Certificações/Cursos

mpc650

Power Member
CISCO

Informação Actual até 24/02/2020


Introdução
A Cisco Systems é uma multinacional norte americana sediada em San José, Califórnia, líder mundial em infrastructura e redes.
O fócus está presente em várias áreas , empresas pequeno/médio/grande porte até ISPs.

Como qualquer empresa de tecnologia a Cisco trabalha com linhas de produtos em diversos campos, sendo que podemos destacar o routing, switching, colaboração, segurança e datacenter.

Certificações
O conceito é simples, como são várias tecnologias, produtos e filosofias de configuração é preciso que existam pessoas certificadas e com experiência, tanto em termos de entender a tecnologia como os produtos, por isso nada melhor que fazer uma certificação e testar se a pessoa sabe realmente os conceitos necessários para trabalhar naquela determinada área.

As certificações estão divididas em áreas de tecnologia chamadas de “Carreiras”, sendo que as principais são Routing and Switching (tecnologias de routing e switching), Security (segurança), Design (projetos) e Collaboration (colaboração – Voz e Vídeo sobre IP).

Além de dividir em áreas, como existem várias funções e cargos em uma empresa também existem vários “níveis” de certificação Cisco, sendo que a inicial é o Entry Level (CCENT – Cisco Certified Entry Networking Technician) , seguido do Associate (os CCNAs – Cisco Certified Network Associate), seguido do nível profissional ou Professional (CCNPs – Cisco Certified Network Professional) e para maioria das carreiras o último nível é o Expert (CCIEs – Cisco Certified Internetwork Expert).

A carreira de Design ainda tem um nível a mais que é o Cisco Certified Architect (CCAr).

CCNA.jpg


Informação Após 24/02/2020

tbd
 
Última edição:
Boas;)

Tirei MCP, MCSA, MCDBA e MCSE tudo num só pacote.

Tens a rumos e a galileu. São as melhores. A galileu é mais barata, foi onde andei, e tem excelentes condições e profs ;)

Fui logo chamado pela Siemens quando terminei e outro colega meu também arranjou logo um bom emprego. No meu caso rejeitei, porque voltei para a faculdade ;)

Abraço
 
MCP - Microsoft Certified Professional (basta passares um exame)
MCSA - Microsoft Certified System Administrator
MCDBA - Microsoft Certified DataBase Administrator
MCSE - Microsoft Certified System Engineer

Sobre o Topic,

Cisco -> CCNA e depois CCNP ou CCSP
Podes também tirar as certs de segurança da Checkpoint
Microsoft -> MCSA e MCSE são muito bons
Linux -> não tens nenhuma muito requisitada em Portugal (Talvez as da Red Hat), mas por outro lado em sistemas Unix tens sempre as de Solaris da SUN e as de HPUX da HP que têm alguma saída
 
O curso combinado fica-te à volta dos 5000€.

De qualquer modo eu não gosto dos cursos, prefiro fazer só os exames e estudar por mim.

A título de exemplo:
Exames MS - +/- 125€/exame (O MCSA são 4)
Exames Cisco - +/- 150€/exame (O CCNA é 1; CCNP - 4)

Eu vou começar agora a estudar para o CCNP. Ainda pensei tirar qualquer coisa da MS mas caguei, prefiro seguir redes.
 
Para quem pretende formação em Linux os RHCE/T (Red Hat Certified Enginneer/Technician) são realmente do melhor que há e não é uma treta qq da Rumos, são reconhecidos a nivel Mundial... Só é pena o preço, mas well toda a gente sabe que este tipo de formação é cara, fica-te pelos exames como já sugeriram...
 
Compras o voucher na Prometric ou na Pearson-Vue e usas-o no centro de exame que preferires.

Os da MS estão a 140€ na Prometric.
 
Última edição:
A nivel de escolaridade não é preciso nada.
De resto é preciso estudar porque os exames, na sua maioria, não são pera doce.
A título de exemplo para tirares o CCNA tens de ter 849 pontos (escala: 300 a 1000).

Em alguns tens pré-requisitos, como o CISSP que te exige 5 anos de experiência em segurança informática.
Noutros, como o MCSA/E, tens exames de outras companhias que contam (como o Comptia Network+).
 
Boas,

Envio o link de um site para quem se inicia no mundo das certificações:

http://www.cert-start.com

Contém info sobre as diversas certificações (Microsoft, Cisco; nortel, Sun, etc)

Tem tb informação onde comprar os guias de estudo bem como uma area de download relativa a exames.

Se precisarem de esclarecimento em alguma certificação basta solicitarem via o Forum (em inglês)

Cumps.
 
Passei no 70-291 com 833 pontos :D

Quando me inscrevi na Rumos para tirar MCSE não me disseram que eram precisos requisitos mínimos, só depois é que vim a descobrir que era preciso ser certificado Comptia A+ e Network+ como disse o nothing.

Convém ter algumas bases de redes, nomeadamente routing/subnetting/dns/dhcp e já ter mexido num Windows 2003, no mínimo.
 
nao te quero desapontar... mas gajos de m$ ha a dime a dozen... investe em unix empresarial seja hpux, aix, solaris...

Isso ha sempre trabalho e bem pago
 
xupetas disse:
nao te quero desapontar... mas gajos de m$ ha a dime a dozen... investe em unix empresarial seja hpux, aix, solaris...

Isso ha sempre trabalho e bem pago

E empregos a pedir MCSA/E também há dime a dozen.

Mas sim, para se ganhar mais aposta-se em nichos. Tenho visto bastantes ofertas para UNIX em especial HP/UX. A propósito, cada exame de HP/UX custa à volta dos 90€. Simpático.
 
esclareçam-me uma duvida se souberem...
disseram-me que os exames da M$ são todos por escolha multipla tipo americano é verdade ou tem que se andar la a escrever????
 
|pr3t3nd3r| disse:
esclareçam-me uma duvida se souberem...
disseram-me que os exames da M$ são todos por escolha multipla tipo americano é verdade ou tem que se andar la a escrever????

Escolha múltipla, escolha simples, simuladores, testlets.

A nível de certificações existem muitos poucos exames escritos, o de qualificação para os labs de CCIE e o CISSP.
 
Back
Topo