faculta estava um pouco receoso, mas depois deste contacto com ela fico um pouco surpreso pois não encontrei assim tantas dificuldades.

A board é exelente, estabilidade, voltagens e layout, eu pessoalmente recomendo, pena ser cara mas como já disse a qualidade e performence paga-se.


cumpz
 
Boas, na minha BIOS aparece as duas Serial-Ata indicadas na figura abaixo, logo ele não me reconhece o disco... Sabes me dizer o que fazer?


biosscreen6gs.jpg



Cumprimentos
 
j0mi disse:
Boas, na minha BIOS aparece as duas Serial-Ata indicadas na figura abaixo, logo ele não me reconhece o disco... Sabes me dizer o que fazer?


biosscreen6gs.jpg



Cumprimentos

ajudava saber tipo de disco e em que serials na board o ligastes para te poder ajudar.

eu na minha tenho 1x ide e 2x sata e todos são reconhecidos sem problemas.


cumpz
 
A Expert tem mais SATA's, tal como a SLI-DR... A Ultra-D e a SLI-D só têm 4... De resto a diferença parece-me pouca segundo o manual, talvez em termos de overclock seja melhor, as minhas linhas são estáveis, apesar de o sensor k as mede n ser grande coisa, mas hey, 370 de HTT chegam bem pra mim :) (As mems ainda n fizeram mais)
 
LTD a tensão default é 1.2V, em casos de extreme oc pode ajudar a estabilisar o sistema embora em opinião pessoal pelas experiencias que fiz não se nota diferença, aliás após ler diversas reviews a conclusão geral é que as vantagens de se aumentar a tensão não foram comprovadas por ninguém.


cumpz
 
Tweakar o LDT é importante, especialmente quando a board está teimosa num certo HTT...

Pessoalmente uso-o a 1.3v, tenho visto vários casos em que ajuda bastante a manter a estabilidade do sistema. Para overclocking mais profundo já utilizei 1.4v sem problemas. ;)
 
Back
Topo